sábado, 19 de setembro de 2015

Exército Brasileiro e Codevasf discutem parceria na revitalização do São Francisco


O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, recebeu, essa semana, em seu gabinete na Sede da Codevasf, o diretor de Obras de Cooperação do Exército Brasileiro, General Velloso. O objetivo foi discutir a formalização de um novo Plano de Trabalho para a recuperação de margens do rio São Francisco, no trecho denominado Itacoatiara, no município de Barra (BA). O valor autorizado pelo Ministério do Planejamento (MPOG) é de R$ 16,4 milhões.

Também participaram da reunião, por parte da Codevasf, o diretor Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Luís Napoleão Casado; o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta; o gerente de Empreendimentos Socioambientais, Fabrício Libano; o chefe da Unidade de Conservação de Água e Solo e Recursos Florestais, Cirio Costa e o tenente coronel Jonny Ferreira Machado.

De acordo com Fabrício Libano, a realização das obras promove a readequação ambiental tendo como finalidade estabelecer a margem do Rio São Francisco melhorando o canal de navegação e a estabilização das margens. “Além disso, essas ações contribuem para o aumento da qualidade e quantidade de água disponível na bacia hidrográfica do rio São Francisco”, acrescentou.

Descrição da obra

Serão realizadas obras relativas à recuperação e estabilização de margens do Rio São Francisco, compreendendo os seguintes serviços: cercamento de áreas de preservação permanente, execução de trincheiras, taludamento, revestimento com biomanta, construção de defletores, execução de acesso a aguadas, implantação de viveiro de mudas e recomposição florestal e plantio de mudas de espécies nativas.

 
Ascom Codevasf

Jornalista Sergio Noronha está internado no Rio em estado grave

O jornalista esportivo Sergio Noronha, de 82 anos, está internado em estado grave no Rio de Janeiro. O comentarista sofre de alzheimer e teve de ser levado para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Pró-Cardíaco, na capital carioca, segundo o "Globoesporte.com".



Sergio NoronhaFoto: Divulgação

O motivo da internação de Noronha não foi divulgado pela assessoria de imprensa do local, a pedido dos familiares do profissional, porém, o estado de saúde do jornalista é delicado.

O comentarista esportivo ficou conhecido por seu trabalho realizado nas organizações da Rede Globo de televisão, fazendo participações em programas e partidas do futebol brasileiro nos canais SporTV e Premiere.
Fonte: http://esportes.terra.com.br/

Vinte e seis cidades baianas receberam a passagem da tocha olímpica Rio 2016



A tocha olímpica vai percorrer vinte seis cidades na Bahia como preparativo para os Jogos Olímpicos de 2016, que vão ser disputados no Rio de Janeiro. O ministro dos Esportes, George Hilton, fez o anúncio nesta quinta-feira (17), em evento que antecede o 4º Encontro de Prefeitos, organizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em Guarajuba.

Camamu, Capim Grosso, Eunápolis, Feira de Santana, Ibicarai, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapebi, Itapetinga, Itororó, Ituberá, Jaguarari, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Senhor do Bonfim, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitoria da Conquista vão receber o símbolo olímpico no próximo ano.
(Diário da Chapada)

Clientes somem e 40 concessionárias veículos fecham as portas na Bahia

As vendas de carros novos caíram mais de 20% nos seis primeiros meses de 2015
As vendas de carros novos caíram mais de 20% nos seis primeiros meses de 2015

Como reflexo da crise econômica que atinge todo o país, 40 concessionárias já fecharam as portas na Bahia, resultando na demissão de seis mil trabalhadores. A queda de 20% nas vendas de veículos no estado desanima o setor, que tem expectativa de recuperação só para o ano de 2018.

Muitas concessionárias da capital baiana chegaram a reduzir o quadro de funcionários em 50%. E a situação deve piorar até o final do ano. De acordo com o presidente do Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos do Estado da Bahia (Sincodiv-BA) e diretor da Regional Bahia da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Raimundo Valeriano, o segmento deve encerrar o ano com 80 concessionárias fechadas em todo o estado, resultando em um montante de 12 mil trabalhadores desempregados.

“É um resultado da situação crítica que o país atravessa, somada a falta de credibilidade no governo. Na verdade, não tem dinheiro no mercado. As pessoas não têm como comprar. Devemos fechar o ano com 20% de demissões no estado”, explicou.

Polícia mata dois suspeitos e liberta vítima de sequestro em Itapetinga BA


Dois sequestradores foram mortos pela Polícia Civil na madrugada desta sexta-feira (18) em Itapetinga, no sudoeste baiano. Segundo informações da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), os dois sequestraram o filho de um fazendeiro da cidade na noite de ontem. Na operação para resgatar a vítima, a polícia acabou matando os dois suspeitos.

De acordo com a investigação, a vítima estava com amigos em uma pizzaria no centro da cidade e foi rendida por quatro bandidos armados na saída. Os criminosos estavam em um Gol branco. Eles renderam a vítima, que foi amarrada e levada até uma propriedade rural em uma estrada vicinal próxima à BA-263. O carro da vítima, uma Amarok, foi levada pelos bandidos.

Em evento com empresários, Alckmin diz que não apoia CPMF e defende cortes de gastos

Em evento com empresários, Alckmin diz que não apoia CPMF e defende cortes de gastos
Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou neste sábado que não apoiará a recriação da CPMF, uma das medidas que compõem o pacote de ajuste fiscal do governo federal. “Essa iniciativa não terá nosso apoio.


Claro que há momentos de exceção, mas antes é preciso diminuir os custos, para depois gerar receitas. Isso impede o crescimento do Brasil”, disse o tucano, durante evento com empresários do agronegócio realizado em Campinas (SP). Para Alckmin, antes de aumentar tributos, é necessário “diminuir o tamanho do governo”.

Durante seu discurso, o governador citou os cortes feitos em seu estado. “Nós cortamos uma secretaria [Desenvolvimento Metropolitano], também tiramos três fundações, além das vendas de um helicóptero e um avião pertencentes ao governo. Também estipulamos uma meta para redução de custos para cada secretaria”, elencou.


As fundações encerradas foram o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), o Centro Educativo, Recrativo e Esportivo do Trabalhador (Ceret), e Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades
(Sutaco).

Corpo de prefeita de Camacan foi sepultado na tarde deste sábado

Corpo de prefeita de Camacan é sepultado neste sábado
Foto: Itambé Agora

O sepultamento do corpo da prefeita do município de Camacan, Ângela Castro (PP), ocorre na tarde deste sábado (19) no cemitério no município. Ela foi encontrada morta em seu apartamento, no centro da cidade, localizada no sul baiano, na tarde desta sexta-feira (18). De acordo com informações do jornal Correio, a Polícia Civil afirma que a prefeita estava desaparecida desde a última quinta (17), sendo encontrada morta por volta das 14h, por um irmão que foi até a sua residência. Ângela havia completado 60 anos na última segunda-feira (14). O caso ainda é investigado pela delegacia de Camacan e o corpo da prefeita foi periciado pelo Departamento de Polícia Técnica. A suspeita é de que ela tenha sofrido um mal-estar no apartamento.
(BN)