sábado, 25 de dezembro de 2010

Bahia será primeiro estado do Brasil a reconhecer um ofício cultural


Dossiê do IPAC para reconhecimento do Ofício dos Vaqueiros como Patrimônio da Bahia já foi analisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura e está na Casa Civil para análise



Neste Natal, milhares de estudiosos, políticos, educadores, empresários, produtores culturais, gestores públicos, estudantes ou, somente, cidadãos originários do semi-árido baiano ou que sempre defenderam o reconhecimento e inserção do povo do sertão e da sua cultura nas políticas e mecanismos do poder público, têm o que comemorar. Eles ganham um presente já requerido há décadas por meio de pesquisas, estudos, relatórios e críticas de defensores da cultura sertaneja.

A Bahia pode vir a ser o primeiro estado da União a reconhecer, oficialmente, um ofício cultural. Um ofício que traduz o modo de ser e viver transformado ao longo de 300 anos em característica cultural das mais emblemáticas do Sertão baiano, o Ofício dos Vaqueiros. Entre final de novembro e início deste mês o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC, www.conselhodeculturaba.wordpress.com) analisou e aprovou dossiê sobre o Ofício dos Vaqueiros, elaborado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Hoje, o dossiê se encontra na Casa Civil para análise final e deliberações do Governador do Estado. Caso a proposta seja sancionada pelo governador por decreto no Diário Oficial do Estado, o Ofício dos Vaqueiros passa a constar no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modo de Fazer como Patrimônio Imaterial da Bahia. Além de trazer maior difusão do bem cultural o registro possibilita que essa manifestação passe a integrar a lista de prioridades nos financiamentos de programas e projetos culturais, sejam eles federais, estaduais e municipais. 


Redação CORREIO  25.12.2010

Alencar passou bem a noite de Natal em companhia da família, diz filho

Vice-presidente segue internado na UTI do Hospital Sírio Libanês.
Na sexta-feira (24) ele reagiu bem a uma sessão de hemodiálise.

 
André Luís Nery Do G1, em São Paulo
O vice-presidente da República, José Alencar, passou a noite de Natal com a família na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde está internado. O filho de José Alencar, Josué Gomes, disse na manhã deste sábado (25) que o vice-presidente passou a noite bem.

Na sexta-feira (24), Alencar passou por um tratamento de hemodiálise e seu estado de saúde é estável, disse o cirurgião Raul Cutait, um dos médicos que cuidam da saúde do vice-presidente. Internado desde quarta-feira (22), Alencar luta contra as complicações do câncer na região de abdômen.

De acordo com o médico, que falou aos jornalistas por volta das 19h, o sangramento intestinal que o vice-presidente voltou a apresentar nas últimas 12 horas "parece estar controlado". Bem disposto, Alencar conversou durante a tarde e pediu para comer uma fatia de panetone, no que foi atendido, segundo o médico.

Corpo do ex-governador Orestes Quércia é sepultado em SP

Ele morreu na sexta-feira (24) aos 72 anos no Hospital Sírio Libanês.
Autoridades e amigos acompanharam o cortejo no Cemitério do Morumbi.

Roney Domingos Do G1 SP

Corpo do ex-governador Orestes Quércia chega ao cemitério do MorumbiCorpo do ex-governador Orestes Quércia chega ao cemitério do Morumbi (Foto: Roney Domingos/ G1)

O corpo do ex-governador Orestes Quércia foi sepultado com honras militares por volta das 9h20 deste sábado (25) no Cemitério do Morumbi, na zona Sul de São Paulo. Centenas de carros acompanharam o cortejo entre o Palácio dos Bandeirantes e o local do sepultamento. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM) acompanhou a cerimônia.  O governador Alberto Goldman decretou luto oficial de sete dias.

O velório do ex-governador, morto na sexta-feira (24) foi reaberto ao público por volta das 7h30 deste sábado (25). Durante a noite e a madrugada, apenas a família teve acesso à cerimônia, realizada desde as 14h de sexta na sede do governo paulista.

Liderança do PMDB paulista, o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri disse que o quercismo deixou sua história. "Se andar pelo interior como a gente anda, a gente vê os quercistas espalhados. O que ele deixou vai ficar. O PMDB está forte e vai continuar forte", afirmou.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Corpo de delegada morta por ex-namorado é enterrado em SP

Delegada foi assassinada na madrugada desta quinta em Guarulhos.
Autor do crime é ex-investigador do Denarc.

 
Do G1 SP
O corpo da delegada Denise Quioca foi enterrado na tarde desta quinta-feira (23). Muitos policiais compareceram à solenidade. Emocionados, familiares e amigos não quiseram falar sobre o caso. A delegada foi assassinada na madrugada desta quinta pelo ex-namorado, que é ex-investigador. Os dois namoraram por nove anos e se separaram em janeiro deste ano. Denise foi morta dentro do 1º DP de Guarulhos, delegacia onde trabalhava. Ela era noiva de um tenente da Polícia Militar, e o suspeito nunca aceitou a separação. Segundo o delegado Jorge Carrasco, a ação foi um crime premeditado.
Ele chegou com o próprio carro na delegacia. Na sala da delegada, os dois conversaram e, em seguida, discutiram. Ele foi até o banheiro e saiu atirando contra Denise. As marcas dos disparos ficaram na mesa de trabalho, nos armários e no chão. Ela foi atingida com pelo menos 17 disparos e morreu na hora.
O assassino se entregou para os policiais do plantão e saiu algemado para a Corregedoria da Polícia Civil. As armas usadas no crime eram da polícia e foram apreendidas. Ele foi exonerado da Polícia Civil no último dia 9 de dezembro depois de responder processo por agressão, porte ilegal de arma e abuso de autoridade.
O ex-investigador do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) também é réu em um processo de tráfico de drogas que corre pela justiça de Mauá, no ABC. Em setembro, a delegada prestou queixa contra o ex-namorado depois de ser agredida durante uma discussão.
 

Previsão para o Natal é de calor e instabilidade em todo o país

Chegada de uma frente fria à região nordeste pode trazer intensos temporais



Sul         SÁBADO, DIA 25
No Natal, a frente fria avança pelo sul e leva chuvas para os três Estados da região. As chuvas mais persistentes se dão no centro e norte do Rio Grande do Sul: desde o início do dia até à noite, mas a condição é de chuva entre fraca e moderada. Já entre a tarde e a noite, a frente fria chega a Santa Catarina e provoca fortes pancadas de chuva no Estado, principalmente no leste, incluindo Florianópolis. 

Sudeste 
No sábado, ainda chove em boa parte da região. Os temporais atingem o centro e norte do Espírito Santo, o leste, centro e sudoeste de Minas Gerais e o oeste e nordeste de São Paulo. Em Divinópolis, Minas Gerais, o acumulado passa dos 75mm ou 25% da média do mês. Faz calor em boa parte da região, com exceção do centro e sul de Minas Gerais.

Centro-oesteNo sábado, as chuvas ficam ainda mais generalizadas e praticamente todas as cidades devem receber precipitações. O acumulado varia entre 20mm e 30mm no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás e centro e sudeste de Mato Grosso. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C em Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul.

Nordeste
No sábado, destaca-se a chegada de uma frente fria, responsável por intensos temporais no extremo sul do Estado da Bahia. Chuvas mais isoladas e com menor acumulado atingem o centro e oeste da Bahia, Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco. No leste do Nordeste, o tempo permanece seco. O calor predomina, com máxima de mais de 35°C em boa parte do Nordeste.


NorteNo sábado, as chuvas atingem novamente boa parte da região norte. Chove forte no litoral norte do Amapá, noroeste do Pará, norte do Amazonas e centro e sul de Roraima. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a região neste sábado.

Chico Anysio melhora e já se comunica com parentes


24/12/2010
Rio de Janeiro. O humorista Chico Anysio "apresentou melhora, encontra-se acordado e já se comunica com familiares através de linguagem labial", informou, ontem, um boletim médico divulgado no começo da tarde pelo Hospital Samaritano do Rio de Janeiro.

De acordo com o comunicado, exames laboratoriais realizados na última quarta-feira mostram melhoras no quadro de Chico. Como ele não apresenta mais quadro de febre, o médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues iniciou ontem o processo de retirada da ventilação mecânica. Segundo a nota do hospital, "o quadro clínico do paciente permanece estável, dentro de sua gravidade".

Chico Anysio foi internado no dia 2 de dezembro com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana. Então, ele foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Durante o pós-operatório, ele teve falta de ar novamente e foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração.

Ontem, a esposa de Chico Anysio, Malga di Paula, afirmou que ele estava deprimido.


Diário do Nordeste

Alencar melhora e diz que vai à posse de Dilma

FOTO: RICARDO STUCKERT / PR 24/12/2010

Clique para Ampliar
A presidente eleita, Dilma Rousseff, deseja melhoras a José Alencar e disse que está esperando por ele na cerimônia de sua posse no próximo dia 1º de janeiro

Na manhã de ontem, José Alencar recebeu a visita de Dilma Rousseff, do presidente Lula e de familiares
 

São Paulo Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de hemorragia digestiva grave, o vice-presidente José Alencar recebeu ontem a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita, Dilma Rousseff, de seu filho Josué e do ex-ministro José Graziano da Silva.

Para eles, segundo a assessoria da Presidência, Alencar afirmou que espera estar na posse de Dilma e torce para que os médicos o liberem para "tomar um golinho". A presidente eleita respondeu que o espera lá.

O vice-presidente aproveitou as presenças de Lula e Dilma no Sírio-Libanês para elogiar as escolhas da presidenta eleita, Dilma Rousseff, para a área econômica do futuro governo - a manutenção de Guido Mantega como ministro da Fazenda e as indicações de Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central e de Míriam Belquior para o Ministério do Planejamento. Alencar encerrou a conversa dizendo que ainda vai dançar um xaxado.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dilma passa Natal com família em Porto Alegre

Presidente eleita volta a Brasília na segunda para se preparar para posse

Do R7, em Brasília

Após visitar o vice-presidente José Alencar e participar de uma cerimônia com catadores de lixo ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, a presidente eleita Dilma Rousseff foi para Porto Alegre, onde passará o Natal com a família.

Ela chegou à capital gaúcha na noite desta quinta-feira (23). Na cidade moram sua filha, Paula, seu neto, Gabriel, nascido no meio da campanha eleitoral, e seu segundo ex-marido, Carlos Araújo.

De acordo com a assessoria de imprensa da equipe de transição de governo, a previsão de volta de Dilma à Brasília é segunda-feira (27). Na semana que vem ela se dedicará aos preparativos para sua cerimônia de posse como presidente, que acontece no próximo sábado (1º).

Dilma promete políticas sociais e financiamento bancário para catadores de lixo

Presidenta eleita participa de festa de Natal dos catadores e moradores de rua de São Paulo


Redação CORREIO
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, garantiu hoje (23) que, em seu governo, os catadores de papel deverão ter a mesma política permanente de financiamento bancário que outras profissões. “Uma política permanente de financiamento, apoio, assistência, integração aos serviços de educação e saúde”, disse ao participar da festa de Natal dos catadores de papel e moradores de rua em São Paulo.

Dilma garantiu que “a profissão de catador será um instrumento de trabalho e o catador será cidadão”, e afirmou que, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela participará da festa todo dia 23 de dezembro de seu mandato.

“Não descansarei enquanto não conseguir dar as melhores condições possíveis para que esse processo avance e os catadores, cada vez mais, saiam do lixão, organizem cooperativas, tenham seus caminhões, suas máquinas”, disse Dilma.

No início de seu discurso, Dilma sorriu bastante e chegou a cantar, junto com uma dupla de artistas, um samba feito em homenagem ao evento.

“É época de Natal e temos de fazer duas coisas: a primeira é olhar o mundo e pensar o que fizemos nesse período para transformá-lo e o que devemos fazer para continuar essa transformação”, disse.

Dilma ainda garantiu que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida continuará em seu governo. “É para essa população que se dirige o Minha Casa Minha Vida”, disse. “A cidadania é algo que é direito de cada um”, completou.

"Saio do governo para viver a vida das ruas", diz Lula em despedida na TV

Leia na íntegra o pronunciamento
 
Redação CORREIO                                                     
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira (22) seu último pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. Ele fez um balanço destacando o que considera conquistas de seu governo e pediu apoio a sua sucessora, Dilma Rousseff, que toma posse no dia 1º de janeiro de 2011. Sobre seu futuro, Lula disse que vai para as “ruas”.

“Saio do governo para viver a vida das ruas. Homem do povo, que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta. Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil, e acreditem nele”, disse o presidente.
Leia na íntegra o pronunciamento

Lula destacou logo no início de seu pronunciamento o simbolismo de sua sucessão por Dilma. “É profundamente simbólico que a faixa presidencial passe das mãos do primeiro operário presidente para as mãos da primeira mulher presidenta. Será um marco no belo caminho que nosso povo vem construindo para fazer o Brasil, se Deus quiser, um dos países mais igualitários do mundo”.

Para o presidente, os brasileiros hoje acreditam mais no país. Ele afirma ter semeado “esperança” e que em seu governo foi afugentada “a onda de fracasso que pairava sobre o país”. Lula destaca atributos que o podem ter levado a fazer uma boa administração.

“Se governei bem, foi porque, antes de me sentir presidente, me senti
sempre um brasileiro comum que tinha que superar as suas dores, vencer os preconceitos e não fracassar. Se governei bem, foi porque, antes de me sentir um chefe de estado, me senti sempre um chefe de família que sabia das dificuldades dos seus irmãos para colocar comida na mesa, para dar escola para seus filhos, para chegar em casa todas as noites a salvo dos perigos e da violência. Se governamos bem, foi, principalmente, porque conseguimos nos livrar da maldição elitista que fazia com que os dirigentes políticos deste grande país governassem apenas para um terço da população e se esquecessem da maioria do seu povo”, afirmou.

Lula afirma que na sua gestão o Brasil venceu o desafio de crescer econômica e socialmente e diz ter provado ser o combate à pobreza a melhor política de desenvolvimento. Ele diz que governo e sociedade trabalharam juntos com “união, equilíbrio, participação e espírito democrático”.

O presidente destaca grandes obras em andamento, como as hidrelétricas do Rio Madeira e a Usina de Belo Monte, refinarias, ferrovias e até o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, que ainda não foi licitado. Lula valoriza também os investimentos na área de petróleo, com destaque para o pré-sal. Outro projeto mencionado é a transposição do Rio São Francisco, que também está em andamento.


Ele enfatiza ainda ações na área social. Lula menciona o programa Bolsa Família, os aumentos acima da inflação concedidos ao salário mínimo, a ampliação do crédito e os programas Luz para Todos e Minha Casa, Minha Vida. A educação também mereceu lembrança, com o presidente destacando a inauguração de 214 escolas técnicas federais, a implantação de 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias, e as 750 mil bolsas concedidas pelo Prouni.

Lula valoriza também dados econômicos, como a ampliação das reservas internacionais para US$ 300 bilhões, o crescimento econômico, que ele estima chegar a quase 8% neste ano, a geração de 15 milhões de empregos e a mobilidade social, com a retirada de 28 milhões de pessoas da linha de pobreza e a chegada à classe média de 36 milhões de brasileiros.

O presidente afirma que com Dilma o Brasil vai “ampliar todas estas conquistas” e pede apoio popular para a sucessora. “Peço a todos que apóiem à nova presidenta, assim como me apoiaram em todos os momentos. Isso também significa cobrar, na hora certa, como vocês souberam me cobrar. A cobrança foi um estímulo para que a gente quisesse fazer sempre mais”.

Lula conclui o pronunciamento desejando um feliz Natal e um próspero Ano Novo e dizendo que sua felicidade está ligada à do povo. “Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo. Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente ao seu lado. Onde houver uma mãe e um pai com desesperança quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto. Onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe a minha história e veja que na vida nada é impossível. Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias. Mais que nunca, sou um homem de uma só causa, e esta causa se chama Brasil.” As informações são do G1.

"“Queridas brasileiras e queridos brasileiros,

Dentro de poucos dias, deixo a Presidência da República. Foram oito anos de luta, desafios e muitas conquistas. Mas, acima de tudo, de amor e de esperança no Brasil e no povo brasileiro. Com muita alegria, vou transmitir o cargo à companheira Dilma Rousseff, consagrada
nas urnas em uma eleição livre, transparente e democrática. Um rito rotineiro neste país que já se firmou como uma das maiores democracias do mundo.

É profundamente simbólico que a faixa presidencial passe das mãos do primeiro operário presidente para as mãos da primeira mulher presidenta. Será um marco no belo caminho que nosso povo vem construindo para fazer do Brasil, se deus quiser, um dos países mais igualitários do mundo. País que já realizou parte do sonho dos seus filhos. Mas que pode e fará muito mais para que este sonho tenha a grandeza que o brasileiro quer e merece.

Minhas amigas e meus amigos, hoje, cada brasileiro – e brasileira - acredita mais no seu país e em si mesmo. Trata-se de uma conquista coletiva de todos nós. Se algum mérito tive, foi o de haver semeado sonho e esperança. Meu sonho e minha esperança vêm das profundezas da alma popular - do berço pobre que tive e da certeza que, com luta, coragem e trabalho, a gente supera qualquer dificuldade. E quando uma pessoa do povo consegue vencer as dificuldades gigantescas que a vida lhe impõe, nada mais consegue aniquilar o seu sonho, nem sua capacidade de superar desafios.e quando um país como o Brasil, cuja maior força está na alma e na energia popular, passa a acreditar em si mesmo, nada, absolutamente nada, detém sua marcha inexorável para a vitória.

Foi com esta energia no peito que nós, brasileiros e brasileiras, afugentamos a onda de fracasso que pairava sobre o país quando assumimos o governo. Agora, estamos provando ao mundo - e a nós mesmos - que o Brasil tem um encontro marcado com o sucesso.
se governei bem, foi porque antes de me sentir presidente, me senti sempre, um brasileiro comum que tinha que superar as suas dores, vencer os preconceitos e não fracassar.

Se governei bem, foi porque antes de me sentir um chefe de estado, me senti sempre um chefe de família, que sabia das dificuldades dos seus irmãos para colocar comida na mesa, para dar escola para seus filhos, para chegar em casa, todas as noites, a salvo dos perigos e da violência. Se governamos bem, foi, principalmente, porque conseguimos nos livrar da maldição elitista que fazia com que os dirigentes políticos deste grande país governassem apenas para um terço da população. E se esquecessem da maioria do seu povo, que parecia condenada à miséria e ao abandono eternos. Mostramos que é possível e necessário governar para todos - e quando isso se realiza o grande ganhador é o país.

Minhas amigas e meus amigos, o Brasil venceu o desafio de crescer econômica e socialmente e provou que a melhor política de desenvolvimento é o combate à pobreza. Construímos, juntos, um projeto de nação baseado no desenvolvimento com inclusão social,
na democracia com liberdade plena e na inserção soberana do Brasil no mundo. Fortalecemos a economia sem enfraquecer o social; ampliamos a participação popular sem ferir as instituições; diminuímos a desigualdade sem gerar conflito de classes;

e imprimimos uma nova dinâmica política, econômica e social ao país, sem comprometer uma sequer das liberdades democráticas.

Ao receber ajuda e apoio, o nosso povo deu uma resposta dinâmica e produtiva, trabalh
ando com entusiasmo e consumindo com responsabilidade, ajudando a formar uma das economias mais sólidas e um dos mercados internos mais vigorosos do mundo. Em suma : governo e sociedade trabalharam sempre juntos, com união, equilíbrio, participação e espírito democrático.

Minhas amigas e meus amigos, o Brasil demonstra, hoje, sua pujança em obras e projetos que estão entre os maiores do mundo e vão mudar o curso da nossa história. Me refiro às obras das hidrelétricas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte; às refinarias de Pernambuco,

Rio de Janeiro, Maranhão e Ceará; às estradas que vão abrir rotas inéditas e estratégicas, como as ligações com o Pacífico e o Caribe; e às ferrovias Norte-Sul, Transnordestina e Oeste-Leste, além do projeto, em licitação, do trem de alta velocidade, que vai ligar São Paulo ao Rio.

Também estamos fazendo os maiores investimentos mundiais no setor de petróleo, principalmente a partir da descoberta do pré-sal, que é o nosso passaporte para o futuro. Ele vai gerar milhões de empregos e uma riqueza que será, obrigatoriamente, aplicada no combate à pobreza, na saúde, na educação, na cultura, na ciência e tecnologia e na defesa do meio ambiente.


Estamos, ainda, realizando um dos maiores projetos de combate à seca do mundo: a transposição das águas do São Francisco,
que irá matar a sede e diminuir a pobreza de milhões e milhões de nordestinos.

Ao mesmo tempo em que realiza grandes obras, o Brasil, acima de tudo, cuida das pessoas - em especial das pessoas mais pobres.
temos, hoje, os maiores e mais modernos programas de transferência de renda, segurança alimentar e assistência social do mundo.

entre eles, o Bolsa Família, que beneficia quase 13 milhões de famílias pobres e é aplaudido e imitado mundo afora.

Nosso modelo de governo também permitiu que o salário mínimo tivesse ganho real de 67% e a oferta de crédito alcançasse 48% do PIB em 2010, um recorde histórico. O investimento em agricultura familiar cresceu oito vezes e assentamos 600 mil famílias - metade de todos os assentamentos realizados no Brasil até hoje.


Com o luz para todos levamos energia elétrica a 2 milhões e 600 mil pequenas propriedades. E, através do minha casa minha vida, estamos construindo 1 milhão de moradias, e as famílias que recebem até 3 salários mínimos serão as mais beneficiadas.

na área da saúde, tivemos vários avanços como o Samu, o Brasil sorridente e as unidades de pronto atendimento, as UPAs, que estão sendo construídas Brasil afora.

Triplicamos o investimento em educação, elevando a qualidade do ensino em todos os níveis. Inauguramos 214 escolas técnicas federais, mais do que foi feito em 100 anos. E implantamos 14 novas universidades e 126 novas extensões universitárias em todas as regiões do país. O Prouni beneficiou 750 mil jovens de baixa renda, com bolsas universitárias.


Meus amigos e minhas amigas, há muitos outros motivos que reforçam nossa confiança no futuro do Brasil. Temos, quase 300 bilhões de dólares de reservas internacionais próprias - dez vezes mais do que tínhamos no início do nosso governo. Nossa taxa média anual de crescimento dobrou.

Agora, em 2010, por exemplo, vamos ter um crescimento recorde de quase oito por cento - um dos maiores do mundo. E outras quatro grandes conquistas provam, com força simbólica e concreta, que nosso país mudou de patamar. E também mudou de atitude. Geramos 15 milhões de empregos, um recorde histórico, e hoje começamos a viver um ciclo de pleno emprego.

Promovemos a maior ascensão social de todos os tempos, retirando 28 milhões de pessoas da linha da pobreza e fazendo com que 36 milhões entrassem na classe média. Zeramos nossa dívida com o fundo monetário internacional e agora é o Brasil que empresta dinheiro ao FMI. E, ao mesmo tempo, reduzimos como nunca o desmatamento na Amazônia.

A minha maior felicidade é saber que vamos ampliar todas estas conquistas. Minha fé se alicerça em três fundamentos: as riquezas do Brasil, a força do seu povo e a competência da presidenta Dilma. Ela conhece, como ninguém, o que foi feito e como
fazer mais e melhor. Tenho certeza de que Dilma será uma presidenta à altura deste novo Brasil, que respeita seu povo e é respeitado pelo mundo.


Este país que, depois de produzir seguidos espetáculos de crescimento e inclusão, vai sediar os dois maiores eventos do planeta: a copa do mundo e as olimpíadas. Este país que reduziu a desigualdade entre as pessoas e entre as regiões e vai seguir reduzindo-a
muito mais. Este país que descobriu que não há maior conquista do que recuperar a auto-estima do seu povo.


Queridas brasileiras e queridos brasileiros, quero encerrar com um pedido enfático e um agradecimento profundo. Peço a todos que apóiem à nova presidenta, assim como me apoiaram em todos os momentos. Isso também significa cobrar, na hora certa, como vocês souberam me cobrar. A cobrança foi um estímulo para que a gente quisesse fazer sempre mais. E o amor de vocês foi a minha grande energia e meu principal alimento. Agradeço a vocês por terem me ensinado muitas lições. E por terem me fortalecido nas horas difíceis e ampliado minha alegria nas horas alegres.

Saio do governo para viver a vida das ruas. Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar o meu destino e jamais fugir à luta. Não me perguntem sobre o meu futuro, porque vocês já me deram um grande presente. Perguntem, sim, pelo futuro do Brasil! E acreditem nele. Porque temos motivos de sobra para isso.

Minha felicidade estará sempre ligada à felicidade do meu povo. Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente
ao seu lado. Onde houver uma mãe e um pai com desesperança quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto. Onde houver um jovem que queira sonhar grande, peço-lhe que olhe a minha história e veja que na vida nada é impossível.

Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias. Mais que nunca, sou um homem de uma só causa e esta causa se chama Brasil! Um feliz natal e próspero ano novo a todos vocês e muito obrigado por tudo.”



Criança morre após levar choque em hipermercado

Do Diário OnLine
Uma menina de um ano morreu após levar um choque dentro de um hipermercado, na Rodovia D. Pedro I, na noite de terça-feira, em Campinas, no interior de São Paulo.
Eloá Ferreira estava com os pais e a avó na loja, quando encostou as duas mãos em um freezer e desmaiou. Dois médicos tentaram reanimá-la, mas a criança morreu dentro de uma ambulância do Samu a caminho do hospital.
O laudo da perícia deve sair em 30 dias. Um inquérito foi aberto para apurar se houve falta de cuidado por parte dos familiares que estavam com a criança.

CBF oficializa títulos pré-Brasileirão

Do Diário do Grande ABC
Mesmo sem pôr fim à polêmica criada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) oficializou ontem a unificação dos títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa - disputados entre 1959 e 1970 - equivalentes às conquistas do Brasileirão. Dessa forma, os maiores beneficiados foram Santos e Palmeiras, que tornaram-se os maiores campeões nacionais com oito títulos cada, seguidos por São Paulo (seis), Flamengo (cinco), e Corinthians e Vasco (quatro).

As polêmicas giram em torno dos argumentos utilizados pela CBF para validar os títulos, como por exemplo, de que eram os torneios mais importantes da época. Outro ponto crucial foi Pelé. Como o Rei do Futebol, que já conquistara tudo no Santos e na Seleção, ainda não era campeão brasileiro? Enfim, o maior artilheiro de todos os tempos esteve presente ontem ao evento de oficialização e recebeu as medalhas referentes aos títulos.

"Fico feliz de estar aqui em nome de todos aqueles que passaram naquela época. Dos presidentes aos roupeiros, que limpavam as nossas chuteiras, é uma honra, uma alegria muito grande eu estar aqui representando a todos que fizeram isso ser possível. E espero que a garotada de agora, os jovens de agora, reconheçam esses títulos. A gente tratava aquelas competições como títulos nacionais", afirmou Pelé.

Outros que estiveram presentes foram o presidente do Santos, Luis Álvaro Ribeiro, que ostentou as seis faixas conquistadas pelo Peixe na época (1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968), e o presidente em exercício do Palmeiras, Salvador Hugo Palaia, que recebeu as marcas referentes a 1960, 1967 (duas) e 1969.

"Reconhecer o passado é respeitar aqueles que fizeram a nossa história", afirmou o ex-presidente da CBF e da Fifa, João Havelange. Além de Santos e Palmeiras, os outros clubes beneficiados com as mudanças foram o Bahia (campeão de 1959), o Cruzeiro (1966), o Botafogo (1968) e o Fluminense (1970).

 "Fui procurado com uma vasta documentação em que os clubes pediam o reconhecimento dos campeonatos de 1959 a 1970. A CBF está tomando uma decisão histórica na medida que reconhece um passado de ouro do futebol brasileiro. Por isso como presidente da CBF tenho o orgulho de parabenizar jogadores e torcedores de Santos, Palmeiras, Botafogo, Fluminense, Bahia e Cruzeiro", concluiu o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Santo André também exige título

O assunto da unificação dos títulos brasileiros é tão passível de discussão que veio parar no Grande ABC. O Santo André, que garantiu a taça da Copa do Brasil de 2004, também se considera campeão do Brasileirão. Se analisar à risca, a fórmula de disputa da competição, mesmo que atualmente esteja inchada, é semelhante à da extinta Taça Brasil, que reunia campeões de cada Estado.

No entanto, o argumento utilizado pelo presidente do Esporte Clube Santo André, Celso Luiz de Almeida, é outro. "Acho que o campeão da Copa do Brasil também é campeão brasileiro, afinal os vencedores de ambas as competições têm os mesmos direitos, que seria a participação na Copa Libertadores", afirmou o dirigente. "E vencemos clubes como Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo, contra 72 mil torcedores, não é para qualquer um."

Diferentemente de Santos, Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro, porém, o Santo André não tem tanta força na CBF para reivindicações. "Não adianta. Somos muito pequenos perto desses clubes que têm grandes torcidas e patrocinadores. Fora a tradição... Como o Pelé, com tantas conquistas, não era considerado campeão brasileiro?", questionou Celso Luiz. "Mesmo assim, o Santo André já deu motivos para se considerar campeão brasileiro", concluiu, referindo-se aos acessos às Séries A e B do Nacional, o vice-paulista, a Copa Estado e a Copinha de Juniores.

Delegada é morta por policial civil em delegacia de Guarulhos

Da Redação,   com Band SPcidades@eband.com.br

Uma delegada foi morta por um policial civil dentro de um delegacia em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta das 4h desta quinta-feira.

A Polícia Militar foi acionada para ocorrer uma ocorrência de disparo de arma de fogo, mas encontrou Denise Quioca morta pelo homem, seu ex-namorado.

O assassino se entregou para o investigador de plantão logo após o crime.

Redator: Roberto Saraiva

Lula deve fazer visita a Alencar na manhã desta quinta

Da Redação pauta@band.com.br
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar ainda na manhã desta quinta-feira o vice José Alencar, que foi internado na tarde desta quarta (22) com uma hemorragia abdominal. Alencar segue internado em estado crítico no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Os médicos responsáveis pelo tratamento não conseguiram concluir a cirurgia para estancar o sangramento, conforme previsto e optou por um tratamento com bolsas de sangue para evitar uma piora no estado de saúde do vice-presidente.

Em entrevista coletiva nesta noite, Raul Cutait informou que Alencar passa pelo momento mais difícil do tratamento contra o câncer. O médico informou ainda que neste momento o câncer está mais agressivo, e, apesar de não ser uma situação irreversível, o momento não é mais tão tranquilo.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

VAI PAGAR NA CADEIA 63 ANOS DE PRISÃO

Do G1, em São Paulo
Pescador é chamado de avó pelos 'filhos-netos' em Piedade 
Exames de DNA comprovaram que pescador é pai
dos 'filhos-netos' (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Foi condenado a 63 anos de prisão o pescador e lavrador José Agostinho Bispo Pereira, acusado de ter abusado sexualmente de suas duas filhas no interior do Maranhão. O julgamento foi conduzido pelo juiz Anderson Sobral de Azevedo, da 1ª Vara da Comarca de Pinheiro (MA).
Segundo o Tribunal de Justiça do estado, a condenação aconteceu no dia 16 de dezembro. Como se trata de decisão em primeira instância, cabe recurso ao réu, que está preso em Pinheiro.
A delegada da cidade, Laura Barbosa, informou que ele recebeu duas vezes a pena de 14 anos pelo estupro de cada uma das filhas, e duas vezes a pena de  17 anos e seis meses pelo abuso de duas filhas-netas, totalizando os 63 anos.
A delegada acredita que o réu, que atualmente tem 55 anos, deve cumprir pelos menos 20 anos em reclusão.

Entenda o caso
O pescador foi preso no dia 8 de junho por manter a filha de 28 anos em cárcere privado,  em uma casa de dois cômodos no povoado de Extremo, em Pinheiro (MA).  No local, só é possível chegar usando canoas. O caso foi descoberto após denúncia anônima feita durante uma passeata contra a pedofilia, na capital maranhense, no fim de maio deste ano.

Exames de DNA comprovaram que Pereira é pai de sete "filhos-netos" que teve com a filha de 28 anos. A delegada Laura Melo Barbosa informou que o pescador ainda é pai do filho da filha mais velha, de 31 anos.
Todas as crianças estavam com cabelo repleto de piolhos quando foram encontradas e apresentaram sinais de desnutrição. Uma delas é portadora de deficiência auditiva e nunca havia tido acompanhamento médico.
Segundo a delegada Laura Melo Barbosa, ele responde pelos crimes de estupro de vulnerável, abandono material, abandono intelectual, maus-tratos e cárcere privado.
De acordo com a investigação, o pescador estuprou uma das duas "filhas-netas". A vítima, de 5 anos, teve rompimento parcial do hímen, laceração da mucosa genital e apresentava discreto sangramento, segundo laudo pericial. Outra "filha-neta" examinada, de 8 anos, teria dito à polícia que sofreu abuso sexual, mas o laudo não revelou lesões no corpo dela.

Ameaça de greve pode parar amanhã aeroportos do país

O GLOBO
Após três horas de reunião, fracassou a tentativa de acordo entre dirigentes das companhias aéreas e dos sindicatos dos trabalhadores do setor para evitar uma greve da categoria, que reivindica reajuste salarial. O desfecho torna iminente a paralisação nacional de pilotos, comissários e pessoal de solo amanhã, antevéspera do Natal. Nesse dia, estão programadas assembleias em varias capitais, e a categoria promete ao menos uma operação-padrão, o que deverá gerar atrasos em cascata nas principais rotas. Para evitar quebra-quebra nos aeroportos, caso a greve se confirme, o Ministério da Defesa enviou oficio aos governadores, solicitando reforço na segurança. No quarto dia seguido de atrasos, ontem o percentual de voos que saíram com mais de 30 minutos após o horário previsto chegou a 23,8%, ou seja, 528 partidas. Outros 150 voos foram cancelados.

Futuro ministro devolve dinheiro de motel à Câmara dos Deputados


A Diretoria Geral da Câmara dos Deputados confirmou o pagamento nesta quarta-feira do valor de R$ 2,1 mil, referente a uma nota fiscal apresentada pelo deputado federal Pedro Novais (PMDB-MA), nomeado como ministro do Turismo no governo Dilma Rousseff, à Casa.
Segundo o deputado, a nota foi indevidamente apresentada para ressarcimento à Câmara. Uma reportagem publicada nesta quarta pelo jornal O Estado de S. Paulo dizia que Novais teria realizado uma festa em um motel de São Luís com dinheiro da cota parlamentar.
O deputado divulgou nota à imprensa na tarde desta quarta-feira em que negou as acusações e disse ter lido com "absoluta indignação" a reportagem da publicação. "É mentira. Nunca estive no tal estabelecimento", afirmou.

Alencar volta a ser internado em SP; cirurgia é interrompida


O vice-presidente da República José de Alencar voltou a ser internado na manhã desta quarta-feira (22) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com o Jornal Nacional, a cirurgia a qual foi submetido nesta tarde teve de ser interrompida.
Segundo boletim médico do hospital, o vice-presidente foi internado em caráter de urgência com quadro de hemorragia digestiva grave. Ele recebeu transfusões de sangue e a equipe coordenada pelos médicos Raul Cutait e Ademar Lopes ainda não sabe dizer o que causou o sangramento.
Havia pouco tempo que o vice-presidente recebeu alta. Ele deixou o hospital no último dia 17, após ser internado com um quadro de obstrução intestinal e submetido a uma cirurgia para corrigir a obstrução no dia 27 de novembro.
Esta foi a 16ª cirurgia dele nos últimos anos. Durante este período internado, ele realizou sessões de hemodiálise. Alencar luta contra um câncer na região abdominal há mais de dez anos e se submete a um tratamento de quimioterapia contra a doença.
 
(Com informações da Reuters)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CHICO ANYSIO estado de saúde piora

                        Chico Anysio tem piora no quadro médico

De acordo com o boletim médico do Hospital Samaritano, Chico Anysio teve piora em seu estado de saúde.

Segundo o comunicado, o humorista "regrediu um pouco na recuperação e precisou voltar ao respirador".

O quadro clínico é estável dentro de sua gravidade, pois está com febre e foi medicado com antibióticos.

Anysio está internado desde o dia 2 de dezembro.

 

Da Redação entretenimento@eband.com.br

Redatora: Clarissa Mirzeian

WikiLeaks revela pressão dos EUA para que Justiça brasileira liberasse pilotos do Legacy

Redação SRZD
De acordo com documento secreto americano divulgado pelo site WikiLeaks, diplomatas brasileiros ajudaram na liberação dos dois pilotos americanos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que colidiram a aeronave contra o Boeing da Gol em 2006, matando 154 pessoas.

O jornal "O Globo" teve acesso a nove telegramas enviados dos Estados Unidos à diplomatas brasileiros, pedindo para que eles pressionassem os juízes que julgariam o caso e liberassem os dois pilotos para voltarem ao seu país.

Em um telegrama enviado no dia 17 de novembro de 2006, Phillip Chicola, conselheiro da embaixada americana repassa para o diretor do Departamento de Comunidades Brasileiras no Exterior, o embaixador Manoel Gomes Pereira, o pedido do cônsul-geral Simon Henshaw, que pede para que seja dito aos juízes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que os Estados Unidos estão "preocupados" com a situação dos pilotos.

"O embaixador Pereira disse que ele levaria nossas preocupações à Corte que analisa o pedido dos pilotos para deixar o Brasil. Ele disse que faria isso oralmente, pois temia que uma comunicação formal por escrito gerasse uma reação contra os pilotos", disse Chicola.

Chicola envia outro telegrama uma semana depois, avisando que o brasileiro mandou o recado, mas que pediu para que os americanos não insistissem, pois poderia prejudicar os pilotos.

"O embaixador Manoel Gomes Pereira ligou para dizer que ele tinha feito contato com dois dos juízes que analisam o recurso dos pilotos, falando de nossa preocupação. Ele alertou que nenhuma outra ação deveria ser feita até a decisão, já que os juízes não gostam de pressões externas."

Quando houve a troca de telegramas, as investigações já haviam descoberto, portanto era de conhecimento da população, que  Paladino e Lepore trafegavam no espaço aéreo brasileiro com o transponder (aparelho que sinaliza aproximação perigosa entre duas aeronaves) desligado, além de voarem em altitude incorreta em relação ao plano de voo.

Brasil termina 2010 em 4º no ranking da Fifa e Espanha lidera

                   NOTÍCIA DO ESPORTE
Redação SRZD | Futebol | 15/12/2010 14h25
Foto: Divulgação/CBFO Brasil terminou o ano de 2010 em quarto lugar no ranking da Fifa, a frente da Argentina, mas perdendo uma posição em relação a última classificação divulgada. Quem ocupa a terceira colocação agora é a Alemanha, que ficou em terceiro na última Copa do Mundo.
A campeã do mundo Espanha segue na liderança, com 1887 pontos, seguida da vice-campeã Holanda, que termina o ano com 1723 pontos. O Uruguai, quarto colocado na Copa, é o sétimo colocado.
Inglaterra em sexto, Portugal em oitavo, Egito em nono e Croácia em décimo fecham a a lista dos 10 mais bem colocados no ranking. Os dois últimos não disputaram a Copa da África do Sul. A próxima lista será divulgada no dia 12 de janeiro.
Confira o "Top 10" do ranking:
1 - Espanha - 1887 pontos
2 - Holanda - 1723
3 - Alemanha - 1485
4 - Brasil - 1446
5 - Argentina - 1338
6 - Inglaterra - 1195
7 - Uruguai - 1152
8 - Portugal - 1090
9 - Egito - 1078
10 - Croácia - 1075

Parlamentares brasileiros ganham mais do que políticos de países ricos

Redação SRZD | Nacional | 18/12/2010 12h02
Foto: DivulgaçãoOs novos salários de congressistas brasileiros são maiores que os de políticos do mesmo escalão de países desenvolvidos. Após um aumento que chega a 62%, os parlamentares do Brasil receberão por ano US$ 204 mil. A pesquisa, feita pela "Folha de S. Paulo", considerou a União Europeia e mais 16 países, inclusive os que compõem o G8 - Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Rússia, Canadá e Japão. A pesquisa não considerou verbas extras e benefícios.

O aumento do benefício aumenta a diferença entre a renda dos políticos e da média da população. Com isso, essa desigualdade se tornará uma das maiores em todo o mundo a partir de fevereiro, quando os salários de R$ 26,7 mil começarão a valer. Deputados e senadores passarão a receber um valor quase 20 vezes maior do que o PIB (Produto Interno Bruto), que é US$ 10,5 mil neste ano.

Na Itália e no Japão, onde parlamentares são muito bem remunerados, a quantia recebida anualmente por eles é de US$ 185 mil - na Itália, os congressistas recebem 5,5 vezes mais que a renda per capita, e no Japão eles ganham 4,4 vezes.

- 'Não há receita para elevar salário mínimo para R$ 580', diz Lupi

Anvisa suspende importação e venda de remédios para emagrecer

Redação SRZD | Ciência e Saúde
Foto: Reprodução de VídeoDe acordo com publicação no Diário oficial da União desta terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação e venda de remédios da marca Divine Shen, além do uso da Caralluma Fimbriata.

A decisão é com base em análise do Instituto de Criminalística de São Paulo, a pedido do Ministério Público Estadual. Segundo a publicação, a marca é registrada na Anvisa como alimento, mas pode ter sido misturada a sibutramina, medicamento de uso controlado.

Segundo a Anvisa, a sibutramina reduz a sensação de fome, mas pesquisas apontaram que se ela for consumida por pacientes com histórico de doença cardiovascular, pode aumentar o risco de doença coronariana, derrame, taquicardia e hipertensão.

A marca é da China e segundo o site "G1", a empresa que importa os produtos vai enviar um posicionamento oficial ainda nesta terça-feira. Já a Anvisa avisou que a medida tem "caráter preventivo".

Em relação a outra recomendação da Anvisa, a agência disse que "nenhum produto que contenha em sua composição a Caralluma Fimbriata encontra-se regularizado no país, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia".

Estão suspensas a fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso desse produto.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Hillary Clinton confirma presença na posse de Dilma Rousseff

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, assistirá à posse da presidente Dilma Rousseff, no dia 1º de janeiro, segundo confirmação do departamento de Estado nesta segunda-feira. "Brasil é um parceiro essencial no continente e no mundo", disse o porta-voz do departamento de Estado, Philip Crowley, ao confirmar a viagem.

"Os Estados Unidos estão comprometidos em aprofundar sua relação em uma ampla gama de temas bilaterais, regionais e globais com o governo do Brasil e com seus cidadãos", disse Crowley.
Em Brasília, Clinton "terá a oportunidade de interagir" com muitos funcionários, destacou Crowley, esclarecendo que até o momento não foi agendada qualquer reunião bilateral.
AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Lula: tive azar, fiquei dois mandatos e não recebi aumento


Isaac Ismar  Direto do Rio de Janeiro 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o protocolo mais uma vez e brincou com o senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ) e com o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca, durante a cerimônia de reconstrução do prédio da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Rio de Janeiro. "O Lindberg e o Tiririca têm sorte. Eu tive um azar tremendo. Fiquei dois mandatos e não recebi nenhum aumento", disse Lula.
Ele se referia à equiparação salarial para parlamentares, ministros de Estado e para o presidente e o vice-presidente da República aprovada na última quarta-feira pelo Senado. Todos passarão a ganhar R$ 26,7 mil a partir de fevereiro do ano que vem. Lula participou da cerimônia nesta segunda-feira na praia do Flamengo, zona sul do Rio, ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer, e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

STJ nega pedido de transferência de Suzane Richthofen

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou o pedido de liminar em habeas-corpus de Suzane Louise Von Richthofen. Presa em uma penitenciária de segurança máxima em São Paulo, ela pretendia ser transferida para um dos centros de ressocialização do Estado.

O pedido de transferência foi rejeitado pelo STJ porque os centros de ressocialização são designados para condenados cuja pena não seja superior a 10 anos. Suzane Von Richthofen foi condenada em 2002 pelo assassinato dos pais a 39 anos de reclusão e cumpre pena em regime fechado.

A defesa de Suzane Richthofen alegou que ela obteve pareceres favoráveis de especialistas. Segundo os laudos técnicos, a presa possui condições de ser transferida para uma unidade de ressocialização. A defesa justificou que a permanência em uma penitenciária de segurança máxima fere o princípio da individualização da pena, além de não possuir motivação concreta para justificar a sua manutenção em regime mais severo.

Ao negar o pedido de liminar, o ministro Og Fernandes destacou que o caso requer uma análise mais detalhada dos elementos do processo, que serão verificados no julgamento do mérito.

BA: disputa pela presidência da Boafarma teria motivado crime

A polícia acredita que a disputa pela presidência da rede de farmácias Boafarma, uma das maiores da Bahia, motivou o assassinato do atual presidente da empresa, na manhã desta segunda-feira, no bairro de Pituba, área nobre de Salvador, onde funcionava a sede. O diretor administrativo e ex-presidente, Albérico Pinto Lopes, entrou no escritório atirando e atingiu na cabeça Waldir Mattos Régis, 71.

De acordo com informações de testemunhas, Albérico disparou três tiros, acertando um na vítima, depois cometeu suicídio com um tiro na boca. Waldir foi socorrido por policiais da 13ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), mas não resistiu aos ferimentos. Três funcionários da Boa Farma e uma candidata a emprego estavam na empresa no momento do crime e saíram ilesos.
Segundo o delegado da 16ª CP (delegacia da Pituba), André Carneiro, o crime teria sido motivado por uma briga pelo comando da empresa, que envolvia Waldir e Albérico há cerca de seis meses. 

Policiais militares que socorreram a vítima e não quiseram se identificar contaram que há oito meses vinham recebendo chamados com frequência para apartar brigas entre os envolvidos, no local do crime.

Um ex-assessor da rede, que não quis se identificar, confirmou que a disputa era antiga.
Waldir Régis foi vice-prefeito de Salvador na gestão de Fernando José (1989-1993), reitor da Faculdade Dois de Julho e aposentou-se como Superintendente do Banco do Nordeste do Brasil. 

Terra Notícias

Futebol feminino Brasil cede empate e fica em segundo

Os dois gols marcados por Marta não foram suficientes para impedir o título do Canadá

SãO PAULO
foto
Foto: WILLIAM VOLCO/AE
Marta fez dois gols, mas no final lamentou o empate com o Canadá
Por ter feito melhor campanha na etapa classificatória, a seleção canadense disputou a final precisando de um empate para conquistar a taça. Campeã em 2009, o Brasil não conseguiu o bicampeonato.

Eleita quatro vezes a melhor jogadora do mundo, Marta atuou com liberdade em campo, adiantada para o ataque. Mas ela ficou sozinha no setor no 1º tempo, sendo vigiada por várias marcadoras na etapa inicial. Lesionada, a atacante Cristiane ficou fora da decisão.

O Canadá adotou postura diferente: aproveitava os erros do Brasil para atacar. De cabeça, a atacante Belanger fez 1 a 0 para o time canadense, ainda na etapa inicial.

A situação melhorou para Marta no segundo tempo, quando o técnico Kleiton Lima colocou a atacante Daniele em campo. A camisa 10 passou a ter mais espaço para criar. Em jogada individual, Marta arrancou da intermediária, furou a linha de zagueiras e concluiu de frente para a goleira Labbe, fazedo um golaço.

