sábado, 13 de agosto de 2011

Bahia é o terceiro estado em número de juízes sob ameaça de morte


Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça 10 magistrados solicitaram segurança


Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, a Bahia é o terceiro estado em número de juízes que solicitaram escolta policial. O balanço aponta que cinco magistrados pediram segurança no segundo semestre de 2010 e outros cinco magistrados solicitaram no primeiro semestre de 2011. Ao todo, dez magistrados que estão com a vida ameaçada no estado, perdendo em número somente para o Paraná (30) e Rio de Janeiro (13).

No Brasil, segundo o balanço divulgado na última sexta-feira (12) com base em informações fornecidas pelos tribunais a pedido da Corregedoria Nacional de Justiça, pelo menos 100 magistrados estão nessa situação. 

Segundo o levantamento, há 69 juízes ameaçados, 13 sujeitos a situações de risco e 42 escoltados. O CNJ esclarece que muitos se enquadram em duas situações ao mesmo tempo, por exemplo ameaçados com escolta ou em situação de risco com escolta. Alguns tribunais não repassaram os dados e, por isso, o número pode ser maior.

Na madrugada de sexta-feira (12), a juíza criminal Patrícia Acioli foi assassinada com 21 tiros na porta da casa onde morava em Niterói. A juíza era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, também na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nos últimos dez anos, ela foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a grupos de extermínio.

Redação Portal iBahiaredacao@portalibahia.com.br


BA presa mulher que matou a ex-sogra de 66 anos em Vitória da Conquista


Redação CORREIO/ Crédito: Polícia Civil
Uma mulher foi presa na sexta-feira (12), por policiais da 2ª Delegacia do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, acusada de ter matado a sogra. Dine Rocha Santo, de 42 anos, teria matado Ana Geralda Matos Souza, 66, a facadas no interior de uma casa, localizada no Bairro Recanto das Águas, na cidade, no dia 20 de junho de 2011.
A acusada foi localizada pelos policiais escondida numa fazenda próximo a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). De acordo com a policia, o crime teria ocorrido por causa da separação da acusada com o filho da vítima.
A polícia descobriu que Dine não queria se separar do filho da vítima e passou a fazer ameaças de morte, dizendo que mataria alguém da família caso o marido não voltasse para ela. A acusada foi encaminhada ao Presídio Nilton Gonçalves, onde aguardará presa o julgamento pela Justiça, podendo ser condenada a pena de 30 anos de prisão.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Reynaldo Gianecchini está internado com câncer em São Paulo. O que é Linfoma Não-Hodgkin?

Linfomas são neoplasias (crescimento das células) malignas que se originam nos linfonodos (gânglios), muito importantes no combate às infecções.
Getty Images
Existem trinta ou mais subtipos de linfomas específicos, mas para simplificar a classificação muitos oncologistas agrupam os vários subtipos de acordo com a velocidade média de crescimento e progressão do linfoma: muito lentamente (baixo grau) ou muito rapidamente (alto grau ou agressivo).
Graças ao conhecimento da maneira pela qual os tipos específicos de linfoma progridem, pode-se determinar a possibilidade de progressão lenta ou rápida e os tipos de terapia necessários a esses subtipos.
A classificação dos tipos específicos de linfoma leva em consideração o padrão da biópsia do linfonodo feita ao microscópio e o tipo celular predominante dos linfócitos (T ou B).
O número de casos praticamente duplicou nos últimos 25 anos, particularmente entre pessoas acima de 60 anos por razões ainda não esclarecidas.

Fatores de risco

Os poucos conhecidos fatores de risco para o desenvolvimento de Linfomas Não-Hodgkin são:
  • Sistema imune comprometido: pessoas com deficiência de imunidade, em consequência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras e infecção pelo HIV, têm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vírus EpsteinBarr, HTLV1, e da bactéria Helicobacter pylori (que causa úlceras gástricas), têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma
  • Exposição Química: os Linfomas Não-Hodgkin estão também ligados à exposição a certos agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas têm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expõem a altos níveis desses agentes químicos. A contaminação da água por nitrato, substância encontrada em fertilizantes, é um exemplo de exposição que parece aumentar os riscos para doença
  • Exposição a altas doses de radiação. Tomam medicamentos devido ao transplante de órgãos.
É importante salientar que muitos indivíduos com linfoma não se incluem nesses grupos de risco, e também que a maioria dos que se encontram nesses grupos nunca desenvolve a doença.

Diagnóstico

São necessários vários tipos de exames para o diagnóstico adequado dos Linfomas Não-Hodgkin. Esses exames permitem determinar o tipo exato de linfoma e esclarecer outras características, cujas informações são úteis para decisão da forma mais eficaz de tratamento a ser empregado.

Biópsia

Durante a biópsia, é retirada pequena porção de tecido (em geral linfonodos) para análise em laboratório de anatomia patológica. Há vários tipos de biópsia, incluindo os seguintes:
  • Biópsia excisional ou incisional: através de uma incisão na pele, retirase o linfonodo por inteiro (excisional) ou uma pequena parte do tecido acometido (incisional). É considerado o padrão de qualidade para o diagnóstico dos linfomas
  • Punção aspirativa por agulha fina: retira-se pequena porção de tecido por aspiração através de agulha
  • Biópsia e aspiração de medula óssea: retira-se pequena amostra da medula óssea (biópsia) ou do sangue da medula óssea (aspiração) através de uma agulha. Este exame é necessário para definir se a doença estende-se também à medula óssea, informação importante que pode ter implicações no tratamento a ser empregado
  • Punção lombar: retira-se pequena porção do líquido cerebroespinhal (líquor), que banha o cérebro e a medula espinhal (não confundir com medula óssea). Esse procedimento determina se o sistema nervoso central foi atingido.

Exames de Imagem

Estes exames são usados para determinar a localização dos sítios acometidos pela doença:
  • Radiografias de tórax: podem detectar tumores no tórax e pulmões
  • Tomografia Computadorizada: visualiza internamente os segmentos do corpo por vários ângulos, permitindo imagens detalhadas
  • Ressonância Nuclear Magnética (RNM): também produz imagens detalhadas dos segmentos corporais
  • Cintigrafia com Gálio: uma substância radioativa que, ao ser injetada no corpo, concentra-se principalmente em locais comprometidos pelo tumor. Uma câmera especial permite ver onde o material radioativo se acumulou, e determinar o quanto se disseminou a doença.
Getty Images

Estudos celulares

Junto com biópsias e exames de imagem, são utilizados alguns testes que ajudam a determinar características específicas das células nos tecidos biopsiados, incluindo anormalidades citogenéticas tais como rearranjos nos cromossomos, comuns nos linfomas. Esses testes permitem também realizar estudos de receptores para antígenos específicos nas células linfomatosas, que servem tanto para definir a origem celular, como também para estimar o prognóstico do paciente. Estes testes incluem:
  • Imunohistoquímica: anticorpos são utilizados para distinguir entre tipos de células cancerosas
  • Estudos de Citogenética: determinam alterações no cromossomos das células
  • Citometria de Fluxo: as células preparadas na amostra são passadas através de um feixe de laser para análise
  • Estudos de Genética Molecular (Biologia Molecular): testes altamente sensíveis com DNA e RNA para determinar alterações genéticas específicas nas células cancerosas.
Novos testes e procedimentos diagnósticos estão surgindo a partir de trabalhos com a análise do genoma e expressão gênica. Parecem trazer informações importantes no futuro, mas na atualidade ainda são experimentais.

Classificação

Classificar o tipo de linfoma pode ser uma tarefa bastante complicada, mesmo para hematologistas e patologistas. Os Linfomas Não-Hodgkin são, de fato, um grupo complexo de quase 40 formas distintas desta doença.
Getty Images
Após o diagnóstico, a doença é classificada de acordo com o tipo de linfoma e o estágio em que se encontra (sua extensão). Estas informações são muito importantes para selecionar adequadamente a forma de tratamento do paciente, e estimar seu prognóstico.
Os Linfomas Não-Hodgkin são agrupados de acordo com o tipo de célula linfoide, se linfócitos B ou T. Também são considerados tamanho, forma e padrão de apresentação na microscopia. Para tornar a classificação mais fácil, os linfomas podem ser divididos em dois grandes grupos: indolentes e agressivos.
Os linfomas indolentes têm um crescimento relativamente lento. Os pacientes podem apresentar-se com poucos sintomas por vários anos, mesmo após o diagnóstico. Entretanto, a cura nestes casos é menos provável do que nos pacientes com formas agressivas de linfoma.
Esses últimos podem levar rapidamente ao óbito se não tratados, mas, em geral, são mais curáveis. Os linfomas indolentes correspondem aproximadamente a 40% dos diagnósticos, e os agressivos, aos 60% restantes.

Estadiamento

Uma vez diagnosticada a doença, segue o procedimento denominado estadiamento. Consiste em determinar a extensão da doença no corpo do paciente. São estabelecidos quatro estágios, indo de I a IV. No estágio I observa-se envolvimento de apenas um grupo de linfonodos. Já no estágio IV temos o envolvimento disseminado dos linfonodos. Além disso, cada estágio é subdividido em A e B (exemplo: estágios 1A ou 2B). O "A" significa assintomático, e para pacientes que se queixam de febre, sudorese ou perda de peso inexplicada, aplica-se o termo "B".

Prevenção

Assim como em outras formas de câncer, uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes obtidos das verduras e frutas, assim como outros hábitos que reforçam as defesas do sistema imunológico podem ter efeito protetor contra o desenvolvimento de Linfomas Não-Hodgkin.

Tratamento

A maioria dos linfomas é tratada com quimioterapia, radioterapia, ou ambos. A imunoterapia está sendo cada vez mais incorporada ao tratamento, incluindo anticorpos monoclonais e citoquinas, isoladamente ou associados à quimioterapia.
A quimioterapia consiste na combinação de duas ou mais drogas, sob várias formas de administração, de acordo com o tipo de Linfoma Não-Hodgkin. A radioterapia é usada, em geral, para reduzir a carga tumoral em locais específicos, para aliviar sintomas relacionados ao tumor, ou também para consolidar o tratamento quimioterápico, diminuindo as chances de recaída em certos sítios no organismo mais propensos à recaída.
Para linfomas com maior risco de invasão do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal), faz-se terapia preventiva, consistindo de injeção de drogas quimioterápicas diretamente no líquido cérebro-espinhal, e/ou radioterapia que envolva cérebro e medula espinhal. Naqueles pacientes que já têm envolvimento do sistema nervoso no diagnóstico, ou desenvolvem esta complicação durante o tratamento, são realizados esses mesmos tratamentos; entretanto, as injeções de drogas no líquido cérebro-espinhal são feitas com maior freqüência.
Imunoterapias, particularmente interferon, anticorpos monoclonais, citoquinas e vacinas tumorais estão sendo submetidos a estudos clínicos para determinar sua eficácia nos Linfomas Não-Hodgkin. Para algumas formas específicas de linfoma, um dos anticorpos monoclonais já desenvolvidos, denominado Rituximab, mostra resultados bastante satisfatórios, principalmente quando associada à quimioterapia. No caso dos linfomas indolentes, as opções de tratamento podem ir desde apenas observação clínica sem início do tratamento, até tratamentos bastante intensivos, dependendo da indicação mais adequada.

Sintomas

Muitos pacientes costumam notar linfonodos aumentados no pescoço, axilas ou virilha. O aumento dos linfonodos é menos frequente próximo às orelhas, cotovelo, na garganta ou próximo às amídalas.
Raramente, a doença pode se iniciar em outro local, como ossos, pulmões ou pele. Nesses casos, os pacientes costumam apresentar sintomas referentes ao envolvimento local, como dor óssea, tosse, dor no peito, erupções ou nódulos na pele.
Os pacientes também podem apresentar sintomas como febre, calafrios, suor exagerado (principalmente à noite), fadiga, perda de apetite ou perda de peso e durante o exame médico, pode ser percebido o baço aumentado.
Em alguns casos, é possível que a doença seja descoberta somente durante um exame médico "de rotina" ou enquanto o paciente esteja sob tratamento de uma condição não relacionada.
Getty Images

Principais sintomas

  • Aumento dos linfonodos do pescoço, axilas e/ou virilha
  • Sudorese noturna excessiva
  • Febre
  • Prurido (coceira na pele)
  • Perda de peso inexplicada.
Fonte msn.minhavida.com.br
                                                    

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Equipe da presidenta Dilma se derrete aos oito meses de governo



Não há registro na história recente de um tal número de baixas no primeiro e segundo escalões da administração pública federal nos primeiros meses de um governo consagrado pelas urnas. A prisão do secretário-executivo do Ministério do Turismo, logo após a demissão do secretário-executivo da Agricultura, da demissão do ministro da Defesa e da ampla limpeza no ministério dos Transportes, completam quarenta dias de turbilhão numa equipe que não tem ainda oito meses de trabalho conjunto.
A anormalidade - que já virou regra - não pode ser encarada como fruto do acaso. Embora sejam diferentes as razões que provocaram baixas ou trocas no time de Dilma Rousseff, tudo leva a crer que existe um fator comum a todas elas: o vício de origem. Ainda está fresca na memória a lembrança do difícil momento de montagem da equipe de governo. A presidente recém-eleita se viu refém do modus operandi da velha política. A festa da vitória foi rapidamente substituída pela frustração de não desfrutar de autonomia de montar a própria equipe.
Dilma resistiu, bateu pé, demarcou áreas que considerava de seu exclusivo arbítrio, mas teve de entregar bem mais do que gostaria. E fez concessões a Lula, ao PT e a uma longa fila de aliados, sem contudo conseguir contentar a todos. Nomes os mais estapafúrdios foram anunciados a conta-gotas, numa espécie de contagem regressiva para a conclusão da árdua tarefa. Ninguém acreditou que Luís Sérgio fosse dar certo na Articulação Política, e não deu mesmo. Por outro lado, ninguém imaginava que Palocci cairia antes do primeiro semestre de governo. E ele caiu.
A permanente instabilidade da equipe de Dilma toma o tempo da presidente, afeta a produtividade do governo, ocupa o noticiário com propaganda negativa e dissemina a idéia de que a corrupção e a impunidade são a regra. Não era para ser assim nos planos da pragmática gerente Dilma Rousseff.
A construção coletiva da equipe de primeiro e de segundo escalões fraqueja como nunca e evidencia que o método foi errado, o loteamento, um desastre, o pouco profissionalismo dos nomeados, quem sabe, venha a ser fatal. Tivesse seguido seu próprio instinto, Dilma talvez teria evitado tudo isso. Se pudesse voltar no tempo, certamente faria diferente.
Fonte Blog da Christina Lemos do R7

Municípios baianos, faltam médicos no interior da Bahia


image

Muitos municipios sentem dificuldades em contratar médicos
Apesar de bons salários, faltam médicos no interior da Bahia. A Bahia possui cerca de 15.500 médicos, marca que supera a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, de um médico para cada mil habitantes.

Apesar disso, muitos municípios baianos sofrem com a falta de profissionais que fixem residência. Com isso, o atendimento à noite e nos finais de semana é deficiente.

Em geral, sobram vagas para estes profissionais nas unidades de saúde do interior, apesar das boas ofertas de salários. Mesmo salários de até R$ 25 mil para trabalhar três dias por semana não atraem os médicos.

A Organização Pan-Americana da Saúde avalia que o Brasil precisa de mais profissionais de saúde e que seria necessário distribuir melhor os médicos pelo país e evitar que eles deixem as pequenas cidades em busca de trabalho nos grandes centros.

Um exemplo disso é o município de Jaguaquara, de 52 mil habitantes. O prefeito Aldemir Moreira informou que a cidade conta com 21 médicos e precisa de mais 10. Ele paga cerca de R$ 10 mil no Programa Saúde da Família e ainda assim sente muita dificuldade em preencher as vagas.

O prefeito de Lafaiete Coutinho, de 4 mil habitantes, Zenildo Brandão, disse que tem dois médicos no Programa Saúde da Família e faltam ainda mais dois. “A questão não é salarial e sim falta de interesse em locais fora da região metropolitana”, disse.

Municípios como Cravolândia, Santa Inês, Itiruçu, Lajedo de Tabocal e muitos outros vem também passando por grandes dificuldades em contratar médicos.

Os prefeitos defendem que o Congresso aprove o mais rápido possível a regulamentação da Emenda 29, que, segundo eles, prevê 10% do Orçamento da União para investimento em ações e programas de saúde.

“Aumentaria o valor dos repasses para os Municípios investirem em saúde preventiva”, diz o presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Fonte Interior da Bahia.com.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

BA Vítimas do acidente com elevador serão sepultadas hoje; 05 são do interior


image

Cinco dos nove operários mortos no acidente ocorrido no elevador de um prédio em construção na Avenida ACM, em Salvador, nesta terça-feira (09), são filhos de cidades do interior baiano.

Segundo informações do Sintracom, serão enterrados na capital, o carpinteiro Antônio Elias da Silva, e o armador Lourival Ferreira, no Cemitério Bosque da Paz, às 11 horas; os pedreiros Hélio Sampaio, no Cemitério Campo Santo, às 15 horas e José Roque dos Santos, também no Cemitério Bosque da Paz, às 14 horas.

Já no interior da Bahia, serão enterrados o armador Antônio Reis do Carmo, em Nazaré do Jacuípe; o carpinteiro Antônio Luis Alves dos Reis, em Conceição do Jacuípe; o ajudante prático Jairo de Almeida Correia, em Irará; o carpinteiro Martinho Fernandes dos Santos, em Conceição de Feira; e o ajudante prático Manuel Bispo Pereira, em São Miguel das Matas.

Manifestação.

Dezenas de trabalhadores da construção civil em Salvador já começaram o protesto na manhã desta quarta-feira (10), na Avenida Paralela, contra a morte dos nove operários em um acidente ocorrido no elevador de um prédio que ainda estava em processo de edificação. Por volta das 7h da manhã de ontem, o equipamento caiu do 28º andar, uma altura equivalente a 84 metros de altura.

Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), os manifestantes estão reunidos em frente ao canteiro de obras do Le Parc, entre o Posto 3 e o Viaduto de Dona Canô. Devido a isso, o órgão pede aos motoristas que evitem as imediações e optem por outras alternativas. 
Com informações da redação do Correio.

BA Policial e vigilante são denunciados por morte de preso em São Domingos


image


O investigador da Polícia Civil Marcelo Silva Souza e o vigilante José Roberto Martins dos Santos foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público estadual.

Eles são apontados como responsáveis pela morte do pedreiro Sidinei de Santana Rocha, ocorrida na carceragem da Delegacia do município de São Domingos, na região sisaleira e a 252 km de Salvador, no último dia 5 de julho.

O policial e o vigilante são acusados pelo promotor de Justiça Thomás Brito de prática de homicídio triplamente qualificado: por motivo fútil, emprego de meio cruel e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, crime pelo qual podem pegar de 12 a 30 anos de reclusão.

O inquérito policial relata que, na madrugada do dia 5 de julho, os agentes públicos submeteram o pedreiro a uma série de agressões. Os espancamentos, afirma Thomás Brito, acabaram causando a morte de Sidinei, que apanhou sem oferecer nenhuma resistência, visto que estava todo tempo algemado.

Desentendimento

O pedreiro teria desacatado o vigilante, chegando a arremessar uma pedra contra o carro deste. José Roberto então contactou Marcelo Souza e, minutos depois, os dois foram até a residência de Sidinei, onde fizeram uma abordagem “violenta”.

Segundo as informações da Polícia, o pedreiro foi inicialmente jogado no chão e contra ele foram desferidos pontapés. Em seguida, a vítima foi algemada e conduzida à Delegacia.

No caminho, o policial e o vigilante desferiram mais chutes e socos na vítima, que, ao chegar à Delegacia foi colocada sentada, mas, bastante lesionada, não conseguiu se manter sentada e deitou. 

O pedreiro recebeu mais chutes na região do tórax, barriga e costelas. Depois das agressões, ele foi levado a uma cela, local onde, no período da manhã, acabou morrendo. 
Informações do Correio. (Foto: Sisalnews).

Reynaldo Gianecchini está internado com suspeita de câncer em São Paulo

Ator está internado com suspeita de um câncer linfático
O ator Reynaldo Gianecchini está internado desde o dia 1º de agosto com suspeita de um câncer linfático (que afeta o sistema imunológico), segundo informa sua assessoria de imprensa. 
Gianecchini sofre de uma faringite crônica e teve uma forte reação alérgica, após ser tratado com um antibiótico. O astro de 38 anos está no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e é acompanhado por sua mãe, dona Heloísa. Com a internação, foram canceladas as próximas sessões da peça 'Cruel', que o ator iria apresentar no Teatro FAAP. De acordo com a assessoria do espetáculo, a produção ainda espera um laudo médico. “Existiu essa possibilidade do câncer, sim, mas ainda não há um diagnóstico definitivo. Ele está fazendo uma bateria de exames para investigar o problema e iniciar o tratamento. Giane está tranquilo, disposto e com muita vontade de voltar ao trabalho”, declarou a assessora Daniela Bustos. Neste mesmo ano, no mês de junho, o ator já havia sido internado para a operação de uma hérnia inguinal, na região da virilha.
Fonte Jornal do Brasil 

16 marcas de tiros são encontradas em ônibus sequestrado no Rio


Sequestro de ônibus no centro do Rio deixa três presos e seis feridos
A Polícia Civil faz neste momento a perícia complementar no ônibus que foi sequestrado ontem por quatro criminosos no Centro do Rio de Janeiro. Até agora, os peritos já identificaram 16 marcas de tiros no veículo, que está no pátio da delegacia da Cidade Nova, responsável pela investigação do caso.
A perícia começou ainda na noite de ontem, mas como estava muito escuro o trabalho foi interrompido. Os peritos querem saber de onde partiram os disparos e entender a dinâmica do tiroteio durante o sequestro do ônibus. 
As armas dos policiais que atuaram no caso já foram apreendidas. Cinco pessoas – três passageiros, um policial e um bandido – ficaram feridas. Os três passageiros (duas mulheres e um homem) continuam internados no hospital municipal Souza Aguiar, no centro. Uma das mulheres foi baleada no tórax e está em estado grave.
Até o momento, três suspeitos foram presos, inclusive um que foi baleado e procurou atendimento em um hospital particular em Copacabana, na Zona Sul da cidade. Um quarto suspeito foi reconhecido por testemunhas no catálogo de fotos da Polícia Civil e já teve o mandado de prisão preventiva expedido. Desde a madrugada, 35 pessoas, entre passageiros, testemunhas e policiais prestaram depoimentos.
A mãe de um dos suspeitos, que não quis se identificar com medo de sofrer represálias no trabalho, disse que o filho, Renato da Costa Júnior, já foi preso duas vezes por tráfico de drogas. A mulher foi à delegacia da Cidade Nova ver o filho. “Perdi meu chão. Parece que meu mundo se abriu, é um tsunami”, desabafou.
Por Vítor Abdala da Agência Brasil

terça-feira, 9 de agosto de 2011

BA Itamaraju, acidente de ônibus vitimou fatalmente dois oficiais e um aluno a oficial do Exército Brasileiro.



image


Um ônibus da empresa Fortecar Turismo, por 
volta das 05h desta terça-feira (09), no km 838 da BR-101, em Itamaraju.


Segundo testemunhas, próximo da Fazenda Café Norte Agrícola, o ônibus da empresa Fortecar Turismo, que saiu de Salvador e ia para o município de Resende, no Rio de Janeiro, tombou e vitimou fatalmente dois oficiais e um aluno a oficial do Exército Brasileiro. 

As vítimas fatais foram Ivanildo Torres Lima Júnior, 30 anos de idade, natural de Juazeiro-BA, Marcelo Adelino Silva, 29 anos de idade, ambos tenentes instrutores e o aluno Alexandre Magno de Andrade, 29 anos. 

Além dos três que morreram no local do acidente, outros três oficiais foram transferidos bastante feridos para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), inclusive um coronel de prenome Edmar estaria com o seu estado de saúde requerendo muitos cuidados.

Segundo informou o motorista do ônibus, Flávio Santana Passos, de 39 anos de idade, ele não conseguiu completar uma curva no km 838 da rodovia BR-101, o pára-choque do veículo ainda teria se chocado na lateral da pista, vindo a tombar logo na sequência.

Socorro

Três equipes do SAMU-192 foram deslocadas ao local do acidente, sendo duas de Itamaraju e uma de Teixeira de Freitas. A Polícia Rodoviária Federal permaneceu durante todo o tempo no local aguardando resgates das vítimas, bem como orientado o tráfego bastante intenso no horário.

O levantamento cadavérico foi realizado pelo policial civil Felipe Mendes e o auxiliar de necropsia Anderson Barbosa. Os corpos se encontram no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML) aguardando a chegada dos familiares das vítimas fatais.

Ainda não foi informado o que os integrantes do Exército iriam fazer no município de Resende-RJ, mas como estamos num período relativamente frio, a hipótese mais provável é que deveria haver algum treinamento ou atividade de comando no município carioca. 

Com informações do Teixeira News.