sábado, 19 de fevereiro de 2011

Horário de verão terminou neste domingo

Em 10 Estados e no DF

TERRA NOTÌCIAS
Dez Estados e o Distrito Federal devem mudar os relógios. Foto: Terra
Relógios devem ser atrasados em uma hora
Foto: Terra

A 37ª edição do horário brasileiro de verão, que começou no dia 17 de outubro de 2010, termina na passagem deste sábado para domingo, nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País. Ao chegar às 0h de domingo, os relógios dos 10 Estados dessas regiões e do Distrito Federal deverão ser atrasados em uma hora.
Após 126 dias de vigência, o horário de verão terminará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
De acordo com o Ministério das Minas e Energia, o horário de verão é adotado sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. Nesse período, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
Histórico
O americano Benjamin Franklin foi a primeira pessoa a propor que se adiantasse os relógios para aproveitar melhor as horas de sol, em 1784, quando ainda não havia energia elétrica. Sua ideia, porém, não foi adotada pelo governo dos Estados Unidos. O primeiro país a utilizar a medida foi a Alemanha, durante a 1º Guerra Mundial.
No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu 11 vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados em que esta mudança é adotada, e no período de duração.
Em 2008, um decreto presidencial instituiu que o horário de verão vai começar sempre à 0h do terceiro domingo de outubro e vai terminar à 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

Banco do Brasil terá 8 mil vagas


POR ALINE SALGADO
Rio - Depois de abrir oportunidades para os estados do Norte e Nordeste do País, chegou a hora de o Banco do Brasil se voltar às regiões Sudeste e Sul. O BB confirmou ontem mais uma seleção, para o início do segundo semestre deste ano. Além do Rio, deverão ser contemplados com 8 mil oportunidades Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Como tradição, o concurso terá oferta para cadastro reserva no cargo de escriturário, que exige, no mínimo, Nível Médio de formação. A função tem remuneração inicial de R$ 1.600, mais R$ 710 de ajuda para alimentação e cesta básica, além de benefícios como plano de saúde, assistência privada complementar, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
O BB assegurou que os candidatos do Rio aprovados na seleção de 2007 serão chamados em breve. A validade do concurso terminará em outubro deste ano.

Segundo a instituição, os novos funcionários vão cobrir as vagas de aposentados, devido ao alto número de pedidos de afastamento previstos para este ano e à expansão das atividades da empresa por cidades do Sudeste e Sul. A seleção terá validade de um ano, mas pode ser prorrogada por mais um. Os interessados podem iniciar os estudos com provas antigas da Fundação Carlos Chagas, banca do atual concurso do BB. 
O DIA ONLINE

Operação Guilhotina: 43 acusados já são réus


Justiça aceita denúncia do Ministério Público, que divide grupo em 4 quadrilhas


POR MARIA INEZ MAGALHÃES     O DIA ONLINE
Rio - A Justiça aceitou ontem denúncia do Ministério Público Estadual (MP) contra 43 dos 45 acusados de integrar o grupo — formado em sua maioria por policiais — investigado e preso na Operação Guilhotina, desencadeada pela Polícia Federal semana passada. Os suspeitos foram denunciados por formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, extorsão, violação de sigilo funcional e comércio ilegal de arma. Dos 45, 41 estão presos. Dois acusados não viraram réus porque seus nomes completos não foram descobertos.
O delegado Carlos Antônio Luiz Oliveira em foto tirada em 2006 
Foto: Marcelo Hollanda / Agência O Dia
A pedido do coordenador da 1ª Central de Inquéritos do MP, promotor Homero das Neves, a denúncia foi desmembrada em quatro, pois as investigações revelaram esquemas criminosos distintos. “Entre os crimes cometidos, a milícia é o pior porque domina milhares de pessoas em comunidades carentes, cobrando taxas por vários serviços”, criticou Homero.

Segundo o MP, os “denunciados, consciente e voluntariamente, em proveito próprio ou alheio, apropriaram-se e desviaram bens em razão do cargo que ocupavam”. Para o juiz em exercício da 32ª Vara Criminal, Guilherme Schilling Pollo Duarte, o desmembramento da ação, além de fundamental para a defesa dos réus, ajudará também na celeridade processual.

Entre os denunciados está o delegado Carlos Oliveira, ex-subchefe operacional de Polícia, que foi braço-direito do ex-chefe de Polícia Civil Allan Turnowski. Oliveira vai responder por formação de quadrilha, peculato (apropriação de bens por servidor público) e comércio de armas de fogo.
De acordo com as investigações, um grupo fazia parte de milícia; dois eram ligados a traficantes e praticavam o ‘espólio de guerra’ (desviavam armas, munição, drogas e objetos apreendidos em operações); e o quarto atuava na segurança de contraventores.
Segundo a Polícia Federal, um dos grupos “promoveu uma verdadeira devassa no Complexo do Alemão”, durante a ocupação da região ano passado. Os agentes chegaram a chamar o local de Serra Pelada, região do Pará famosa pela corrida ao ouro nos anos 80. Outros policiais teriam recebido propina dos traficantes Rogério Rios Mosqueira, o Roupinol, morto no ano passado, e de Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, para vazar as operações.
Juiz: ‘Regime de terror em comunidades’

Para o juiz Guilherme Schilling , a investigação revela que “alguns dos indiciados exercem efetivo comando de organização criminosa, impondo verdadeiro regime de terror em determinadas comunidades carentes”. É uma referência do magistrado à milícia da Favela Roquete Pinto, em Ramos. Do grupo, formado por 20 pessoas, faria parte o delegado Carlos Oliveira.

Segundo a denúncia, não existia hierarquia entre a chefia da milícia, exercida por três policiais, e os que atuavam no segundo escalão do bando. Oliveira seria responsável por “facilitar suas atividades controlando as autoridades das delegacias nas quais os milicianos exerciam suas funções”.
Alguns integrantes tinham a missão de arrecadar bens e armas, enquanto outros patrulhavam a favela. No grupo, também havia os encarregados de atacar quem se opusesse à milícia. Controle do transporte alternativo, ‘gatonet’ e distribuição de gás e água eram outras funções.
Beltrame pronto para depor

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, se prontificou a prestar depoimento na Polícia Federal sobre o telefonema que deu ao delegado Allan Turnowski. Segundo o ex-chefe da Polícia Civil, a ligação comprovaria que ele não vazou informações sobre uma operação da PF ao inspetor Christiano Gaspar Fernandes, um dos presos na Guilhotina denunciados pelo MP

“Se tiver que ser ouvido, serei. Falarei à autoridade que quiser, à instituição que quiser, sem problema nenhum, isso faz parte do processo. Não vejo problema nenhum em falar. A Polícia Federal é uma parceira nossa não só nessa questão”, afirmou o secretário.

Sobre o indiciamento de Turnowski por violar o sigilo funcional, Beltrame foi cauteloso: “É temerário tecer juízo de valor. Isso não tem que se comentar”.

O inquérito que indiciou o delegado já foi encaminhado para análise do Ministério Público.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

XIQUEBRASIL Agradecimento

A direção do blog Xique Brasil dar boas vindas ao nosso mais novo seguidor AMAZIO ( Lolita).
Obrigado por acreditar em nosso trabalho.


Luana Piovani faz barraco

Ao encontrar Dado Dolabella em bar 

Quem achou que os problemas entre Luana Piovanni e Dado Dolabela já haviam ficado no passado estava muito enganado. Na noite desta quinta-feira, a atriz protagonizou um verdadeiro barraco em um restaurante no Rio de Janeiro. O motivo? O ex-namorado estava no local.

De acordo com a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, Luana teria chegado ao estabelecimento acompanhada de um casal e dado de cara com o ator, que estava com um turma de 30 amigos, entre eles Maria Gadú. Ao avistá-lo, a loira teria começado a gritar para os seguranças o retirarem do local.  "Segurança, tira esse cara daqui, tira ele daqui! Gente, tira ele daquiiiiiii!". teria dito Luana. Ao perceber que seu pedido não ia ser atendido, a atriz teria deixado o local, visivelmente alterada.

Apesar de parecer um tanto quanto absurda, a reação de Luana está apoiada pela lei. Como Dado foi condenado a 2 anos e 9 meses de prisão por agredir a atriz e a camareira Esmeralda de Souza em 2008, e uma das regras que ele tem que curprir é manter uma distância de no mínimo 250 metros da ex, o rapaz deveria ter deixado o estabelecimento.

De acordo com a lei, mesmo se Luana chegar depois a um local, o ator deve se retirar, já que ela é a vítima.
Divirta-se noticias

'BBB 11': Anjo da semana

Paula desiste de imunizar Adriana

                                   Foto: TV Globo/Frederico Lázaro/Divulgação
Paula foi até o quarto do líder conversar com Maria. "Pensei bem e percebi que te prejudicaria se imunizasse a Adriana. Além disso, somos muito mais próximas", justificou Paula. Maria respirou aliviada e contou que passou boa parte da tarde pensando em uma segunda opção de voto para o Paredão. "Tentei me aproximar dela hoje, mas a Adriana não entendeu até agora sobre a prova dos porquinhos e não fala comigo", desabafou Maria. Paula falou que ainda não sabe quem será o contemplado com a imunidade. "Se vermos quem está mais na berlinda, é o Wesley, mas não quero influenciar sua decisão", sugeriu a atriz.
Paula disse saber que precisa pensar bem em sua decisão, porque sabe que Adriana poderá tentar eliminar alguém que ela gosta dentro do reality show.
Fonte: Terra

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

WikiLeaks Estados Unidos criticam racismo no Brasil

A reputação internacional do Brasil de país tolerante na questão racial é manchada pela discriminação contra negros, na opinião de diplomatas americanos que revelam, em telegramas passados ao GLOBO pelo WikiLeaks, a preocupação dos Estados Unidos com o racismo brasileiro.

Um pacote de 25 telegramas da embaixada dos EUA em Brasília e do consulado em São Paulo, de 2004 a 2009, mostra que os americanos creem que os brasileiros não dão a devida atenção ao assunto. "Muitos alegam que o racismo não existe, apesar das evidências esmagadoras do contrário", diz um telegrama.

"A discriminação contra afro-brasileiros mancha a reputação internacional do Brasil de país tolerante e lar acolhedor para centenas de grupos indígenas e imigrantes de todos os cantos do mundo", afirma outro.

Os americanos questionam a vontade dos brasileiros de tomar atitudes em relação à discriminação, afirmando que os setores público e privado têm obrigação de dar passos sérios para acabar com as dificuldades sociais e econômicas pelas quais os negros passam.

"A verdadeira questão é se os brasileiros, como um todo, estão prontos para reconhecer o problema e estão dispostos a agir", diz outro telegrama.

Os americanos também afirmam que 50% dos brasileiros seriam considerados negros nos EUA. Outro telegrama lembra a declaração polêmica da ex-ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial do governo federal, que, em 2007, disse que "não é racismo quando um negro se insurge contra um branco".

Para um diplomata dos EUA, a declaração ajudou a chamar a atenção para o assunto. A implantação das cotas raciais nas universidades públicas também foi acompanhada pelos diplomatas, que ouviram diversos setores da sociedade e concluíram que a "questão é controversa".
 
(Marcelle Ribeiro, de O Globo)

Ex BBB Ariadna será capa de uma edição especial da Playboy

A ex-participante do “Big Brother Brasil 11” Ariadna será capa de uma edição especial da “Playboy” que sairá com 50 páginas. Já a edição do mês de março da publicação deve trazem uma outra ex-BBB: Michelly.

Segundo a coluna “Olá!” do jornal “Agora”, o especial com a transexual deverá chegar às bancas no meio de março. 
Fonte:Jornal da Mídia

Mínimo aprovado será de R$ 545

Mais terá impacto sobre consumo e inflação, avalia economista da FGV

O aumento do salário mínimo para R$ 545 terá impactos sobre o consumo e a inflação no mês em que ele é concedido, disse nesta quarta, dia 16, o coordenador da área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), Armando Castelar Pinheiro.
– O mínimo de R$ 545 essencialmente repõe a inflação passada, que é a regra acertada – disse. Ou seja, ele mantém o valor real do salário mínimo.
– Tem um impacto no consumo no mês em que ele ocorre, mas esse impacto não é tão grande. A mesma coisa acontece com a inflação.
Castelar explicou que isso ocorre porque uma parte do índice de inflação é formada por preços que refletem serviços indexados ao salário mínimo. Entre eles, mencionou os empregados domésticos, cujos preços variam de acordo com o mínimo.
– Mas, também [o impacto] não vai tender a ser tão grande assim e, num certo sentido, repõe perdas reais que ocorreram para trás.
Na avaliação do economista da FGV, a principal discussão está atrelada à questão fiscal.
– Essa é a questão mais importante – afirmou. Disse que, nesse sentido, o governo tem acertado em insistir em manter a regra de aumento do mínimo para evitar que haja impactos sobre a despesa pública.
– Eu acho que o governo deve insistir. Acho que é importante, inclusive do ponto de vista da sinalização para os agentes econômicos, do compromisso do governo com a redução do déficit e aumento do superávit primário.
Reiterou que do ponto de vista da inflação e consumo, o impacto é positivo, mas vai tender a ser não muito significativo este ano.
Já um aumento maior do que R$ 545 terá mais impacto direto na inflação, devido aos preços que são indexados ao salário mínimo, e nas contas públicas também porque, indiretamente, elas “estão embaixo da inflação”, afirmou Castelar.

AGÊNCIA BRASIL

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ronaldo ganha medalha e 'vaga' para a Copa 2014

Aposentado há dois dias, o ex-jogador Ronaldo foi nomeado nesta quarta-feira membro do Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014. Em evento realizado no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu em São Paulo, o craque recebeu a indicação do governador Geraldo Alckmin, em solenidade que também contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab e do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Ronaldo terá função importante no Comitê Paulista da Copa de 2014. Segundo o governador, a principal função de Ronaldo será a de utilizar seus contatos no futebol para angariar recursos e parceiros para São Paulo.

Este é o primeiro ato público de Ronaldo desde segunda-feira, quando anunciou oficialmente sua aposentadoria. Ele ganhou a medalha ao mérito esportivo do governo do estado de São Paulo. Como membro titular, o craque terá participação direta nas discussões e decisões do comitê.

- Vamos fazer de São Paulo a melhor sede de Copa do Mundo de todos os tempos. Espero contribuir bastante, agora fora de campo - disse o Fenômeno.

O evento teve como objetivo divulgar a publicação "Cidade Base", que traz perfis de 37 cidades paulistas candidatas a sub-sedes do Mundial. Além de Ronaldo e Alckmin, estiveram presentes o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e os presidentes da FPF e do Corinthians, Marco Polo del Nero e Andrés Sanches.

Na cerimônia, Alckmin reforçou quais são as três principais intenções da candidatura paulista: o jogo de abertura, o centro de imprensa (que seria no Anhembi), e o Centro de Convenções da FIFA (em um complexo multiuso a ser construído no bairro de Pirituba

Lula prometeu voltar a falar de política após 8 de março


  • Agência Brasil


  • Rio de Janeiro - O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva prometeu hoje (16) à imprensa carioca que voltará a falar de política depois do dia 8 de março, quando termina o período que chamou de "quarentena". “Primeiro eu tenho que desencarnar”, disse Lula. Por causa desse período de silêncio, o ex-presidente não quis fazer comentários sobre o novo salário mínimo, que pode ser votado hoje pelo Congresso Nacional.

    Lula esteve reunido nesta tarde em um hotel de Copacabana (zona sul do Rio), com economistas da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além da economista Maria da Conceição Tavares. “Eu tenho um apreço muito grande pela Maria da Conceição. Não pude vê-la quando era presidente e agora tenho disponibilidade”. Lula referiu-se também ao compositor Chico Buarque de Hollanda, “um grande amigo, esteve junto em todos os momentos, nas horas boas e nas difíceis”.

    Hoje à noite, o ex-presidente jantará com o governador Sergio Cabral. Lula não confirmou se virá ao Rio para assistir ao desfile das escolas de samba no carnaval deste ano. “Eu tenho vontade de vir para o carnaval. Mas vai depender das circunstâncias”.

    A evolução do estado de saúde do ex-vice-presidente José Alencar, que recebeu a visita de Lula, ontem (15), em São Paulo, está incluída nessas "circunstâncias". Lula disse ter consciência de que a situação de Alencar é grave. “A gente está torcendo. Sou um cristão e tenho muita fé", disse ele em relação à possibilidade de recuperação do amigo.
                                    O BLOG XIQUEBRASIL 
    Agradeçe o nosso mais novo seguidor DJALMA RIBEIRO seja bem vindo, sabemos que você se liga muito na notícias, por issso lhe agradeçemos por nos seguir.

    BBB11. A mineira Natalia, 27 anos, é a sétima eliminada

    Natalia deixa o BBB com 54% votos

    Fonte: Globo.com
    A mineira Natalia, 27 anos, é a sétima eliminada do BBB11. Após sobreviver a um Paredão, que dividiu com Diana e Lucival – e que resultou na eliminação do baiano -, a ex-sister não resistiu à segunda vez consecutiva em que foi enviada para a berlinda pela casa.

    Natalia teve a sorte de entrar para o confinamento na parte privilegiada da casa, no grupo Laranja. A sister levou o colar do Anjo na primeira semana, vencendo uma prova que exigia atenção e concentração, e que lhe rendeu um carro. O Castigo do Monstro, Natalia deixou por conta de Diogo e Michelly, que tinham que cuidar de abacaxis. Já a imunidade foi para Rodrigão.

    Na semana seguinte, a mineira faturou a segunda liderança do programa. No que foi a primeira prova de resistência desta edição, Natalia rivalizou com Maria na reta final, e por uma falha da rival, faturou a imunidade, enviou Mauricio ao Paredão (que foi o segundo eliminado) e ainda imunizou seu brother de grupo Laranja, Igor.

    A passagem de Natalia pela casa do BBB11 foi marcada pelo forte posicionamento da sister em relação à atitude dos outros brothers – o que lhe rendeu alguns desentendimentos no currículo.

    Mulher de Chico Anysio comemora saída do humorista do CTI


     
    Chico Anysio e a esposa Malga di Paula  
    Chico Anysio e a esposa Malga di Paula

    Malga di Paula está radiante com a alta médica de Chico Anysio do CTI do Hospital Samaritano, em Botafogo, Rio de Janeiro.

    Segundo a empresária, o ator chegou ao quarto da unidade intermediária exatamente às 12h59 desta terça-feira, dia 15.

    "Depois de 78 dias de CTI, bem-vindo de volta à vida meu AMOR... Bem-vindo de volta ao Brasil, ALEGRIA, bem-vindo de volta à família, PAI, bem-vindo de volta ao mundo MESTRE", comem
    orou ela em seu Twitter.

    Chico, que está hospitalizado desde o dia 2 de dezembro, ainda não tem previsão de quando voltará para casa.  


    Da Redação entretenimento@eband.com.br
    Redatora: Tatiane Moreno

    Comércio varejista baiano registra expansão de 10,1% em 2010



    Salvador - Em 2010, as vendas do comércio varejista da Bahia apresentaram expansão de 10,1% na comparação com o ano de 2009. A taxa foi superior à registrada no ano anterior, quando o índice ficou em 7,0%. Todos os ramos do comércio tiveram incremento nas vendas no ano passado - registrando a maior expansão no segmento de móveis e eletrodomésticos, com 23,1%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgados, em parceria, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan).

    A maior expansão ficou por conta dos ramos de móveis e eletrodomésticos (23,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (12,4%), equipamentos e material de escritório, informática e comunicação (11,7%), tecidos, vestuários e calçados (8,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,9%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo (6,4%) - o subsetor de hipermercados e supermercados cresceu 6,7%. Também tiveram desempenho positivo os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (5,6%) e combustíveis e lubrificantes (5,4%).

    Ainda no acumulado do ano, os importantes setores de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, que não integram o cálculo do indicador do varejo, sinalizaram a dinâmica da economia, com expansões de 15% e 14,6%, respectivamente.  
    Jornalda Mídia

    terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

    Começa debate sobre o salário mínimo

    Será realizada nesta terça-feira (15), às 15h, na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Comissão Geral para aprofundar a discussão sobre o reajuste do salário mínimo. A sessão foi convocada pelo presidente da Casa, Marco Maia, e contará com a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Antonio Neto.

    Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá participar da sessão que discutirá o reajuste do salário mínimo. (Foto Renato Araujo/ABr)  
     (Foto Renato Araujo/ABr)
    Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá participar da sessão que discutirá o reajuste do salário mínimo. 

    Para pressionar o governo a ampliar o reajuste do salário, as centrais sindicais promovem atos de mobilização em Brasília hoje e amanhã, quarta-feira. Os trabalhadores querem reajuste maior do que o oferecido pelo governo, fazendo com que o mínimo atinja R$ 580. Enquanto isso, a União diz que só poderá elevar o valor até R$ 545.

    Segundo Neto, essa Comissão Geral adquire importância por ser a última oportunidade de debater o aumento do salário mínimo antes de sua votação na quarta-feira. "É nosso dever abrir o olhos do governo e lembrá-lo que existe um compromisso de valorização do piso salarial do povo brasileiro, por isso lutamos por R$ 580. Sabemos que a presidente Dilma tem sensibilidade e quer conceder um aumento maior," afirmou ele.

    Para a votação, o governo espera ter o apoio de no mínimo 300 parlamentares. Para evitar surpresas, ao longo do dia serão realizadas reuniões de articulação para garantir a adesão dos deputados.

    Para chegar ao valor, o governo calcula o reajuste do salário mínimo a partir da variação do INPC acumulado nos 12 meses anteriores ao mês do reajuste mais a taxa de crescimento real do PIB de dois anos antes. Ao propor o reajuste de 2011, no entanto, o governo usou apenas o INPC, pois a variação do PIB de 2009 foi negativa (-0,2%).  
    Fonte: Revista Voto

    Abelhas mata homem em São Paulo

    Tratorista da prefeitura de Nova Guataporanga bateu o veículo em uma colmeia e foi atacado pelas abelhas



    Um homem de 52 anos morreu na tarde desta segunda-feira depois de ser picado por mais de 2 mil abelhas no município de Nova Guataporanga, no interior paulista. A vítima é o servidor municipal Luiz Carlos de Oliveira, de 52 anos. Ele foi atacado por um enxame de abelhas africanas quando preparava um terreno para o plantio. Oliveira era tratorista da prefeitura de Nova Guataporanga e, segundo a polícia, bateu o trator sem querer em uma colmeia. 
    Irritadas, as abelhas passaram a dar ferroadas no servidor. Ele saiu correndo e gritou por socorro. O tratorista percorreu uma distância de cerca de 150 metros e caiu. Ele chegou a ser socorrido e levado para atendimento médico na cidade de Tupi Paulista, mas não resistiu às picadas, que, segundo a polícia, foram mais de 2 mil.

    Agência Estado

     

    Homem mata mulher e mantém filha refém

    Negociação com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) durou mais de quatro horas


    Um homem surdo e mudo manteve sua filha como refém em sua residência, no bairro Vila Nova Perus, na zona norte de São Paulo, durante a segunda-feira. Ele se entregou à polícia por volta das 20h50 de ontem, após negociações com o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

    De acordo com a Polícia Militar, a mulher dele foi encontrada morta dentro de casa com um tiro. A filha do casal foi libertada, medicada e encaminhada para o Pronto-Socorro da região. O homem manteve a mulher e filha reféns desde as 16 horas.


    Foto: AE   Último Segundo

     

    segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

    Dilma envia saudação a Ronaldo:

    'Seremos eternamente gratos'

     

    Presidente da República divulga nota sobre a aposentadoria do craque  

    Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

    A presidente da República, Dilma Roussef, divulgou uma nota de saudação ao atacante Ronaldo pela sua aposentadoria. O Fenômeno anunciou, na tarde desta segunda-feira, que se retirou dos gramados após 18 anos como jogador profissional:

    - Todos nós, brasileiros, seremos eternamente gratos pelas alegrias que ele nos proporcionou e pelo que fez .

    Confira abaixo a íntegra do comunicado da Presidência:
     
    “Neste momento de despedida, quero enviar minha saudação ao jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, um brasileiro que se tornou Fenômeno. Um dos jogadores mais talentosos da história do futebol, Ronaldo conquistou dois Mundiais com a Seleção Brasileira e é, até hoje, o maior artilheiro de Copas do Mundo. Em plena atividade, o jogador, que foi um exemplo de superação, já tinha se tornado uma verdadeira lenda. Todos nós, brasileiros, seremos eternamente gratos pelas alegrias que ele nos proporcionou e pelo que fez em prol do prestígio do Brasil no mundo dos esportes”

    Dilma Rousseff
    Presidenta da República Federativa do Brasil

    O adeus do Fenômeno:

    Ronaldo, de 34 anos, anunciou nesta segunda-feira o fim de sua carreira

    Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

    Um anúncio emocionado e já carregado de saudade marcou a entrevista coletiva de Ronaldo, nesta segunda-feira, para informar que chegou ao fim a sua carreira. Sem forças para continuar na briga contra as dores e lesões, o ex-jogador, de 34 anos, fez discurso, respondeu perguntas e chorou no CT Joaquim Grava, em São Paulo. E o GLOBOESPORTE.COM publica na íntegra as últimas palavras do Fenômeno como jogador.
    Pronunciamento de Ronaldo:
    Como vocês devem imaginar, como ouviram falar no fim de semana, eu estou aqui hoje para (fiz cola e não vou conseguir falar nada) falar que estou encerrando minha carreira como jogador profissional. E dizer que essa carreira foi linda, emocionante, de muitas derrotas e infinitas vitórias. Fiz muitos amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo. Enfim, estou antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes. Todos sabem aqui do meu histórico de lesões. Tenho tido nos últimos dois anos uma sequência muito grande de lesões, que vão de um lado para o outro, de uma perna pra outra, de uma músculo para o outro. Essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira. Há quatro anos atrás, no Milan, eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo, que desacelera o seu metabolismo. Para controlar esse distúrbio teria que tomar hormônios que não são permitidos no futebol, porque seria doping. Muitos podem estar arrependidos por terem feito chacotas com meu peso. Não guardo mágoas de ninguém. Queria explicar isso no último dia da minha carreira. Tenho muitos agradecimentos a fazer aqui. A todos os clubes que passei: São Cristovão, Cruzeiro, PSV da Holanda, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan. Ao Corinthians agradecerei daqui a pouquinho. A todos os jogadores que jogaram comigo e os que jogaram contra. Os que foram leais e os que foram desleais. Treinadores com os quais tive grande relação ou com outros que tive alguma divergência de opiniões profissionais. Agradecer aos meus patrocinadores. Em primeiro lugar à Ambev e à Nike que estão comigo desde que eu tenho 17 anos de idade, acreditaram em mim e que, com certeza, continuaremos juntos em outros projetos. Quero agradecer à Claro, que é meu patrocinador atual, por ter acreditado em mim também. Mas principalmente agradecer à Hypermarcas que bancou esse projeto Corinthians. Projeto que idealizamos eu e o presidente em um café da manhã no Rio de Janeiro, onde o Fabiano Farah, que durante nove anos foi meu agente, discutia com Luís Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Corinthians. Entramos eu e o presidente para tomar café, apertamos a mão e definimos que eu seria do Corinthians, que poderia trazer o contrato e que se fosse em branco eu assinaria. Foi o que aconteceu. Nos primeiro meses nós não tivemos um patrocinador forte, aí veio a Hypermarcas, que está com a gente até hoje. Quero agradecer a minha família. Quero agradecer a todos os críticos no geral. Todos vocês que me criticaram e que me ajudaram a ser mais forte em cada momento da minha vida. Quero agradecer a toda a torcida brasileira, que vibrou comigo, torceu por mim, que chorou comigo e caiu junto comigo quando eu caí. Mas dessa torcida brasileira quero agradecer à torcida do Corinthians porque eu nunca vi uma torcida tão empolgante, tão apaixonada, tão entregue assim a um time de futebol. Certo que em algumas vezes essa cobrança por resultados faz dessa torcida um pouco agressiva, um pouco fora do controle. Mas em algumas outras entrevistas eu falei que eu não imaginava realmente ter vivido sem o Corinthians. Quero agradecer ao presidente (Andrés Sanches) e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores. E dizer que você é meu irmão, que a história aqui foi linda, maravilhosa, que continuarei ligado e vinculado ao clube da maneira que você quiser, presidente. Muitas vezes vocês vão me ver no estádio torcendo para o Corinthians. Tentar fazer um jogo da velha aqui (risos). Eu estava muito pior quando fui falar com os jogadores. Agradeci a todos e ao Tite por cada minuto e cada segundo que estive com eles. E como eu sempre fiz desde o primeiro dia que eu cheguei aqui, foi que nos momentos mais difíceis eu vou entrar na frente deles para receber todo e qualquer bombardeio. Agora farei do lado de fora, talvez com menos força, porque a minha força sempre foi responder tudo dentro de campo, né. O meu futuro já está bem organizado, vou me dedicar a minha agência. Daqui a um tempo nós vamos anunciar a Fundação Criando Fenômenos, que espero me dedicar há muito tempo também. E é isso.
    Ronaldo com os filhos na despedida do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
    Ronaldo com os filhos Alex e Ronald na despedida do futebol 
    (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

    Palavras do presidente Andrés Sanches:
    É um momento triste. Agradecer ao Ronaldo. Ele não era apenas um jogador, era parceiro, é parceiro. Colocou o nome do Corinthians onde nós nunca imaginávamos. Perdemos campeonatos, ganhamos campeonatos, ganhamos patrocínios. Tenho a agradecer ao Ronaldo. Como brasileiro, muito obrigado por tudo. Como presidente, muito triste, não era o que a gente tinha programado. Corinthians antes, durante e depois de Ronaldo. Somo gratos a tudo. O meu muito obrigado a, antes de jogador, esse ser humano com seus defeitos e suas virtudes. É o maior ídolo que a gente tem no mundo como atleta e ser humano
    São abertas as perguntas para o jornalistas:
    É como se fosse a primeira morte?
    Parece que eu estava essa semana. Depois de mais uma lesão no adutor eu refleti muito em casa e decidi que era o momento, que tinha dado o máximo, mas o máximo que nunca imaginei chegar como sacrifício. E a partir de quinta- feira, quando eu decidi, parece que eu realmente estava na UTI, em estado terminal e que agora esse anúncio foi a minha primeira morte, digamos. É muito duro você abandonar uma coisa que te fez tão feliz e que você tem tanto amor, que poderia seguir, porque psicologicamente ainda dá. Mas tenho que assumir algumas derrotas, e eu perdi para o meu corpo. Farei outras coisas no meu futuro, ligado ao Corinthians. Sabe que já estou até com saudades da concentração. Pegar a família e ir pra Itu um dia desses (risos).
    Como foi resistir a pessoas querendo que mudasse de idéia. Se pudesse escolher um único momento que emocionou mais, qual escolheria?
    As pessoas que estão próximas, elas sofrem comigo. Eu sinto dor em subir uma escada. Não tenho elevador dentro da minha casa. Mas todos que eu falei me entenderam na primeira vez que falei. Me doei ao futebol, fiz os sacrifícios mais duros e impensáveis que alguém pode fazer. Foi lindo demais, maravilhoso demais, foi difícil demais, lógico, mas qual a outra pergunta?
    Melhores momentos:
    Eu tenho dois: com a Seleção Brasileira na Copa de 2002, que foi o título mais importante. O segundo momento foi ter visto esse bando de loucos apaixonados e ter convivido com eles, me tornado um deles. Os dois foram os mais importantes.
    Quando decidiu que ia parar? Como foram as últimas madrugadas?
    Ronaldo na coletiva de despedida (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
    Ronaldo chora diante coletiva de despedida
    (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
    A minha família estava viajando na quinta-feira quando eu decidi. As dores me possuíam, me consumiam e eu não conseguia pensar em mais nada. Eu fiz um esforço de memória, e esse último ano de 2010 foi um ano péssimo, de muitas lesões. Começar o ano assim, com muitas lesões; sua cabeça pensar uma coisa e você achar que vai driblar o zagueiro porque você sempre fez, eu fiquei de sexta até hoje (segunda-feira) sozinho, quebrando a cabeça para caramba.

    Como explicou isso aos meninos (filhos Alex e Ronald)?
    Eu expliquei para eles ontem (domingo). O Ronald já entende bem mais. Todas as perguntas que vocês fizeram ele já me fez ontem. O Alex, como vocês podem perceber, não está muito ligado. Tentei copiar do Washington, que encerrou a carreira ao lado das filhas, mas não deu muito certo (risos).
    Ronaldo fala com Alex:
    Vai jogar no meu lugar?

    Em que você poderia ser mais útil para o Corinthians?
    Direção não. Comissão técnica também não. Eu serei uma espécie de embaixador técnico e institucional para levar o nome do Corinthians mundo afora

    Você serve como exemplo?
    Ronaldo com a taça da Copa do Mundo (Foto: Reuters) 
    Ronaldo com a taça da Copa de 2002 (Foto: Reuters)
    Temos que assumir tudo que envolve a ser um grande campeão. Um grande campeão não é só dentro de campo. Acho que minha parcela de culpa é muito grande, mas sou humilde para assumir qualquer erro que tenha cometido, qualquer deslize. Mas não sei se isso serve de exemplo. Eu sempre faço as coisas tentando ser o mais correto possível para mim e para os outros . Eu sou eu e sou assim. Fui o primeiro a falar isso que estou falando para o presidente dentro do vestiário na Colômbia. Futebol é assim: se ganha, se perde e estamos sujeitos a tudo isso.

    O que mudaria na carreira? Planeja jogo de despedida?
    Não faria nada. Talvez se a minha história voltasse a ocorrer, a medicina teria avançado muito mais e meus problemas, que no momento foram gravíssimos, em um momento futuro porderia ser resolvido mais fácil. Foi tudo muito maravilhoso. Vou sentir muita saudade e não sei como vai ser daqui para a frente. Essa saudade de voltar a jogar daqui para a frente, aquela sensação de protagonismo, de fazer o gol da vitória, mas deu a hora. Jogo de despedida por enquanto não, mas em junho ou julho vamos fazer alguma coisa, tentar reunir jogadores que estiveram comigo e fazer uma festa de despedida. Vou informando vocês.

    Projetos "criando fenômenos" ainda é só uma ideia?
    Ainda está desenvolvendo. É um projeto que sempre tive vontade, mas eu ia precisar de muito tempo para tocar esse projeto. Já temos o nome registrado, tudo que precisa para essa fundação funcionar. Agora tenho o principal que é tempo também. Vamos tocar ela também

    Qual foi o momento mais difícil?

     Os momentos difíceis foram as duas lesões gravíssimas que me tiraram três anos e meio, quase quatro anos da carreira e as seqüelas.
    O que dizer ao primeiro treinador do São Cristóvão (Alfredo Sampaio)?
    O primeiro cara que acreditou em mim. Eu jogava na categoria infantil e já estava jogando no juvenil. Ele estava no júnior e me tirou do juvenil. Eu fui jogar no São Cristovão. Ele era duro para caramba, cresci levando esporro para cacete. Um grande abraço! Você fez parte.

    A busca pelo físico perfeito precisa acabar?
    Eu acho que a busca pela perfeição é ótima. Acho que os campeonatos não deveriam ter tantos jogos, porque a longo prazo você sofre lesões. Eu vejo vários comentaristas se perguntando o porque das lesões. São muitos jogos, estamos sempre explorando muito nosso corpo, buscando nossos limite. Isso não é saudável, diferente de correr no parque, na academia. A busca do futebol profissional é sugar o máximo do atleta para que ele renda o melhor. E isso a longo prazo cria muito problemas

    O Corinthians sabia do hipotireoidismo?
    O Corinthians sempre soube de tudo. A minha decisão sempre foi voltada para o meu coração. O meu amor fez superar barreiras gigantes. O que para umas pessoas normais emagrecer já é difícil, para mim é mais ainda por causa do hipotireoidismo. Desacelera o metabolismo. Eu sempre quis jogar e banquei todo o sacrifício para ter condições de jogar.

    Se o Alex(filho) perguntar o que foi passar pelo Corinthians o que você diria?
    Ele já é corintiano. Mais alguns anos e ele será um louco corintiano também. Qual o time você torce?
    Alex responde:
    Corinthians.

    Teve algum outro momento da carreira que chegou tão perto de tomar essa decisão? Como ficam os patrocinadores?
    Tive próximo, sim, de tomar essa decisão no dia seguinte da eliminação da Libertadores e esperei um tempo mais.
    Andrés Sanches responde:
    Continua tudo normal com Corinthians, Ronaldo e Neoquímica até o final do ano.

    Você conquistou todos seus objetivos? O que faltou?

    O brasileiro valoriza sim o seu ídolo e idolatra seu ídolo. Talvez menos que em outros lugares. E o que faltou: a Libertadores

    De que maneira pesaram os protestos da torcida na decisão?
    Nenhum momento nisso! Acho que os protestos jamais podem ser violentos e eu não levei em consideração nenhum momento esses protestos para tomar a decisão que estou tomando hoje.

    Ranking de derrotas?
    Não tem ranking, está ali, eu não classifico minhas derrotas, não. Sem desmerecer nenhuma vitória, as derrotas vêm sempre para te ensinar alguma coisa. Você aprende mais perdendo do que ganhando. Foi bom ter perdido porque me ensinou muito, principalmente como homem, para me comportar na sociedade

    Andrés Sanches entrega a camisa para Ronaldo (#PRASEMPREFENOMENO) e finaliza a despedida do Fenômeno.
    Ronaldo ganha camisa na despedida do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM) 
    Ronaldo ganha camisa na despedida do Corinthians 
    (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

    ESPORTE Ronaldo vai sair de sena

    Em três anos no clube, Ronaldo viveu uma relação de amor e ódio com a Fiel

    Corinthians x Tolima - Ronaldo (Foto: Tom Dib)  
    Ronaldo marcou 35 gols em 69 jogos pelo Corinthians 
    (Foto: Tom Dib) LANCEPRESS!] São Paulo (SP)

    Desde que chegou ao Corinthians, no final de 2008, Ronaldo colecionou conquistas e polêmicas, dentro e fora de campo. Além de atrair milhões em patrocínio aos cofres do clube, o atacante conquistou dois títulos e marcou 35 gols nos 69 jogos que esteve em campo.
    Logo em seu primeiro ano, o Fenômeno venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Jogando bem, o atacante fez 38 jogos e marcou 23 gols, sendo o principal destaque da equipe nas conquistas da temporada.
    No entanto, depois disso, Ronaldo não conseguiu mais atuar em alto nível e passou a ser cobrado pela torcida corintiana. Atrapalhado por lesões e com dificuldades para entrar em forma, o Fenômeno ficou muito mais fora do que dentro de campo.
    Mesmo com o fracasso na Copa Libertadores no ano do centenário alvinegro, Ronaldo decidiu permanecer na equipe e prometeu que iria se aposentar só no fim de 2011. Porém, a eliminação para o Desportes Tolima na competição sul-americana deste ano e as duras críticas por parte da torcida fizeram com que o atacante perdesse a motivação por continuar a carreira até o final do ano e decidisse se aposentar.
    Confira abaixo os principais momentos do Fenômeno no Timão:
    ALTOS

    Chegou a estrela

    Em 12 de dezembro de 2008, Ronaldo se apresentou no Parque São Jorge lotado como grande reforço e parceiro do Corinthians. Ele trouxe patrocínio e receitas para o clube.

    Loucura no interior
    Atacante fez seu primeiro gol logo no primeiro clássico (segunda partida pelo clube), contra o Palmeiras, e quase derrubou o alambrado com torcida na comemoração. Gol nos acréscimos no 1 a 1, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista, no dia 8 de março de 2009.

    Com a Fiel
    Em seguida, no dia 11 de março, seguiu em lua-de-mel com a torcida corintiana: fez o primeiro gol no Pacaembu, contra o São Caetano.

    É campeão!
    Entre abril e maio de 2009, recebia elogios pelo empenho e recuperação da forma física. Ronaldo fez o segundo gol em vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, na semifinal do Paulistão, e classificou o Timão para a final. Na decisão, faz dois golaços na Vila Belmiro no primeiro jogo decisivo contra o Santos. E conquistou o Paulistão! Fenômeno brilhou, sonhava em ir à Copa do Mundo e a torcida foi ao delírio.

    Campeão de novo!
    O Fenômeno não foi à Copa, mas a grande fase seguiu com a campanha do Timão na Copa do Brasil. Ronaldo fez gol na primeira final contra o Internacional, em junho, e levantou mais uma taça com o time no jogo da volta, no Beira-Rio.

    ‘Eterno’
    Ronaldo, ídolo da torcida, anunciou renovação de contrato até o fim de 2011, em fevereiro de 2010. Sambou com a Gaviões no Carnaval.

    Quase...
    Em outubro de 2010, depois dos problemas físicos, embalou seis jogos seguidos e foi peça importante na arrancada do time no Brasileirão, que acabou não sendo conquistado no fim.
    BAIXOS
    Polêmica!
    Em 26 de fevereiro de 2009, antes mesmo de estrear, Ronaldo não voltou para o hotel com delegação em Presidente Prudente após noitada na casa noturna Pop's Drinks. Caso vazou, diretor (Antônio Carlos Zago) caiu...

    Queda e dúvida
    Em julho de 2009, Ronaldo fraturou mão esquerda e deixou clássico contra o Palmeiras no início. Corinthians perdeu por 3 a 0. Atacante aproveitou contusão para fazer lipoaspiração e voltou a ser questionado pela forma física.

    Pouco futebol
    Timão não tinha mais pretensões no segundo semestre, no Brasileirão de 2009. Ênfase na questão física do Fenômeno aumentou.

    Coisa feia!
    Em março de 2010, com atuações irregulares, fez gesto obsceno para um torcedor ao deixar a Arena Barueri, após uma partida do Timão.
    Eliminação
    Maio de 2010: time é eliminado da Libertadores para o Flamengo, com gol de Ronaldo, que teve esforço reconhecido pela torcida. Mas atleta admitiu que o corpo já não aguenta mais o futebol e passou a repensar sua carreira.
    E aí, Ronaldo?
    No início do Brasileirão de 2010, : ficou três meses sem jogar, com lesões musculares e forma física muito questionada.
    Desastre em Tolima
    Após perda do título brasileiro e da vaga direta na Libertadores no fim de 2010, Timão caiu na primeira fase do torneio sul-americana em mata-mata contra o Tolima (COL). Longe da forma ideal, Ronaldo virou alvo da revolta da torcida e foi apontado como culpado pelo fiasco.

     

    São Paulo recebe Taça das Bolinhas nesta segunda-feira

    Por Felipe Rocha  Views
    Divulgação
    RIO DE JANEIRO (O Repórter) -
    O São Paulo receberá na manhã desta segunda-feira (14), no auditório do Tribunal Regional Federal, a Taça das Bolinhas. O troféu será entregue porque o clube paulista é considerado pela CBF o primeiro a conquistar o título de campeão brasileiro cinco vezes.
    A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, entregará a taça ao presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Também estará presente o ministro do Esporte, Orlando Silva.
    Em abril de 2010, a CBF decidiu que o São Paulo seria o primeiro pentacampeão de futebol do Brasil ao considerar que foi o Sport, não o Flamengo, o campeão nacional de 1987.

    Programa de escolas técnicas será lançado em março, afirma Dilma

    Fonte: Da redação, com informações da Agência Brasil
    Foto: Reprodução

    Dilma disse que pretende ampliar o acesso à educação profissional
    O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado em março, de acordo com anúncio feito pela presidenta Dilma Rousseff. Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela afirmou que a ideia é ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação.

    O Pronatec, segundo ela, será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico mas não tem como pagar. Será um programa de bolsas e também de financiamento estudantil. O novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com a presidenta, vai fazer parte do Pronatec.

    “Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço”, explicou.

    Dilma destacou a importância da participação da juventude no mercado de trabalho e afirmou que o governo pretende também ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral – em um turno, o aluno estuda a grade tradicional e, em outro, aprende uma profissão.

    Para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas.

    Filha é acusada de ter envolvimento na morte do pai

    O crime foi cometido por volta das 7h por dois traficantes da região, de prenome Lucas e Rodrigo, que estão foragidos

     

    Victor Albuquerque |Redação CORREIO
    O funileiro Miguel Teixeira Barros, de 57 anos, foi morto com três tiros, na manhã de ontem, no Jardim Campo Verde, em Barro Duro - CIA, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O crime foi cometido por volta das 7h por dois traficantes da região, de prenome Lucas e Rodrigo, que estão foragidos.

    De capuz rosa, filha de funileiro foi apreendida e conduzida à 8ª Delegacia
    Um dos assassinos namorava a filha de Miguel, M.B, de 15 anos. Ele, inclusive, teria cometido o crime por pressão da adolescente. A garota foi detida no fim da tarde na casa de uma amiga, também menor, na Fazenda Grande. Ela foi encaminhada para a 8ª Delegacia, em Aratu, onde prestou depoimento.
    Segundo a polícia, a jovem contou que o pai teria tentado abusar dela sexualmente na noite de sábado. Ontem pela manhã, ela ligou para o namorado contando da suposta tentativa de estupro. A ideia inicial era dar um susto em Miguel, que não aceitava o relacionamento da filha com o bandido. O rapaz, então, chamou alguns amigos, que foram até o encontro do pai da jovem. Eles atiraram no rosto, no pescoço e na perna do funileiro. Depois, abandonaram o corpo em um terreno próximo à rua em que Miguel morava.
    Segundo parentes da vítima, a adolescente, que era a filha caçula do funileiro, havia chegado em Salvador há pouco mais de um mês para passar as férias. Fruto de um segundo casamento de Miguel, ela morava com a mãe na cidade de Aracaju, em Sergipe.
    Na localidade, os vizinhos evitavam falar sobre o assunto. Os poucos que falavam diziam apenas que Miguel era um homem bom e que não se envolvia em confusão. Outros disseram que ele não deixava a filha sair muito e que isso chateava a garota.
    Durante a tarde, outras filhas da vítima, um amigo e uma comadre foram ouvidos na 8ª Delegacia. Na polícia, os familiares disseram não acreditar na hipótese de estupro contada pela menina e informaram que ela é uma garota rebelde.
    Depois de prestar depoimento, a jovem, que é apontada como cúmplice do assassinato, foi encaminhada para a Delegacia do Adolescente Infrator, onde ficará à disposição da Justiça.

    Remédios grátis para pressão alta e diabetes a partir de hoje

    Para ter direito ao benefício, basta apresentar a receita médica e o documento de identidade para retirar o remédio

     

    Foto: Antônio Saturnino
    Redação CORREIO
    A distribuição gratuita dos medicamentos contra hipertensão e diabetes começa hoje em todos os estabelecimentos da rede Aqui Tem Farmácia Popular. Na Bahia, são 221 unidades. Para ter direito ao benefício, basta apresentar a receita médica e o documento de identidade para retirar o remédio.
    A oferta de medicamentos gratuitos foi normatizada no início deste mês por portaria do Ministério da Saúde e viabilizada por acordo com sete entidades da indústria e do comércio farmacêutico. “Pelo acordo, o Ministério se compromete a ampliar a oferta de medicamentos pelo programa e o setor produtivo a reduzir sua margem de lucro sobre cada medicamento, para que o usuário o leve para a casa sem nenhum custo”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
    Diagnóstico  No Brasil, a hipertensão arterial é diagnosticada em 33 milhões de brasileiros. Desses, 80% – ou aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS. O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” – é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados a má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados.
    O programa é desenvolvido pelo governo federal, em parceria com a rede privada de farmácias e drogarias que se credenciam espontaneamente ao firmarem convênio com o Ministério da Saúde.

    Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão – que a partir de agora passam a ser gratuitos – o governo federal financia 90% do valor de referência dos medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, cujo orçamento para 2011 é de R$ 470 milhões.
    Pelo programa, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas. É necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica, exigida para evitar a automedicação.
    Controle 
    O ministro Alexandre Padilha anunciou o fortalecimento dos mecanismos de controle e transparência da rede Aqui Tem Farmácia Popular: blindagem eletrônica das transações, que repele tentativas de violações à privacidade do cliente ou usuário dos serviços; implantação de um cupom vinculado, que conterá informações detalhadas sobre o comprador, o estabelecimento e o médico que prescreveu aquele medicamento; criação de um cadastro de vendedores, com controle do acesso de todos os atendentes das empresas credenciadas; e cruzamento com o Sistema de Óbito do Ministério da Previdência (Sisobi), excluindo indivíduos registrados como falecidos que estejam relacionados às vendas realizadas. “Estamos ampliando a atuação de fiscalização e auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus)”, acrescentou o ministro.
    Os medicamentos são o item de maior peso no bolso das famílias mais humildes: 12% da renda da população mais pobre é gasta com remédios, contra 1,7% no caso das faixas de maior poder aquisitivo.