quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nova determinação aumenta o nível da pressão arterial normal para 15 por 9




Segundo nova determinação, menos pessoas acima de 60 anos vão precisar de remédio para tratar hipertensão(Thinkstock) Uma nova cartilha publicada nesta quarta-feira no periódico The Journal of the American Medical Association (Jama) sugere que milhões de pessoas ao redor do mundo devem reduzir a quantidade de remédio para controlar a pressão alta.

Segundo as novas diretrizes, que levaram cinco anos para ser elaboradas, pessoas com mais de 60 anos podem atingir 15 como limite de pressão sistólica (máxima), antes de iniciar um tratamento para reduzi-la. O limite para a diastólica (mínima) permanece 9. Nos últimos trinta anos, médicos preconizam como saudável uma pressão arterial inferior a 14 por 9.

A pressão sistólica mede a força que o coração imprime sobre a parede das artérias. Já a diastólica calcula o momento em que o órgão relaxa e se enche de sangue. A hipertensão é uma doença que pode causar ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e morte, se não for tratada adequadamente. “Esse estudo se baseou em evidências para recomendar limites rigorosos de tratamento, metas e medicamentos para hipertensão em adultos”, informa o artigo, elaborado por dezessete especialistas.

Segundo Paul James, coautor da cartilha e chefe do departamento de medicina familiar da Faculdade de Medicina Carver, da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, estudo clínicos mostraram que critérios mais rígidos não se revertiam em vantagens para os pacientes. “Nós realmente não pudemos ver benefícios em reduzir a pressão para menos de 15 em pessoas acima de 60 anos. Ficou muito claro que 15 era o melhor número”, diz.

Samsung e LG vão lançar tvs com tela curva de 105 polegadas


As concorrentes Samsung e LG anunciaram nesta quinta-feira que apresentarão TVs de 105 polegadas e tela curva no início de 2014. A apresentação dos modelos acontecerá durante a Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, entre 7 e 10 de janeiro em Las Vegas (EUA).

A primeira a anunciar a novidade foi a LG. Segundo a empresa, o modelo tem tela de LCD com resolução Ultra HD ou 4K (5.120 x 2.160 linhas) – que equivale a quatro vezes a resolução Full HD – e formato na proporção 21:9, que favorece a exibição de filmes recentes.

O modelo de TV desenvolvido pela Samsung tem praticamente as mesmas características do rival da LG. A tela de LCD também tem resolução Ultra HD ou 4K. O diferencial do produto, segundo a Samsung, é uma tecnologia chamada Quadmatic Picture Engine, que promete verter para Ultra HD vídeos em qualquer resolução.

As novas TVs de tela curva da LG e da Samsung marcam a segunda geração da tecnologia, que estreou no início de 2013, também durante a CES. Os primeiros modelos das duas empresas chegaram ao mercado com tela de 55 polegadas, mas feita com a tecnologia OLED (diodo emissor de luz orgânico, na sigla em inglês), mais avançado do que o LCD. Além disso, a resolução da tela era Full HD (1.920 x 1.080 linhas).

A primeira TV de tela curva da LG chegou ao Brasil em outubro deste ano. O produto oferece imagens em 3D e vem com quatro pares de óculos. Apesar da dimensão grande, a TV tem apenas 9 milímetros de espessura. À venda somente em algumas regiões do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, a TV custa 40.000 reais. A TV com tela curva de 55 polegadas da Samsung chega ao Brasil no final de dezembro por 45.000 reais.
Fonte: Veja

Baianos lideram ranking de estados que mais consome cerveja em comemorações


 
Uma pesquisa inédita feita pelo Ibope revela que a Bahia é o Estado onde mais se usa a cerveja para comemorações entre amigos e familiares. Realizada entre 7 e 11 de novembro e encomendada pela CervBrasil, a pesquisa aponta que 81% dos entrevistados baianos mencionaram a bebida como a preferida para celebrar. 

O índice está bem acima do alcançado no resto do país, onde 64% das pessoas ouvidas apontaram a cerveja como a bebida preferida. No Brasil inteiro, refrigerante, espumante e vinho aparecem na sequência do ranking, com, respectivamente, 13%, 12% e 5% das citações. 

O segundo Estado que mais usa a cerveja em comemorações é o Rio de Janeiro (77%), seguido de Minas Gerais (74%), São Paulo (63%) e Paraná (62%). Fonte(BN)

domingo, 15 de dezembro de 2013

SP: Band oferece salário de 600 mil a Sabrina Sato para desistir da Record


Segundo a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo, a Band chegou a oferecer um salário de R$ 600 mil por mês para Sabrina Sato desistir de ir para a Record. 
Mesmo com a proposta alta, a integrante doPânico já teria assinado com a emissora do bispo Edir Macedo. O contrato tem uma multa milionária em caso de rompimento.

Linha aérea Salvador-Paulo Afonso começa a operar na segunda, 16 pela Azul

Voo Salvador-Paulo Afonso começa a operar na segunda pela Azul
Foto: Reprodução
Começam a operar nesta segunda-feira (16) os voos da companhia aérea Azul, com saída em Salvador, para o município de Paulo Afonso, no vale são franciscano da Bahia. A nova rota terá três trajetos por semana e pretende fortalecer a aviação regional para integrar a capital aos principais destinos turísticos do estado. 
Para assegurar a viabilidade da ação, negociação entre o governo estadual e a empresa Azul Linhas Aéreas prevê redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no querosene de aviação para a malha aérea regional. (BN)