sexta-feira, 6 de junho de 2014

SUS marca exame para paciente morta por câncer depois de três anos do pedido

A paciente deu entrada no pedido do exame em 2011 faleceu em 2012, o SUS marcou o exame para 9 de Junho de 2014


SUS marca exame para paciente morta por câncer depois de três anos do pedido
Foto: Reprodução/UOL

Em 2011, uma senhora com suspeita de câncer tentou marcar um exame via Sistema Único de Saúde (SUS), em Fortaleza, como prova de detectar a doença. Três anos depois, a data do exame foi confirmada. 

O procedimento ficou estabelecido para o próximo dia 9 de junho. O problema é que a paciente, Maria de Fátima dos Santos da Silva, morreu em 2012, devido às complicações da doença, dois anos depois do agendamento do exame.

Informações: UOL.

Ministério Público de São Paulo investiga denúncia de tráfico de órgãos na USP

MP investiga denúncia de tráfico de órgãos na USP
Foto: Juliana Cardilli / G1

O Ministério Público de São Paulo investiga denúncias de venda ilegal de órgãos que teriam sido feitas por funcionários do Serviço de Verificação de Óbitos da capital (SVO), entidade ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

Segundo a promotoria, há suspeitas de que o serviço – que fica dentro do Hospital das Clínicas – seria omisso na busca por familiares de pessoas ou amigos das pessoas que morreram e, sem autorização, extraia e vendia órgãos para uma rede de instituições de pesquisa e atendimento médico. 

A promotoria diz que ao menos duas testemunhas que trabalham diretamente no local alegaram ter presenciado a retirada e venda de materiais de cadáveres não reclamados por parentes. O SVO é a entidade estadual responsável por identificar as causas de mortes de pessoas desacompanhadas, em geral ocorridas nas ruas ou em hospitais públicos.

Prefeitura de Juazeiro realizará 3ª edição da Feira de Caprinos e Ovinos

feiraA Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga, zona rural já tem data e local definidos: de 13 a 15 de junho, no parque de exposição da comunidade de Cacimba do Silva.
Com o tema ‘A Caprinovinocultura como meio de garantir a sustentabilidade para o homem do campo, implementando tecnologias e políticas para o desenvolvimento da economia regional’, a feira pretende destacar as potencialidades da cadeia produtiva da região, bem como agregar novas tecnologias através da troca de experiências dos produtores e instituições participantes.
“Estamos ansiosos e confiantes que o evento irá superar os níveis comerciais dos anos anteriores, ampliando ainda mais o intercâmbio de tecnologias entre os produtores”, estimou o secretário municipal de Agricultura, Jorge Cerqueira.
O evento também valoriza a cultura local de compra e venda de animais em feiras livres, adaptando e transportando essa iniciativa para um ambiente mais organizado. Palestras, cursos e concursos de caprinos complementarão a programação. A Feira é promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho.(Fonte: Ascom/ PMJ)
 Confira a programação:

Ex-presidente Lula faz nova crítica à política econômica do governo Dilma

Na segunda crítica ao setor em dois dias, no RS, o ex-presidente reclamou publicamente do secretário de Tesouro Nacional
Lula faz nova crítica à política econômica do governo Dilma

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escancarou nesta sexta-feira, 6, suas divergências com a política econômica do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff. Em palestra promovida pelo jornal El País, em Porto Alegre, Lula criticou publicamente o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que estava na plateia e hoje é um dos principais nomes da área econômica do governo federal. 

“Se depender do pensamento do Arno você não faz nada. Não é por maldade dele, não. A nossa tesoureira em casa é a nossa mulher e também é assim. Elas não querem gastar, só querem guardar, mas tem que gastar um pouco também”, disse Lula.

Foi a segunda vez em menos de dois dias que Lula reclamou da economia. Na véspera, em palestra promovida pela revista Voto, também em Porto Alegre, o ex-presidente disse estar insatisfeito com as projeções de inflação e defendeu que o governo aplique um “remédio já” para evitar o descontrole dos preços.

Procurado à tarde, o Instituto Lula informou que as críticas do ex-presidente foram em tom de "brincadeira".
Pessimismo. Pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que 36% da população está pessimista em relação à economia e espera um 2015 pior do que 2014.

Hoje o principal alvo das críticas de Lula foi a escassez de crédito. Durante mais de uma hora de palestra o ex-presidente deu várias alfinetadas no secretário do Tesouro.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ibope aponta que 51% dos brasileiros são a favor da Copa no país

Do G1, em Brasília

Número era de 58% no levantamento anterior, realizado em fevereiro. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Uma pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (2), mostrou que 51% da população brasileira são a favor da realização da Copa do Mundo no país. Os que são contra o evento totalizam 42%. Em fevereiro último, data do levantamento mais recente, 58% eram a favor e 38% contra.

Os que acreditam que o torneio será bem sucedido são 36% dos entrevistados, contra 31% que acham que as chances do evento dar certo são pequenas. Aqueles que pensam que as chances são médias somam 28%.

Perguntados sobre o que eles próprios pensam, 71% dos entrevistados dizem querer que a Copa dê certo e 11% afirmam querer que dê errado. Os que se dizem indiferentes são 14% do total. Outros 4% não sabem ou não quiseram responder.

O levantamento também apurou a percepção da população sobre o que pensa o brasileiro em relação à Copa. Para 59% dos entrevistados, o brasileiro está torcendo mais para que a competição seja um sucesso. Outros 22% acham que o público deseja que o evento seja um fracasso. Para 12%, a questão é indiferente. Os que não sabem ou não quiseram responder totalizam 7%.