quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Brasil é líder em mortes por insuficiência cardíaca

Cansaço constante e inchaço nas pernas. Duas manifestações do corpo que podem indicar uma doença grave

por Rayllanna Lima - Tribuna da Bahia


Cansaço constante e inchaço nas pernas. Duas manifestações do corpo que podem indicar uma doença grave. Com 100 mil casos a cada ano, sendo que 12,5% dos internados vão a óbito, o Brasil já é líder mundial em mortes por insuficiência cardíaca. Entre as doenças cardiovasculares, a insuficiência respiratória – condição na qual o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo – é a terceira que mais mata.
De acordo com o cardiologista baiano, Jadelson Andrade, são considerados normais os batimentos cardíacos de 60 a 100 por minuto. “O coração é como uma bomba, com contração feita pela musculação. Ele fica vazio, incha e contrai. A insuficiência respiratória é uma deficiência da contração. É a incapacidade do coração de impulsionar o sangue para os músculos”, destacou.
Sem ser impulsionado, o sangue acaba voltando para o pulmão, resultando na falta de ar. Algo que pode ser comparado ao que acontece no trânsito: se há uma barreira na frente, consequentemente aumentará o trânsito para quem vem atrás, causando congestionamento. No pulmão, esse congestionamento é chamado de edema pulmonar: um acúmulo de fluido nos pulmões que leva a dificuldades nas trocas gasosas e, é claro, a insuficiência respiratória.

Polícia Federal destrói mais de 4,4 mil pés de maconha na Bahia

Plantação de maconha foi destruída (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A Polícia Federal de Juazeiro destruiu mais de 4,4 mil pés de maconha e 6,2 mil mudas da planta durante uma operação nos municípios de Curaçá, Campo Formoso e Casa Nova, no norte da Bahia. A ação é a terceira fase da Operação Expurgo, realizada desde início do mês de setembro e que também já apreendeu 11,5 toneladas de maconha colhida e pronta para o consumo.

Entre os dias 03 e 09 de setembro, foram identificadas dez roças de maconha nesses municípios. Na ocasião, a polícia encontrou ainda cerca de 100 kg de sementes. Até agora, a Operação Expurgo fez a maior apreensão da história da Polícia Federal no estado.

A Operação Expurgo III contou ainda com a participação e o apoio da Coordenação de Aviação Operacional (Caop), das Polícias Militares da Bahia e de Pernambuco, do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Petrolina e da Secretaria de Meio Ambiente de Sento Sé.


Uma pessoa, responsável por um dos plantios ilegais, já foi presa em flagrante e está sujeita a pena de reclusão de 5 a 15 anos, além de multa.

* Colaborou Mariana Sales, integrante da 9ª turma do Programa CORREIO de Futuro

Celulares da Bahia terão nove dígito em outubro

Todas as linhas habilitadas serão modificadas - Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE 13.5.2015Todas as linhas habilitadas serão modificadas
A partir de 11 de outubro, os números de telefones celulares da Bahia (71, 73, 74, 75 e 77), de Sergipe (79) e de Minas Gerais (31, 32, 33, 34, 35, 37 e 38) vão passar a ter nove dígitos, com um acréscimo do 9 na frente do número atual. A alteração será necessária tanto para fazer ligações quanto para enviar SMS (torpedos).

A mudança, já realizada em outros estados brasileiros, atende à resolução nº 553 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa aumentar o número de combinações e de linhas telefônicas. As principais operadoras que operam no estado já estão se comunicando com os clientes para alertar sobre o acréscimo do dígito.

De acordo com a resolução da Anatel, até o dia 20 de outubro, as chamadas feitas com oito dígitos ainda serão completadas normalmente pelas operadoras, ou seja, os usuário terão um prazo de 10 dias para se adaptem à alteração. Já a partir do dia 21, as chamadas não serão mais completadas e uma gravação fará o aviso sobre a mudança.

Aplicativos

Na AppStore ou no Google Play é possível baixar aplicativos gratuitos que auxiliam nessa atualização. Alguns, inclusive, foram desenvolvidos pelas próprias companhias telefônicas. Essas ferramentas estão disponíveis para usuários de todas as operadoras.

RS - Garçom é assassinado pela ex-namorada na porta do trabalho

Um garçom de 39 anos foi assassinado na porta do restaurante em que trabalhava pela ex-namorada, que foi presa em flagrante. O caso aconteceu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na tarde da terça-feira (22). A vítima, Marcos de Andrade Borba, estava no restaurante quando foi abordado pela ex-namorada.
Marcos e Andrea foram namorados. Segundo pessoas próximas, ela não teria aceitado o fim do relacionamento
Garçom é assassinado pela ex-namorada na porta do trabalho (Fotos: Reprodução/Facebook 
Andrea Castro pediu para conversar com Marcos do lado de fora do estabelecimento. Os colegas de trabalho do garçom relataram à polícia que ouviram os disparos minutos após o ex-casal sair do restaurante. Em seguida, eles viram Andrea fugindo. Marcos foi baleado três vezes e morreu no local.

Ela foi perseguida pela PM e acabou batendo o carro. A suspeita chegou a ser socorrida, mas sofreu apenas ferimentos leves e foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre. Ela vai responder pelo crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar.
Segundo testemunhas, Andrea chamou Marcos para conversar fora do restaurante, minutos antes de atirar nele
Amigos contam que Andrea tentava reatar o relacionamento com Marcos após término
(Foto: Reprodução/Facebook)
Ao serem ouvidos pela polícia, amigos do ex-casal contaram que Andrea tentava reatar o relacionamento com Marcos após eles terminarem no meio do ano. "Essa é a pior doença da humanidade, o egoísmo. ‘Se não for meu, não será de ninguém’. E a vida se foi. Fique em paz, Marcos. 39 anos aqui por culpa de ciúme patológico", lamentou um amigo do garçom no Facebook.

Na noite anterior ao crime, Andre também escreveu um post enigmática na rede social onde dizia estar "se sentindo de coração partido, incomodada e de saco cheio".   
correio24horas

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Barreiras sedia Encontro Interterritorial de Juventude do Oeste


Com o objetivo de avaliar os impactos da política estadual de juventude na vida dos jovens baianos, o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza nesta segunda (21) e terça-feira (22), em Barreiras, o Encontro Interterritorial de Juventude do Oeste Baiano.

O evento acontece no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba ), no primeiro dia, e no Colégio Estadual Marcos Freire, no segundo dia, ambos localizados no bairro Recanto dos Pássaros. O encontro vai reunir a juventude mobilizada nos territórios de identidade Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Sertão Produtivo, Velho Chico e Bacia do Paramirim.

De acordo com o coordenador estadual de Política para Juventude da SJDHDS, Jabes Soares, os grupos de trabalho serão respaldados nos eixos do Plano Estadual de Juventude. “As discussões realizadas nos eixos temáticos são fundamentais porque apontam para a implementação de políticas públicas voltadas para o incentivo permanente à educação, formação para o trabalho, garantia de emprego e renda, estímulo à produção cultural e acesso aos bens da cultura, e outras temáticas que são importantes para a qualidade de vida da juventude baiana”, garante Soares.


Secom/bahia

PROCON-Ba realizará mutirão para renegociação de dívidas bancárias

De acordo com o Superintendente do PROCON-BA, Marcos Medrado, "o objetivo do mutirão, é auxiliar as renegociações entre os bancos e os consumidores inadimplentes"


A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON-BA, através da sua Diretoria de Atendimento e Orientação ao Consumidor, realizará, na sua sede localizada na Avenida Carlos Gomes, entre os dias 28/09/2015 a 09/10/2015 um mutirão voltado para a renegociação de Dívidas Bancárias.
De acordo com o Superintendente do PROCON-BA, Marcos Medrado, “o objetivo do mutirão, é auxiliar as renegociações entre os bancos e os consumidores inadimplentes, possibilitando a liquidação de débitos com juros menores e melhores condições de pagamento”. Para o Diretor de Atendimento e Orientação ao Consumidor, Lucas Menezes, “o mutirão representa uma boa oportunidade para o consumidor sair da inadimplência e limpar o seu nome, pois, é o momento de negociar as suas dívidas com redução dos encargos cobrados pelas instituições financeiras”.
O consumidor interessado em participar do mutirão deverá, a partir do dia 21/09/2015 (hoje) fazer o seu cadastro no site www.justicasocial.ba.gov.br, no link “Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias” e preencher o formulário com o seu nome completo, CPF, RG, o nome da instituição bancária.

Quatro golpes que estão circulando na internet - e como não cair neles

Fraudes consistem em oferecer produtos ou serviços que usuários nunca vão receber.© Foto: Fornecido por BBC Fraudes consistem em oferecer produtos ou serviços que usuários nunca vão receber.






http://www.msn.com/pt-br/noticias
As redes sociais são um dos meios preferidos dos criminosos virtuais. Basicamente, há duas razões que explicam o interesse deles em sites como Facebook, Twitter ou Instagram: o gigantesco número de usuários e o fato de essas plataformas aceitarem aplicativos de software aberto. Isso quer dizer que qualquer programador mais ou menos experiente pode escrever um código malicioso com o qual consegue enganar usuários. Os golpes normalmente consistem em oferecer produtos ou serviços que os usuários nunca vão receber.
Ao concorrer a supostos prêmios, eles acabam por abrir as portas a vírus ou malwares, compartilhando, assim, informações pessoais. Os hackers então vendem os dados ou obrigam os usuários a assinarem serviços de mensagens denominados "premium". Assim, eles recebem mensagens com música, jogos, concursos, notícias, campanhas e outros tipos de conteúdo a um custo superior ao de um SMS. Há fraudes de todos os tipos. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, listou as quatro principais abaixo.

1. Cupons de desconto

Desconfie se um dia lhe oferecerem cupons de desconto de US$ 500 (R$ 2,000) em troca de resposta a questionários. É o que aconselha a empresa de segurança de internet Kapersky Lab. Quem está por trás desses golpes normalmente usa como isca o nome de empresas conhecidas, incluindo a criação de páginas inteiramente fictícias para conferir maior veracidade às campanhas.
A estratégia costuma ser sempre a mesma: os hackers pedem que o usuário responda a um questionário, depois que o compartilhe, e, por último, solicitam seus dados pessoais para lhes enviar um suposto cupom de desconto. O benefício, entretanto, nunca chega, e o usuário acaba tendo de pagar uma fatura mais elevada de cartão de crédito no final do mês.

2. Solicitações de 'phishing'

(Thinkstock): Especialistas de segurança na internet recomendam a usuários desconfiar de mensagens sobre prêmios© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 Especialistas de segurança na internet recomendam a usuários desconfiar de mensagens sobre prêmios
"Alguém acaba de publicar uma foto sua", diz uma mensagem que aparece nas notificações do perfil do usuário nas redes sociais. Para ver a imagem em questão, o usuário clica no link, que, em seguida, o leva à página inicial do Twitter ou do Facebook.

Ali ele coloca seu nome de usuário e senha.
E ao fazer isso, um hacker obtém seus dados pessoais, porque a página de acesso às redes sociais era falsa.


3. Mensagens de voz no WhatsApp



Outro golpe comum envolve mensagens de voz no WhatsApp. Usuários recebem emails dizendo que um de seus contatos deixou uma mensagem de voz no aplicativo e um convite para acessá-la. Na verdade, trata-se de uma fraude, advertem os especialistas da Kapersky Lab. Ao cair no golpe, o usuário abre as portas para um malware que se instalará em seu equipamento.

O próprio WhatsApp adverte que se trata de um golpe.
Em sua página na internet, a empresa esclarece que não envia mensagens de texto nem emails, a não ser que o usuário tenha entrado em contato com o suporte técnico anteriormente.

4. Notificações de envio de remessa
(Thinkstock): 'Desconfie de quem lhe pedir dinheiro', recomendam especialistas© Copyright British Broadcasting Corporation 2015 'Desconfie de quem lhe pedir dinheiro', recomendam especialistas
Trata-se de um sistema similar ao da fraude dos cupons de desconto. O usuário recebe uma mensagem em nome de uma empresa de envio de remessas notificando-lhe sobre uma encomenda. Nesse caso, o arquivo em anexo provavelmente contém um código malicioso. Para não cair nesse golpe, especialistas recomendam confirmar o remetente, pois normalmente os dados são falsos e não correspondem aos da empresa de envio de remessas. Quanto ao resto, a Kapersky Lab aconselha ter cautela e desconfiar sempre de promoções e de concursos virtuais.

Dessa forma, se um dia você se deparar com uma promoção de uma marca conhecida nas redes sociais, especialistas em segurança recomendam checar se a empresa possui perfil oficial no Facebook ou no Twitter. Eles também advertem conferir o URL da página a qual está atrelada a promoção. Se o link estiver cortado ou contiver erros ortográficos, trata-se de uma fraude. A Norton, divisão de antivírus da empresa de segurança na internet Symantec, recomenda não incluir informações pessoais como e-mail ou número de telefone ao criar ou atualizar o perfil em uma rede social.

Além disso, especialistas em segurança na internet aconselham ter cuidado com e-mails sobre o suposto fechamento de contas do Facebook ou do Hotmail; sobre morte de alguma celebridade, sobre pedidos de doação, e sobre qualquer outra solicitação que requer nome de usuário e senha.

Joelma tem muito o que aprender com Zilu

 Joelma tem muito o que aprender com Zilu
Zilu faz um verdadeiro manual de como ser uma ex digna
Protagonista de um dos divórcios mais comentados dos últimos anos, Zilu Godoi deu uma aula de dignidade em sua entrevista para o portal R7. A ex-mulher de Zezé de Camargo, que foi trocada publicamente por outra mulher, e desfez um casamento de 32 anos, foi logo avisando que não quer ser a coitadinha que foi traída. Coisa que dona Joelma, do Calypso, parece que faz questão de ser.

Enquanto Zilu se mostra sincera ao assumir que a ferida cicatrizou, mas não sarou, Joelma quer provar ao mundo que foi feita de trouxa, e que merece as condolências do mundo.

Em vez de atiçar os fãs contra o ex-marido, Zilu chegou a se retirar das redes sociais ao ver que usavam seu espaço para criticar Zezé. Já Joelma tem feito questão de colocar a turba de seguidores contra Chimbinha, a ponto de o cara ter sido xingado em um show.

BA: Acidente com trator deixa dois mortos e dois feridos

Rômulo e Tâmara não resistiram ao acidente e morreram no local - Foto: Reprodução | Site Bahia Dia a DiaRômulo e Tâmara não resistiram ao acidente e morreram no local

Da Redação A Tarde
Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas em um acidente na zona rural de Eunápolis (a 651 km de Salvador), na noite deste domingo, 20. As vítimas estavam em um trator que caiu em uma ribanceira.

De acordo com o site Radar 64, o equipamento era conduzido pelo médico veterinário Rômulo Ramos, 28 anos, que perdeu o controle do trator ao passar por um mata-burro (estrutura criada na entrada de um imóvel rural para dificultar a passagem de animais).

Rômulo, que é filho do ex-deputado estadual José Ramos Neto, não resistiu aos ferimentos e morreu. A amiga do rapaz, Tâmara Borges, 34 anos, também morreu. Ela é filha do ex-vereador Everaldo Borges.

Os dois estavam acompanhados do bancário Valmir Rocha Viana, 27 anos, e da advogada Franciele Rosa Ramos, 29 anos, que ficaram feridos no acidente. Valmir e Franciele passam bem, segundo o site Radar 64.

O resgate das vítimas foi complicado, já que a ribanceira é de difícil acesso. O acidente aconteceu na fazenda da família de Rômulo, onde o grupo passou o domingo.