quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Só no Brasil, pode aconteçer isso

Aposentadoria vitalícia é concedida para 69 ex-governadores

 Jornal da Band  pauta@band.com.br

As leis que garantem aposentadoria a ex-governadores de estado estão provocado polêmica. Mesmo quem ficou no cargo por apenas alguns dias tem direito ao benefício pelo resto da vida. Um privilégio bem distante da grande maioria dos brasileiros.

Para ter o benefício integral, o trabalhador precisa de pelos menos 35 anos de contribuição. E ganha, no máximo, R$ 3.200 de aposentadoria por mês. Condições bem diferentes de muitos ex-governadores, já que 69 deles recebem pensão vitalícia e sem pagar a previdência.

No Mato Grosso, por exemplo, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Bosaipo, ficou apenas dez dias como governador e se aposentou com salário integral. O mesmo ocorreu com Moisés Feltrin que esteve no cargo por 33 dias. Os dois vão receber por toda a vida, R$ 15 mil por mês.

A Ordem dos Advogados do Brasil vai entrar com ações no supremo tribunal federal contra a concessão de pensões a ex-governadores. A OAB se baseia na constituição que acabou com o benefício para ex-presidentes, o que deve ser estendido ao executivo estadual.

De acordo com o cientista político Antônio Flávio, a pensão é legal mas não é bem vista pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário