quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arritmia: Doença silenciosa que pode levar a morte súbita



'A arritmia pode ser sentida como uma falha de batimentos ou, em casos mais graves, dor no peito'

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS), revelam que no Brasil, as arritmias, que são a alteração da velocidade ou do ritmo do batimento cardíaco, constituem a quinta causa de internação e fazem anualmente 160 mil vítimas.  Essas alterações podem ser descobertas em exames de rotina ou durante acompanhamento médico regular, e podem ser causadas pelo estresse, grande ingestão de álcool ou cafeína, ingestão de drogas, alterações hormonais, esforços físicos, entre outros.
De forte palpitação à morte súbita: o perigo do silêncio da arritmia cardíaca
“A arritmia pode ser sentida como uma falha de batimentos ou como batimentos acelerados ou muito fortes, em geral chamados de “palpitações”. Em casos mais graves pode se manifestar com sintomas de falta de ar, dor no peito, tonteiras e desmaios, e até mesmo levar à morte súbita”, alerta o cardiologista Alex Felix do Lâmina Medicina Diagnóstica /DASA .
Geralmente as arritmias são benignas, porém em alguns casos podem provocar problemas cardíacos mais sérios. Alguns tipos de arritmia são extremamente graves, podendo ocorrer mesmo em crianças e jovens aparentemente saudáveis.
“A história familiar é um dado extremamente importante na investigação destes casos mais graves, visto que muitas das doenças cardíacas têm caráter genético.  Pessoas com história de morte súbita na família ou sintomas que possam sugerir a presença de alguma arritmia devem procurar orientação de um cardiologista para avaliação e prevenção”, completa o cardiologista.

Fonte Opinião e Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário