quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Municípios baianos, faltam médicos no interior da Bahia


image

Muitos municipios sentem dificuldades em contratar médicos
Apesar de bons salários, faltam médicos no interior da Bahia. A Bahia possui cerca de 15.500 médicos, marca que supera a meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, de um médico para cada mil habitantes.

Apesar disso, muitos municípios baianos sofrem com a falta de profissionais que fixem residência. Com isso, o atendimento à noite e nos finais de semana é deficiente.

Em geral, sobram vagas para estes profissionais nas unidades de saúde do interior, apesar das boas ofertas de salários. Mesmo salários de até R$ 25 mil para trabalhar três dias por semana não atraem os médicos.

A Organização Pan-Americana da Saúde avalia que o Brasil precisa de mais profissionais de saúde e que seria necessário distribuir melhor os médicos pelo país e evitar que eles deixem as pequenas cidades em busca de trabalho nos grandes centros.

Um exemplo disso é o município de Jaguaquara, de 52 mil habitantes. O prefeito Aldemir Moreira informou que a cidade conta com 21 médicos e precisa de mais 10. Ele paga cerca de R$ 10 mil no Programa Saúde da Família e ainda assim sente muita dificuldade em preencher as vagas.

O prefeito de Lafaiete Coutinho, de 4 mil habitantes, Zenildo Brandão, disse que tem dois médicos no Programa Saúde da Família e faltam ainda mais dois. “A questão não é salarial e sim falta de interesse em locais fora da região metropolitana”, disse.

Municípios como Cravolândia, Santa Inês, Itiruçu, Lajedo de Tabocal e muitos outros vem também passando por grandes dificuldades em contratar médicos.

Os prefeitos defendem que o Congresso aprove o mais rápido possível a regulamentação da Emenda 29, que, segundo eles, prevê 10% do Orçamento da União para investimento em ações e programas de saúde.

“Aumentaria o valor dos repasses para os Municípios investirem em saúde preventiva”, diz o presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Fonte Interior da Bahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário