segunda-feira, 17 de julho de 2017

LEIA AGORA: Justiça autoriza madrasta de Isabella Nardoni a ir para regime semiaberto

Anna Carolina Jatobá está presa em Tremembé (SP) desde 2008, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni. A partir de agosto, ela poderá deixar a prisão todos os dias para trabalhar, retornando para dormir no local.

Justiça concedeu nesta segunda-feira (17) progressão de regime à detenta Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni. Com a decisão, a presa vai cumprir a pena no semiaberto e terá direito de deixar a penitenciária cinco vezes ao ano para as saídas temporárias. Anna Carolina está presa em Tremembé (SP) desde 2008.

Além disso, no regime mais brando, ela poderá deixar a prisão diariamente para trabalhar, desde que retorne todas as noites para dormir no local.

A progressão foi concedida pela juíza Sueli Zeraik, da 1º Vara de Execuções Criminais (VEC) de Taubaté. A decisão será encaminhada para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ainda nesta segunda.

Após a notificação, a presa deve ser transferida para a ala que abriga presas do semiaberto, onde está Suzane von Richtofen, condenada pela morte dos pais.

A expectativa é que Anna Carolina deixe a prisão pela primeira vez em agosto, na saída temporária de Dia dos Pais.

O advogado da presa, Roberto Podval, foi procurado para comentar o assunto, no escritório de advocacia e no celular, mas não atendeu as ligações até a última atualização desta reportagem.

Pedido

A progressão da detenta do regime fechado para o semiaberto foi um pedido da defesa de Jatobá, feito em abril deste ano. Nele, a defesa de presa afirmava que ela já tinha direito ao benefício por ter cumprido o tempo mínimo exigido para mudar de regime e bom comportamento prisional.

No último mês, após receber o resultado de um exame criminológico e favorável à progressão da detenta e documentos com detalhes de rotina dela em que constavam elogios dos diretores e funcionários da penitenciária, o Ministério Público foi favorável a concessão do semiaberto à Anna Carolina e encaminhou o processo para a decisão da juíza.

"Vale dizer que a gravidade do crime e suas consequências, por mais nefastas e repugnantes que sejam, não podem prevalecer", diz trecho do parecer do promotor Luiz Marcelo Negrini.


Na decisão, a juíza destacou que a mudança de regime é mum mecanismo facilitador para ressocialização da presa. "Embora se trate de regime prisional mais brando, ainda é bastante vigiado e possibilita a observação de evolução da detenta e seu retorno gradativo à sociedade", diz trecho do documento.


Leia a notícia em: g1.globo.com

10 hábitos que precisam ser mudados para ganhar mais tempo de vida

Saulo Miguez (saulo.miguez@redebahia.com.br)


O número de brasileiros portadores de doenças crônicas cresceu na última década. De acordo com o Ministério da Saúde, houve um aumento de 61,8% de casos de diabetes e de  14,2% de hipertensão. Além disso, mais da metade da população está acima do peso e 18,9% dos brasileiros estão obesos.
Esses problemas estão associados, principalmente, a maus hábitos alimentares e de vida. A pesquisa, divulgada em abril deste ano pelo sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), ouviu 53.210 pessoas com mais de 18 anos nas capitais do país. De acordo com o endocrinologista Fábio Trujilho, a obesidade e o sedentarismo são os principais responsáveis pelo o significativo aumento do número de diabéticos no Brasil. 
O CORREIO ouviu especialistas de diferentes áreas e listou 10 alimentos e costumes do dia a dia que aumentam o risco à saúde, e como fazer para evitar esses problemas e ter uma vida mais longa.
Os males x Os antídotos
Açúcar  branco
Sofre adição de produtos químicos para atingir a coloração branca e neste processo perde vitaminas e sais minerais. Tem valor calórico entre 5 e 10 vezes maior que a maioria das frutas. Seu consumo em excesso pode causar obesidade e diabetes. 
Antídoto: Segundo a nutricionista Graziela Brandão, o ideal é reduzir ao máximo as doses de açúcar, ou utilizar tipos com índices glicêmicos menores, como o de coco. Os diabéticos devem evitá-lo.
Sal refinado
O refino retira a maioria dos minerais, à exceção de sódio e cloreto. O consumo excessivo pode levar à hipertensão, doenças cardiovasculares, renais e câncer .
Antídoto: Graziela recomenda tirar o saleiro da mesa na hora das refeições. Além disso, as pessoas devem ficar atentas ao consumo de molhos prontos, comidas congeladas e temperos industrializados pois usam o sódio em excesso. O consumo adquado de sla é de apenas 5g/dia. 
Grãos processados  (arroz branco e outros)
Têm menos fibras que grãos  integrais. Possuem alto índice glicêmico e por isso aumentam o risco de diabetes, câncer de intestino e de acúmulo de gordura abdominal. 
Antídoto: A receita é seguir a recomendação do jornalista americano Michael Pollan:  “Não coma nada que sua avó não reconheça como alimento”.  A nutricionista recomenda o uso de farinha de trigo integral e ingredientes menos processados, como farelos e flocos, em substituição às farinhas processadas.
Refrigerante
Produto ultraprocessado, repleto de aditivos e açúcar pode provocar câncer, diabetes, 
obesidade, dentre outras doenças 
(Foto: reprodução/instagram)
Antídoto: A nutricionista recomenda a substituição da bebida por água de coco, água aromatizada com frutas, sucos naturais sem açúcar e até mesmo água com gás mas com baixo teor de sódio.
Tabaco
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tabaco é responsável por 6 milhões de mortes em todo o mundo. Ele é fator de risco para cerca de 50 doenças. O endocrinologista Fábio Trujilho explica que o cigarro está intimamente ligado ao diabetes. “Ainda não se sabe ao certo como se dá essa associação, mas ela existe”, disse.
Antídoto: O cardiologista Luiz Ritt orienta às pessoas que ainda fumam a procurarem ajuda especializada para se livrarem do vício. “É importante esse tipo de ajuda para que as pessoas parem e não retornem", justifica.
Álcool
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o consumo excessivo de álcool pode  causar dependência química e problemas como cirrose, pancreatite e câncer, além de doenças cardíacas. Além disso, al alterar estados mentais, o consumo desta droga legalizada está associado a mortes no trânsito e a demais comportamentos de riscos, a exemplo da prática de  sexo  sem camisinha. 
Antídoto: Da mesma forma que o tabaco, a recomendação é uma só: parar. A orientação vale para as pessoas que sofrem de problemas mais graves ou são dependentes. Para as demais, é melhor evitar ou restringir ao máximo o consumo. 
Beber pouca água
A ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia evita problemas renais. O dentista Mateus Dias conta, ainda,  que beber pouca água pode aumentar o risco de aparecimento de cáries e provocar mau hálito, uma vez que a salivação fica comprometida. 
Antídoto: Aplicativos disponíveis para smartphones lembram de que está na hora de hidratar o corpo. Eles podem ser baixados gratuitamente.
Estresse
De acordo com o cardiologista Luiz Ritt, o estresse funciona como gatilho para casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou  infartos.  “Nas pessoas que têm fatores de risco, uma situação estressante pode levar a um aumento de pressão e desencadear um infarto”, diz. O estresse libera cortisol no organismo,  o que eleva o risco de diabetes.  De acordo com a psicóloga Luciana Ventin, as pessoas devem estar atentas ainda à síndrome de Burnout, que é o esgotamento profissional decorrente de estresse prolongado no trabalho. A síndrome pode levar à depressão e ao suicídio.
Antídoto: A psicóloga recomenda que as pessoas dediquem à saúde mental a mesma atenção aplicada à saúde do corpo. “Do mesmo jeito que fazem exames médicos de rotina, devem fazer exames psicológicos”. Aconselha, ainda, atenção às reações do organismo em situações tensas para procurar ajuda especializada. 
Sedentarismo
Quarto fator de risco de morte no mundo, de acordo com a OMS, o sedentarismo contribui para a disseminação de diabetes, obesidade e infarto. Segundo o educador físico Guilherme Valero, pessoas sedentárias sofrem perda de massa muscular, dores articulares e baixa autoestima.  
Antídoto: Valero recomenda que as pessoas façam da atividade física um momento de prazer. Para isso, é necessário encontrar o esporte que mais a agrada. “Eu sempre falo que o exercício mais completo é o que dá mais prazer". 
Glúten
Dieta sem glúten é recomendada para pessoas que sofrem de doença celíaca, enfermidade autoimune que gera danos à mucosa intestinal. A nutricionista Graziela Brandão explica que quem sofre deste mal não pode sequer compartilhar talheres usados para cortar pães.
Antídoto: A alternativa para quem quer fugir do glúten é o consumo de pães feitos de raízes ou a substituição dos  pães por  tapioca ou por raízes cozidas

Mais Médicos: Bahia deve receber mais 200 médicos em agosto

Amanda Palma (amanda.palma@redebahia.com.br)
mais-medicos
A tendência é que os médicos cubanos sejam substituídos por médicos brasileiros, conforme previsto na estrutura do Programa Mais Médicos. Em 2015, já houve uma maior adesão de médicos brasileiros. Segundo o coordenador do programa na Bahia, Ângelo Castro Lima, os médicos chegaram ao estado em grupos, e os contratos estão sendo encerrados gradativamente. 
Apenas os cubanos que se casaram tiveram direito a ter o contrato prorrogado por mais três anos. Na Bahia, foram 80 casos desse tipo. “Como chegaram em ciclos e o contrato é de três anos, o governo brasileiro, junto com o governo de Cuba, estabeleceu que os únicos que podiam permanecer seriam os que fizeram matrimônio”, afirma Ângelo.
Em média, a Bahia teve 1.070 médicos cubanos, mas atualmente conta com 818 devido ao período de substituição dos profissionais, com o encerramento dos contratos. “Geralmente o Ministério da Saúde tem de um a dois meses para fazer a substituição. Nos preparamos para receber de 150 a 200 médicos no mês de agosto”, explica.

'Ninguém se sente feliz dando imunidade a criminoso', diz Janot sobre Joesley

por Julia Affonso e Fausto Macedo | Estadão Conteúdo
'Ninguém se sente feliz dando imunidade a criminoso', diz Janot sobre Joesley
Foto: Lula Marques / Agência PT

O procurador-geral da República Rodrigo Janot disse nesta segunda-feira (17) que "ninguém se sente feliz concedendo imunidade a criminoso. 

Ninguém gosta disso". Nos Estados Unidos, onde participou de evento no Woodrow Wilson Center, no qual falou sobre o uso dos acordos de colaboração premiada na promoção de Justiça e do Estado de Direito no Brasil, Janot revelou os motivos que o levaram a aliviar plenamente a situação do empresário Joesley Batista, da JBS, que delatou o presidente Michel Temer como suposto beneficiário de propinas do grupo. 

O procurador contou que recebeu a denúncia de Joesley, atualmente residindo em Nova York com a família. O empresário, segundo Janot, exigiu imunidade total em troca da munição de que dispunha contra o presidente. "Sopesei o interesse público", afirma Janot. "A grande polêmica que se tem hoje no Brasil é a concessão de imunidades a pessoas ricas, que moram aqui em Nova York, não moram no Brasil já há algum tempo", disse Janot. "Essas pessoas (Joesley e outros executivos da JBS) procuraram agentes do Ministério Público para oferecer a possibilidade de um acordo penal. 

E envolviam altas, altíssimas autoridades da República." Segundo o procurador, sua primeira reação foi achar que não era verdade. "Não acredito que isso esteja acontecendo, não pode acontecer, depois de três anos e meio da Lava Jato, com esses números (de prisões e condenações), é inacreditável que a prática continue aberta", reagiu inicialmente o procurador.