terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Anvisa suspende importação e venda de remédios para emagrecer

Redação SRZD | Ciência e Saúde
Foto: Reprodução de VídeoDe acordo com publicação no Diário oficial da União desta terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação e venda de remédios da marca Divine Shen, além do uso da Caralluma Fimbriata.

A decisão é com base em análise do Instituto de Criminalística de São Paulo, a pedido do Ministério Público Estadual. Segundo a publicação, a marca é registrada na Anvisa como alimento, mas pode ter sido misturada a sibutramina, medicamento de uso controlado.

Segundo a Anvisa, a sibutramina reduz a sensação de fome, mas pesquisas apontaram que se ela for consumida por pacientes com histórico de doença cardiovascular, pode aumentar o risco de doença coronariana, derrame, taquicardia e hipertensão.

A marca é da China e segundo o site "G1", a empresa que importa os produtos vai enviar um posicionamento oficial ainda nesta terça-feira. Já a Anvisa avisou que a medida tem "caráter preventivo".

Em relação a outra recomendação da Anvisa, a agência disse que "nenhum produto que contenha em sua composição a Caralluma Fimbriata encontra-se regularizado no país, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia".

Estão suspensas a fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso desse produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário