domingo, 14 de novembro de 2010

14 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DO DIABETES

Testes de glicemia foram oferecidos à população

Testes de glicemia foram oferecidos à população
Mais de 200 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e cerca de um milhão morrem a cada ano por causa da doença. Apesar de alarmante o número pode dobrar na próxima década caso não sejam adotadas medidas urgentes de prevenção e tratamento. Os dados apresentados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que comemora neste domingo, 14, o Dia Mundial do Diabetes.
A oftalmologista explica que a retinopatia é uma complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. Em consequência, ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão.
Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea podendo levar ao descolamento da retina.
Segundo os médicos, a retinopatia diabética atinge 80% dos diabéticos com 25 anos ou mais de doença. “Por isso é preciso que os diabéticos façam exames anualmente de fundo de olho para verificar se há indícios da doença, porque o número de diabéticos com retinopatia aumenta a cada dia”, frisou Rosa Maria Ribeiro.
Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário