quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Comunidade internacional expressa apoio ao Brasil e ao Rio


13.01 - Nova Friburgo/RJ:   Dilma e sua equipe vistoriaram a busca dos bombeiros nos destroços de um prédio em Nova Friburgo. Foto: Roberto Stuckert Filho-PR/Divulgação
Dilma e sua equipe vistoriaram a busca dos bombeiros 
nos destroços de um prédio em Nova Friburgo
Foto: Roberto Stuckert Filho-PR/Divulgação

Diversos líderes internacionais vêm manifestando apoio ao Brasil desde a última quarta-feira por causa das fortes chuvas que mataram centenas de pessoas no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, Londres enviou condolências ao País através de um comunicado. "Envio meus pêsames a todos os que perderam a família, os amigos, casas e trabalho nas zonas destruídas", disse o ministro das Relações Exteriores da Inglaterra, William Hague.

O México ofereceu hoje ao governo brasileiro sua disposição para "cooperar no auxílio aos desabrigados pelas inundações e deslizamentos" se as autoridades brasileiras precisarem. "Em nome do povo e do governo do México, a Secretaria de Relações Exteriores transmite seus pêsames aos familiares das vítimas das intensas chuvas que afetaram nos últimos dias os Estados brasileiros de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo", afirmou o Ministério das Relações Exteriores mexicano.

O governo de El Salvador também expressou hoje sua solidariedade à presidente Dilma Rousseff e enviou condolências ao povo brasileiro. "O governo salvadorenho reafirma o especial afeto e a solidariedade com o povo irmão do Brasil, e manifesta que estará atento ao pedido que o País pode fazer à comunidade internacional para proporcionar ajuda e colaboração", disse o Ministério das Relações Exteriores de El Salvador.

Autoridades informaram, nesta quinta-feira, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro subiu para 480. Após desmoronamentos na zona rural de Sumidouro, 19 pessoas foram encontradas sem vida. Em Nova Friburgo, pelo menos 214 pessoas morreram; em Teresópolis, 208; e em Petrópolis, 39. O Instituto Médico Legal (IML) do Estado está ajudando nas identificações.
Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário