Os ministros interino da Educação, Luiz Claudio Costa (esq.) e da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista sobre abertura de novas faculdades de medicina (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)
Filipe Matoso
Do G1, em Brasília
Do G1, em Brasília
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (2) que os municípios de Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim, no interior da Bahia, e outros 18 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram pré-selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares através do programa Mais Médicos do governo federal.
Segundo o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, o edital lançado nesta quinta prevê a abertura de 1.887 vagas para cursos de medicina. Entre 11 de maio e 26 de junho, técnicos do MEC visitarão as 22 cidades pré-selecionadas para verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o “mínimo necessário” para que as atividades práticas do curso sejam exercidas.
"O governo, através de estudos técnicos e avaliando a necessidade a partir de critérios objetivo, identificou as cidades e regiões do país que precisam do curso de medicina e que têm condições técnicas", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista ao portal G1.