sábado, 13 de agosto de 2011

Bahia é o terceiro estado em número de juízes sob ameaça de morte


Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça 10 magistrados solicitaram segurança


Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, a Bahia é o terceiro estado em número de juízes que solicitaram escolta policial. O balanço aponta que cinco magistrados pediram segurança no segundo semestre de 2010 e outros cinco magistrados solicitaram no primeiro semestre de 2011. Ao todo, dez magistrados que estão com a vida ameaçada no estado, perdendo em número somente para o Paraná (30) e Rio de Janeiro (13).

No Brasil, segundo o balanço divulgado na última sexta-feira (12) com base em informações fornecidas pelos tribunais a pedido da Corregedoria Nacional de Justiça, pelo menos 100 magistrados estão nessa situação. 

Segundo o levantamento, há 69 juízes ameaçados, 13 sujeitos a situações de risco e 42 escoltados. O CNJ esclarece que muitos se enquadram em duas situações ao mesmo tempo, por exemplo ameaçados com escolta ou em situação de risco com escolta. Alguns tribunais não repassaram os dados e, por isso, o número pode ser maior.

Na madrugada de sexta-feira (12), a juíza criminal Patrícia Acioli foi assassinada com 21 tiros na porta da casa onde morava em Niterói. A juíza era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, também na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nos últimos dez anos, ela foi responsável pela prisão de cerca de 60 policiais ligados a grupos de extermínio.

Redação Portal iBahiaredacao@portalibahia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário