sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Planos deverão oferecer prótese para incontinência após câncer de próstata

Bexiga e próstata entre a uretra (Foto: SKU/Science Photo Library/AFP)
Bexiga (acima) e próstata envolvendo o canal
da uretra 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou que, a partir de janeiro de 2014, os planos de saúde do país ofereçam um esfíncter urinário artificial aos pacientes com câncer de próstata que fizerem cirurgia de remoção total da glândula e ficarem com incontinência urinária mesmo após um ano da operação. Até então, os homens com essa sequela precisavam entrar na Justiça para adquirir o direito à prótese.

Esse aparelho substitui a função do esfíncter natural, um músculo em forma de anel que envolve a uretra e controla a liberação da urina. Como ele fica quase “grudado” na próstata, pode acabar enfraquecido após a cirurgia.

Segundo o urologista Carlos Sacomani, do Hospital A.C. Camargo, entre 5% e 10% dos indivíduos que retiram totalmente essa glândula – exclusiva do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e responsável por armazenar um fluido que compõe o sêmen – apresentam algum tipo de perda involuntária de urina, que pode ser leve, moderada ou grave.

“O esfíncter artificial é indicado para os casos mais sérios ou para aqueles que não responderam a tratamentos anteriores, como fisioterapia pélvica. Consideramos que um paciente grave é aquele que precisa usar fraldas ou mais de três absorventes higiênicos por dia para conter a urina”, explica.

Em casos de cirurgia por hiperplasia benigna da próstata – quando há um aumento excessivo da glândula, podendo causar estreitamento da uretra e dificuldade para urinar –, o risco de incontinência depois da cirurgia é mais baixo: menos de 1%.

BA: Advogado é agredido por policial civil dentro da delegacia de Cruz das Almas

Um advogado foi agredido por um policial civil dentro da delegacia de Cruz das Almas nesta quinta-feira, 7. Dr. Fred Nunes Dias foi agredido por um policial de prenome Roque. Em entrevista à rádio Andaiá FM, o advogado Dr. Batista Júnior contou que o fato ocorreu quando o agredido  estava relatando um fato ao escrivão em defesa de um cliente, “pois havia informação que o policial civil Roque estava cometendo uma advocacia administrativa, indicando alguns advogados para os presos”, afirmou.
Após ter informação da citação de seu nome no depoimento, o policial adentrou a sala e inicialmente agrediu o advogado com agressões verbais e físicas. “Ele adentrou agredindo  verbalmente e depois com socos e pontapés. Os dois caíram em luta corporal , e realmente  o colega (advogado) saiu muito lesionado e abalado psicologicamente, inclusive tendo uma crise nervosa e sendo atendido na unidade de pronto atendimento daquela cidade”, detalhou.
Dr. Batista Júnior relatou que em 2005 houve um incidente entre ambos,  e o policial teve a prisão decretada pela Juíza da Vara Crime da época, “sob a mesma acusação, que ele fazia advocacia administrativa, recebendo dinheiro de  alguns advogados para que fossem indicados. E quem fez a denúncia foi justamente este próprio colega (o agredido)”, explicou.
Dr. Batista, que é presidente da OAB na região, ressaltou que o órgão não irá se omitir diante da situação. A OAB solicitará o afastamento do policial e  o pedido da prisão preventiva por causa dos seus antecedentes também pode  acontecer depois que sair o resultado do laudo. Ainda segundo o presidente da OAB, além destes fatos, outros acontecem na delegacia de Cruz das Almas por omissão da delegada titular da unidade. “Vamos solicitar a transferência dela também, porque omissão também é crime”, ressaltou.
Blog do Valente/ Nadia Santos

BA: Em Jacaraci, idoso reage a assalto e mata dois bandidos

Um lavrador de 60 anos reagiu a um assalto e matou dois bandidos na madrugada desta sexta-feira (8), na zona rural do município de Jacaraci, no sudoeste baiano. De acordo com o site Brumado Notícias, os suspeitos invadiram a residência em uma moto com placa de Minas Gerais e renderam o idoso e sua família. 
No momento em que um dos bandidos procurava dinheiro no quarto, o lavrador teria entrado em luta corporal com o outro assaltante, que estava armado com um revólver calibre 32 e uma faca. O idoso, no entanto, conseguiu desarmar o bandido e esfaqueá-lo, antes de pegar uma espingarda de fabricação caseira e atirar no rosto do outro assaltante. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local e encaminhou os corpos, ainda não identificados, para o Instituto Médico Legal de Guanambi.
(Bahia Noticias)