sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Morreu, aos 95 anos Nelson Mandela "trajetória e vida"

“Carrego comigo o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas vivam juntas em harmonia e com iguais oportunidades. É um ideal pelo qual tenho a esperança de viver e ver realizado. Mas, se necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”
Nelson Mandela
O ex-presidente sul-africano mostra a alegria de viver com duas décadas de liberdade













Morreu nesta quinta-feira, aos 95 anos, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, em sua residência de Joanesburgo, informou o presidente sul-africano Jacob Zuma em mensagem à Nação.

Nelson Mandela "faleceu", declarou Zuma. "Nosso querido Madiba terá funerais de Estado" e as bandeiras serão colocadas a meio pau a partir desta sexta-feira e até seus funerais. Ele passava por um tratamento após ter adquirido uma infecção pulmonar. 

A primeira informação sobre a piora do estado de saúde do herói nacional sul-africano, que passou 27 anos na prisão durante o regime racista do Apartheid, foi dada no dia 11 de dezembro do ano passado. 

A esposa de Mandela, Graça Machel, já havia demonstrado sua tristeza em vê-lo próximo da morte. "Vê-lo envelhecer é uma coisa que dá pena. Mas você entende e sabe que isto tem que acontecer", afirmou ao canal NCA. 


Mandela defendia o sonho de todos 'viverem como irmãos'

Trajetória

Nelson Mandela (1918-2013) nasceu em um pequeno vilarejo da região de Transkei, na África do Sul. Rolihlahla Dalibhunga Mandela começou a ser chamado de Nelson aos sete anos, quando tornou-se o primeiro membro de sua família a frequentar a escola primária, em Qunu. Dois anos mais tarde, seu pai morre e Mandela é enviado para outro colégio - desta vez próximo ao palácio do Regente.

De etnia Xhosa, o líder seguiu suas tradições e foi iniciado na sociedade aos 16 anos, quando passa pelo ritual de circuncisão. Ele seguiu para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.

Ele mudou-se em 1934 para Fort Beaufort, onde começou o curso para se tornar bacharel em Direito na Universidade de Fort-Hare. Foi lá que Mandela se envolveu no movimento estudantil, o que lhe rendeu uma expulsão da universidade.

Foi em Johanesburgo que ele terminou a graduação na Universidade da África do Sul e, depois, continuou os estudos na Universidade de Witwatersrand. 

Durante a Copa, Mandela teve uma má notícia; na imagem, ele vai ao velório da bisneta

Apartheid – da prisão à presidência
A faculdade de Direito foi o primeiro passo para que Mandela se envolvesse na oposição do regime do Apartheid (negava aos negros, mestiços e indianos, os direitos políticos, sociais e econômicos).

Em 1942, ele se juntou ao CNA (Congresso Nacional Africano). Dois anos depois, ao lado dos amigos Walter Sisulu e Oliver Tambo, forma-se a Liga Jovem do CNA.

Foi em 1948, quando os afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a segregação racial, venceram as eleições, que o líder tornou-se ainda mais ativo no CNA e tomou parte do Congresso do Povo (1955), em que divulgou a Carta da Liberdade (documento que revela um programa fundamental para a causa antiapartheid).

A partir de ataques contra negros, já nos anos 1960, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, o chamado Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação, na tradução livre), fundado por ele e outros militantes.

Em agosto de 1962, Nelson Mandela foi preso. A princípio, ele foi condenado a cinco anos de detenção por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Dois anos mais tarde, porém, veio a sentença de prisão perpétua por sabotagem e por conspirar na ajuda a outros países em uma suposta invasão à África do Sul.

Foram 27 anos de prisão, o que o transformou no maior símbolo da luta antiapartheid na África do Sul. Mesmo detido, ele conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Durante o período, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos de diversos países.

Uma forte campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk, com quem Mandela dividiu o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Posteriormente, o líder foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999) e, durante o período, comandou a transição do regime de minoria no comando. Mandela ganhou ainda mais respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.

Família

Nelson Mandela casou três vezes. A primeira esposa, Evelyn Ntoko Mase, ficou ao lado do líder durante 13 anos – eles de divorciaram em 1957.

Pouco depois, o ex-presidente sul-africano casou-se com Winnie Madikizela, com quem ficou casado por 38 anos. Eles se divorciaram em 1996, após divergências políticas entre o casal virem a público. Winnie foi mulher do líder durante toda a sua prisão. Dos 38 anos de casados, 27 foram passados à distância, praticamente sem se verem.

Já com 80 anos de idade, em seu aniversário, Nelson Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente Moçambicano.

O sul-africano teve quatro filhos com sua primeira esposa. Entretanto, apenas a mais nova continua viva.

O filho mais velho, Madiba Thembekile, morreu aos 25 anos em um acidente de carro. O segundo filho do casal, Makgatho Mandela, morreu em 2005 vítima de Aids.

A terceira filha de Mandela com a primeira esposa morreu aos nove meses de idade, o que fez com que o casal batizasse a filha seguinte com o nome da irmã, Malaziwe Mandela.


Continue lendo: noticias.band.uol.com.br

BA: Caso Monte Santo, mãe das crianças diz que ainda é perseguida.


Um ano após reaver de forma provisória a guarda de cinco filhos adotados ilegalmente por famílias paulistas, Silvânia da Silva diz ainda sofrer perseguições que a fizeram deixar Monte Santo e se mudar para Camaçari.

Hoje faz um ano que ela reencontrou as crianças em um abrigo em São Paulo. “Quero minha vida de volta, não tenho paz. Meus filhos não podem ver um carro preto que correm, achando que vão levá-los”, conta. Ela ainda não tem a guarda definitiva. “Há um recurso, o processo está andando”, explica Isabela da Costa Pinto, advogada do Cedeca, que oferece acompanhamento à família.

Silvânia foi ouvida na terça pela CPI da Assembleia Legislativa que investiga o Tráfico de Pessoas. As cinco crianças foram retiradas dos pais em junho de 2011, após ordem do juiz Vítor Manoel Xavier Bizerra.
(Correio da Bahia)

Sorteio dos grupos da copa do mundo Brasil 2014 será hoje sexta-feira (6)




A Bahia será o centro das atenções do mundo do futebol nesta sexta-feira, 6, quando a Costa do Sauipe recebe o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

O Portal A TARDE fará o tempo real do sorteio, a partir das 12h30 (horário da Bahia), destacando os principais momentos do evento, além de contar com os comentários do jornalista de A TARDE Moysés Suzart.

“Sinto que a expectativa em relação a Copa começa justamente quando há a formação dos grupos: quem vai enfrentar quem, qual é o grupo da Morte. Começa aquela sensação de ansiedade em saber quem vai jogar contra o Brasil, se a Itália ou outra seleção campeã do mundo vai cair em um grupo difícil”, diz o jornalista.

Na cobertura do tempo real de A TARDE, Moysés pretende, além de comentar sobre o sorteio dos grupos e avaliar quem deu sorte ou azar, também trazer curiosidades sobre os futuros confrontos, em especial dos adversários da Seleção Brasileira.

“Vou trazer informações sobre as seleções: se já enfrentaram o Brasil em outra Copa, se há alguma particularidade nesse confronto. E também comentar sobre algumas histórias de outros jogos que teremos definidos para a primeira fase do Mundial”.

Como jornalista, Moysés trabalha na editoria de esportes de A TARDE desde 2005, acompanhou as Copas de 2006 e 2010 com olhar mais profissional. No entanto, sua paixão pelo Mundial realizado de quatro em quatro anos vem desde pequeno.

“Desde criança, sempre gostei de comprar tudo que via relacionado ao Mundial. Ainda tenho o hábito de guardar algumas coisas das últimas copas. Álbum de figurinhas mesmo é algo que toda Copa é sagrado comprar e completar”.
(A Tarde)

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Ivete Sangalo diz que namoraria com Xuxa se fosse lésbica


A musa do axé, Ivete Sangalo, 41, comentou sobre um dos assuntos mais polêmicos que a cerca. Em entrevista à revista "Veja", ela falou sobre o antigo rumor de que teria um caso com Xuxa. Bem humorada, a cantora negou o affair e disse que, se gostasse de mulher, paqueraria a apresentadora.
 
"Quem me dera! Não namoramos, não. A gente é muito amiga. Eu poderia até namorá-la, se eu fosse lésbica. Se eu gostasse de mulher, ela já teria recebido uma cantada", brincou Ivete. No próximo dia 14, vai ser só festa para a cantora que grava o DVD de 20 anos de carreira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

De acordo com informações do jornal O Dia, Ivete Sangalo gastou mais de R$ 3 milhões para fazer essa gravação. A cantora vai transformar o vestiário dos jogadores em um megacamarim. Ela fará cinco trocas de figurino, assinado pela estilista Patrícia Zuffa. E, no palco, os telões serão de led em 3D. 
(Bocão News)

Governo tem projeto para preço de passagem área com preço de ônibus


Para estimular os voos em 270 aeroportos de pequeno e médio portes do país, que serão turbinados com o programa da aviação regional, o governo quer oferecer aos passageiros bilhetes por preços semelhante às passagens de ônibus. Para isso, será oferecido um subsídio às empresas que quiserem operar rotas, ligando cidades menores aos grandes centros. Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, antecipou ao GLOBO, a proposta prevê subsídios diferenciados por região, segundo a renda dos moradores e os preços das passagens rodoviárias, que variam entre os estados.

Já está certo que o governo vai subsidiar até metade dos assentos da aeronave, no limite de 60 assentos.  A companhia vai receber o subsídio, tendo como referência o preço que ela estiver cobrando do passageiro, explicou Moreira Franco.  O ministro disse que, além de facilitar o acesso da população ao transporte aéreo, como é caso de moradores da região da Amazônia, por exemplo, o estímulo à aviação regional será positivo ao abastecer os grandes hubs (aeroportos que funcionam como centro de distribuição de rotas). 

Hoje, há cinco pequenas empresas que operam rotas regionais e atendem a 21 municípios, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). São Trip, Passaredo, Sete, Brava (NHT) e Map Linhas Aéreas. O governo ainda não dispõe de projeções de preços com a adoção dos subsídios, mas um levantamento nos sites da empresas aéreas e de transporte rodoviário mostra que há um enorme discrepância nas tarifas. 


Uma passagem aérea (ida e volta) entre Belo Horizonte e Ipatinga (separadas por 220 quilômetros) custa entre R$ 270 e R$ 880, fora a taxa de embarque. De ônibus, a viagem sai por R$ 106. Para ir de avião de Juiz de Fora ao Rio, o passageiro precisa desembolsar entre R$ 502 e R$ 707, incluindo a volta; se for de ônibus vai pagar R$ 168. A distância entre as duas cidades é de apenas 179 quilômetros. (O Globo)