sábado, 4 de fevereiro de 2012

Prefeitos da micro região de IRECÊ vão discutir com governador dia 11 escassez de água


Barragem de Mirorós          Foto xiquesampa
A escassez de água na Barragem de Mirorós será um dos principais problemas a serem levados ao governador Jaques Wagner em sua visita à região de Irecê agendada para o próximo dia 11.  Os gestores municipais, mobilizados pela União das Prefeituras (Unippi), se reunirão na próxima semana para fazer um pré-debate do problema antes de cobrar posições mais enérgicas do governador. O nível de água na barragem diminui drasticamente, preocupando toda a população de Irecê. O problema, inclusive, já ganha grande repercussão nas redes sociais.


Informações Blog Irecê Notícias

Governador da Bahia condena greve de PMs e cita mandados de prisões


Na noite desta sexta-feira (3), o governador Jaques Wagner fez um pronunciamento em rede estadual de rádio e TV para apresentar as providências que o Governo da Bahia adotou e está dando continuidade para conter os atos de vandalismo que se espalharam pelo estado, a partir da ação de uma associação não reconhecida de policiais militares. Entre as medidas adotadas, reforçam a segurança pública estadual 2.350 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Neste sábado (4), se somarão a este contingente mais 600 homens.
Wagner também conclamou todos os profissionais da Policia Militar a retomarem a normalidade dos seus trabalhos. O governador afirmou que as famílias baianas podem ficar tranquilas. “Estamos tomando todas as providências para garantir a segurança dos nossos cidadãos”. Segundo Wagner, o governo agiu imediatamente e com todo rigor “para conter as ações de um grupo de policiais que, usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, chegou a causar desordem em alguns pontos do nosso estado”. Ele disse que não aceita que “um pequeno grupo, de forma irresponsável, cometa atos de desordem para assustar a população”.
De acordo com o governador, a partir de uma solicitação direta à presidenta Dilma Rousseff desembarcaram na Bahia, na quinta-feira (3), os primeiros contingentes da Força Nacional de Segurança que, juntamente com as Forças Armadas, já estão nas ruas para garantir a paz. “Não esperava outra atitude da nossa presidenta Dilma, defensora da democracia como eu”. Wagner disse que não se pode conviver com o movimento decretado ilegal pela Justiça baiana e que 12 mandados de prisão foram emitidos.  Sobre as negociações com as associações que têm legitimidade para representar a corporação,  Wagner afirmou que o Governo sempre esteve aberto para o diálogo. 
“Foi com democracia que garantimos conquistas importantes como o aumento real do salário, investimos na compra de quase três mil viaturas e mais de nove mil homens foram incorporados ao efetivo policial”. O governador enfatizou ainda que os gestores estaduais, ele inclusive, têm a consciência de que é preciso melhorar as condições de trabalho das polícias. “Vamos seguir em frente trabalhando com muita determinação para garantir a segurança pública e a tranquilidade do povo baiano”. Para o governador, “a PM do estado da Bahia, centenária milícia de bravos e defensora da paz, não pode se transformar num instrumento de intimidação e desordem”. 
Postado por: Marcus Augusto DRT 5719 BN

Salvador Região Metropolitana Violência ao extremo, 29 homicídios em 30 h.

Salvador e Região Metropolitana (RMS) registraram 29 homicídios entre 0h de sexta-feira (3) e 6h deste sábado (4), segundo balanço divulgado no site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Já no primeiro dia de greve de parte do efetivo da Polícia Militar (PM) no estado foram confirmadas oficialmente sete mortes decorrentes de crimes. Apenas na sexta (3), foram contabilizados 28 assassinatos e dez tentativas. Na madrugada deste sábado (4), mais um homicídio foi registrado, dessa vez na Praça São Braz, no bairro de Plataforma, onde moradores encontraram o corpo de um homem de identidade ainda ignorada. Postado por: Letícia Oliveira BN

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ba: Irecê, mulheres entre 50 e 69 anos terão exames gratuitos de mamografia



















Mulheres com idade entre 50 e 69 anos estão são beneficiadas com exames gratuitos de mamografia. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Estado, através da EstratégiaSaúde em Movimento – Rastreamento do Câncer de Mama. Em Irecê, a ação é executada com apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde. As clientes interessadas no benefício - que dará toda a assistência gratuita em caso de confirmação ou suspeita da enfermidade -  devem procurar os PSFs dos seus bairros para agendar o exame. Os atendimento são realizados das 8 às 18 horas, em uma unidade móvel instalada na Secretaria de Saúde da cidade, equipada com dois mamógrafos e profissionais especializados. A expectativa da ação é realizar até 100 atendimentos diários. 

Com informacões do blog Irecê Repórter

Ba: Em clima de muita tensão, homens da Força de Segurança desenbarcam em Salvador


O clima é de muita tensão, desde a madrugada desta sexta,03, em frente à Assembleia Legislativa do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), diante da expectativa de que homens da Força Nacional, que chegaram à capital baiana por volta das 23h30 de quinta,02, invadiriam o local, ocupado por cerca de mil policiais militares grevistas (à paisana). A informação de que o governador ordenou a participação dos policiais do Batalhão de Choque e do Comando de Operações Especiais (COE) na ação deixam os ânimos dos manifestantes ainda mais exaltados. A outra notícia é a de que a Justiça haveria decretado a prisão preventiva de Marco Prisco, presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA). Muito se fala em “derramamento de sangue” caso haja confronto. Muitos homens foram vistos de armas em punho. Há consumo de bebida alcoólica, barracas de camping armadas e a presença de mulheres – esposas dos policiais – e de crianças. 
Ônibus -  Representantes do Sindicato dos Rodoviários vão se reunir nesta sexta para avaliar o movimento da greve da polícia e a segurança dos profissionais e a dos passageiros. Segundo Ubirajara Sales, diretoradministrativo da entidade, “se a situação for de insegurança, os carros serão recolhidos mais cedo para a garagem”, disse.
Agências bancárias -  Diante dos ataques a cinco agências bancárias na madrugada de quinta, e do fechamento de quase todo o  comércio da capital por volta de 16 horas, o secretário-geral do Sindicato dos Bancários da Bahia, Olivan Faustino, afirmou que as agências bancárias podem fechar as portas na segunda-feira. “Vamos nos reunir e avaliar. Se houver insegurança e o administrador entender que a agência não deve funcionar, ele deverá fazê-lo”, disse Faustino. (ATarde) &  Marcus Augusto DRT 5719 BN

Ba: Mucuri, seis vereadores presos em dezembro de 2011, foram soltos



Os   da cidade de Mucuri, localizada no extremo sul da Bahia, presos durante a Operação Caribe, em dezembro de 2011, foram soltos na quarta-feira (1º). De acordo com Leonardo Coelho, juiz de Mucuri que acompanha o caso, os vereadores foram liberados após decisão da Justiça baiana por meio de uma liminar. De acordo com informações do Tribunal de Justiça no município, quatro vereadores estavam no Batalhão da Polícia Militar e dois no Presídio de Teixeira de Freitas. A defesa deles teve o pedido de habeas corpus negado por duas vezes antes que eles fossem liberados.
Segundo o promotor Pablo Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores de Mucuri responderá por corrupção ativa qualificada, com pena prevista de 12 anos, podendo ser aumentada em até 1/3; e por corrupção passiva, com pena prevista de 12 anos, podendo ser aumentada em 1/3. Na soma dos crimes, o promotor relata que o suspeito poderá pegar mais de 30 anos de prisão. Os demais vereadores e envolvidos poderão pegar até 20 anos de prisão. Os três empresários que estavam presos suspeitos do esquema responderão por corrupção ativa, informa o promotor. Dois tiveram concedidas liminares de habeas corpus em janeiro.
Da Redação Voz da Bahia