segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Posse de Dilma começará às 14h; Dia 1º de janeiro veja detalhes da cerimônia

  Às 14h, ela sairá da catedral em direção ao Congresso em carro aberto.
 
22/11/2010 - 16:28:19 - G1
Uma reunião entre um grupo de trabalho do Itamaraty e integrantes da equipe de transição de governo definiu nesta segunda (22) os horários das atividades da cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff no próximo dia 1º de janeiro.
O ato que marcará o início do mandato da presidente eleita será às 14h30, no Congresso Nacional. O horário foi escolhido para permitir a presença dos governadores eleitos, que serão empossados pela manhã em seus estados.
Criado em 12 de novembro, por meio de uma portaria, o grupo de trabalho do Itamaraty, composto por 13 pessoas, será responsável por coordenar os preparativos da posse. Nesta segunda, o grupo teve a primeira reunião com a equipe de transição.
De acordo com o Itamaraty, o primeiro evento do dia da posse será um cortejo em carro aberto. A bordo do Rolls Royce presidencial, Dilma sairá às 14h da Catedral de Brasília, em direção ao Congresso Nacional. Se chover, o deslocamento será em carro fechado. É no plenário do Congresso, na presença de deputados e senadores, que ela e o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), serão empossados.
O termo de posse é lido pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, depois que Dilma e Temer fizerem, em voz alta, o juramento de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Em seguida, Dilma deve fazer o primeiro discurso como presidente da República. Por volta de 16h, ela volta a desfilar em carro aberto até o Palácio do Planalto. Será recebida às 16h30 na rampa da sede do governo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que transmitirá a ela a faixa presidencial.

Com a faixa, a presidente receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e autoridades presentes. Às 17h, Dilma discursará no parlatório, que fica na área externa do Planalto, voltado para a Praça dos Três Poderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário