sábado, 12 de fevereiro de 2011

Operação que já prendeu dezenas de policiais continua no Rio de Janeiro

Redação SRZD | Rio+
A megaoperação da Secretaria estadual de Segurança Pública e da Polícia Federal ainda segue com as buscas aos oito procurados nesta semana. Até o momento, 37 pessoas estão presas, incluindo policiais envolvidos com traficantes, milícias e a máfia dos caça-níqueis. É previsto que a ação dure esta semana.

Na tarde deste sábado, dois policiais, um civil e um militar, se entregaram. De acordo com a Polícia Federal, o policial militar se entregou às 23h30 de sexta-feira, logo depois foi levado ao Batalhão Especial Prisional, em Benfica, no subúrbio do Rio. O policial civil se entregou na madrugada de sábado e transferido para o presídio Bangu 8.

Segundo o delegado federal Alan Dias, dos oito foragidos, quatro são policiais. Ele afirmou que uma equipe de 15 a 20 policiais federais estão nas ruas à procura deles. E que medidas operacionais e de inteligência estão sendo trabalhadas.

Caso os policiais não se apresentem em até um mês, contando a partir de sexta-feira, serão demitidos por serem funcionários públicos, de acordo com Dias.

A ação teve início na manhã da sexta-feira. Foram expedidos 45 mandados de prisão, sendo 11 contra policiais civis e 21 contra policiais militares, e 48 de busca e apreensão. A megaoperação conjunta entre a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança passou a ser chamada de "Operação Guilhotina".

Chico Anysio responde bem à retirada de respirador

Humorista foi submetido a uma traqueostomia e conta com ajuda de fonoaudiólogos para se comunicar.

Rio de Janeiro - Chico Anysio está respondendo bem ao processo de retirada do respirador, boletim médico divulgado neste sábado. Ele permanence internado no CTI do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, seguindo com o tratamento de reabilitação vocal para recuperar a fala. O comediante de 79 anos tem a ajuda de fonoaudiólogos para se comunicar, pois teve que ser submetido a uma traqueostomia.

Chico está internado hospitalizado desde o dia 2 de dezembro e ainda não há previsão de alta. Com informações do portal G1.

CQC e equipe do programa foram levados para delegacia

Integrante do CQC é detido pela polícia por estar vestido como PM


O comediante Oscar Filho, um dos membros do programa "CQC", da Band, foi detido pela polícia nessa sexta-feira (11), em São Paulo, por estar usando trajes de policial militar. Outras pessoas da equipe também foram detidas.
"Tenho uma informação: estou sendo conduzido para a delegacia... CQC de volta a ativa!", escreveu Oscar Filho no twitter.

Segundo a Folha Online, Oscar Filho foi parado, junto com a equipe, na rua Oscar Freire. O comediante e outras pessoas da produção estavam usando fardas da Polícia Militar, o que é considerado uma contravenção leve.
Todos foram levados para o 14º Distrito Policial para registrar a ocorrência e, segundo a polícia, serão liberados logo depois disso.
Redação CORREIO

 

Timão: lateral Roberto Carlos acerta sua saída


A passagem de Roberto Carlos pelo Corinthians acabou. Nesta sexta-feira, o lateral-esquerdo acertou sua saída do clube do Parque São Jorge. Seu futuro ainda não está definido, mas existe a possibilidade de jogar ao lado do amigo David Beckham no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.

Os detalhes da rescisão de seu contrato, que terminaria apenas em dezembro deste ano, devem ser revelados apenas neste sábado, em entrevista coletiva do presidente Andrés Sanchez.
Aos 37 anos, Roberto Carlos optou por sair do clube temendo represálias da torcida, que o elegeu como o principal culpado pela eliminação do Corinthians na pré-Libertadores para o Tolima, da Colômbia. O jogador alegou uma lesão para não participar da segunda e decisiva partida. 

Sua saída, no entanto, parecia que poderia não acontecer. Mais cedo, em conversa informal com seu amigo Rivaldo, atualmente no São Paulo, pela TV Bandeirantes, o lateral afirmara que continuaria no Corinthians. "Está tudo tranquilo, estou arrumando as coisas. É só uma meia dúzia que fica atrapalhando. Nada mais", declarara. O jogador, no entanto, pediu dispensa do treinamento e, após uma reunião, acertou sua saída.

No Corinthians, Roberto Carlos disputou 64 partidas e marcou cinco gols, mas não conseguiu conquistar títulos, amargando duas eliminações na Libertadores - a de 2010 era considerada de extrema importância por ser o ano do centenário do clube. O lateral ainda participou da frustrante campanha no Brasileirão, quando o time perdeu o título para o Fluminense.

PROBLEMA - A lateral-esquerda tem sido um dos principais problemas para o Corinthians desde a saída de André Santos para o Fenerbahce. A contratação de Roberto Carlos tinha sido posta como a solução definitiva, mas o jogador não atendeu às expectativas criadas. O técnico Tite, por enquanto, conta com dois jogadores para a posição: Fábio Santos e Marcelo Oliveira que, apesar de ser meio-campista, atua na posição. 
Diário do Grande ABC

Praça Tahrir, no Cairo, fez cair o Presidente Hosni Mubarak.

O Exército egípcio começou esta manhã a levantar as barricadas e a retirar o arame farpado em redor da Praça Tahrir

Os militares, ajudados por gruas, estão também a retirar os automóveis que foram queimados durante os protestos naquela praça. A operação de limpeza do local está a contar com a ajuda de vários civis.

Alguns dos tanques estacionados no meio das ruas começaram a desmobilizar, ainda que outros se mantenham nas suas posições, sem bloquear a passagem. De facto, os soldados já não fazem controlo das entradas e saídas da praça.

Este início da normalização, um dia depois da demissão de Mubarak, não é consensual entre as numerosas pessoas que estão acampadas há vários dias na praça. “Alguns dizem-nos que é preciso ficar, outros dizem que já temos aquilo que pedimos e por isso é preciso voltar para casa, ainda que possamos voltar se necessário”, explicou Essam Chabana, médico de 34 anos que trabalha nos Emirados Árabes Unidos e que está no Cairo para participar nas manifestações.

Há várias pessoas que parecem querer ficar na aldeia de tendas erguida na praça – onde alguns milhares de egípcios eufóricos continuam reunidos -, enquanto outros começam a partir, carregando cobertores e sacos.

“Estamos a criar uma página no Facebook para continuarmos em contacto e vamos, certamente, voltar aqui todos os anos a 25 de Janeiro”, data do início do revolta popular, garantiu Essam Chabana.
Fonte:Jornal do Dia

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Novo mínimo indefinido

Líder do governo na Câmara diz que valor do mínimo será votado na quarta

Agência Brasil

 

Justiça tira direito à herança a Richthofen

São Paulo - A juíza Clarice Salles de Carvalho Rosa, da 1ª Vara da Família e Sucessões do Fórum Regional II de Santo Amaro, na capital, excluiu a presidiária Suzane von Richthofen do direito à herança da família. A decisão foi publicada nesta última terça-feira (8), no Diário Oficial do Estado (DOE). Cabe recurso da decisão ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Ela cumpre pena de 39 anos pelo assassinato dos pais Marísia e Manfred von Richthofen, em 31 de outubro de 2002.

A sentença faz parte da ação de exclusão de herança movida pelo irmão de Suzane, Andreas Albert von Richthofen, em 2003, ainda quando ele era menor de idade. Por causa da menoridade do autor, a Justiça chegou a suspender o andamento do processo cível até que o criminal contra Suzane fosse declarado transitado em julgado. No documento, Andreas pedia a exclusão da irmã da partilha de bens (R$ 2 milhões), por ela ter assassinado os pais em companhia dos irmãos Daniel e Christian Cravinhos, e causado um grande trauma e desconforto para toda a família. 
Fonte:DCI

Ameaçado, Roberto Carlos pode deixar o Corinthians

Uma proposta milionária do futebol dos Estados Unidos, aliada à perseguição e ameaças de torcedores, pode abreviar a relação entre Roberto Carlos e Corinthians. O futuro do lateral deve ser definido até segunda-feira. Hoje, o presidente Andrés Sanchez retorna da Europa e deverá ter uma reunião com o empresário do jogador.

Fabiano Farah, que também é agente de Ronaldo, deverá apresentar à diretoria corintiana a proposta do Los Angeles Galaxy, time de David Beckham, que fez amizade com Roberto Carlos quando os dois jogavam no Real Madrid. O lateral-esquerdo, 37 anos, já comentou a amigos que a proposta financeiramente é boa para ele e que o clima que tomou conta do Corinthians com a eliminação na Libertadores pode contribuir para a sua saída.

O contrato de Roberto Carlos com o Timão termina no fim de 2011. Diferentemente de Ronaldo, ele não tem nenhum vínculo com departamento de marketing. Para que saia antes do prazo, basta que ele se acerte com o Corinthians, tentando uma rescisão de contrato alegando falta de segurança para trabalhar. Ou que a saída seja negociada, com o pagamento de uma multa rescisória.

"O Corinthians não recebeu nenhuma proposta por Roberto Carlos. E se isso acontecer nas próximas horas, vamos sentar e conversar", disse o diretor de futebol Roberto de Andrade.
Ontem, o diretor adjunto de futebol, Duílio Monteiro Alves, disse aos jornalistas no CT que conversou com Roberto Carlos antes do treino. 

O dirigente declarou que o jogador realmente tem preocupações com os atos de vandalismo que ocorrem no CT e que ele confirmou que tem recebido ameaças. "Temos interesse que o Roberto Carlos continue conosco, ele é um grande jogador, mas queremos que fique tranquilo e satisfeito no Corinthians", afirmou o dirigente.

Roberto Carlos manifestou o desejo de sair pela primeira vez ontem, antes do treino, em entrevista ao site Lancenet. "Estou repensando algumas coisas, estruturando minha segurança. Estou sendo muito ameaçado por telefone e minha família também."

Fonte:Diário do Grande ABC

Egipto: novo protesto contra Mubarak

Numa altura em que se questiona qual será a posição do Exército, depois do discurso do Presidente, Conselho Supremo das Forças Armadas anuncia comunicação ao país   

Por: Redacção / MM 

Protestos no Egipto (EPA/FELIPE TRUEBA)
Dezenas de milhares de pessoas estão já concentradas, esta sexta-feira de manhã, na Praça Tahrir, no Cairo, para mais uma manifestação contra o Presidente egípcio, Hosni Mubarak. O Chefe de Estado delegou alguns poderes no vice-presidente, esta quinta-feira, mas não renunciou ao poder.

Numa altura em que há expectativas sobre qual será a posição do Exército, depois do discurso de Mubarak, o Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA) do Egipto realizou uma reunião «importante». O conteúdo e o resultado dessa reunião não foi ainda divulgado, mas o CSFA anunciou que vai divulgar um comunicado, avança a agência noticiosa estatal egípcia, MENA, citada pela AP.

Entretanto, o ministro das Finanças egípcio disse esta sexta-feira que os militares não estão a participar da governação e assegurou que as forças armadas estão na rua «para proteger os manifestantes e proteger o país» e sublinhou que «os poderes foram entregues, não aos militares, mas ao vice-presidente». Numa entrevista telefónica com a agência Reuters, Samir Radwan admitiu ainda: «Se a fórmula funcionar, estaremos numa posição muito melhor».
«O Governo está a funcionar. Ontem tive uma reunião ministerial no comité que monitoriza a economia todos os dias. Não temos qualquer intervenção militar. AS minhas comunicações são com o primeiro-ministro», disse.
 
Obama: transição apresentada por Mubarak «não é clara»

Numa reacção ao discurso de quinta-feira de Mubarak, o presidente americano, Barack Obama, considerou que a «transição da autoridade» apresentada pelo presidente egípcio Hosni Mubarak «não é clara se é imediata, significativa ou suficiente».
«Demasiados egípcios mostram-se pouco convencidos que o Governo seja sério sobre uma genuína transição para a democracia e da sua responsabilidade de falar claramente ao povo e ao mundo», afirmou Obama em comunicado.

Para o presidente norte-americano, o Governo do Egipto «deve avançar por um caminho inequívoco, credível e concreto até à democracia genuína e até ao momento não aproveitou essa oportunidade».
 
ElBaradei: Egipto «vai explodir»

O opositor egípcio e Prémio Nobel da Paz Muhammad ElBaradei previu, esta quinta-feira, depois de discurso de Mubarak, que o Egipto «vai explodir» e apelou à intervenção do Exército para «salvar o país». Declarações divulgadas através do Twitter.

«O Egipto vai explodir. O Exército deve salvar o país agora», escreveu.

Antes, ElBaradei apelara à criação de um conselho presidencial de três pessoas e de um governo de unidade nacional, em entrevistas a duas publicações, norte-americana e austríaca.
TVI 24

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Católicos poderam fazer «Confissão» ao iPhone

O Vaticano alertou que os pecados só são absolvidos no diálogo com um padre e que a aplicação é apenas uma preparação


O Vaticano alertou que a aplicação para o iPhone que supostamente ajuda os fiéis a confessarem-se nunca substituirá o diálogo com um padre.

A aplicação «Confissão» foi colocada à venda, no início do mês de Fevereiro, por um valor de cerca de 1,50 euros, depois de ser aprovada por representantes da igreja católica nos Estados Unidos e do Reino Unido.

Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano, disse à BBC que «Confissão não serve como substituto para a absolvição dos pecados por um sacerdote, como há séculos é feito».

O porta-voz do Vaticano disse ainda que «no passado, era comum que os católicos se preparassem para a confissão escrevendo os pecados e os pensamentos em papel e que é natural que na era digital eles sejam substituídos por recursos de informática, como a aplicação».

A «Confissão», que apareceu após o Papa Bento XVI ter incentivado o culto através dos meios de comunicação, permite ao utilizador fazer um exame de consciência tendo em conta factores como idade, sexo e estado civil.

Patrick Leinen, mentor da aplicação, afirmou que o «desejo é convidar católicos a envolverem-se na fé pela tecnologia digital».

A aplicação procura também que os usuários sejam incentivados para a compreensão das suas atitudes antes de procurarem um padre para a confissão e absolvição dos pecados.


Fonte:TVI 24

Mulher morre durante treinamento do Exército no Rio

Daiana Pereira Fernandes participava de um curso para sargento da corporação


Foto: Agência O Globo
Enterro de jovem foi acompanhado por cerca de 30 militares no cemitério do Caju
Foi enterrado nesta quarta-feira (9) o corpo da jovem que morreu durante um curso para sargento do Exército, na segunda-feira (7). O sepultamento ocorreu no cemitério do Caju, na zona portuária do Rio de Janeiro, e foi acompanhado por cerca de 30 militares.
De acordo com o Comando Militar do Leste, Daiana Pereira Fernandes, de 25 anos, sentiu-se mal após a realização de uma atividade física conhecida como pista de progressão, onde os competidores passam por diversos obstáculos.
A jovem foi socorrida e encaminhada ao Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ), e medicada, permanecendo em observação até as 21h, quando foi liberada para o retorno ao local de instrução, onde ficou em repouso. Por volta de 1h30, a aluna foi novamente encaminhada ao HGeRJ.
Como seu estado de saúde se agravou, ela foi transferida para o Hospital Central do Exército (HCE), e internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), onde permaneceu até o dia 7, quando foi constatada sua morte cerebral.
Daiana foi voluntária para ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro, sendo submetida a um processo seletivo e considerada apta, juntamente com 122 outros estagiários, sendo 78 mulheres e 45 homens, totalizando 123 alunos.
A jovem era formada em Administração e iria trabalhar na parte administrativa da corporação.
*com informações da Agência Estado

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Humorista Shaolin passa por segunda cirurgia

De reconstrução do braço esquerdo em SP

 

Portal Paraíba
  Foto: Reprodução

JOÃO PESSOA - O humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, foi submetido no Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo, a uma segunda cirurgia de reconstrução do braço esquerdo. Shaolin sofreu um acidente de trânsito na BR-230, em Campina Grande, Paraíba, no último dia 18. Um caminhão colidiu lateralmente no veículo do humorista, que capotou várias vezes e saiu da pista. Com o impacto, Shaolin perdeu metade do úmero (osso que une o ombro ao cotovelo) e parte da musculatura do braço. Ele ainda sofreu traumatismo cranioencefálico grave e uma contusão torácica.
Reprodução de imagem/TV Record
Na segunda cirurgia a que o humorista foi submetido, os médicos retiraram parte da musculatura da perna e implantaram no membro superior. A primeira cirurgia em Shaolin aconteceu há seis dias. Na ocasião, a equipe médica retirou parte do músculo do tórax e enxertou no membro superior.
O paciente permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele está sedado e seu estado de saúde ainda é grave.
Segundo Ricardo Santos, produtor e cunhado de Shaolin, os médicos devem realizar uma série de cirurgias para recuperar o braço do humorista. Segundo ele, ainda está prevista a implantação de uma prótese no local do úmero.
O laudo da Polícia Rodoviária Federal apontou o motorista do caminhão, Jobson Clemente Benício, de 23 anos, como culpado do acidente. O documento oficial foi finalizado na última quinta-feira e encaminhado à Polícia Civil para auxiliar no inquérito investigativo.

Filho de Lula não devolve passaporte


Do Metro  brasil@eband.com.br

O filho mais velho do ex-presidente Lula, Marcos Cláudio Lula da Silva, ainda não devolveu o passaporte diplomático que ganhou do Itamaraty dezembro do ano passado.
Ele havia prometido devolver o documento há cerca de um mês, por meio de seu Twitter. O benefício também foi concedido a outros quatro filhos do ex-presidente e três netos.

Por causa disso, o Itamaraty divulgou, no final do mês passado, novas regras para a obtenção do passaporte diplomático.

Hoje, podem receber o passaporte diplomático presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missão diplomáticas, ministros de tribunais superiores e expresidentes, além de seus dependentes menores de 24 anos.

Lula faz primeiro voo comercial desde 2002


 
Foto: Agência Brasil Lula faz primeiro voo não particular desde 2002                         

Da BandNews FM  brasil@eband.com.br

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez nesta quarta-feira o primeiro voo não particular desde 2002. De acordo com a colunista da Rádio BandNews FM, Monica Bergamo, ele estava em um avião comercial da Gol com destino a Brasília.

Em Congonhas, o ex-presidente embarcou antes de todos os passageiros para não causar tumulto no aeroporto.

Na capital federal, ele vai reassumir a presidência de honra do PT. A informação foi dada em primeira mão na BandNews FM pela colunista Mônica Bergamo.

José Alencar volta para UTI com perfuração intestinal

Com perfuração intestinal,José Alencar volta para UTI
O ex-vice-presidente José Alencar voltou 
ao hospital Sírio-Libanês após sofrer uma inflamação causada por uma perfuração no intestino.

Ele, que estava se tratando de câncer abdominal em casa, foi internado em estado grave na tarde desta quarta-feira (9) na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Segundo boletim médico do hospital, Alencar está consciente e passa por exames para avaliar o melhor procedimento a ser tomado. Ele passará a noite na UTI.

O político estava há duas semanas fora do hospital, após receber alta hospitalar.

No aniversário da cidade de São Paulo, 25 de janeiro, um dia antes de receber alta, ele foi homenageado em cerimônia na Prefeitura de São Paulo, com presença da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Gilberto Kassab.

Antes disso, foram três meses de internação no Sírio-Libanês, com pequenos intervalos.

Em novembro, após sofrer um infarto agudo do miocárdio, Alencar chegou a interromper o tratamento contra o câncer por alguns dias. De lá para cá, o sarcoma teve "progressão clara", segundo o oncologista Paulo Hoff, da equipe médica responsável pelo ex-vice.  


Folha Online

Adriano tem carteira de habilitação apreendida em blitz

Jogador aparentava sinais de embriaguez, de acordo com agentes da Lei Seca


Na madrugada desta quarta-feira (9), o jogador Adriano, atacante do Roma, da Itália, se recusou a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca e teve sua carteira de habilitação apreendida.


Foto: Ag.News

Jogador Adriano bebe um chopp em uma churrascaria

De acordo com o Major PM Marco Andrade, coordenador da operação, o atleta apresentava sinais de embriaguez ao ser detido na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.
Como se recusou a fazer o teste, Adriano sofreu punições como se estivesse dirigindo alcoolizado. Sua carteira de habilitação foi retida e só poderá ser retirada após transcorridos cinco dias do pagamento de um multa de R$ 957,70.
O jogador ainda vai enfrentar um processo no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) - o que pode resultar na cassação de sua habilitação por um ano.
O carro do atacante não foi apreendido, já que ele chamou um amigo para dirigir o veículo até sua casa.
Adriano chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (7), para se recuperar de uma cirurgia no ombro direito. Assim que chegou na cidade, foi flagrado em uma churrascaria bebendo cerveja.
Ele deve retornar para o time europeu até o próximo dia 26 de fevereiro.
Fonte: Último Segundo

 

Milhares rejeitam plano de transição no Egito


Milhares rejeitam plano de transição em protestos no Egito
BBC Brasil "Cairo/AP"

Os protestos vêm recebendo apoio de todos os setores da sociedade egípcia
Centenas de milhares de pessoas se reuniram nesta terça-feira na Praça Tahrir, no centro do Cairo, para pedir a renúncia imediata do presidente Hosni Mubarak, após o governo ter apresentado um plano de transição que não prevê a saída do líder até as eleições presidenciais de setembro.
O correspondente da BBC na capital egípcia Jim Muir afirma que este seria o protesto com o maior número de participantes desde o início da atual crise política no país árabe.
Tentativas do Exército de checar a identidade das pessoas que entravam no local foram abandonadas devido ao tamanho da multidão, que participa do 15º dia seguido de manifestações.
Grandes protestos foram também registrados nesta terça-feira nas cidades de Alexandria e Almançora, no norte do país.
Segundo Muir, a mensagem das ruas do Cairo nesta terça-feira é simples: existe apoio suficiente de todos os setores da sociedade egípcia aos protestos e as concessões do governo não são suficientes.
Motivação
'Não me importa o que eles estão prometendo. Nossa exigência é a mesma: Mubarak deve deixar o poder', disse a manifestante Mariam à correspondente da BBC News Yolande Knell.
Milhares de manifestantes seguem exigindo a saída de Mubarak
Outro manifestante próximo disse ter 55 anos e que 'tolera' o presidente há 30. 'Esta geração mais jovem tem mais coragem que a minha. Eles nos motivaram', afirmou.
Knell afirma que muitos manifestantes reconhecem que as concessões do governo são positivas, mas existe muita desconfiança em torno dos nomes do governo atual, incluindo o vice-presidente, Omar Suleiman, que até o início dos protestos era o chefe de Inteligência da administração Mubarak.
'Não confiamos mais nele. Como Suleiman pode garantir que não ocorrerá violência na época da eleição depois de todos os ataques que vimos contra os jovens?', pergunta Ahmed, um jovem egípcio.
França e EUA
Nesta terça-feira, o premiê francês, François Fillon, revelou que o governo egípcio pagou por suas férias, junto com sua família, no sul do Egito, entre 26 de dezembro e 2 de janeiro.
Fillon disse também que usou um avião oficial do governo para fazer a travessia entre Assuã e Abu Simbel, durante a viagem e que fazia agora as revelações 'pelo interesse da transparência'.
Os Estados Unidos voltaram nesta terça-feira a pedir para que o governo egípcio liberte imediatamente jornalistas e manifestantes detidos.
'O governo deve parar de prender manifestantes e jornalistas, cessar as perseguições e espancamentos. Estamos pedindo para que todos estes prisioneiros sejam libertados imediatamente', disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
Wikileaks
Também nesta terça-feira, o site Wikileaks revelou documentos secretos datados de 2008 que indicam que Suleiman era o nome preferido de Israel para suceder Mubarak.
Segundo os documentos, o então chefe de segurança egípcio mantinha um diálogo diário com o governo israelense sobre temas ligados ao controle de Gaza pelo grupo palestino Hamas.
A economia egípcia tem sido duramente atingida pela onda de protestos, iniciada no dia 25 de janeiro.
Na última sexta-feira, o governo afirmou que a crise vem custando cerca de US$ 310 milhões diariamente ao Egito e que a bolsa de valores do Cairo permanecerá fechada pelo menos até o final da semana.
A ONU calculou que cerca de 300 pessoas morreram desde o início dos protestos, mas a entidade de direitos humanos Human Rights Watch afirma que o serviço de Saúde controlado pelo governo do Egito vem tentando ocultar o número de mortos nos conflitos.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mano volta a escalar 'novidades'

E praticamente define time para pegar a França


Júlio César, Renato Augusto e Hernanes voltaram a ser usado entre os 11 principais no treino desta terça-feira em Paris e devem começar jogando no amistoso desta quarta
Mano volta a escalar 'novidades' e praticamente define time para pegar a França

Técnico Mano Menezes faz recomendações no Stade de France
O técnico Mano Menezes voltou a escalar os meio campistas Renato Augusto e Hernanes no time titular da seleção brasileira no treinamento desta terça-feira e praticamente definiu a equipe que enfrenta a França no amistoso desta quarta-feira, em Paris.

Além deles, o goleiro Júlio César, outra novidade que também apareceu entre os 11 principais nas atividades em solo francês, deve começar jogando amanhã.

Assim como nessa segunda, o time titular teve Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Hernanes e Renato Augusto; Robinho e Alexandre Pato.

Técnico Mano Menezes faz recomendações no Stade de France
Crédito da imagem: Reuters
Nesta terça, os jogadores brasileiros treinaram no palco do amistoso, o Stade de France. Neste mesmo estádio o Brasil perdeu a final da Copa do Mundo de 1998 ao ser derrotado pelos donos da casa por 3 a 0. Mano Menezes treinou jogadas de bola parada e em seguida organizou uma treino recreativo.

 

Polícia Federal reprova lan houses de Salvador

A constatação veio ontem, Dia Mundial da Internet Segura, quando operações policiais ocorreram em todo o país visando coibir crimes de pedofilia e pornografia infantil 


Ayeska Azevedo | Redação CORREIO
Você sabia que crianças menores de 12 anos não podem entrar em uma lan house sem os pais? E que todo mundo que usa uma lan house deve se cadastrar antes de começar a usar a internet? Não? Pois estas e outras determinações estão na Lei 11.608, que rege o funcionamento desses estabelecimentos, mas a lei, ao que tudo indica, não está sendo cumprida na maioria das lan houses de Salvador.
A constatação veio ontem, Dia Mundial da Internet Segura, quando operações policiais  ocorreram em todo o país visando coibir crimes de pedofilia e pornografia infantil. Durante a ação em Salvador, agentes da Polícia Federal visitaram seis lan houses e atestaram que em nenhuma delas os usuários foram cadastrados, o que facilita a utilização da rede de forma criminosa.
“Uma vez que o usuário é identificado, ele tem mais pudor, fica mais cuidadoso na utilização da web, pois sabe que pode ser rastreado”, afirma Ana Cláudia Spinelli, delegada da Polícia Federal. Ana Cláudia informou que os estabelecimentos não foram punidos, pois a ação foi meramente educativa.
De acordo com o superintendente da Polícia  Federal, José Maria Fonseca, a ação teve o objetivo de alertar a sociedade sobre os perigos do mundo virtual, que serve como uma porta de entrada para ações de violência, principalmente contra crianças e adolescentes.
 “A falta de cuidado dos usuários pode abrir portas para que  pessoas mal intencionadas se apoderem de dados e pratiquem várias modalidades criminosas”, observa Fonseca. 
Segundo ele, o registro dos usuários é fundamental para a segurança dos cidadãos.  “Devemos exercer maior controle, de forma que, se necessário,  a polícia atue de forma repressiva”.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Violência contra a mulher só aumenta na Bahia

O ano mal começou e os casos de violência contra a mulher já estampam os jornais baianos 

E o número de casos só parece crescer. Em janeiro, apenas a unidade de Brotas da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) registrou 660 queixas de diversas formas de violência. As denúncias aumentaram desde a criação da Lei Maria da Penha, mas esta situação pode mudar devido a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que abranda a punição para os agressores.

Em dezembro, a Sexta Turma do STJ deu novo rumo à aplicação da Lei Maria da Penha, ao entender que é cabível a suspensão condicional do processo nos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Na prática, isso significa que autores de violência doméstica poderão ter as penas substituídas por prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas. Isto impacta diretamente na aplicação da Lei Maria da Penha, fundamental para dar suporte a mulheres vítimas de violência doméstica.

A suspensão condicional do processo só é aplicada quando a pena mínima para o crime não é superior a um ano. O benefício é previsto no art. 89 da lei nº 9.099/95 (lei dos Juizados Especiais Criminais). No entanto, o art. 41 da Lei Maria da Penha proíbe a aplicação da lei 9.099 nos casos de violência doméstica contra a mulher. A decisão do STJ foi baseada num caso concreto, no qual um homem foi denunciado por tentar sufocar a companheira. Ele foi condenado a pena de três meses, substituída por prestação de serviços à comunidade.

O entendimento do STJ provocou reações de militantes de defesa dos direitos das mulheres. “Isso é um absurdo. É um retrocesso em relação a uma das legislações mais avançadas do nosso país, que é a Lei Maria da Penha. Solicitei uma audiência com a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, que irá me receberá nesta terça-feira (8/2), às 11h, para discutir a possibilidade de marcarmos uma reunião com a presidente Dilma Rousseff para questionarmos esta decisão do STJ”, afirmou a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA).

A parlamentar reclamou ainda das decisões judiciais que acabam enfraquecendo a Lei. “No ano passado, já mudaram a Lei ao determinarem que o processo só prossegue com a manutenção da queixa pela mulher. Agora mais esta decisão do STJ. A bancada de mulheres vai se pronunciar sobre o tema no Congresso e, eu pessoalmente devo fazer um pronunciamento amanhã. Não podemos aceitar que depois de tanta luta para conseguir uma punição mais dura para os agressores, aconteça este retrocesso”, acrescentou Alice.

A controvérsia que gira em torno da Lei 11.340/2006 Lei Maria da Penha ocorre com frequência entre juristas devido à novidade das normas. A titular da Deam de Brotas, Cely Carlos, lembra que outras interpretações diversas emanaram do Judiciário acerca da lei 11.340. Homens e crianças beneficiados, aplicação da lei em condomínios por se tratar de espaço comum ou a necessidade ou não de representação estão entre questões sobre as quais o Judiciário se manifestou.

Quanto à decisão recente de acatar as penas alternativas previstas na Lei nº 9.099, a delegada acredita que não deverá prevalecer. “A violência domiciliar é cruel, pois afeta toda a família. A Lei Maria da Penha é mais eficaz“, destaca Cely, observando que a certeza que não vão ser punidos com pagamento de cestas básicas é um freio aos agressores.

De Salvador,
Eliane Costa com Agências

 

Governo investiga causas de apagão no NE


O Ministério de Minas e Energia (MME) atravessa a primeira crise energética do governo Dilma Rousseff e dá sinais de morosidade por ainda não ter descoberto as causas do apagão ocorrido em sete estados do Nordeste na semana passada. O órgão apenas informou ontem que o problema ocorreu devido a uma falha técnica em um cartão de proteção na subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, em Pernambuco, onde há um entroncamento de seis circutos de transmissão. Também voltou a reiterar que as causas da pane, que deixou mais de 40 milhões de pessoas no escuro, ainda estão sendo investigadas. Entretanto, não deu um prazo para a conclusão dessas avaliações.


Causas da pane, que deixou mais de 40 milhões de pessoas no escuro, ainda estão sendo investigadas pelo MME. Foto: Gil Vicente/DP/D.A Press
Em virtude do aumento das críticas em relação à ineficiência do sistema de fornecimento de energia na região responsável pela eleição da presidente Dilma Rousseff, o MME tentou apenas se defender alegando que não houve falta de manutenção do sistema mantido pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). ´A manutenção estavarigorosamente em dia. A última foi feita em outubro de 2010, como o previsto. O que ocorreu foi um defeito no cartão de proteção do sistema`, disse categoricamente o secretário executivo do MME Márcio Zimmermann em entrevista a jornalistas.

Diário de Pernambuco

Salário mínimo esquenta 1ª semana de trabalho


Na primeira semana efetiva de trabalho do novo Congresso, o aumento do salário mínimo deverá esquentar as discussões, sobretudo na Câmara. Ainda nesta terça-feira (8), o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, encontra-se com líderes partidários da Casa para tentar segurar tentativas de aumentar o valor para além dos R$ 545 defendidos pelo governo.
Mesmo com ampla maioria na Câmara e Senado, o governo teme que os parlamentares cedam à pressão de centrais ou ao apelo dos eleitores para elevar o valor. Há espaço para isso: a medida provisória que fixa o reajuste só vence em março. Até lá, o governo vai ter que manobrar a base para não perder essa disputa. A oposição, por exemplo, insiste em R$ 600.
Uma das estratégias é apresentar ainda nesta semana um projeto de lei que formalizaria a regra praticada pelo governo, acertada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais em 2007.
A ideia é reforçar o argumento de que essa regra, agora menosprezada pelas centrais, foi o que garantiu o aumento real nos últimos anos. Com o foco na regra de médio prazo, o objetivo é tirar a polêmica sobre o valor deste ano.
Canal Rio claro Notícias

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aposentado que trabalha pode recuperar contribuição extra

No país, 3,5 milhões de beneficiários estão no mercado de trabalho e recolhem para o INSS. Justiça aceita revisão do cálculo

Já foi o tempo em que o trabalhador se afastava da atividade profissional após a aposentadoria. Cada vez mais, por necessidade, os segurados do INSS permanecem ou retornam ao mercado de trabalho depois da concessão da aposentadoria conquistada com décadas e décadas de esforço.

A aposentadoria, porém, não livra o trabalhador das contribuições mensais ao INSS, que continuam sendo descontadas do contracheque sem nenhuma utilidade para melhorar o valor do benefício.

De acordo com a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), cerca de 3,5 milhões de aposentados continuam trabalhando. Por ano, segundo estimativa da entidade,  mais 175 mil aposentados passam a recolher para a Previdência Social.

"Essas contribuições extras não alteram o valor do benefício. Apenas na Justiça o aposentado pode conseguir uma revisão no cálculo", diz o escritor e advogado Wladimir Novaes Martinez, especialista em direito previdenciário.

O governo federal estuda uma regra para compensar os segurados que continuam contribuindo após a aposentadoria. Atualmente, a contrapartida se limita a reabilitação profissional, quando necessária, e ao salário maternidade, que também é pago em caso de adoção.

Devolução só do valor pago pelo empregado pode voltar
 

Cada vez é mais comum na Justiça as ações de aposentados que pedem a inclusão das contribuições extras no cálculo do benefício.  Há decisões em favor dos aposentados sem que seja necessário a devolução do valor já recebido. E há decisões que exigem a restituição, neste caso em parcelas que são debitadas do novo valor. Até o final deste ano a Justiça deve firmar um entendimento unificado sobre a questão.

No início do mês, o  Instituto Brasileiro de Estudos Previdenciários (Ibep) promoveu um curso sobre o tema  elaborado pelo professor Wladimir Novaes Martinez. Segundo o especialista, com o fortalecimento da tese de recomposição do valor benefício de quem continuou trabalhando, o governo federal terá que achar uma solução para o problema.

Entre as alternativas estão a volta do pecúlio, que é a devolução, corrigida, do valor pago pelo segurado.  "Essa é a opção mais fácil porque até 1994 essa regra era aplicada pelo INSS", diz.
Outras opções são a revisão  após um período pré-determinado ou a revisão administrativa quando solicitada pelo segurado.  

Diário de São Paulo

Beira-Mar deixa presídio de Catanduvas

  
Diário de São Paulo
O traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar (foto), foi transferido na noite de sábado do presídio federal de Catanduvas, no Paraná, para a penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Sob forte esquema de segurança, o principal traficante do país foi levado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Mesmo preso há dez anos, Beira-Mar ainda controla o Comando Vermelho e seria o responsável pelos ataques criminosos no Rio em novembro. Ele cumpre pena de 120 anos  por tráfico internacional de drogas e armas, homicídio,  entre outros crimes.

Brasil deverá dar um salto de qualidade na internet

Para os próximos anos, queda de preço na conexão de internet

Uma internet rápida, capaz de baixar um programa de 100 MB em apenas um minuto, que não tem problemas de conexão,  é acessível em qualquer lugar e  custa pouco. Parece uma ideia distante dos dias de hoje, mas é o que deve acontecer nos próximos anos. Pelo menos na visão do governo e das operadoras de banda larga.

Em países como Japão e Coreia do Sul, que investem pesado em internet, os dados acima já se tornaram uma realidade. A Coreia, por exemplo, já tem hoje o melhor serviço de internet rápida do mundo e pretende oferecer em 2013 conexões com velocidade de download e upload de 1 GB por segundo nas principais cidades do país.

No Brasil, como o DIÁRIO apontou ontem, o serviço ainda é caro e a velocidade entregue está longe da ideal. Segundo o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, para melhorar a qualidade é preciso investir. "Para se ter velocidades maiores a preços menores as operadoras precisam investir em redes baseadas em fibra óptica. Você não vai ter uma internet de banda larga barata se não houver investimentos pesados em rede", diz.

Contrapartida/ Porém, o consultor cobra uma contrapartida do governo. "As empresas estão investindo, mas existe um empecilho muito forte que é a proibição delas poderem oferecer TV a cabo. Se isso for possível, as operadoras poderão retirar uma receita maior e viabilizar os investimentos. Enquanto o Congresso não aprovar o projeto de lei teremos um freio neste processo", afirma Tude.

Na última semana, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou em entrevista ao portal iG que nos próximos quatro anos ocorrerá uma revolução no país impulsionada pela expansão da banda larga. A intenção do governo é que até 2014 até 80% da população tenha acesso a internet de velocidade. Atualmente são 34%.

Para advogada do Instituto  de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti, a melhora do serviço só será efetiva quando as regras de entrega da velocidade contratada forem claras e respeitadas pelas empresas
.

 Diário de São Paulo

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Chacina na BAHIA com sete vítimas

Vítimas da chacina de Crisópolis são enterrados neste domingo (6)

 

Redação CORREIO

Os sete trabalhadores rurais mortos na madrugada deste sábado, em Crisópolis, a 215 km de Salvador, foram enterrados na manhã deste domingo (6). Quatro trabalhadores foram sepultados no cemitério da cidade e três foram sepultados no povoado de Cacimba, próximo ao município onde ocorreram as mortes.

As vítimas foram identificadas por policiais que realizam as investigações sobre a autoria dos homicídios: José do Monte, 66 anos, José Nilton de Souza, 32, Jorge Batista do Monte, 42, Abelardo de Jesus Xavier, 41, Sivaldo Neves do Monte, 39, Evanildo Dantas dos Santos, 20 e o menor Ailton Moraes da Silva, 16.

Cerca de 30 agentes foram deslocados de Salvador para auxiliar na investigação da chacina. Equipes da Delegacia de Homicídios e da Superintendência de Inteligência, em Salvador, foram enviadas ao local. Também foram enviadas duas equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a remoção dos corpos.

A Delegacia de Homicídios de Salvador é responsável pela investigação e testemunhas foram ouvidas. Já há nomes dos suspeitos pelos assassinatos, mas não podem ser divulgados até a elucidação do caso.

Consideradas obesas, professoras se sentem alvo de preconceito

Temporárias na rede estadual, professoras não foram efetivadas. Laudo médico apontou que elas seriam ‘inaptas’ para a função.

Professoras temporárias que já dão aula há mais de um ano, no mínimo, na rede pública estadual de São Paulo desconfiam que estão sendo alvo de preconceito. Para serem efetivadas, prestaram concurso público. Elas foram aprovadas nos exames e seus nomes chegaram a ser publicados no Diário Oficial.
No entanto, não tomaram posse como professoras efetivadas. No laudo médico delas consta que seriam “inaptas” para a função. O motivo apontado para a inaptidão só foi descoberto depois de muita insistência por parte das professoras. “Obesidade” é a palavra que consta dos laudos.
Fabiana Azevedo e Ana Paula Negrão tavares são professoras de português. Lídia de Souza, de matemática. As três já dão aula em escolas da rede pública do estado de São Paulo. Fabiana há um ano, Lídia há três anos e Ana Paula há mais de dez anos. Mas o contrato delas é temporário.

Fabiana, Lídia e Ana Paula fizeram um primeiro exame e foram aprovadas. Fizeram um curso preparatório, um segundo exame e foram aprovadas. Chegaram a ter os nomes publicados no Diário Oficial, mas no momento de tomar posse como professoras efetivadas do estado foram impedidas.

“Fui informada de que no laudo médico eu saí como não apta para exercer a função de professora”, disse Ana Paula.
A mesma informação aparece no laudo médico das outras duas professoras, e na cabeça delas surgiu a mesma pergunta: “Inapta para o cargo, que já exercem, por quê?”
“Não deram justificativa nenhuma”, revela Lídia. “Nesse laudo, não vem nenhuma justificativa”, afirma Fabiana. Mas as professoras têm a mesma desconfiança. “Durante a consulta com o endocrinologista, ele me disse que obesidade era um fator, sim, de reprovação em concurso público”, lembra Fabiana.
Com Lídia, primeiro foi o clínico geral que comentou: “Obesidade reprova”. Ela foi encaminhada para um endocrinologista. “Ele falou de novo para mim: ‘Obesidade é fator de reprovação nesse concurso público’”, lembra.
A reportagem do Fantástico foi ouvir a Secretaria de Gestão Pública, sobre se obesidade é considerado um fator de inaptidão para exercer o cargo. “A obesidade não. Só a obesidade não é motivo de não aptidão. Obesidade não pode ser o motivo, porque não é uma questão de aparência. Quem tem problema de vista usa óculos. Não tem sentido isso, não faz sentido”, comentou a perita Bartira Granata.
As professoras procuraram o Departamento de Perícia Médica para saber o motivo. No momento em que a professora foi buscar o laudo, o resultado, ela tinha direito de saber por que ela não havia sido. “O estado assegura: ela tem esse direito, ela pode ter acesso ao prontuário”, afirma a perita.
Mas não foi isso que aconteceu. E os protocolos provam. Lidia, por exemplo, foi agendada para ver seu prontuário só daqui a dois meses. “Foi uma falha de comunicação. Pode ate ser uma falha dos atendentes, da parte burocrática. Mas ela tem esse direito”, apontou a perita.
A reportagem do Fantástico questionou a perita se ao chegar no local com essas pessoas elas teriam acesso aos laudos médicas. A perita foi categórica: “Tem que ter. Obrigatoriamente, elas têm que ter acesso ao prontuário”.
A reportagem acompanhou as professoras em uma nova tentativa de conseguir ver os seus prontuários médicos. “Agenda? Mas eu não posso ver hoje? Eu tenho o direito de ver na hora.”
Fantástico: “Por que elas não podem ver agora?”
Funcionário: “Há um rito a ser seguido aqui”.

Depois de um certo tempo, a entrada das professoras é autorizada. Enquanto elas são atendidas, o diretor técnico Valter Haddad aparece e tenta impedir que a reportagem do Fantástico mostre os documentos.
“Que tipo de documento está sendo filmado?”, perguntou.
R - “A ficha de ingresso.”
Diretor técnico - “Mas pode ser mostrado?”
R - “Eu permiti.”
Diretor técnico - “Tudo bem, eu não estou negando a você a informação, de forma alguma.”

Mas o diretor técnico estava indo contra o que a Secretaria de Gestão tinha afirmado: “Para ela ter acesso ao prontuário, é só chegar ao departamento e pedir um acesso ao prontuário”.
Diretor técnico - “Tem o direito de saber o motivo.”
Fantástico - “Na hora?”
Diretor técnico - “Não na hora. Ela tem que fazer a solicitação, que adquira uma cópia e faça sua defesa.”

Quando Fabiana tenta tirar uma dúvida do que está escrito no prontuário dela, ele tira o documento da mesa sem explicar.
Fantástico - “Qual o motivo que ela foi considerada inapta?”
Diretor técnico - “Ela vai falar com o advogado dela e saber as motivações.”

Enquanto isso, a outra professora, Lídia, já tinha conseguido olhar o parecer médico que a reprovou no concurso e nos mostra. Em cima do carimbo do médico está escrito “obesidade”.
Diretor técnico - “Não é discriminação.”
Fantástico - “É o que?”
Diretor técnico - “Ela está sendo considerada uma pessoa doente.”

“Não vejo que obesidade seja obstáculo a ocupar um cargo publico, a menos que fosse para alguma atividade que exigisse um desempenho maior, como educação física”, afirmou o jurista Ives Gandra Martins.
A Secretaria de Gestão Pública informou que a anotação sobre obesidade não é decisão definitiva. É só uma parte do processo de perícia.
Do lado de fora do Departamento de Perícias, Fabiana conta o que conseguiu ler antes do diretor retirar o seu prontuário da mesa: “No meu laudo, estava escrito inapta e ao lado estava escrito um ‘CID. E66’”.
CID é o Código Internacional de Doenças. E66 significa obesidade, que pode ser mórbida ou não. “Eu me formei na USP em 2008. Eu sempre morei na periferia, estudei em escola pública do estado, fiz curso de supletivo no ensino médio, foi uma batalha de vida para eu me formar, com esse sonho de ser professora e tentar ajudar as pessoas que, como eu, moram na periferia e estudam em escola pública, mas eu fui retida por ser obesa”, comentou Fabiana.
G1

Ministro da Saúde alerta para risco de epidemia de dengue no país

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante caminhada contra a dengue no Rio neste domingo, afirmou que há um risco real de epidemia da doença no país e que é preciso se antecipar ao surto.

"Temos um resultado positivo em 2011, com redução de 56% nas notificações de dengue no Brasil, mas isso não significa que reduzimos o risco real de epidemia", disse Padilha.

A campanha de mobilização reuniu no Rio associações de catadores e de reciclagem, líderes comunitários e profissionais de limpeza urbana. Segundo o ministro, a ação está percorrendo 16 Estados que apresentam alto risco de dengue.

Durante o evento, Alexandre Padilha ressaltou a importância da participação da sociedade, já que o mosquito transmissor "tem se adaptado ao dia a dia da população". 
Agência de Notícias