quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Filho do Ex presidente Lula perde na Justiça causa de indenização contra jornalista


 
O filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, sofreu mais uma derrota na Justiça nesta quarta-feira (14) no processo em que pedia uma indenização por danos morais do jornalista Cláudio Humberto. Após a publicação da reportagem no site do próprio jornalista, o filho do ex-presidente entrou na Justiça para pedir ressarcimento por danos morais. 

O autor, chamado na matéria de “Lulinha”, alegava que a notícia veiculada no site era ofensiva e o expôs ao desprezo público por indicar a cidade em que nasceu e onde tem família radicada. A 3ª Turma do STJ (Supremo Tribunal de Justiça) negou recurso especial a Fábio, que tentava reverter uma decisão do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios), que já havia julgado a ação improcedente. 

Segundo o juiz da 2ª Vara Cível de Brasília, a matéria em si não demonstrava a intenção de ferir a honra do autor, tratando-se de veiculação de notícia amplamente divulgada pela imprensa. Já a 6ª Turma Cível do TJDFT ratificou a decisão. (Fonte R7)

SE: Pastor é preso acusado de estuprar duas jovens em sessão de "descarrego"



A polícia de Sergipe prendeu um pastor acusado de abusar sexualmente de duas adolescentes, de 13 e 16 anos, durante “sessões de descarrego”, supostamente ocorridas em agosto deste ano e maio de 2010. A prisão de Robério Lopes da Silva, 46, ocorreu nessa quarta-feira (14) enquanto ele se divertia no balneário Rio do Prata, no município de Japaratuba (a 56,4km de Aracaju).
O pastor era considerado foragido da Justiça desde o dia 19 de outubro quando foi decretada a prisão dele pela 11ª Vara Criminal.

Segundo a Delegacia da Criança de Aracaju, o acusado foi preso enquanto tomava “banho de rio e bebia cerveja calmamente”. Ao ser dada voz de prisão, o pastor ainda negou sua identidade dizendo que se tratava de outra pessoa, mas não conseguiu enganar a polícia, que vinha o procurando há mais de duas semanas.

“Tentamos cumprir o mandado várias vezes, mas ele não era mais encontrado em nenhum local de Aracaju. Em virtude disso, ele estava sendo considerado foragido”, disse a delegada Lara Schuster.

A polícia informou que a mãe da garota de 16 anos procurou a Delegacia da Criança de Aracaju para denunciar que o acusado havia estuprado a filha durante uma oração para “tirar os maus espíritos”.
Em depoimento à polícia, a mãe da jovem de 16 anos contou que Silva telefonou para ela para pedir autorização para ir à casa da família para realizar uma operação a fim de tirar os “encostos” que estavam atormentando a vida da garota.

A mulher relatou ainda que o pastor disse para ficar sozinho com a adolescente para fazer a oração. Depois que a família entrou na casa “encontrou a filha em estado de choque. Na época, um lençol sujo foi apresentado à polícia como prova da consumação do ato sexual.”
Após investigações sobre o caso e devido a repercussão que teve, a família de outra adolescente, de 13 anos, procurou a polícia e acusou o pastor de ter praticado o mesmo crime contra a garota.

Segundo a polícia, o pastor costumava abusar sexualmente de adolescentes, mas para ficar a sós com a vítima dizia que tinha “revelações divinas” para fazer e pedia que a família saísse da casa. “Ele aproveita-se da imaturidade das vítimas e da relação de confiança que mantinha com suas famílias, prometendo benefícios religiosos enganosos, o que caracterizava a fraude”, afirmou a delegada Mariana Diniz, do DAGV (Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis).

Procurada pela reportagem do UOL, nesta quinta-feira (15), as famílias das adolescentes informaram que não iriam se “manifestar para preservar o momento difícil que estariam passando.” (Fonte UOL)

Professores da Bahia anunciam duas paralisações ainda para esse mês


Professores anunciam duas paralisações e decidem que calendário letivo de 2013 deve ser único
Foto: Divulgação
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (14), os professores da Rede Estadual de Ensino decidiu que o calendário letivo para 2013 deve ser único – como propõe a APLB, o sindicato da categoria, e não dois calendários, como pretende o governo do Estado. 

Os docentes decidiram ainda realizar duas paralisações. A primeira na próxima terça (20) com manifestação, seguida de passeata às 15h da Praça do Campo Grande até a Estátua de Zumbi, na Praça da  Sé. A outra será realizada no dia 27 de novembro, às 9 horas. Os educadores realizam uma assembleia, sem local ainda definido.
Fonte: Bahia Notícias
 

SP: Manifestação na Av. Paulista, lembra policiais mortos neste ano em São Paulo

Elaine Patricia Cruz Agência Brasil
São Paulo – Parentes de policiais que foram mortos neste ano no estado de São Paulo fazem nesta tarde noite, uma manifestação na Avenida Paulista, na capital do estado. Segundo a Polícia Militar, cerca de 60 pessoas participam do ato, que teve início no meio da tarde de hoje (15).
Os manifestantes vestem preto e carregam cruzes brancas, lembrando os mais de 90 policiais que morreram em todo o estado. De acordo com a Polícia Militar, a passeata, que segue em direção ao Cemitério do Araçá, é tranquila.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a manifestação na Avenida Paulista provoca lentidão para os motoristas que trafegam sentido Paraíso/Consolação.

Morre em Salvador obeso de 220 quilos resgatado por guindaste


O paciente estava sendo acompanhado por uma equipe multidisciplina,
 composta de endocrinologista, nutricionista e psicólogo. (Foto: Sesab/Divulgação)


SalvadorO Hospital Roberto Santos anunciou a morte Wellington Cortes Conceição, 33 anos, ocorrida por volta da 1h50 desta quinta-feira (15). Wellington tinha obesidade mórbida e precisou de auxílio de um guindaste, conseguido pelo Corpo de Bombeiros, para ser resgatado de casa, na cidade de Amélia Rodrigues, na última sexta-feira (9, após sofrer uma torção no joelho.
Wellington pesava 220 quilos. Segundo o Roberto Santos, a causa da morte foi embolia pulmonar.
Inicialmente, Wellington foi internado no Hospital Geral do Estado e na última terça-feira (13) foi transferido para o Hospital Roberto Santos, onde passava por tratamento contra obesidade, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
O paciente estava sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta de endocrinologista, nutricionista e psicólogo.
A operação para tirar Welington de casa, em Amélia Rodrigues, 
depois que ele caiu no banheiro, durou quatro horas e meia. (Foto: Arquivo/JM)
Fonte: Jornal da Mídia

Diabetes, boa parte dos pacientes aplica a insulina de forma incorreta


Médicos e cientistas descobrem que boa parte dos pacientes aplica a insulina de forma incorreta, o que pode levar a sérias complicações causadas pela doença. Veja na ilustração divulgada pela revista IstoÉ. (Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Professora é assassinada pelo ex-marido a tiros em Itapetinga na Bahia


A professora Alessandra Pereira da Silva, 37 anos, foi morta a tiros na noite desta segunda-feira (13) na cidade de Itapetinga, que fica a 562 quilômetros de Salvador. Segundo informações da TV Bahia, Alessandra foi assassinada pelo ex-marido. 
O crime aconteceu na casa de Alessandra, quando Marcos Silva Gonçalves, 39 anos, chegou pela noite e a chamou para conversar na cozinha. Lá, Marcos disparou dois tiros que atingiram a professora na cabeça. Ela não resistiu e morreu na hora. 
Segundo informações do blog regional Itapetinga Agora, Marcos estava inconformado com a separação. Após o crime, ele fugiu. A polícia da cidade permanece fazendo buscas pelo suspeito. 
O corpo de Alessandra foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista. A Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga decretou luto oficial. As aulas na Escola Municipal Esther Ferraz, onde ela lecionava, fora suspensas. (Itapetinga Agora) Foto/Correio

Ministério da Saúde, diabetes mata mais que aids e trânsito no Brasil



Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira (13) indicam que 54 mil brasileiros morreram em 2010 em decorrência do diabetes. Isso significa que a doença matou quatro vezes mais do que a aids (12 mil óbitos) e superou o total de vítimas de trânsito (42 mil) no país. 

A pasta alertou que o total de mortes provocado pelo diabetes é ainda maior quando se considera que a doença age como fator de risco para outras enfermidades, como câncer e doenças cardiovasculares. Em 2010, o diabetes esteve associado a 68,5 mil mortes, o que totaliza cerca de 123 mil mortes direta e indiretamente.

De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil, enquanto a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,8 casos para cada 100 mil habitantes. As mulheres são as principais vítimas e responderam, em 2010, por 30,8 mil mortes contra 24 mil entre os homens. Em 2000, 20 mil mulheres morreram por causa do diabetes, ante 14 mil homens. 

A faixa etária com o maior número de mortes, em 2010, é acima dos 80 anos, totalizando 15,7 mil. O número mais que dobrou quando comparado ao ano 2000, quando 6,7 mil mortes foram notificadas na mesma faixa etária. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o diabetes constitui um problema contemporâneo. Barreiras Notícias

Lídice da Mata pedirá prisão para mulher que intermediou adoção de crianças na Bahia


A senadora Lídice da Mata (PSB-BA)
A relatora da CPI do Tráfico Nacional e Internacional de Pessoas, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), pedirá a prisão preventiva de Carmem Kiechofer Topschall, suspeita de intermediar adoções irregulares, convencendo ou forçando famílias pobres do interior da Bahia a abrir mão da guarda de seus filhos em favor de casais de outros estados.
Ela é acusada de arranjar novas famílias a cinco crianças, filhos de Silvânia Maria da Silva e Gerôncio de Brito Souza, do município de Monte Santo, na Bahia. Todos foram entregues a casais de Indaiatuba e Campinas, no interior de São Paulo, em maio passado.
(Fonte: Tribuna)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Polícia afasta possibilidade de assalto em morte de advogado em Rio Real BA


Delegado trabalha com a hipótese de execução.
Crime ocorreu no sábado (10) na cidade de Rio Real.


Carro (Foto: Nerivaldo Ferreira/ Rio Real News)Advogado foi morto no sábado (10).
(Foto: Nerivaldo Ferreira/ Rio Real News)

Do G1 BA
A polícia descarta a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte) no caso do assassinato de um advogado na cidade de Rio Real, no interior da Bahia. O crime ocorreu no sábado (10). De acordo com o delegado titular da cidade, Geuvan  Franca, uma testemunha que presenciou o assassinato foi ouvida nesta segunda-feira (12).
"Ouvimos uma testemunha ocular. A possibilidade de assalto está afastada, com certeza foi execução. A carteira dele, com R$ 100, o celular, tudo estava no carro", afirmou Franca.
Segundo o delegado, a testemunha contou à polícia que um suspeito, que estava em uma moto, seguiu o carro do advogado, se aproximou e fez um disparo, que o atingiu nas costas. Geuvan Franca informou que a testemunha relatou também que a vítima tentou fugir e o veículo dela foi alvejado outras cinco vezes. Segundo o delegado, esses disparos não chegaram a atingir a vítima, que morreu no local. "Ele [advogado] perdeu o controle do carro e entrou em um sítio de laranja", disse Franca.
O delegado de Rio Real afirmou que até a noite desta segunda-feira nenhum suspeito foi localizado. De acordo com familiares, que preferem não se identificar, o advogado seguia para a casa de um amigo quando o crime ocorreu. Um familiar relatou ao G1 que a vítima nunca comentou sobre possíveis ameaças sofridas por ele. "Ele era um pouco temperamental. Era tranquilo, mas em situação incômoda era impulsivo", afirmou um familiar da vítima.
Ainda de acordo com a família, o advogado nasceu em Rio Real, se formou em Direito na Universidade de Tiradentes, em Estância (SE), e sempre trabalhou na cidade natal. Ele foi enterrado no domingo (11).
Em entrevista ao G1, a presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), subseção de Alagoinhas, Maryella Gomes, disse que a entidade está solidária à família do advogado e se mobiliza no intuito de cobrar dos órgãos responsáveis pela elucidação do crime celeridade no processo.
Caso
O advogado foi assassinado por volta das 12h de sábado (10), no município de Rio Real. De acordo com informações de Rodrigo Vasconcelos, colega de profissão da vítima, o crime aconteceu no Loteamento Primavera, bairro um pouco afastado do centro da cidade.

De acordo com a polícia, o advogado teria sido agredido por policiais militares duas vezes em 2012. Segundo o delegado Geuvan Franca, em janeiro a vítima se envolveu em uma discussão com PMs após tentar defender uma testemunha. Em julho, o advogado voltou a ser agredido após se negar a parar o veículo em uma abordagem da PM. 
De acordo com o delegado,
 na maioria das vezes, o advogado defendia pessoas que tinham problemas na Justiça com a polícia. Franca afirmou que vai investigar se houve a participação de PMs no crime contra o advogado.

STF condena José Dirceu em 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado


José Dirceu é condenado a 10 anos e 10 meses de prisão
Foto: Agência Brasil

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante a sessão da tarde desta segunda-feira (2). Pelo crime de formação de quadrilha, a maioria dos ministros fixou pena em 2 anos e 11 meses e, por corrupção ativa, 7 anos e 11 meses, mais multa de R$ 676 mil. Pela punição aplicada pelo STF, superior a 8 anos de reclusão, o ex-ministro terá que cumprir a pena em regime fechado, conforme regra prevista no Código Penal. Segundo o Supremo, Dirceu "ordenou" o esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada em troca de apoio no Congresso ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até esta segunda, em seis sessões de dosimetria, cinco dos 25 réus condenados tiveram a pena determinada. (Bahia Notícias) 

Idoso morre após beber e bater o carro em Luis Eduardo Magalhães BA



A colisão foi traseira e matou o motorista do VW Fox. Fotos: Sigi Vilares

Uma colisão traseira terminou com um morto e um ferido na BR 020, nas proximidades do Posto Royal, no município de Luís Eduardo Magalhães, na noite de ontem, sábado, 10, por volta de 20h30.

Um VW Fox, de placa MWS 6217/Palmas-TO, conduzido por Raimundo Joaquim Feitosa, de 72 anos, colidiu-se na traseira de uma caminhonete Chevrolet D20, placa GRL 0450/Posse-GO, conduzido por Amarildo Mário Gemelli, de 48 anos.



O corpo de Raimundo Joaquim ao lado de seu carro. 
O motorista teria passado a tarde bebendo com amigos.

O acidente

Ambos os veículos trafegavam sentido LEM. Nas proximidades do Posto Royal o motorista da caminhonete, o senhor Amarildo Gemelli, reduziu a velocidade, pois uma carreta havia derramado uma carga de soja na pista.

O senhor Raimundo Feitosa, que vinha logo atrás em alta velocidade, bateu na traseira da caminhonete.

No impacto, Raimundo Feitosa veio a óbito. Um amigo que o acompanhava saiu ferido, mas acabou evadindo-se do local.




De acordo com informações, o motorista morto passou à tarde na Vila II do Assentamento Rio de Ondas onde bebeu com amigos.

O corpo de Raimundo Joaquim Feitosa foi encaminhado no início da madrugada deste domingo, 11, para o IML do complexo policial de Barreiras.
Blog do Sigi Vilares 

domingo, 11 de novembro de 2012

Jovem advogado é perseguido e assassinado na Bahia


A polícia ainda não tem pista dos criminosos que mataram o advogado criminalista José Urbano do Nascimento Júnior, de 28 anos. O jovem foi perseguido na tarde deste sábado, 10, por dois homens em uma moto no Loteamento Primavera, localizado no município de Rio Real (a 200 km de Salvador), informou a 1ª Delegacia Territorial de Alagoinhas (DT/Alagoinhas). A polícia trabalha com a hipótese de vingança.

Segundo testemunhas relataram aos agentes, o advogado, ao perceber que estava sendo seguido pela dupla, tentou fugir aumentando a velocidade do carro. Nascimento perdeu o controle do veículo, que acabou parando dentro da área de um sítio. Nesse local, os criminosos efetuaram tiros de arma de fogo em diversas partes do corpo do advogado.

Testemunhas ouviram o barulho dos tiros e comunicaram à Policia Militar. Quando os agentes chegaram, de acordo com a polícia, o advogado já estava sem vida. Segundo informações do amigo da vítima e colega de profissão, Rodrigo Vasconcelos, o motivo e a autoria do crime são um mistério.

“Não sabemos o que foi que aconteceu. Não posso dizer que foi uma tentativa de assalto, até porque não parece que foi o que aconteceu”, conta. Até as 18h30 deste sábado, o corpo da vítima permanecia no local do crime aguardando perícia técnica.(A Tarde) & Blog do Meireles

Campanha pela venda do acarajé da Bahia na Arena Fonte Nova na copa é intensa nas redes sociais


Campanha pela venda dos tradicionais bolinhos é intensa nas redes sociais

As redes sociais, na internet, têm sido a caixa de ressonância da agitação civil pela venda do acarajé na Arena Fonte Nova durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. As restrições ao tradicional bolinho, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), defendem os adeptos do movimento, estariam explicitadas no texto da Lei Geral da Copa.

O documento aprovado este ano no Congresso Nacional garante exclusividade aos parceiros comerciais da Fifa (promotora do evento). Apenas eles teriam a exclusividade na venda dentro do estádio, e também em um perímetro de até 2 quilômetros fora dele.

Além das publicações contra a determinação na internet (veja exemplos abaixo), a grande rede também abriga um abaixo-assinado com mais de seis mil signatários. A petição pública defende a entrada das baianas (devidamente trajadas) nos estádios durante os torneios.

O documento foi disponibilizado no site Changue.org (próprio para este tipo de expediente) e é assinado pela presidente da Associação das Baianas de Acarajé e Mingau do Estado da Bahia (Abam), Rita Santos.

“Nosso objetivo é conseguir sensibilizar a população e alcançar o jogador Ronaldo Fenômeno, que é representante do Comitê Organizador Local (COL). Ele pode nos ajudar com sua influência política. O deputado (federal, pelo Rio de Janeiro) Romário já está apoiando nossa causa”, afirma a representante da categoria. (Fonte: A Tarde)

Wagner diz que vai tratar o prefeito eleito ACM Neto diferente do que fez com seu avô ACM


Wagner admite o impacto na eleição das greves dos professores e da PM

Duas semanas depois de amargar nas urnas a derrota dos candidatos petistas à Prefeitura de Salvador e Lauro de Freitas, o governador Jaques Wagner assume um discurso conciliatório e republicano, como gosta de dizer. Assegura que vai tratar o prefeito eleito ACM Neto de forma diferente do que fez o avô dele com Lídice da Mata, nos anos 1990, mas alerta: se o democrata fizer a prefeitura de palanque, a gestão vai virar disputa eleitoral. 

Nesta entrevista exclusiva concedida à Editoria de Política do A TARDE, cuja íntegra pode ser conferida no portal, reafirma que o PT saiu vitorioso das urnas, mas admite o impacto das greves dos professores e da Polícia Militar no resultado da eleição. Pela primeira vez, diz que prefere cumprir o mandato até o final e admite ser candidato a presidente, caso seja convocado, em 2018. Ao falar do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), repete o alerta: “Para ganhar na política é preciso juntar”. 
(Fonte:A Tarde)