sábado, 29 de dezembro de 2018

GO: Fazenda de João de Deus é invadida e é alvo de vandalismo

Fazenda de João de Deus é invadida e alvo de vandalismo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma das fazendas do médium João de Deus foi invadida e alvo de vandalismo em Souzânia, distrito de Anápolis. Uma das portas foi arrombada e o imóvel foi revirado, segundo informou o boletim de ocorrência. O caso aconteceu na quarta-feira (26), mas só registrado no dia 27. João de Deus é acusado de assédio sexual e está preso no Núcleo de Custódia. Ele nega as acusações. O gerente da propriedade rural Fazenda Agropastoril Dom Inácio, que mora no local, denunciou a invasão e o caso foi registrado como dano ao patrimônio. 

De acordo com o G1, o relatório da polícia aponta que o gerente informou que ao chegar à casa do médium na propriedade, viu que a porta dos fundos da casa tinha sinais de arrombamento e que todos os móveis estavam revirados e foram feitos atos de vandalismo, como “sofás rasgados, guarda roupas tiveram fundos quebrados, a banheira teve o suporte quebrado, todos os objetos dos quartos, cozinha e sala foram jogados no chão e todos os quadros foram retirados da casa”. 

Ainda segundo relatos do gerente, não houve arrombamento nos cadeados das porteiras, mas havia sinais de manobras de carro na entrada. João de Deus foi denunciado pelo Ministério Público nesta sexta-feira (28) pelos crimes de violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável contra quatro mulhres. Todos os casos aconteceram entre abril e outubro deste ano. 

(Noticias ao Minuto)

Cálculo da aposentadoria muda a partir de segunda-feira 31 de Dezembro


O cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição vai mudar a partir de segunda-feira (31), quando será acionada uma regra implementada por lei em 2015. A regra exige um ano a mais para homens e mulheres se aposentarem. A atual fórmula, conhecida como 85/95, vai aumentar um ponto e se tornar 86/96.

Quem quiser se aposentar pela regra atual – e já cumpre os requisitos – têm até domingo (30) para fazer a solicitação.

Pela fórmula 85/95, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser de 85 anos para mulheres e 95 para homens. O tempo de trabalho das mulheres deve ser de 30 anos e o dos homens, de 35 anos. Isso significa, por exemplo, que uma mulher que tenha trabalhado por 30 anos, precisa ter pelo menos 55 anos para se aposentar.

A partir do dia 31, para se aposentar com o tempo mínimo de contribuição, ela deverá ter 56 anos. A mesma soma precisará alcançar 86 e 96. A fórmula será aumentada gradualmente até 2026.

Aqueles que já cumprem as regras podem solicitar a aposentadoria pelo telefone 135, que funciona das 7h às 22h, no horário de Brasília. Pelo telefone, o pedido pode ser feito somente até sábado. Pelo site do INSS.o pedido pode ser feito até domingo (30).

Fórmula
A atual regra é fixada pela Lei 13.183/2015. Nos próximos anos, a soma voltará a aumentar, sempre em um ano. A partir de 31 de dezembro de 2020, passará a ser 87/97; de 31 de dezembro de 2022, 88/98; de 31 de dezembro de 2024, 89/99; e, em 31 de dezembro de 2026 chegará à soma final de 90/100.

Defensor da fórmula, o professor da Universidade de Brasília e assessor do Conselho Federal de Economia, Roberto Piscitelli, diz que o cálculo ajuda a reduzir desigualdades. “Ele combina dois indicadores [tempo de contribuição e idade mínima] que, às vezes, quando considerados isoladamente dificultam a vida do trabalhador. A fórmula ajuda a compensar a situação daqueles que começaram a trabalhar muito cedo, o que sempre foi fator de injustiça do ponto de vista do tempo para aposentadoria”, explicou.

Além de se aposentar pela regra 85/95, os trabalhadores podem atualmente se aposentar apenas por tempo mínimo de contribuição: 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, independente da idade. Nesses casos, no entanto, poderá ser aplicado o chamado fator previdenciário que, na prática, reduz o valor da aposentadoria de quem se aposenta cedo.

Da Agência Brasil

Bolsonaro estuda aumentar validade da CNH de 5 para 10 anos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, conversa com jornalistas após visita ao Comando da Aeronáutica,em BrasíliaO presidente eleito, Jair Bolsonaro, avisou hoje (28) via Twitter que pretende aumentar o prazo de validade da carteira nacional de habilitação no Brasil. Ele pretende estender o prazo de validade dos atuais 5 para 10 anos.

“Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse Bolsonaro que parabenizou o governo do Rio de Janeiro que anunciou a extinção da vistoria anual de veículos.

No início do ano o governo revogou uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que obrigava os motoristas a fazer curso teórico de dez horas e uma prova para renovar a carteira de habilitação. A exigência mantida é a realização de um exame médico.

