segunda-feira, 2 de junho de 2014

Ibope aponta que 51% dos brasileiros são a favor da Copa no país

Do G1, em Brasília

Número era de 58% no levantamento anterior, realizado em fevereiro. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Uma pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (2), mostrou que 51% da população brasileira são a favor da realização da Copa do Mundo no país. Os que são contra o evento totalizam 42%. Em fevereiro último, data do levantamento mais recente, 58% eram a favor e 38% contra.

Os que acreditam que o torneio será bem sucedido são 36% dos entrevistados, contra 31% que acham que as chances do evento dar certo são pequenas. Aqueles que pensam que as chances são médias somam 28%.

Perguntados sobre o que eles próprios pensam, 71% dos entrevistados dizem querer que a Copa dê certo e 11% afirmam querer que dê errado. Os que se dizem indiferentes são 14% do total. Outros 4% não sabem ou não quiseram responder.

O levantamento também apurou a percepção da população sobre o que pensa o brasileiro em relação à Copa. Para 59% dos entrevistados, o brasileiro está torcendo mais para que a competição seja um sucesso. Outros 22% acham que o público deseja que o evento seja um fracasso. Para 12%, a questão é indiferente. Os que não sabem ou não quiseram responder totalizam 7%.



Os sentimentos negativos prevalecem sobre os positivos, segundo a pesquisa. Os sentimentos negativos mais citados são preocupação (30%) e desperdício (29%). Na pesquisa anterior, os itens respondiam por 27% e 28%, respectivamente. Entre os entrevistados com ensino superior completo, 39% citam preocupação e 37%, desperdício.

Os sentimentos positivos mais mencionados são alegria (26%) e esperança (18%). Em fevereiro eram 29% e 20%, respectivamente. O número sobe para 43% e 23%, quando o entrevistado possui renda familiar de até um salário mínimo.

Temperatura
A pesquisa do Ibope pediu para que os entrevistados apontassem em um termômetro qual o grau de envolvimento com a Copa do Mundo. Em 39% dos casos, a população disse ser “frio”. Para 30%, o envolvimento é “quente”; 18% disseram que é “gelado”; 7% mencionaram “fervendo; e 5%, “muito quente”.

A pesquisa do Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais, em 140 municípios do país, entre os dias 15 e 19 de maio. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário