sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lindemberg Alves, acusado de matar Eloá pode pegar mais de cem anos de prisão




Por Ana Letícia Leão, do R7
A menos de três dias do julgamento de Lindemberg Alves Fernandes, acusado de matar a estudante Eloá Pimentel, a promotora do caso, Daniela Hashimoto, afirmou que o réu pode pegar mais de cem anos de prisão caso ele seja condenado pela pena máxima de todos os crimes que responde. Segundo o Ministério Público, Lindemberg é acusado de homicídio qualificado por motivo torpe contra Eloá. 

- A lei para cada um desses crimes ela prevê penas mínimas e máximas. Se for tudo no mínimo chega próximo de 50 anos e se for tudo no máximo extrapola cem anos.

 
Além do homicídio, ele também responde por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe contra Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá, por outra tentativa de homicídio qualificado pela finalidade de assegurar a execução de outros crimes contra o policial militar Atos Antonio Valeriano e, ainda, por crimes de cárcere privado contra Eloá, Nayara e os adolescentes e colegas de Eloá, Victor Lopes de Campos e Iago Vilera de Oliveira, e também contra Ronikson Pimentel dos Santos, irmão de Eloá. 

Segundo a promotora, Lindemberg também responde por disparos de arma de fogo feitos na hora do sequestro, não contra as vítimas, mas contra o público, ou contra um computador. 

O júri popular vai ocorrer a partir das 9h de segunda-feira (13), no Tribunal do Júri da Comarca de Santo André, no ABCo paulista.

Comandante da PM na Bahia diz, fim da greve está decretado

Entrevista coletiva foi realizada na manhã desta sexta-feira, em Salvador. Grevistas que não retornarem ao trabalho hoje devem ser punidos.

Do G1 BA

Entrevista coletiva do comandante da Polícia Militar da Bahia (Foto: Lílian Marques/G1)
O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro disse na manhã desta sexta-feira (10) que, para o Comando da Polícia Militar, a greve já não existe mais. "Tudo tem começo, meio e fim. Na minha ótica, o fim da greve está decretado. Existe uma pequena minoria que resiste à convocação do comando da PM", disse em entrevista coletiva.
"O que está acontecendo agora, a partir de hoje, é que o comando está tomando como ausência ao serviço e vai abrir um processo administrativo para avaliar as punições", afirmou. Entre as punições anunciadas, haverá corte nos pontos, que não terá caráter retroativo aos dias de greve. As associações envolvidas no movimento ainda se pronunciaram. Nova assembleia está marcada para o fim da tarde desta sexta-feira.
Ainda segundo o comandante, levantamento feito até as 9h desta sexta-feira apontava que 85% dos policiais militares já estavam nas ruas de Salvador e região metropolitana. Ele admitiu, no entanto, que em bairros do subúrbio da capital há ausência expressiva de policiamento. "Buscamos reforço de tropas de reserva como o Choque e unidades especializadas como a Caartinga", disse. Sobre o interior do estado, informou que na região oeste, além de Guanambi e Juazeiro, os PMs já voltaram ao trabalho.
A greve da PM começou no dia 31 de janeiro, após decisão de integrantes da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra). O presidente da entidade e ex-policial militar Marco Prisco foi preso na quinta-feira (9), durantedesocupação do prédio da Assembleia Legislativa da Bahia.
Oficiais
Policiais militares filiados à Associação dos Oficiais da PM da Bahia (AOPMBA) se reuniram na noite de quinta e decidiram não aderir à greve de parte da categoria. "Nós estamos juntos com seis associações e todas são a favor do fim da greve, embora a proposta do governo, principalmente a questão salarial, não atenda às nossas necessidades", disse Edmilson Tavares, presidente da AOPMBA. Convocada em caráter extraordinário, a reunião teve 205 participantes: 151 votaram contra a greve e 54 foram favoráveis.
Também na noite de quinta-feira, a assessoria do governo do estado reafirmou que o governador Jaques Wagner não apresentará uma nova proposta aos PMs. De acordo com a Secom, não há orçamento para ceder um aumento superior aos 6,5% propostos. O pagamento das Gratificações por Atividade Policial, as chamadas GAPs, que estão entre as reivindicações dos grevistas, também só poderão ser pagas a partir de novembro deste ano.

Secretário de comunicação da Bahia, a greve da PM vai chegar ao fim hoje


Apesar de parte do movimento ter decidido pela continuação da greve da Polícia Militar (PM) na Bahia, mesmo após a desocupação da Assembleia Legislativa e da prisão do líder Marco Prisco, o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, acredita que a paralisação terá um fim nesta sexta-feira (10). “Com certeza essa greve vai chegar ao fim hoje porque o bom senso vai prevalecer naqueles que ainda estão resistindo nesse momento final de desmobilização do movimento”, afirmou em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5. O secretário apresentou um panorama da paralisação que aponta o retorno gradual do efetivo às ruas de Salvador, Região Metropolitana (RMS) e interior do estado, e revelou ainda que o projeto de lei da GAP será enviado nesta sexta para a Asssembleia. Otimista, Robinson não acredita que a deflagração da greve no Rio de Janeiro possa fortalecer a resistência dos grevistas que se negam a encerrar a mobilização na Bahia.
“Creio que a decisão no Rio não terá impactos aqui porque a liderança que fazia essa combinação de forma articulada com outras lideranças nacionais não está mais presente na direção do movimento e não tem mais a solidariedade do conjunto dos policiais, após revelação do seu tipo de atuação e de sua prática criminosa”, disse ao referir-se a Prisco. Para o secretário, o início da paralisação no Rio e as escutas telefônicas feitas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) corroboram com a ideia de um movimento nacional pela aprovação da PEC 300. “Está cada vez mais comprovada essa articulação nacional e a ligação entre as greves da Bahia e do Rio. A pauta de reivindicação dos policiais da Bahia era as GAPs 4 e 5 e não uma paralisação nacional [...] Os policiais baianos se sentem decepcionados, frustrados por terem acompanhado aquela liderança”, concluiu. Por: Letícia Oliveira BN

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Em Irecê 200 famílias receberam casas do programa (Minha casa minha vida)
















As 200 famílias beneficiadas com as unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, em Irecê, já comemoram a moradia própria. A Prefeitura entregou as chaves das casas na terça-feira (7), no Ginásio de Esportes.O ato reuniu, além das beneficiárias e do prefeito Zé das Virgens (PT), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Igualdade e da Caixa Econômica Federal. As casas populares foram construídas no Conjunto Habitacional Professora Ieda Dourado, no Bairro Novo Horizonte. O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, executado com apoio das prefeituras e Caixa Econômica Federal. Maria de Fátima, uma das beneficiárias, expressou sua emoção ao receber as chaves da casa: “Agora, tenho certeza de que eu e minha família vamos morar em uma casa que nos pertence”, disse. A Prefeitura informou que mais 244 unidades serão entregues e que o trabalho de terraplanagem da área já começou. Depois da entrega dessas 244 casas, está prevista a entrega de mais 500 unidades, totalizando assim 944 residências populares. (Pascoal Ferreira – Irecê Repórter)

PM desocupa AL da Bahia e líder do movimento é preso


O líder da greve de policiais militares, Marco Prisco, foi preso por volta das 7h15, após a entrada de soldados do Exército no prédio da Assembleia Legislativa, onde liderava o motim de PMs há dez dias. Prisco foi um dos últimos a deixar o prédio no Centro Administrativo nesta quinta-feira (9). Prisco exigiu, para que o acordo de desocupação da Assembleia fosse fechado, que ele sairia pelos fundos. O outro policial Antonio Paulo Angelino também foi preso na operação. Eles foram levados por policiais federais para a sede da Polícia do Exército em Salvador. A decisão de abandonar o prédio ocorre após o líder grevista Marco Prisco ter sido flagrado conversando com um colega grevista e tratando de ações de intimidação como queima de viaturas e fechamento de rodovias. As gravações também trazem um cabo bombeiro do Rio de Janeiro, que está na Bahia, falando sobre a expansão do movimento para outros estados. As gravações, autorizadas pela Justiça, foram exibidas nesta quarta-feira (8) no "Jornal Nacional", da Rede Globo.
Depois de uma madrugada de tensão, policiais militares amotinados começaram a deixar o prédio da Assembleia por volta das 6h30. Ônibus estacionados ao lado da Casa Legislativa transportaram os cerca de 300 policiais e familiares que estavam no prédio desde 31 de janeiro. A informação de que a ocupação chegaria ao fim foi divulgada pelo advogado do grupo, Rogério Andrade, ainda na madrugada. Por: Letícia Oliveira BN

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ministro do (STF) Marco Aurélio Mello afirmou que é ilegal a greve de policiais militares


O ministro Marco Aurélio Mello durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (Foto: Carlos Humberto / STF)
O ministro Marco Aurélio Mello durante julgamento
nesta quarta no Supremo Tribunal Federal (Foto:
Carlos Humberto / STF)
Débora SantosDo G1, em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Marco Aurélio Mello afirmou nesta quarta-feira (8) que é ilegal a greve de policiais militares, como os da Bahia, que fazem paralisação desde o dia 31 de janeiro.
O movimento por reajustes salariais tem sido marcado por conflitos entre grevistas e o Exército e pelo aumento da criminalidade da capital do estado, Salvador.
"A greve é um tema social. Mas, neste caso, ela é inconstitucional, é ilegal. Se viesse uma lei legitimando o direito de greve de militares, ela fatalmente cairia no STF, seria julgada inconstitucional", disse Mello. O artigo 142 da Constituição estabelece que ao militar são proibidas a sindicalização e a greve.
Em 2009, ao julgar uma ação que questionou a greve de policiais civis em São Paulo, o Supremo afirmou que os servidores públicos têm direito à greve. Mas o tribunal afirmou que esse direito não vale para serviços públicos realizados por grupos armados, como os policiais civis e os policiais militares.
A Constituição garante ao servidor público o direito de realizar greves, mas não estabelece quais categorias podem ou não suspender as atividades e nem determina as regras que devem ser cumpridas pelos grevistas. Essa regulamentação ainda precisa ser votada pelo Congresso Nacional.
Em 2007, o STF determinou que até a regulamentação da lei, greves no setor público devem obedecer às mesmas regras do setor privado. Por exemplo, a manutenção de uma escala mínima de atendimento nas atividades consideradas essenciais para a população, como transporte público e educação.
A greve de policiais militares também fere o regimento que regulamenta a atividade militar e os envolvidos podem responder pelos crimes de motim e insubordinação, dentre outros. Para não sofrerem sanções, os líderes grevistas baianos buscam anistia e garantia de não serem punidos, como já foi concedida para outros estados por uma lei federal
 Informações do G1 Bahia 

BA: Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães diz, arrastões não passam de boatos


Os suspostos assaltos a comerciantes no município de Luís Eduardo Magalhães, a 900 km de Salvador, não passam de boatos, segundo comunicado da prefeitura da cidade, divulgado na tarde desta quarta-feira. Os boatos teriam motivado o fechamento mais cedo do comércio.
Ainda de acordo com o órgão, a polícia visitou todos os estabelecimentos supostamente assaltados e nada foi roubado. A Polícia Civil registrou nesta terça-feira apenas pequenos furtos. De acordo com o chefe da Guarda Municipal, Alecrim, todos os equipamentos da guarda estão à disposição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado.
"Todo o efetivo está na rua, fazendo o reforço da segurança nas repartições públicas, com rondas nas praças, nas casas populares e todos os equipamentos da guarda foram disponibilizados para a CIPE Cerrado, como três viaturas, uma moto e o sistema de rádio transmissor, para garantir a segurança da população”, informou Alecrim em comunicado.

Os boatos também acontecem em outros municípios. A informação de que todos os presos da cadeia de São Desidério fugiram também é falsa, explica prefeitura. O delegado chefe da 11ª Coorpin (Coordenação de Polícia do Interior), José Resende de Morais Neto, desmentiu a tentativa de fuga em São Desidério.

Para fazer denúncias ou solicitar mais informações, o morador pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou (75) 3628-3862. Os contatos da CIPE Cerrado são (75) 3628-6315 ou 3628-6316. A Polícia Civil atende pelos telefones 197, (75) 3628-9541 ou 3628-9543. E a Polícia Militar atende pelos telefones 190 ou (75) 3628-3471. Da Redação Correio da Bahia

SSP Ba registra 132 homicídios durante a greve dos PMs


Desde o início da greve da Polícia Militar, a população de Salvador é vítima de um clima de tensão. Ao todo, na cidade, foram contabilizados 132 homicídios durante o período grevista. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) 61 tentativas também foram registradas. Além disso, o quantitativo de 262 veículos roubados foi registrado pelo órgão. Desses automóveis, apenas 65 foram recuperados. Os transportes coletivos também foram alvo da violência na capital baiana. Um total de 46 roubos a coletivos foi informado pela SSP. (BH) 
Por: Eliane Azevedo BN


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

SP:Tarifa do metrô e dos trens sobe R$ 0,10, no próximo dia 12 de fevereiro


MetrôA tarifa do metrô e dos trens metropolitanos de São Paulo será reajustada em R$ 0,10, passando de  2,90 para R$ 3,00, mesmo valor dos ônibus municipais da capital. O aumento é de 3,45%, menor do que a inflação nos últimos 12 meses, que foi de 6,5% pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo) e de 5,34% pelo IPC (Índice de Preços do Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
É importante ressaltar que o bilhete Madrugador Exclusivo não terá aumento e continuará com o mesmo valor, de R$ 2,50. Ele vale das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Já o Bilhete Único Integrado Comum passará de R$ 4,49 para R$ 4,65, índice de 3,56%, também inferior à inflação do período.
O reajuste é necessário para manter o equilíbrio financeiro das empresas (Metrô e CPTM). Entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012, o Metrô e a CPTM tiveram elevados todos os seus custos (salários, eletricidade e todos os insumos para operação e manutenção do sistema).
As tarifas dos ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista também serão reajustadas. Os valores, que variam de acordo com os trechos percorridos, estão no site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU):www.emtu.sp.gov.br.

Policiais ameaçam entrar em greve em nove Estados RJ, PA, RS, DF, ES, GO, MT, TO e RO


A reboque do protesto que ocorre na Bahia, associações de soldados e cabos em nove Estados ameaçam também entrar em greve caso o Congresso Nacional não desengavete a tramitação da chamada PEC 300, que estabelece o piso salarial nacional para os policiais militares. Os Estados considerados em “iminência” de paralisação, segundo blogs que acompanham a greve dos policiais, são Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins e Roraima.
“As greves têm 100% a ver com a paralisação da PEC 300. Embora seja a última alternativa, existe sim a iminência de que ela se alastre por outros Estados”, afirma o soldado Fernando Almança, criador do blog pec300.com, e que atua em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. (iG) / Por: Eliane Azevedo BN

BA: Termina sem acordo reunião de associações da PM e representantes do governo


Terminou sem acordo a reunião entre associações da Polícia Militar e representantes do governo estadual realizada nesta terça-feira (7). O encontro foi começou às 10h na residência Episcopal do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que também participou, e terminou por volta de 17h. O governador Jaques Wagner disse, na manhã desta terça-feira (7), acreditar que esta reunião poderia ser o fim do imbróglio. "Iniciamos um processo de negociação. Nós fizemos uma proposta que eu considero bastante razoável e é com base nisso que estou fazendo essa aposta", explicou o governador.
Participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o presidente da OAB da Bahia, Saul Quadros, o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório, e representantes da Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta), Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM), e Associações de Jequié e Itaberaba.  Por: Eliane Azevedo BN

BA: Mais um líder do movimento grevista da PM é preso


A Polícia Federal prendeu, na tarde desta terça-feira (7), o sargento Elias Alves de Santana, dirigente da Associação dos Profissionais de Polícia e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspol) e um dos líderes do movimento de amotinados. Ele é o segundo a ser preso da lista dos 12 mandados de prisão solicitados à Justiça pelo Ministério Público Estadual. Na madrugada domingo (5), o soldado Alvin dos Santos Silva, lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA), foi preso pelo comandante da COPPA, major Nilton Machado, e encaminhado para a Polícia do Exército. A prisão preventiva foi decretada pela juíza Janete Fadul. Todos são acusados de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público (viaturas). Além dos crimes, os policiais vão passar por um processo administrativo na própria corporação. (Políciaepolítica)  Postado por: Eliane Azevedo BN



BA: PM em greve, população de Irecê em clima de tensão


Um clima de tensão tomou conta da população de Irecê nesta segunda-feira (6). A Polícia Militar, em reunião no início da manhã de segunda, decidiu aderir à paralisação estadual da PM. Sem policiamento nas ruas, os bandidos aproveitam para empreender tentativas de assaltos, furtos e arrombamentos. Na tarde de ontem, a Relojoaria Nascimento, localizada no centro da cidade, foi alvo da ação frustrada de dois bandidos. Segundo informações, a dupla chegou, anunciou o assalto e houve troca de tiros. Um dos bandidos foi baleado e levando para o Hospital Regional.  Uma das balas atingiu de raspão um homem que estava em uma sorveteria próxima à relojoaria. Há informações extraoficiais de que outros assaltos ocorreram na cidade. Em plena segunda-feira, dia de grande movimentação na cidade, praticamente as lojas começaram a fechar suas portas por volta das 16 horas. A Direc-21 emitiu um comunicado avisando que, em razão da greve, não haverá aulas à noite nas escolas estaduais. As escolas particulares e municipais também suspenderam as atividades no turno noturno. Ontem, um mototaxista foi executado com três tiros de arma de fogo. O crime aconteceu na avenida principal do Bairro Vivendas. 

Com informações do Jornal Irecê Noticias

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BA: Jacobina, PM adere a greve estadual


Uma carreata marcou a adesão à greve, que se manterá pacífica, segundo o Major Sérgio















Em reunião na manhã do último domingo (5), policiais militares de Jacobina lotados na 24ª CIPM, decidiram aderir à paralisação estadual da PM, que chega ao seu sétimo dia. O comandante Major Sérgio Moisés informou aos PMs os riscos administrativos e jurídicos, afirmando que o movimento será pacífico. Ao final do encontro, os militares saíram em passeata com veículos particulares, destacando a frase “PM Parou”. Segundo denúncia do site O Povo quer Saber, quatro viaturas da PM estão paradas e sem condições de uso no Bairro Leader, em Jacobina, há mais de um ano. Em Salvador, o clima continua tenso. Os grevistas, que recusaram a proposta feita pelo governo de 6,5% de reajuste retroativo ao mês de janeiro,  continuam ocupando a rampa de entrada da Assembleia Legislativa. Nesta segunda (6), A AL foi cercada por cerca de 600 homens do Exército e 40 agentes do Comando Operações Táticas (COT), de acordo com as Forças Armadas, com o objetivo de cumprir 11 mandados de prisão contra policiais. 
(com informações do portal O Povo quer Saber) Irecê Repórter


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Dia Nacional da Mamografia 5 de Fevereiro



Na data em que se comemora o Dia Nacional da Mamografia, 5 de fevereiro, a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, em parceria com a G2 Brasil, lança uma campanha específica sobre o Dia Nacional da Mamografia, que tem como foco dar continuidade à campanha “Faça por Mim”, criada no Outubro Rosa 2011. A entidade pretende chamar a atenção das mulheres de todo o país, enfatizando a importância do diagnóstico precoce da doença.
A campanha será divulgada junto a todas as associadas da FEMAMA via e-mail marketing, tendo ainda divulgação de conteúdo e anúncios através das redes sociais, como Facebook (por meio de imagem que pode ser utilizada na capa da Linha do tempo) e via hotsite (www.mamografiapormim.com.br). Também serão disponibilizados banners para os portais de Comunicação. Os interessados podem entrar em contato com a equipe FEMAMA (comunicacao@femama.org.br).
Portanto, participe desta ação, enviando uma mensagem para as mulheres que você ama pelo hotsite ou ajudando a divulgar a campanha pelas redes sociais.

Mamografia - A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres acima dos 40 anos de idade ou segundo recomendação médica, de acordo com o risco da paciente. Vale lembrar que o acesso ao exame gratuito pelo SUS é um direito de toda mulher brasileira acima dos 40 anos, assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009. E, como curiosidade, vale dizer que o Dia Nacional da Mamografia foi criado em 2009 e a data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.
Fonte: Femama.org.br       

De virada, Palmeiras esfria festa do aniversáriante Neymar



Neymar fez seu gol de número 100 na carreira. Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press
Neymar fez seu gol de número 100 na carreiraFoto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

EMANUEL COLOMBARI
Direto de Presidente Prudente (SP)
A torcida do Santos que compareceu ao jogo deste domingo contra o Palmeiras em Presidente Prudente estava pronta para uma grande festa. O clássico, válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista, foi marcado para o dia do aniversário de 20 anos de Neymar. E o atacante santista poderia marcar seu 100º gol como profissional justamente diante dos torcedores que compareceram ao Estádio Eduardo José Farah neste ensolarado domingo.
Os 25.933 torcedores que pagaram ingresso para ir ao clássico não se decepcionaram - em diferentes graus, nenhum deles. No mesmo estádio em que Ronaldo fez seu primeiro gol após a volta ao Brasil, em 8 de março de 2009, Neymar balançou as redes pela 100ª vez como profissional em 5 de fevereiro de 2011. Acostumado a brilhar com a bola nos pés, o astro santista aproveitou o cruzamento de Paulo Henrique Ganso e venceu o goleiro Deola de cabeça, garantindo ao menos a festa santista - porque quem comemorou mesmo foram os palmeirenses, graças à virada no fim do jogo e à vitória por 2 a 1.
A festa pessoal de Neymar - que completou 20 anos no dia em que Cristiano Ronaldo comemorou 27 - começou agitada fora dos gramados, com ovos, farinha e cobertura de chocolate na cabeça do atacante ainda no hotel, na noite de sábado, para festejar a data. No dia seguinte, antes do apito inicial, o atacante foi saudado pelo locutor do estádio em Presidente Prudente e pela torcida local. 
Informações:Terra Esporte

Grupo de elite da PF desembarca em Salvador para prender grevistas




Lúcio Távora/Agência A Tarde
Tropa de elite da PF desembarca em Salvador para prender grevistas

 Por determinação do governo federal, 40 homens do Comando de Operações Táticas, a tropa de elite da Polícia Federal (PF), desembarcaram neste domingo em Salvador. De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Bahia, os agentes, que chegaram por volta do meio-dia, executarão os mandados de prisão expedidos contra integrantes do movimento grevista da Polícia Militar.

Os policiais federais especializados vieram de Brasília em uma aeronave própria da PF, que ficará à disposição para remoção dos detidos à presídios federais. Outros 15 homens do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal na Bahia darão apoio às operações.

Ainda na tarde deste domingo, às 14h, militares das Forças Especiais do Exército e da Brigada de Paraquedistas desembarcaram na Base Aérea de Salvador para reforçar ainda mais a segurança no Estado. Homens da Polícia Militar e da Polícia Civil também estão nas ruas.

Durante a madrugada, a polícia cumpriu o primeiro dos 12 mandados de prisão de grevistas expedidos pela Justiça. De acordo com o governo, um dos integrantes do movimento dos policiais militares, Alvin dos Santos Silva - que é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (Coppa) - foi detido pelo comandante da Coppa, major Nilton Machado.

Alvin é acusado de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público em função da retenção de viaturas. O policial também vai responder a um processo administrativo na corporação. Ele foi encaminhado para a Polícia do Exército.

A greve dos policiais militares da Bahia, que completou no domingo cinco dias, motivou uma onda de violência na capital. Desde a quarta-feira, a região metropolitana de Salvador registrou mais de 70 homicídios, o que representa 117% de aumento na comparação com o mesmo período do ano passado.

A ausência de policiamento nas ruas causou dezenas de saques e violência em todo o Estado. Só na sexta, 58 carros foram roubados e algumas lojas arrombadas e saqueadas.


Fonte: Cenário MT