quinta-feira, 2 de abril de 2015

BA: (MEC) informou que Irecê, foi pré-selecionada para receber o cursos de medicina

Os ministros interino da Educação, Luiz Claudio Costa (esq.) e da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista sobre abertura de novas faculdades de medicina (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)
Os ministros interino da Educação, Luiz Claudio Costa (esq.) e da Saúde, Arthur Chioro, durante entrevista sobre abertura de novas faculdades de medicina (Foto: Wilson Dias / Agência Brasil)

Filipe Matoso
Do G1, em Brasília
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quinta-feira (2) que os municípios de Brumado, Irecê, Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim, no interior da Bahia, e outros 18 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram pré-selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares através do programa Mais Médicos do governo federal. 

Segundo o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, o edital lançado nesta quinta prevê a abertura de 1.887 vagas para cursos de medicina. Entre 11 de maio e 26 de junho, técnicos do MEC visitarão as 22 cidades pré-selecionadas para verificar se a estrutura da rede de saúde local atende o “mínimo necessário” para que as atividades práticas do curso sejam exercidas. 

"O governo, através de estudos técnicos e avaliando a necessidade a partir de critérios objetivo, identificou as cidades e regiões do país que precisam do curso de medicina e que têm condições técnicas", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em entrevista ao portal G1. 

Segundo ele, não haverá “estímulos financeiros” para as faculdades particulares que quiserem abrir vagas de medicina, mas, o governo poderá enviar recursos aos municípios para garantir verbas às unidades básicas de saúde, centros cirúrgicos e cursos de formação para médicos que já atuam nessas regiões. 

Em 2014, outras 39 cidades em 11 estados foram selecionadas para receber novas faculdades do curso de medicina. De acordo com o governo, o objetivo é que até 2017 sejam criadas 11,5 mil novas vagas pelo Brasil.

De acordo com o ministro, o objetivo do governo é aumentar o número de médicos por mil habitantes no país de 1,8 para 2,7 até 2026.

g1.globo.com/bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário