quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ibotirama BA: Mutirão da Catarata vai até dia 11/12 pode atender até quase 180 mil pacientes


Está é a 30ª etapa do programa Saúde em Movimento que é desenvolvido pelo governo estadual da Bahia em parceria com as gestões municipais.
Da Redação(Por Ricardo Medeiros)

O programa que já atende os pacientes desde o dia 4 de dezembro (Terça-Feira), realiza tanto o atendimento clinico quanto ao atendimento cirúrgico. O atendimento clinico será realizado do dia 04 até o dia 09, enquanto o atendimento cirúrgico terá o seu inicio no dia 06 (Quinta-Feira), até o dia 11 deste mês.

De acordo com a Dra. Daniela Felipe, Coordenadora Clinica do Instituto Olhos Falno Vieira, a estimativa de atendimento diário é de 350 cirurgias por dia, para tal feito a equipe conta com 15 profissionais altamente qualificados na área com no mínimo 5 anos de experiência e mais 60 auxiliares em diversas extensões do programa.

A ideologia da cirurgia é muito simples, o paciente entra na mesa de cirurgia sem visibilidade e pós a realização cirúrgica o paciente já recupera a visão e ali mesmo, já recebe todos os procedimentos necessários para o tratamento. Após a cirurgia um médico retorna entre 15 a 30 dias para fazer uma segunda revisão no paciente para acompanhar a normalidade da visão por procedimento assim como passar toda a prescrição necessária.

A idade da pessoa que pode se beneficiar com o programa é o individuo idoso acima de 60 anos, além disto o programa também atende aos alunos matriculados no TOPA (Todos Pela Alfabetização). Para realizar a consulta é muito simples, basta o individuo estar com sua carteira de identidade e a carteirinha do SUS.

O atendimento está sendo realizado entre as 7 horas da manhã até as 5 horas da tarde.

Os equipamentos tanto de tratamento quanto de cirurgia do programa estão avaliados em torno de 3 milhões de dólares. É um investimento pesado com a tecnologia mais alta e qualificada que se tem no mundo para que todo o procedimento seja realizado com eficácia e rapidez.

A cirurgia nada mais é que retirar a lente que está mais opaca e inserir uma nova, artificial transparente, com está técnica feita através de ondas de ultrassom e anestesia local com colírio, a recuperação da visão é imediata e após o ato cirúrgico o paciente já recebe um óculos escuro de proteção além de uma bolsinha com prescrição e colírio que ele deve usar durante todo o período de sua recuperação da cirurgia o que isenta qualquer gasto do paciente.

O atual prefeito de Ibotirama, Wilson de Oliveira Leite e o recém eleito Terence Lessa, também estiveram presentes no H.R.I, enfatizando a importância da saúde principalmente para a população mais idosa que carece deste tipo de atendimento no país. Ibotirama polo da 22ª Dires, tem a estimativa de que possam ser atendidos cerca de 180 mil pessoas das cidades de: Barra, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos e Paratinga além de outros municípios como: Cristópolis, Cotegipe, Wanderley, Coribe, Bom Jesus da Lapa, Sitio do Mato, Brejolândia, Correntina, Santa Maria, Riacho de Santana, Serra do Ramalho, Boquira e Macaúbas. (Inter Ativo News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário