sexta-feira, 8 de julho de 2011

Realizada reconstituição da morte do menino Juan no Rio

A ONG Rio da Paz estendeu uma faixa em homenagem ao menino Juan de Moraes na areia da praia de Copacabana, na zona sul do Rio
Foto: Bruno Boppe/Futura Press


A assessoria da Polícia Civil do Rio de Janeiro informou, nesta sexta-feira, que a primeira etapa do trabalho de reconstituição da morte do menino Juan Moraes, 11 anos, começou às 10h57 desta manhã. Os agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) demarcaram os locais por onde as vítimas e os policiais militares do 20º Batalhão (Mesquita) teriam passado na Comunidade do Danon, em Nova Iguaçu.
Na etapa inicial, testemunhas começam a ser ouvidas, e somente durante a noite é que a reconstituição propriamente dita será realizada. Juan e um outro rapas, Wanderson, foram baleados durante uma troca de tiros entre PMs e traficantes. O corpo de Juan foi encontrado 11 dias depois, em um rio na divisa dos municípios de Nova Iguaçu e Belford Roxo.
Durante o trabalho dos policiais, apenas moradores conseguirão passar pelos bloqueios montados nos acessos da Favela do Danon. Dez viaturas da Delegacia de Homicídios da Baixada, Core e 56ª DP (Comendador Soares) prestam auxílio nos trabalhos. Além de autoridades como o corregedor da Polícia Militar, coronel Ronaldo Menezes, participam da reconstituição as promotoras Julia Jardim, da 1ª Promotoria de Justiça da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, e Adriana Medeiros, do núcleo de Duque de Caxias e que atua com as delegacias especializadas como a DH da Baixada.

Faixas de apoio em Copacabana
Em Copacabana, a ONG Rio da Paz colocou faixas em apoio a família do menino Juan na areia, na altura da avenida Princesa Isabel. A homenagem ficará no local até o início da tarde. O corpo de Juan foi sepultado no início da noite de quinta-feira sob forte esquema de segurança e muita emoção no cemitério municipal de Nova Iguaçu. O menino foi colocado no jazigo da família.

Sequência de falhas
 
Operação: no dia 20 de junho, policiais do 20º BPM (Mesquita) vão à comunidade Danon checar informação sobre traficantes. Na ação, Juan desaparece, um rapaz é morto e dois são baleados, entre eles um irmão do menino.
Auto de resistência: logo após a ação, PMs registram o caso como auto de resistência na 56ª DP (Comendador Soares). Eles apresentam armas e drogas e não falam sobre Juan.
Demora: o sumiço do menino só vem à tona no dia seguinte, após denúncia da família de que ele fora baleado. Uma série de falhas na investigação da 56ª DP, entre elas a demora em pedir perícia para o local, faria o caso ser transferido, uma semana depois, para a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.
Afastamento: afastados cinco dias após a operação, os PMs suspeitos vão para serviços internos no mesmo batalhão. Somente na quinta-feira, dia 7 de julho, eles foram transferidos para a "geladeira" da corporação.
Perícia: a primeira perícia no local só ocorreu oito dias após o sumiço, dia 28. O chinelo que o menino usava no dia 20 foi encontrado, e só então começaram as buscas pelo corpo.
Testemunha: um rapaz baleado no confronto foi apontado como traficante e ficou cinco dias algemado no hospital. A família comprovou que ele trabalha e está no Programa de Proteção à Testemunha só duas semanas após o confronto.
Ossada: dez dias após o sumiço, dia 30, foi achada a ossada que a perita atestou ser de uma menina. As buscas a Juan continuaram por quatro dias. Somente no dia 7 de julho, após dois exames de DNA, a Polícia Civil admitiu o erro. 

 Fonte O Dia Online

Duas vítimas fatais no deslizamento de terra em SP, grávida e menino de 3 anos

                                                          Foto TV Record

A adolescente Thamires dos Santos Ferreira, 18 anos, grávida de cinco meses, e o menino Yohan Hanna de Jesus, 3, foram as duas vítimas fatais do deslizamento de terra na Mata Virgem, também conhecida como morro do Macaco, região da Cidade Ademar, em São Paulo, divisa com Diadema. A tragédia anunciada ocorreu por volta das 11h, segundo o Corpo de Bombeiros.
Outras duas vítimas, Sabrina, 12, e Igor, 15, irmãos de Yohan, tiveram ferimentos leves. Porém, o adolescente foi encaminhado pela ambulância ao Hospital Municipal de Diadema, o Piraporinha, e liberado no período da tarde.

"Nós avisamos do risco da obra", afirmou, revoltado, o pai de Yohan, Sabrina e Igor, o mecânico Fernando de Jesus, 38, que estava no trabalho na hora do acidente e chegou às pressas ao local. A princípio, foi impedido de descer na área afetada. Mais tarde, pode acompanhar as buscas no terreno. "Ainda tenho esperanças de encontrá-lo com vida", afirmou aos jornalistas.

Na casa da família, de alvenaria, no momento da tragédia, estavam ainda a mulher Suzélia Jorge, 29, e o quarto filho do casal, Matheus, 9, que brincava na escada. Todos conseguiram sair às pressas, apesar da avalanche de terra que caía de altura de cerca de 100 metros. Menos o caçula da família Jesus.

Ainda assustada, Sabrina disse que dormia no quarto, ao lado de Igor e da mãe, na hora do acidente. E Matheus afirmou que brincava do lado de fora do imóvel. "O Yohan tinha ido na cozinha pegar um iogurte. De repente, gritaram que o morro estava descendo. Não conseguimos mais achar meu irmão. Era muita terra por cima", contou, ainda quando os bombeiros faziam as buscas na área para encontrar o menino.

Yohan foi resgatado por volta das 16h, já sem vida, após trabalho braçal, exaustivo e extremamente cuidadoso dos bombeiros. "A escavação foi feita com as mãos, afinal tínhamos a esperança de encontrá-lo com vida. Infelizmente isso não ocorreu", afirmou o tenente coronel Roberto Rensi, que coordenou os trabalhos.

Bem antes, logo na chegada dos bombeiros ao local, por volta das 11h15, era encontrada a primeira vítima fatal, segundo Rensi. A equipe do Diário teve a informação que o corpo de Thamires estava prensado junto à geladeira. Já Yohan trazia o corpinho encolhido. Os dois corpos devem ser liberados hoje no Instituto Médico-Legal de São Paulo. O velório do menino será realizado em Diadema.

Elaine Granconato Do Diário do Grande ABC

O mensalão procurador pede condenação para 37 réus

Procurador pede condenação de 37 réus do mensalão
Nas alegações finais do processo do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, manteve as acusações contra 37 dos 40 réus em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o procurador, não há provas contra apenas um dos réus, outro fechou acordo com a promotoria e um terceiro já morreu.
O pedido de condenação para 37 acusados foi mantido. Entre eles estão o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, os deputados federais João Paulo Cunha (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e Valdemar Costa Neto, secretário-geral do PR, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente do PTB, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e o publicitário Marcos Valério.
Gurgel tirou Luiz Gushiken da lista de acusados alegando que não há provas contra o ex-ministro do governo Lula.
Dois dos 40 citados inicialmente no processo foram excluídos ao longo das investigações: o ex-tesoureiro do PT, Silvio Pereira, que fez acordo com o Ministério Público para prestar serviços à comunidade, e o ex-deputado José Janene, que morreu no ano passado.
O próximo passo do caso que ficou conhecido como escândalo do mensalão, em que parlamentares teriam recebido propina para votar a favor de projetos de interesse do governo Lula, será o voto do relator Joaquim Barbosa, do STF.

Fonte Diário de Petrópolis
 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Assalto na Bahia deixa comerciante e policial mortos

Três homens invadiram o local na noite de quarta-feira (6), em Macururé. Vítimas foram atingidas por tiros. Um cliente está internado.
 
Do G1 BA, com informações da TV São Francisco

A comerciante Claudenice Soares de Moura, de 60 anos, e o policial civil Paulo Ribeiro da Silva, de 40 anos, foram mortos durante um assalto na noite de quarta-feira (6), na cidade de Macururé, a 300 km de Paulo Afonso, na região norte da Bahia. Eles foram atingidos por tiros no mercadinho de propriedade da comerciante, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no centro da cidade.

De acordo com a polícia, três homens invadiram o estabelecimento por volta das 20h e roubaram todo o dinheiro. A quantia ainda não foi revelada. O policial civil, que era amigo dos donos, teria reagido e foi morto.

Um cliente de 33 anos, que fazia compras no local, ficou ferido e foi transferido em estado grave para um hospital da cidade de Juazeiro.
Segundo a polícia, ainda não há pistas sobre o paradeiro dos assaltantes. Eles teriam fugido em um veículo roubado durante a ação criminosa. A Polícia Militar chegou a alcançá-los na BR-116. Houve troca de tiros e um assaltante acabou ferido, mas ninguém foi preso. A ação dos bandidos foi registrada pelas câmeras do circuito interno de segurança.

22º Prêmio Prêmio da Música Popular Brasileira, confira quem são os vencedores

Da Redação Os Paparazzi

Da Redação Os Paparazzi
Dia inesquecível para a Música Popular Brasileira em festa realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, 6, foi realizado o 22º Prêmio da Música Popular Brasileira. Com homenagem a Noel Rosa, o festival teve 35 ganhadores entre 104 inscritos em diversas categorias.

A Festa da MPB teve apresentação das globais Regina Casé (Esquenta) e Débora Bloch (Cordel Encantado). Diversas personalidades compareceram ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro para prestigiar.

OsPaparazzi destaca Vanessa da Mata, Nathália Timberg, Jô Soares, Luana Piovani, Zeca Pagodinho, Zezé Di Camargo & Luciano, Elba Ramalho e Ivete Sangalo.

"É um orgulho poder organizar uma festa em torno de um dos maiores tesouros nacionais, que é a nossa música popular brasileira”, comentou o diretor geral da premiação, José Maurício Machline.

Sobre Noel Rosa, um dos maiores compositores populares brasileiros, o Festival o homenageou com músicas. Noel Rosa nos deixou em 1937, com mais de 230 músicas no currículo.

Saiba abaixo quem são os vencedores do 22º Prêmio da Música Popular Brasileira.

Prêmios da categoria MPB

Melhor álbum: Quando o Canto É Reza, de Roberta Sá & Trio Madeira Brasil
Melhor grupo: Os Cariocas
Melhor cantor: Emílio Santiago
Melhor cantora: Roberta Sá

Prêmios da categoria Projetos Especiais

Álbum em língua estrangeira: Alma Mia, de Leny Andrade
Álbum erudito: Chopin The Nocturnes, de Nelson Freire
Álbum infantil: Quando Eu Crescer, de Éramos Três
Álbum projeto especial: Adoniran 100 anos
Álbum eletrônico: Calavera, de Guizado

Prêmios da categoria Canção Popular

Melhor álbum: Cine Tropical, de Criolina
Melhor dupla: Zezé Di Camargo & Luciano
Melhor grupo: Roupa Nova
Melhor cantor: Reginaldo Rossi
Melhor cantora: Sandra de Sá

Prêmios da categoria Revelação

Artista: Luísa Malta

Prêmios da categoria Canção

Melhor canção: Dolores e suas Desilusões, de Monardo e Mauro Diniz, intérprete Zeca Pagodinho

Prêmios da categoria Especiais DVD

Arnaldo Antunes, por Ao Vivo Lá em Casa

Prêmios da categoria Regional

Melhor álbum: Capoeira de Besouro, de Paulo César Pinheiro
Melhor dupla: Renato Teixeira e Sérgio Reis
Melhor grupo: Quinteto Violado
Melhor cantor: Vitor Ramil
Melhor cantora: Elba Ramalho

Prêmios da categoria Pop Rock Reggae Hip-Hop e Funk

Melhor álbum: Música de Brinquedo, de Pato Fu
Melhor grupo: Pedro Luís e a Parede
Melhor cantor: Lulu Santos
Melhor cantora: Vanessa da Mata

Prêmios da categoria Arranjador

Cristóvão Bastos por Tantas Marés, de Edu Lobo

Prêmios da categoria Projeto Visual

Artista: Gringo Cardia pelo disco Capoeira de Besouro, de Paulo César Pinheiro

Prêmios da categoria Instrumental

Melhor álbum: Gismontipascoal, de Hamilton de Holanda e André Mehmari
Melhor solista: Hamilton de Holanda
Melhor grupo: Trio de Câmara Brasileiro

Prêmios da categoria Samba


Melhor álbum: Pra Gente Fazer Mais um Samba, de Wilson das Neves
Melhor grupo: Gafieira São Paulo
Melhor cantor: Zeca Pagodinho
Melhor cantora: Alcione

Seleção argentina volta a decepcionar na Copa América


Marcos Brindicci/Reuters

                                          Foto Marcos Brindicci/Reuters

SANTA FÉ - O empate com a Bolívia na última sexta-feira parece não ter sido apenas fruto do nervosismo da estreia. A Argentina voltou a jogar mal na noite desta quarta e não saiu do 0 a 0 com a Colômbia, em Santa Fé, pela segunda rodada da Copa América. E Messi teve novamente uma atuação ruim, bem abaixo do que costuma mostrar com a camisa do Barcelona.
Com o empate, a Colômbia manteve a liderança do Grupo A da Copa América, agora com quatro pontos. A Argentina está na segunda colocação, com dois, mas pode ser ultrapassada nesta quinta-feira, quando a Bolívia e Costa Rica se enfrentam. Agora, os argentinos precisam vencer os costa-riquenhos na próxima segunda para conseguir a classificação.

Depois do frustrante empate na estreia, o técnico Sergio Batista fez apenas uma mudança na escalação argentina. Fez uma troca de laterais, colocando Zabaleta no lugar de Rojo. Assim, o time argentino continuou mostrando dificuldades para entrar na defesa adversária. E, durante todo o primeiro tempo, a Colômbia foi quem teve as melhores chances.

ARGENTINA - 0 - Romero; Zabaleta, Burdisso, Gabriel Milito e Javier Zanetti; Mascherano, Cambiasso (Gago) e Banega (Higuain); Lavezzi (Agüero), Messi e Tevez. Técnico: Sergio Batista.
COLÔMBIA - 0 - Luis Martínez; Zuñiga, Perea, Yepes e Armero; Carlos Moreno, Aguilar, Guarín e Adrián Ramos (Soto); Dayro Moreno (Mosquera) e Falcão Garcia (Teofilo Gutierrez). Técnico: Hernán Darío Gomez.
Árbitro - Salvio Spinola Fagundes Filho (Brasil); Cartão amarelo - Aguilar; Renda e público - Não disponíveis; Local - Estádio Brigadier General Estanislao López, em Santa Fé. 

AE - Agência Estado

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Polícia confirma morte do menino JUAN desaparecido durante operação em favela

Juan voltava para casa acompanhado do irmão, que também levou tiros e está sob a guarda do serviço de proteção à testemunha. Jovem que passava pelo local disse à TV Globo que viu o menino cair

Cecília Ritto, do Rio de Janeiro
Manifestação no Rio de Janeiro pede notícias do menino Juan e de outros desaparecidos  
Manifestação no Rio de Janeiro pede notícias do menino Juan 
e de outros desaparecidos (Roberto Moreyra)


A chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, confirmou nesta desta quarta-feira que está morto o menino Juan, de 11 anos, desaparecido desde o dia 20 de junho. Nessa data houve uma operação policial na favela Danon, em Nova Iguaçu, onde ele vivia com a família. Juan, o irmão dele, Wesley, de 14 anos, e o jovem Wanderson dos Santos de Assis, de 19, viram-se no meio do fogo cruzado. Os dois jovens foram atingidos e correram para buscar socorro. Na volta, não encontraram Juan. Desde então, a família procurava pelo menino, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e de ONGs que promoveram manifestações para cobrar explicações da polícia.

Na semana passada, o corpo de Juan foi encontrado, mas a perícia informou que era o corpo de uma menina. O erro foi descoberto após dois exames de DNA. "Não há a menor sombra de dúvida de que se trata do menino Juan", disse Sergio Henriques, diretor de polícia técnica, durante a coletiva. "A perita se precipitou, e vai responder a uma sindicância”. Martha Rocha anunciou dois procedimentos foram instaurados. Um para analisar o parecer da perita responsável pelo laudo e outro para averiguar as providência que deveriam ter sido tomadas pela 56ª DP, cujo titular foi afastado.

Desde o início do caso, os quatro policiais militares que participaram da operação foram afastados. Eles foram ouvidos durante 15 horas na divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, junto com outros sete policiais que estavam em um raio de dois quilômetros da Favela Danon. O depoimento terminou no início desta tarde. Os PMs afirmam que não viram o menino em nenhum momento, mas Wanderson disse ao Fantástico, por telefone, que viu o momento em que Juan foi baleado. Ele e Wesley estão sob a guarda do serviço de proteção à testemunha.
Dois dos PMs afastados já estiveram envolvidos em situações em que o suspeito é morto em confronto com a polícia. Um cabo esteve envolvido em autos de resistência oito vezes e o outro 13 vezes. Os quatro policiais participarão da reconstituição da operação que acontecerá na sexta-feira pela manhã. 

Informaões da Veja.Abril.com.br

Ministro dos Transportes deixa o cargo, o segundo no governo DILMA

Pasta é alvo de acusações de superfaturamento; cúpula do ministério já havia sido afastada

João Fellet Da BBC Brasil em Brasília
Alfredo Nascimento fala durante transmissão de cargo, em janeiro de 2011. Foto: Renato Araújo/ABr


O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), anunciou nesta quarta-feira sua demissão, quatro dias após uma reportagem denunciar indícios de corrupção em obras de rodovias e ferrovias federais.
Segundo uma nota do Ministério dos Transportes, o ministro está determinado a "colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas em torno da atuação" da pasta.

No sábado, uma reportagem da revista Veja apontou a existência de um suposto esquema de cobrança de propina em obras de rodovias e ferrovias.

No dia seguinte à denúncia, Dilma já havia ordenado o afastamento de quatro outras pessoas ligadas à pasta, entre os quais o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antônio Pagot, e o presidente da Valec Engenharia (estatal do setor ferroviário), José Francisco das Neves.

Pouco antes do anúncio oficial, a presidente se reuniu com os cinco senadores do PR (Partido da República), agremiação que compõe a base aliada do governo no Congresso, em encontro no Palácio do Planalto, que também contou com os ministros Gilberto Carvalho (secretaria-geral da Presidência da República) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

Dilma teria considerado que a situação de Nascimento se tornou insustentável nas últimas 24 horas. Nesta quarta-feira, uma reportagem do jornal O Globo revelou que o capital da empresa de Gustavo Morais Pereira, filho do ministro, cresceu 86.500% em dois anos.

Segundo a nota do ministério dos Transportes, Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado Federal e a presidência nacional do PR.

Casa Civil

Nascimento é o segundo ministro do governo a cair desde a posse da presidente Dilma Rousseff, em janeiro.
Em maio, o então ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, deixou o cargo após uma reportagem revelar que seu patrimônio crescera ao menos vinte vezes enquanto ele era deputado federal.
Em seu lugar, assumiu a então senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A saída de Palocci, considerado o principal negociador político do governo, fez a presidente também substituir o comando da Secretaria de Relações Institucionais: o ministro Luiz Sérgio, que então ocupava o posto, trocou de lugar com Ideli Salvatti, que chefiava o ministério da Pesca e Aquicultura.

Os restos mortais de Juan foram encontrados no Rio Botas, em Belfort Roxo no Rio de Janeiro

Segundo peritos, não há marca de fraturas no corpo do menino
                  Juan estava desaparecido desde 20 de junho

O diretor do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil, delegado Sérgio Henriques, informou nesta quarta-feira (6) que não foi possível determinar a causa da morte do menino Juan Moraes, de 11 anos. O laudo do exame cadavérico não apontou sinais de fratura ou perfuração por tiro na ossada da criança.
Segundo testemunhas, Juan foi baleado no pescoço. Apesar de a perícia não conseguir determinar, ao examinar a ossada, a parte do corpo em que o menino teria sido baleado, o fato de não haver fratura pode indicar que Juan tenha mesmo sido ferido no pescoço, uma vez que se trata de uma região com mais músculos e menos osso.
Os restos mortais de Juan foram encontrados no Rio Botas, em Belfort Roxo, na Baixada Fluminense, no dia 30 de junho. Na ocasião, uma das peritas disse que o corpo era de uma menina e descartou que fosse de Juan.
Henriques admitiu que a afirmação foi precipitada, já que o exame de DNA confirmou que o corpo é de Juan.
Sangue do menino foi encontrado no chinelo que ele usava, achado pela perícia bairro Danon, em Nova Iguaçu, também na baixada, local onde houve a perseguição com a Polícia Militar, ocasião em que o garoto desapareceu. O DNA de ambos foi examinado e a perícia constatou ser do garoto.
Henriques também descartou dúvidas sobre o DNA de Juan. Segundo ele, foram feitas análises das amostras do DNA de duas maneiras e ambas deram o mesmo resultado.
- Os exames de DNA feitos têm 99,99% de eficácia. Além do exame feito no corpo, também comprovamos o mesmo resultado no chinelo. Não há dúvidas que Juan esteja morto.
Segundo a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha, dois processos administrativos que vão avaliar a conduta da perita e do delegado-titular da Delegacia de Comendador Soares (%56ª DP), em Nova Iguaçu, Claudio Nascimento de Souza. Martha também afastou o delegado da chefia da unidade. O novo titular ainda não foi anunciado.
O menino Juan despareceu no dia 20 de junho, quando policiais e criminosos trocaram tiros no bairro do Danon, em Nova Iguaçu.
  
