segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESPORTE Ronaldo vai sair de sena

Em três anos no clube, Ronaldo viveu uma relação de amor e ódio com a Fiel

Corinthians x Tolima - Ronaldo (Foto: Tom Dib)  
Ronaldo marcou 35 gols em 69 jogos pelo Corinthians 
(Foto: Tom Dib) LANCEPRESS!] São Paulo (SP)

Desde que chegou ao Corinthians, no final de 2008, Ronaldo colecionou conquistas e polêmicas, dentro e fora de campo. Além de atrair milhões em patrocínio aos cofres do clube, o atacante conquistou dois títulos e marcou 35 gols nos 69 jogos que esteve em campo.
Logo em seu primeiro ano, o Fenômeno venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Jogando bem, o atacante fez 38 jogos e marcou 23 gols, sendo o principal destaque da equipe nas conquistas da temporada.
No entanto, depois disso, Ronaldo não conseguiu mais atuar em alto nível e passou a ser cobrado pela torcida corintiana. Atrapalhado por lesões e com dificuldades para entrar em forma, o Fenômeno ficou muito mais fora do que dentro de campo.
Mesmo com o fracasso na Copa Libertadores no ano do centenário alvinegro, Ronaldo decidiu permanecer na equipe e prometeu que iria se aposentar só no fim de 2011. Porém, a eliminação para o Desportes Tolima na competição sul-americana deste ano e as duras críticas por parte da torcida fizeram com que o atacante perdesse a motivação por continuar a carreira até o final do ano e decidisse se aposentar.
Confira abaixo os principais momentos do Fenômeno no Timão:
ALTOS

Chegou a estrela

Em 12 de dezembro de 2008, Ronaldo se apresentou no Parque São Jorge lotado como grande reforço e parceiro do Corinthians. Ele trouxe patrocínio e receitas para o clube.

Loucura no interior
Atacante fez seu primeiro gol logo no primeiro clássico (segunda partida pelo clube), contra o Palmeiras, e quase derrubou o alambrado com torcida na comemoração. Gol nos acréscimos no 1 a 1, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista, no dia 8 de março de 2009.

Com a Fiel
Em seguida, no dia 11 de março, seguiu em lua-de-mel com a torcida corintiana: fez o primeiro gol no Pacaembu, contra o São Caetano.

É campeão!
Entre abril e maio de 2009, recebia elogios pelo empenho e recuperação da forma física. Ronaldo fez o segundo gol em vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, na semifinal do Paulistão, e classificou o Timão para a final. Na decisão, faz dois golaços na Vila Belmiro no primeiro jogo decisivo contra o Santos. E conquistou o Paulistão! Fenômeno brilhou, sonhava em ir à Copa do Mundo e a torcida foi ao delírio.

Campeão de novo!
O Fenômeno não foi à Copa, mas a grande fase seguiu com a campanha do Timão na Copa do Brasil. Ronaldo fez gol na primeira final contra o Internacional, em junho, e levantou mais uma taça com o time no jogo da volta, no Beira-Rio.

‘Eterno’
Ronaldo, ídolo da torcida, anunciou renovação de contrato até o fim de 2011, em fevereiro de 2010. Sambou com a Gaviões no Carnaval.

Quase...
Em outubro de 2010, depois dos problemas físicos, embalou seis jogos seguidos e foi peça importante na arrancada do time no Brasileirão, que acabou não sendo conquistado no fim.
BAIXOS
Polêmica!
Em 26 de fevereiro de 2009, antes mesmo de estrear, Ronaldo não voltou para o hotel com delegação em Presidente Prudente após noitada na casa noturna Pop's Drinks. Caso vazou, diretor (Antônio Carlos Zago) caiu...

Queda e dúvida
Em julho de 2009, Ronaldo fraturou mão esquerda e deixou clássico contra o Palmeiras no início. Corinthians perdeu por 3 a 0. Atacante aproveitou contusão para fazer lipoaspiração e voltou a ser questionado pela forma física.

Pouco futebol
Timão não tinha mais pretensões no segundo semestre, no Brasileirão de 2009. Ênfase na questão física do Fenômeno aumentou.

Coisa feia!
Em março de 2010, com atuações irregulares, fez gesto obsceno para um torcedor ao deixar a Arena Barueri, após uma partida do Timão.
Eliminação
Maio de 2010: time é eliminado da Libertadores para o Flamengo, com gol de Ronaldo, que teve esforço reconhecido pela torcida. Mas atleta admitiu que o corpo já não aguenta mais o futebol e passou a repensar sua carreira.
E aí, Ronaldo?
No início do Brasileirão de 2010, : ficou três meses sem jogar, com lesões musculares e forma física muito questionada.
Desastre em Tolima
Após perda do título brasileiro e da vaga direta na Libertadores no fim de 2010, Timão caiu na primeira fase do torneio sul-americana em mata-mata contra o Tolima (COL). Longe da forma ideal, Ronaldo virou alvo da revolta da torcida e foi apontado como culpado pelo fiasco.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário