sábado, 15 de janeiro de 2011

PAPA JOÃO PAULOII será beatificado em maio

Clique para Ampliar

O caixão de João Paulo II será transferido para um altar na Basílica de São Pedro para que receba homenagens
FOTO: REUTERS  15/1/2011 

Com um milagre comprovado pelo Vaticano, João Paulo II está mais próximo de se tornar santo

Roma. O papa João Paulo II, morto em 2005, chegou, ontem, mais perto de se tornar santo da Igreja Católica Romana. Seu sucessor, papa Bento XVI, aprovou um decreto atribuindo a ele um milagre e anunciou que a sua beatificação ocorrerá no dia 1º de maio.

A cerimônia na Praça São Pedro, que marca o último passo antes da santidade, deve atrair centenas de milhares de pessoas, evocando o funeral do papa em 2005, em um dos maiores acontecimentos midiáticos deste século.

O caixão do papa será transferido de onde se encontra atualmente, na cripta do Vaticano, para um altar numa capela da Basílica de São Pedro, a fim de que mais pessoas possam lhe prestar homenagem.

O pontificado de João Paulo II, que durou 27 anos, foi um dos mais marcantes e tumultuados dos tempos modernos. Durante este período, o comunismo caiu no leste europeu, começando pela Polônia, país onde ele nasceu.

O Vaticano afirmou que o milagre atribuído à intercessão de João Paulo II junto a Deus diz respeito à irmã Marie Simon-Pierre Normand, uma freira francesa de 49 anos diagnosticada com a doença de Parkinson, enfermidade com a qual o próprio papa também sofria. Ela alega que a doença desapareceu sem explicação dois meses depois da morte do papa, quando ela e suas colegas freiras rezavam por ele.

Um outro milagre depois da cerimônia de beatificação - que confere o título de "abençoado" a João Paulo - deve ser aprovado para que ele seja canonizado (tornado santo).

O processo de beatificação é o mais rápido de que há registro na história moderna da Igreja Católica - embora tenha havido beatificações em menos tempo, como a de São Francisco de Assis, em 1228.

Será ainda a primeira vez em mil anos, segundo o jornal do Vaticano, "L´Osservatore Romano", que um papa beatifica seu antecessor.

O anúncio da beatificação de João Paulo II foi recebido com emoção e festa nas cidades polonesas de Cracóvia, seu antigo arcebispado, e Wadowice, sua cidade natal.

Diante do arcebispado de Cracóvia, onde multidão se concentrava a cada viagem do papa à Polônia, foram depositadas rosas amarelas e brancas, as cores do Vaticano, junto a muitas velas acesas.

Em Wadowice, s pessoas não escondiam seu orgulho. "João Paulo II tornou nossa cidade célebre no mundo inteiro", declarou o padre Jakub Gil que foi consagrado pelo papa.  

Diário do NE

Nenhum comentário:

Postar um comentário