O gol de Marta estimulou a seleção nacional, que passou a pressionar as rivais em busca do gol da virada. A torcida praticamente lotou os espaços permitidos para o jogo no Pacaembu. O grito de gol quase saiu da boca do público quando Rosane acertou a bola no travessão, no 2º tempo.

O gol da virada veio aos 26 minutos. A jogadora canadense tocou com a mão na bola dentro da área e a árbitra marcou pênalti. Marta cobrou com categoria e fez o segundo do Brasil, para delírio da torcida presente ao Pacaembu.

O Canadá manteve a estratégia do primeiro tempo e seguiu com uma forte marcação, explorando os contra-ataques. A equipe canadense passou a jogar com 10 em campo depois de ter uma de suas atletas expulsa. Mesmo com um a menos, o Canadá conseguiu o empate. Sinclair, uma das melhores jogadoras em campo, voltou a deixar tudo igual, aos 37 minutos.

A Holanda, que venceu o México por 2 a 1, ficou com o terceiro lugar.


Correio do Estado PE

Noivo mata a esposa e o chefe durante festa

 
 
RECIFE
Era para ser um dia de celebração, mas uma festa de casamento, realizada na noite do último sábado, em Camaragibe, região metropolitana de Recife (PE), teve um desfecho trágico e inesperado. O noivo, supervisor de vendas Rogério Damascena, de 29 anos, assassinou a tiros a esposa, Renata Alexandre da Silva, 25 anos, e o chefe, o gerente financeiro Marcelo Zlocewick Guimarães, 40 anos. Na sequência, disparou contra a própria cabeça. O casamento no civil havia ocorrido na véspera.

Damascena ficou internado no Hospital da Restauração, onde, às 10h de ontem, teve morte cerebral. Ao meio-dia, ele faleceu, conforme informação do diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Joselito Kehherle do Amaral.

Segundo o delegado, as motivações do duplo homicídio ainda são desconhecidas. “Instauramos o inquérito. Vai haver a extinção da punibilidade por morte do autor. A família não soube adiantar o que provocou o crime. Vamos ouvir pessoas que estavam na festa, amigos deles. Todos ainda estão muito abalados. Vamos fazer as investigações necessárias para saber o que ocorreu. Por enquanto, não temos nenhum indício de motivação.

Correio do Estado PE

Projeto compensa 4.000 emissoras de rádio por horário eleitoral

ESTADÃO
Está na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à espera de sanção, um projeto que estende a cerca de 4.000 pequenas emissoras de rádio a compensação tributária pela cessão de tempo para propaganda de candidatos e partidos.

Essa compensação, atualmente, só beneficia as grandes emissoras, que pagam Imposto de Renda, e não as enquadradas no Simples - sistema pelo qual as pequenas empresas recolhem seus tributos.

Se a medida, aprovada pelo Senado no início do mês, for sancionada por Lula, o ressarcimento para as empresas em 2011 subirá de R$ 217 milhões para um valor ainda indefinido. "O impacto financeiro não será grande, provavelmente ficará em torno de R$ 3 milhões por ano", disse Luís Roberto Antonik, diretor-geral da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

"Época de eleição é horrível para o rádio", disse Antonik. "Quando entra a propaganda, a audiência desaba, e demora muito para se recuperar quando volta a programação normal. O faturamento com publicidade cai muito."

A Receita Federal é contra a extensão do benefício - mais por dificuldades para fiscalizar as emissoras que pelo volume da renúncia fiscal, segundo Antonik.
É a segunda vez que as pequenas rádios tentam obter o benefício - na primeira vez, Lula vetou a medida, orientado pela Receita. Na nova tentativa, parlamentares inseriram um "contrabando" na 

Medida Provisória 497, que, com vistas à Copa de 2014, tratava da criação de um regime especial de tributação para a construção e reforma de estádios de futebol.

Atriz Lupe Gigliotti, irmã de Chico Anysio, morre no Rio

G1 20/12/2010 06h00

A atriz Lupe Gigliotti, de 84 anos, morreu neste domingo no Rio de Janeiro. 
A informação da morte foi dada pela assessoria do humorista Chico Anysio, irmão da atriz.
Ela se recuperava de um câncer de pulmão e morreu em sua casa em Copacabana.
Maria Lupicínia Viana de Paula nasceu em julho de 1926 em Maranguape, no Ceará.
Também formada em Direito, Lupe começou a atuar no teatro, na televisão e no 
cinema na década de 1960. Foram 17 papéis no teatro e 19 em novelas e seriados. 
No cinema, ela atuou em 11 filmes.

domingo, 19 de dezembro de 2010

SERÁ QUE ELE VOLTA? RONALDINHO GAÚCHO

Há indícios de que Ronaldinho possa chegar no Natal do Grêmio

Direção tricolor avança em uma ousada negociação para repatriar Ronaldinho, sonhando em anunciá-lo.




Porto Alegre - A diretoria do Grêmio tem grandes chances de anunciar um inesperado presente de Natal para a sua torcida. Ontem, o presidente Paulo Odone confirmou que o clube está negociando o retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Estádio Olímpico. Nos bastidores, as informações dão conta de que as tratativas estão bastante adiantadas, e um anúncio pode ser feito até o dia 25.

"Acho que vamos conseguir contratar o Ronaldinho. Estamos conversando com o Assis e isto pode ter um final feliz. Se vier mesmo para o Brasil, ninguém tira ele do Grêmio", declarou Odone.


O tricolor precisa conseguir R$ 10 milhões para repatriar o craque. O montante seria suficiente para pagar metade do valor exigido pelo Milan para liberá-lo. Assis, empresário e irmão do jogador, estaria disposto a pagar os 50% restantes. Além do tricolor, LA Galaxy e Palmeiras também estão na briga. 


DC- Diário de Canoas RS 

CESAR CIELO MAIS UM OURO NOS 100m. LIVRES


LANCEPRESS!
Publicada em 19/12/2010 às 15:11
O brasileiro Cesar Cielo garantiu a medalha de ouro na prova dos 100m livre, neste domingo, no Mundial de piscina curta, em Dubai. Esta é a segunda medalha dourada do brasileiro na competição, ele já havia vencido nos 50m livre na última sexta-feira.
Além da primeira posição, Cielo conseguiu quebrar o recorde da competição, terminando a prova em 45s74. A medalha de prata ficou com o fancês Fabien Gilot, cravando 45s97. O russo Nikita Lobintsev, com 46s35, terminou em terceiro.
Em entrevista ao SporTV, Cielo comentou da dificuldade que teve durante a prova, mas fez questão de vibrar com o resultado obtido.
- Passei muito dos limites, está doendo muito ainda. Mas é uma dor boa, que vale a pena. Bom levar mais uma medalha para o Brasil e fazer essa dobradinha de novo - comemorou.
A conquista coloca Cielo na história da natação Mundial. O brasileiro unifica os títulos dos 50m e dos 100m nos Mundiais de piscina curta e de piscina longa. O atleta do Flamengo já havia feito a dobradinha no Mundial de Roma, em 2009.
Cesar Cielo ainda lutará por mais uma medalha netse domingo. O nadador integra a equipe braisleira dos 4x100 medley que disputará a final da categoria.

PELA PRIMEIRA VEZ EM 70 ANOS MISS UNIVERSO SERÁ NO BRASIL EM 2011


Depois de sessenta anos elegendo a mais bela mulher do mundo, o concurso Miss Universo será disputado pela primeira vez no Brasil em 2011.
 

E a data já está marcada. A festa será no dia 12 de setembro em São Paulo. As mais de oitenta candidatas devem ficar no país por um mês realizando todas aquelas atividades e visitas que sempre precedem o concurso.

Donald Trump, dono do concurso, salientou a importância do Brasil atualmente para a economia mundial e afirmou que o país será sede dos três principais eventos do mundo esta década: o Miss Universo em 2011, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.

A organização ficará a cargo da Band, emissora que detem os direitos de transmissão do concurso no país. Em 2011, ela será a responsável por enviar suas imagens para mais de 200 países.


Do Portal Uai

Campanha da ‘despedida’ de Lula custa R$ 20 milhões

Peças publicitárias para marcar fecho da era Lula na Presidência estão sendo divulgadas em 325 veículos


Julia Duailibi
A campanha publicitária de "despedida" do presidente Lula da Presidência custou R$ 20 milhões. Com um novo slogan "Estamos vivendo o Brasil de todos", a propaganda em rádio, TV, jornais e revistas fala sobre o crescimento econômico dos últimos anos e ressalta números sobre redução da desigualdade social.


As peças publicitárias começaram a ser exibidas em dezembro e, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), estão sendo divulgadas em 325 veículos de comunicação pelo País.


"Comida na mesa, carteira assinada, crianças na escola, vida no rumo. Estamos vivendo o Brasil de todos", diz uma das duas propagandas veiculadas em revistas. Na outra peça, o texto diz: "Está no número, está no dia a dia dos brasileiros. Estamos vivendo o Brasil de todos."


Segundo a Secom, o novo slogan "Estamos vivendo um Brasil de todos" é uma "evolução do conceito" anterior "Estamos vivendo um novo Brasil". A campanha foi feita pelas agências Propeg e Matisse, duas das três que detêm a conta da secretaria.


A verba para publicidade institucional da Presidência, que tem como objetivo divulgar ações e projetos do governo federal, foi orçada em R$ 167 milhões neste ano. Segundo o sistema de execução orçamentária das contas do governo federal, até agora já foram empenhados (comprometidos) R$ 165 milhões. Em todo o ano passado, foram usados cerca de R$ 159 milhões com esse mesmo tipo de propaganda. As peças publicitárias pretendem fazer uma "revisão" sobre os atos do governo.

Estadão.com.br

Sucessora de Lula, DILMA terá de lidar com “peso global” do Brasil na política externa

Especialistas apostam na preservação das linhas principais da diplomacia do atual governo
José Henrique Lopes, do R7
Ricardo Stuckert/PR 
Ricardo Stuckert/PR

Dilma fez sua estreia em fóruns internacionais ao participar da reunião
de cúpula do G20, na Coreia do Sul, em novembro


Em seus quase oito anos de mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez mais de 200 viagens internacionais, prova da importância dada por ele à política externa, um dos campos em que mais investiu esforços durante seu governo.

A petista Dilma Rousseff receberá de suas mãos a tarefa de dar continuidade a uma diplomacia que ficou marcada, sobretudo, pela articulação com as demais nações do hemisfério Sul e pela busca por uma crescente integração com os vizinhos sul-americanos.


Trata-se de uma missão que, para o cientista político Luiz Alberto Moniz Bandeira, especialista em política externa brasileira, deve ter como objetivo maior preservar a conquista principal de Lula: a autonomia internacional do Brasil e a sua transformação em uma potência política global.


O professor espera que Dilma dê continuidade ao legado do antecessor e mentor político. Em novembro, os dois foram juntos à reunião de cúpula do G20, na Coreia do Sul. Foi a estreia da ex-ministra da Casa Civil em fóruns internacionais já como presidente eleita.


- O governo do presidente Lula tratou de ampliar a autonomia internacional do Brasil e projetá-lo como uma potência política global. Não há a menor dúvida de que Dilma dará continuidade a essas diretrizes da política externa.


Em um documento que apresentou no fim da campanha, intitulado “13 compromissos programáticos para debate na sociedade brasileira”, Dilma reservou um tópico à política externa.


Nele, a presidente eleita menciona alguns dos principais eixos da linha seguida pelo atual governo, como o compromisso com os processos de integração sul-americana e latino-americana, a cooperação Sul-Sul e a solidariedade com países pobres e em desenvolvimento.

Ex-amante de Bruno volta à delegacia para prestar queixa de roubo

Apartamento de Fernanda, em Santa Cruz, foi assaltado enquanto ela estava presa
 
Do R7
Alexandre Vieira / Agência O Dia
Alexandre Vieira / Agência O Dia
Ex-namorada de Bruno teve apartamento invadido, em Santa Cruz

Solta neste sábado após a Justiça de Minas Gerais revogar sua prisão, a ex-amante do goleiro Bruno, Fernanda Gomes de Castro, teve que voltar à delegacia menos de 24 horas depois. Enquanto esteve presa, seu apartamento, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, foi assaltado. O caso foi registrado na Delegacia de Santa Cruz (36ª DP).

Em entrevista ao jornal O Dia, Fernanda lamentou o roubo, mas disse que o mais importante neste momento é voltar à liberdade.

- Fico triste com o que aconteceu, mas a felicidade de estar de volta para os meus filhos e família é muito gratificante. Muito obrigada a vocês por cada oração e carinho. Muito obrigada mesmo aos que não torceram por mim. Entreguei tudo a Deus.
Réus voltam para casa

Quatro acusados envolvidos no caso Eliza Samudio que responderão ao processo em liberdade foram soltos na madrugada de sábado (18) após decisão judicial. Entretanto, a juíza Marixa Fabiane Lopes manteve quatro réus presos: o goleiro Bruno Fernandes, o amigo dele Luiz Henrique Ferreira Romão, conhecido como Macarrão, o primo Sérgio Rosa Sales e o ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Dos nove acusados, oito irão a júri popular.

Mega Sena acumula e pode pagar R$ 26 milhões

Confira as dezenas sorteadas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal, neste sábado, pelo concurso 1.241 da Mega Sena.
Confira os números sorteados:
10 - 13 - 25 - 26 - 28 - 45


Segundo a Caixa, 181 apostas acertaram a quina e cada uma vai receber R$ 12.479,72. Outras 12.556 apostas acertaram a quadra e cada uma receberá R$ 257.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado nesta segunda-feira, é de R$ 26 milhões.

Nesta semana, excepcionalmente, haverá sorteios na segunda, quarta e sexta-feira. No sábado, dia 25, a Caixa não fará o sorteio da Mega Sena.


ZEROHORA.COM

Polícia Federal vê PanAmericano como "organização criminosa"

Portal Terra
Envolto em um rombo de R$ 2,5 bilhões, o Banco PanAmericano teria sido classificado como uma "verdadeira organização criminosa voltada para a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional" pela Polícia Federal (PF), segundo o jornal O Estado de S. Paulo deste domingo. A PF teria apurado que a cúpula do braço financeiro do Grupo Sílvio Santos teria participado da arquitetura e execução de uma fraude, seguida do compartilhamento do montante obtido com esta.


De acordo com a Polícia, as fraudes nas operações do PanAmericano não foram notadas pelos dirigentes por má fé, justamente para desviarem dinheiro. A destituição de sete diretores da companhia em novembro reforça a tese das autoridades. A PF investiga o Banco PanAmericano em três artigos da lei de crimes contra o sistema financeiro, que incluem os delitos de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, gestão temerária e fraudulenta, falsidade contábil e indução do investidor ao erro, que culminariam no rombo de R$ 2,5 bilhões no caixa da empresa.


Caso


O Banco PanAmericano anunciou em novembro que o Grupo Silvio Santos, seu controlador, iria aportar R$ 2,5 bilhões na instituição para restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez, após "inconsistências contábeis" apontadas pelo BC. Um processo administrativo de investigação apura a origem e os responsáveis pelo problema de falta de fundos.


A injeção de recursos no banco foi feita por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma entidade sem fins lucrativos que protege os correntistas, poupadores e investidores. São as instituições financeiras que contribuem com uma porcentagem dos depósitos para a manutenção do FGC - sem recursos públicos.


A holding do Grupo Silvio Santos colocou à disposição empresas como o SBT e a rede de lojas do Baú da Felicidade, entre outras, como garantia pelo empréstimo, que tem prazo de dez anos. Especializado em leasing e financiamento de carros, o PanAmericano teve 49% do capital votante vendido para a Caixa Econômica Federal em dezembro de 2009, por R$ 739,2 milhões. Com autorização do BC, as atividades das lojas e o atendimento ao público continuam sem problemas, segundo a instituição.