A atribuição sobre as regras de trânsito passará, a partir de janeiro de 2019, para as mãos de Gustavo Canuto, que será o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta incorporará as atribuições das Cidades e Integração Nacional – dois ministérios que foram suprimidos pelo presidente eleito.

A quatro dias para o novo governo assumir, Bolsonaro tem indicado prioridades das 22 pastas que integrarão sua gestão. As orientações atingem vão desde ajustes de gastos a medidas pontuais para cada área.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

STF pode proibir João de Deus de atuar profissionalmente como médium, segundo coluna

STF pode proibir João de Deus de atuar profissionalmente, segundo coluna
                                 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao julgar o pedido de liberdade de João de Deus, o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá proibir o médium de atuar profissionalmente, segundo a coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.

Ainda de acordo com o jornal, pelo menos cinco dos onze ministros da Corte já se consultaram com João de Deus. Por causa da proximidade com o preso, os magistrados podem se declarar impedidos de atuar nas ações que o envolvem.

No STF, o pedido de liberdade foi distribuído ao ministro Gilmar Mendes, mas caberá ao presidente do STF, Dias Toffoli, decidir a respeito do caso no plantão do Judiciário.
Os dois ministros e Luís Roberto Barroso já se consultaram com o médium. Segundo o jornal paulista, Luiz Fux e Rosa Weber também o conhecem.

O médium teria participado, inclusive, da posse de Rosa Weber na presidência do TSE em agosto.

Fonte: Tribuna Feirense

BOMBA: Sérgio Cabral quer fazer delação premiada, diz jornal O Globo

Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho é um jornalista e político brasileiro filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Foi deputado estadual por três mandatos, de 1991 a 2003, e senador de 2003 até 2006

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, condenado a quase 200 anos de prisão por acusações relacionadas à Operação Lava Jato, quer fazer uma delação premiada e deu uma procuração para que seu advogado negocie a colaboração com autoridades, segundo nota da coluna Lauro Jardim no jornal O Globo deste domingo.

As conversas, em estágio inicial, já teriam sido iniciadas pelo advogado João Bernardo Kappen, que estaria em contato com o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro e a Procuradoria Geral da República, ainda de acordo com a publicação, que não cita as fontes.

Cabral estaria disposto a contar irregularidades sobre o Poder Judiciário, incluindo o Tribunal de Justiça do Rio e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), e sobre ex-chefes do Ministério Público do Rio de Janeiro, além da compra de votos para a Olimpíada de 2016, afirmou o jornal.
*Com informações da Agência Reuters.

LEM: Duas mulheres foram mortas a tiros no bairro Santa Cruz nessa quarta 26



Na noite desta quarta-feira, 26, por volta das 21h40, duas mulheres, foram mortas a tiros no interior de um bar/residência localizado na Rua Central, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.

De acordo com informações, repassadas pela proprietária do local, as mulheres chegaram quarta-feira informando que teriam vindo de uma fazenda e passaria a noite no bar e seguiria viagem nessa, quinta-feira, para a cidade de Bom Jesus da Lapa onde residiam.

O crime - Ainda de acordo com informações, dois homens chegaram ao bar pedindo uma bebida. As meninas abriram o portão e os dois indivíduos se sentaram à mesa. Após uma discussão os indivíduos executaram as mulheres a tiros as duas amigas. Uma delas morreu ao lado de uma cama em um dos quartos após sair correndo em busca de refúgio; já a outra morreu ao lado de uma mesa onde bebia.

Ainda de acordo com informações, a dupla teria deixado o local a bordo de uma motocicleta que estava em uma esquina próxima. Uma Unidade de Suporte Avançada do SAMU (USA) foi até o local, mas a médica de plantão,  só pôde mesmo constatar o óbito das duas. Uma delas foi alvejada com um tiro no tórax e na cabeça; já a outra com um tiro na cabeça.

De acordo com informações, o irmão de uma das vítimas foi executado na terca-feira, em Bom Jesus da Lapa. O local ficou sob os cuidados da Polícia Militar que guarda a cena do crime à espera até remoção dos corpos para o IML de Barreiras.

A polícia civil vai investigar esse duplo homicídio, o terceiro em menos de seis horas em LEM.

(Blog do Sigi Vilares)

Namorado de Fátima Bernardes , Túlio Gadêlha aciona Frota na Justiça por xenofobia

  Túlio Gadelha aciona Justiça contra Alexandre Frota por xenofobia
                                             Foto Facebook Túlio Gadêlha

Nesta quinta-feira (27), o namorado de Fátima Bernardes, Túlio Gadêlha, informou em suas redes sociais, que acionou a Justiça contra o deputado federal eleito por São Paulo, Alexandre Frota (PSL), em uma denúncia por xenofobia. Eleito deputado de Pernambuco, Gadêlha apresenta um tuíte da conta oficial de Frota, de 25 de dezembro, no qual o político responde “só podia ser de Pernambuco” para um usuário que o descreve como 'ator pornô que não paga a pensão do filho'. "Xenofobia é crime. Agora é com a Justiça, Frota. Protocolei hoje interpelação judicial – pedido de explicações em juízo e Foto: Reproduçãorepresentação contra o deputado paulista recém eleito, Alexandre Frota. Esse senhor não tem limites e agora irá aprender com as consequências dos seus atos”, escreveu Túlio. 
(Ibahia) Postado por Fernanda Pinheiro (Voz da Bahia) 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Cidade da Bahia fica em 1º lugar em ranking de transparência da gestão pública do Nordeste

[Cidade da Bahia fica em 1º lugar em ranking de transparência da gestão pública do Nordeste]


Um levantamento realizado pela Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, apontou em dezembro que o município de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, ocupa a primeira colocação no Nordeste em termos de transparência na gestão pública. No ranking nacional, a Suíça baiana está em quarto lugar.
O estudo foi elaborado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com a proposta de avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência. Considerando os resultados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE) no último ano, a pesquisa avaliou os Estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais.
Em seu portal online, a prefeitura de Conquista deixa disponíveis informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, dentre outros. Tudo isso foi avaliado pelo estudo.
“Esse é um dos primeiros resultados de que estamos no caminho certo, modernizando e inovando nas ferramentas de acesso as informações públicas”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão Pereira (MDB). Bocão News

Nova placa MERCOSUL passa a valer na BAHIA apartir dessa quarta 26 de dezembro



A implementação da placa veicular padrão Mercosul começa na Bahia a partir desta quarta-feira (26), após o prazo ter sido adiado por três vezes. Na última sexta-feira (21), o Detran suspendeu  serviços relacionados a emplacamento às 12h. A interrupção do serviço ocorreu para atualizar o sistema que vai disponibilizar a nova placa Mercosul. Por meio de nota, o Detran informou que os procedimentos retornarão à normalidade na quarta-feira (26), às 8h.

Placas Mercosul

A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo. O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. Conforme o Detran, a previsão é de que o preço não sofra alteração. No entanto, o Detran explica que esse valor não é regulado pelo departamento, e sim estipulado pelas empresas que fazem e estampam as placas. A placa terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d’água e código de barras bidimensional (QR-Code). (bahia.ba) 

Barreira Notícias

BRASIL Homem é inocentado após ficar dez anos recluso sem dever nada


Há dez anos, Israel de Oliveira Pacheco foi parar atrás das grades por ter, supostamente, estuprado uma mulher, em Lajeado, no Vale do Taquari, interior do Rio Grande do Sul. O reconhecimento da vítima só assegurou, ainda mais, a decisão da Justiça, que o condenou a 11 anos e seis meses de prisão por estupro e roubo. 

Na terça-feira 18 de dezembro, uma década depois, ele recebeu a notícia da absolvição. "A condenação estava embasada no reconhecimento pessoal feito pela vítima, que, pela natureza humana, falha. Portanto, está sujeita a erros", argumentou o defensor público Rafael Raphaelli, que entrou com todos os recursos possíveis até chegar na mais alta corte do país. 

A determinação de soltura aconteceu em julgamento da 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. "A prova pericial existente fragilizou ainda mais o reconhecimento, que já não foi feito dentro das formalidades que a lei estabelece. O Israel, quando foi reconhecido, foi colocado sozinho para que fizesse o reconhecimento", disse.

Inocência

"Eu fui em mais de cinco audiências. Em todas elas, eu sempre falei. Quem não me escutava era a Justiça", relatou Israel, em entrevista à RBS TV, afiliada da TV Globo. Conforme a reportagem, a Justiça brasileira desconsiderou a prova testemunhal e levou em conta o exame de DNA para absolver o homem.

Rotina na prisão

"Quem está lá dentro não tem vida boa. Noites de sono que não voltam. Noites em que, muitas vezes, você dorme de pé, porque não tem lugar", lembra ele, que sempre disse ser inocente. Israel ainda acrescentou que está desempregado à procura de uma oportunidade. "Até agora, eu não estou com um emprego bom por causa da minha ficha. Ficha que a Justiça sujou", desabafa.

Entenda o caso

Em 2008, Israel estava em uma rodoviária, quando foi surpreendido por policiais, que o prenderam por suspeita de violentar sexualmente uma mulher. A vítima e a mãe chegavam em casa e perceberam que a porta estava arrombada e um homem dentro. O suspeito rendeu as mulheres e estuprou uma delas.

Ao ser levado para a delegacia, a jovem reconheceu Israel por trás do vidro, acusando-o do crime. Mesmo testemunhas dizendo que, no momento do crime, Israel estava em um bar com amigos, o álibi não foi aceito. Exames de DNA comprovaram que o material genético não era de Israel, no entanto, ele permaneceu preso. O verdadeiro suspeito do crime foi detido. 

(Noticias ao Minuto)