Marcelo Bastos, do R7

Futebol femino brasil goleia Guiné e é líder do grupo D

Sem empolgar, equipe brasileira marcou três gols. Próximo jogo será domingo contra EUA ou Suécia

Seleção brasileira venceu as três partidas da primeira fase do mundial: contra Austrália, Noruega e Guiné Equatorial
Seleção brasileira venceu as três partidas da primeira fase do mundial:
contra Austrália, Noruega e Guiné Equatorial
(Friedemann Vogel/Getty Images)

Depois de realizar um primeiro tempo com poucas chances de gol e muitos erros de passe, o Brasil fechou o segundo com dois Cristiane e um de Érica, em menos de dez minutos, e derrotou a Guiné Equatorial nesta quarta-feira, em Frankfurt, Alemanha, pela última rodada da fase classificatória do Mundial Feminino.

A seleção mantém assim 100% de aproveitamento e garantiu a primeira colocação do grupo D. O Brasil jogará no domingo, às 12h30, em Dresden, contra o segundo colocado do grupo C - que será decidido entre EUA e Suécia.

O jogo - A seleção nãop foi bem no primeiro tempo e só assustou em jogadas de bola parada. A primeira delas ocorreu logo no primeiro minuto, em cobrança de falta de Marta que cruzou toda a grande área e saiu pela linha de fundo bem próxima do gol.

Aos três minutos do segundo tempo, Érika aproveitou sobra de bola na entrada da área, deu um chapéu na adversária com a perna direita e bateu forte de esquerda, marcando um belo gol. Quatro minutos depois, Marta fez jogada pela esquerda, cruzou para a área e Cristiane se antecipou para fazer seu primeiro gol no Mundial.

Em vantagem, o Brasil diminuiu o ritmo e mesmo sem pressionar muito, conseguiu um pênalti já nos acréscimos, sofrido por Marta: Cristiane bateu rasteiro no canto esquerdo e fechou o placar de 3 a 0.

Fonte: Veja.Abril.com.br

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Autoridades dão o último adeus a Itamar


O corpo do político mineiro foi transferido para Belo Horizonte onde familiares e políticos aguardavam para as últimas homenagens             Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr














  

Redação Jornal Coletivo  
A presidenta Dilma Rousseff e os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) embarcaram, nesta manhã, para Belo Horizonte (MG), a fim de prestar as últimas homenagens ao ex-presidente Itamar Franco que faleceu no sábado, aos 81 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia.

Dilma e os ministros acompanham o velório no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais. A presidenta teria oferecido o Palácio do Planalto para o velório, mas a família de Itamar Franco preferiu realizar as cerimônias em Juiz de Fora, cidade de coração de Itamar, e Belo Horizonte.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, José Sarney, e outros 12 senadores se despediram do ex-presidente da República, ontem, durante velório realizado em Juiz de Fora (MG). O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco foi transferido de Juiz de Fora para Belo Horizonte, na manhã de hoje, onde um segundo velório aguardava o corpo do político mineiro no Palácio da Liberdade, sede do governo do Estado.

A cremação do corpo do ex-presidente está prevista para o final desta tarde, em Contagem, na região metropolitana de BH, e contará apenas com a presença dos familiares. O ex-presidente Itamar Franco (PPS-MG) destacou-se como defensor da campanha Diretas Já e Assembleia Nacional Constituinte. Como presidente da República (1992-1994), ele lançou o Plano Real.

Entrou em vigor hoje lei que cria alternativas para prisão preventiva


Lula Lopes
João Campos
João Campos foi relator do projeto de lei. 

Entrou em vigor nesta segunda-feira (4) a Lei 12.403/11, que altera o Código de Processo Penal para criar mecanismos alternativos à prisão preventiva – as chamadas medidas cautelares. Aprovado há três meses pela Câmara, o texto, que tramitou como PL 4208/01, do Executivo, cria nove instrumentos à disposição do juiz para limitar direitos do acusado sem precisar prendê-lo, no caso de infrações com menor potencial ofensivo.
A partir de agora, o magistrado poderá colocar o acusado sob monitoramento eletrônico, proibi-lo de frequentar determinados locais ou de se comunicar com certas pessoas e determinar o seu recolhimento em casa durante a noite e nos dias de folga, entre outras medidas.
Por meio das cautelares, a lei restringe a prisão preventiva aos crimes de maior potencial ofensivo, aos crimes dolosos (em que há intenção) punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos, aos casos de reincidência e às pessoas que violarem cautelares.
Na opinião do advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – seção DF) Délio Lins e Silva Júnior, as medidas alternativas à prisão são um salto da legislação no que diz respeito aos direitos e garantias previstos na Constituição. “Não é crível admitir, como ocorre hoje, que uma pessoa fique presa por anos no aguardo de um julgamento e depois seja absolvida, pois não há indenização que pague aquele tempo perdido”, declarou.
Para o relator da matéria na Câmara, deputado João Campos (PSDB-GO), a aplicação de medidas cautelares facilitará o cumprimento da lei. “Até ontem, o juiz poderia apenas mandar soltar o acusado. Agora existem alternativas, mas é importante lembrar que a prisão preventiva poderá ser decretada se o acusado for reincidente em crime violento ou contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres, por exemplo”, ressaltou Campos.
Presos provisórios
A expectativa do Executivo é que as medidas cautelares diminuam o índice de presos provisórios, que chega a 44% da população carcerária atual. Uma das críticas à nova lei diz respeito à possibilidade de soltura de pessoas que já estariam presas. João Campos, no entanto, afirma que só será solto quem já deveria ter sido, uma vez que os fundamentos da prisão preventiva continuam os mesmos.
Para Délio Lins e Silva Júnior, também é uma falácia dizer que presos provisórios virão a ser soltos. “Obviamente, existe a possibilidade de que alguns sejam soltos. Porém, aqueles que efetivamente representem perigo à sociedade permanecerão em cárcere”, explicou Lins e Silva.
O advogado critica, por outro lado, o fato de a nova regra em vigor não impor um limite à prisão preventiva e mantê-la nos casos de “garantia da ordem pública”. É um conceito abstrato, disse, que abre portas para a arbitrariedade.
Cadastro
O deputado João Campos destacou ainda a criação pela nova lei de um cadastro nacional de mandados de prisão, para permitir que um acusado seja preso em outro estado com maior agilidade. A partir de agora, o juiz poderá requisitar a prisão por qualquer meio de comunicação, dependendo apenas de verificação de autenticidade do documento. Até então, para um foragido ser preso em outro estado era necessário que o juiz que decretasse a prisão entrasse em contato com o juiz do local em que a pessoa se encontrasse.
Ainda segundo o relator, merece destaque o valor máximo determinado como fiança, que dobrou de 100 para até 200 salários mínimos. Esse montante poderá ser multiplicado por mil vezes, dependendo da condição econômica do preso. Assim, em um caso extremo, o juiz poderá determinar que uma pessoa rica, acusada de um crime com pena máxima superior a quatro anos, pague mais de R$ 100 milhões em fiança para conseguir a liberdade provisória. “A fiança deixou de ser apenas simbólica”, disse o deputado.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Juliano Pires

Senador Aécio Neves (PSDB-MG) quer investigação profunda no Ministério dos Transportes


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu hoje uma investigação profunda sobre as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, que levaram ao afastamento de quatro dirigentes da pasta. "São muito graves as denúncias para ficar apenas no afastamento de algumas pessoas", afirmou o tucano durante o velório do ex-presidente Itamar Franco, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte (MG).
"Não basta afastar as pessoas. É preciso uma investigação profunda e há instrumentos para isso", completou Aécio, citando a Procuradoria da República. Profundidade na apuração das denúncias foi o que também defendeu o senador Clésio Andrade (PR-MG), presidente da Confederação Nacional dos Transportes, que classificou o caso, por enquanto, como uma "versão".
Correligionário do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, Clésio disse que ele tem a confiança do partido "até que se prove o contrário". "Com relação ao ministro Alfredo Nascimento, eu não acredito (nas denúncias). Acho que abaixo dele, se tiver culpados, têm que ser punidos", declarou.
O senador afirmou ainda que é direito da oposição defender a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso, mas ressaltou que há outras formas "legítimas" de investigação. "A CGU (Controladoria Geral da União) tem todas as condições para isso, o Tribunal de Contas (também) tem", disse.

RJ - Caso do menino Juan de 11 anos



                                                                 Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Redação SRZD
As suspeitas sobre os PMs envolvidos no caso do desaparecimento do menino Juan de 11 anos, se intensificaram. Testemunha disse que viu o menino ser atingido. "Ele estava na minha frente, eu vi quando ele foi baleado. Mas, não pude ajudar porque levei três tiros", disse Wanderson. Segundo ele, não houve tiroteio, os tiros partiram dos PMs e vinham da mesma direção.
Assim como a família de Juan, a de Wanderson também entrou para o programa de proteção a testemunha e deve ser transferida para outro Estado. Os quatro policiais envolvidos estão afastados e não quiseram falar com a imprensa.

Um deles, o cabo Isaias Souza do Carmo já se envolveu em oito casos em que os suspeitos morreram em confronto com a polícia. O outro cabo envolvido, Edilberto Barros do Nascimento é réu por homicídio qualificado.

Devido a denúncia, novas buscas foram feitas no fim de semana e 3km foram percorridos no bairro Palhada em Nova Iguaçu. Mas, nada foi encontrado. Hoje, as buscas não foram retomadas porque segundo o comodante, Sérgio Mendes, o mau tempo dificulta o trabalho dos cães farejadores. O Disk denúncia recebeu ao todo 27 ligações sobre o paradeiro do menino. Os policiais aguardam, novas informações. O comando do batalhão de Mesquita vai se reunir hoje para definir novas estratégias para encontrar Juan, mas o comandante afirmou que só serão feitas outras buscas quando houver mais denúncias.

São Paulo Miss Brasil é assaltada ao chegar em casa



Foto: Divulgação 











Redação SRZD
A Miss Brasil Débora Lyra, de 21 anos, foi assaltada quando chegava de carro em casa, na tarde deste domingo. Ela mora  na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. Além do automóvel, o ladrão levou a bolsa dela e alguns pertences de valor.

Segundo a vítima, o bandido que a abordou estava bem vestido e portando uma arma. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da região.

domingo, 3 de julho de 2011

BAHIA mais de 10 mil candidatos fizeram provas para Polícia Militar neste domingo (03)


image Candidatos devem ficar atentos às exigências para as provas

A Uneb aplica neste domingo (3), em Salvador, as provas do Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2011).

O cartão de convocação do candidato esteve disponível para retirada presencialmente até o dia (1°), no colégio estadual Odorico Tavares, localizado na Avenida Sete de Setembro, no Corredor da Vitória, em Salvador.


Os portões dos 10 estabelecimentos onde serão aplicadas as provas serão abertos às 7h, fechando impreterivelmente às 8h. Os candidatos só vão poder deixar os locais dos exames três horas após o início.

Os 10.435 candidatos inscritos vão ter até cinco horas para responder a 75 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de português (15), inglês (15), ciências humanas (15), matemática/raciocínio lógico (15) e noções de direito (15), além de redação.

Estão sendo disponibilizadas 120 vagas neste certame, sendo 108 para o público masculino e 12 para o feminino.

Orientações aos candidatos

A comissão organizadora do concurso orienta que todos os candidatos leiam com atenção o cartão de convocação e o edital de convocação e inscrição, que trazem informações a respeito da documentação e objetos que os candidatos devem estar munidos no dia dos exames, a exemplo de documento de identificação original − que deve conter fotografia recente e estar em bom estado de conservação −, do cartão de convocação e de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, lápis preto e borracha.

Não será permitido o ingresso do candidato ao local de provas portando equipamentos eletrônicos, a exemplo de telefone celular, bip, walkman, pager, máquina fotográfica, calculadora, gravador ou qualquer receptor de mensagens.

Os candidatos também não poderão consultar livros, anotações, códigos, manuais, notas ou impressos de qualquer natureza. A organização do certame solicita também aos militares, policiais civis e demais cidadãos possuidores de porte de arma que não compareçam armados às provas.

“É importante que o candidato fique atento a essas exigências para não serem surpreendidos com a eliminação no concurso”, reforça Romilda Almeida, da comissão do concurso pela Uneb.

Fonte: InteriorDaBahia.com.br

Bahia - Indústria de calçados demite 18 mil funcionários

Azaléia demite 18 mil funcionários no interior da Bahia e abre fábrica na India


image Empresa ameaça deixar a Bahia e migrar para Nova Délhi

A indústria de calçados na Bahia está prestes a perder boa parte do que conseguiu nos últimos dez anos. O símbolo da crise do setor é a fábrica da Vulcabras/Azaleia, localizada em Itapetinga, a 580 quilômetros de Salvador.

Só nos últimos sete meses, a unidade demitiu três mil funcionários da região Centro-Sul do estado, segundo cálculos da Prefeitura de Itapetinga.

Agora, a empresa ameaça deixar o Estado e migrar para Nova Délhi, capital da Índia, deixando quase 18 mil pessoas sem emprego. Além da matriz, em Itapetinga, a fábrica tem filiais em outros 13 municípios baianos.

"Se o governo petista não acordar e tomar as medidas de ajustes na economia, passaremos por um profundo processo de desindustrialização", considera um importante quadro da indústria em Feira de Santana. 

Fonte: Interior da Bahia. com.br