sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SAÚDE: ALERTA CONTRA O SAL

Substância, que contém sódio, está muito acima do limite tolerável na maioria dos produtos industrializados, diz Anvisa


POR CLARISSA MELLO
Rio - Estudo divulgado ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que grande parte dos produtos industrializados — principalmente os consumidos por crianças — têm alto teor de sódio (componente do sal que causa hipertensão). O órgão avaliou 20 categorias de alimentos de diversas marcas. O macarrão instantâneo teve o índice mais alto de sódio.

“Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção do alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia”, disse a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.

O levantamento também mostrou que os mesmos produtos, de diferentes marcas, têm variação alta de sódio. Isso comprova, segundo a Anvisa, ser possível produzir alimentos mais saudáveis. É o caso da batata palha, cujo teor de sódio pode variar em 14 vezes de marca para marca.

É preciso ler rótulos

“Não podemos dizer que a Anvisa recomenda este ou aquele produto. Mas esperamos que as pessoas entendam que elas podem optar pelos mais saudáveis lendo rótulos”, orienta.

O estudo da Anvisa, que também analisou a quantidade de gordura, açúcar e ferro nos alimentos, será encaminhado ao Ministério da Saúde. “Queremos pactuar com indústrias uma redução das quantidades de gorduras, açúcar e sal”, informou, reforçando que é possível que a Anvisa tome medidas mais rígidas contra os fabricantes.
O excesso de sódio pode causar hipertensão, problemas cardíacos, colesterol alto e obesidade.
Arte: O Dia
 Fonte e Arte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário