domingo, 18 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Ibotirama busca novas parcerias para melhorar a educação


Terence busca novos modelos para educação de Ibotirama/ Foto Assessoria Terence Lessa
Prefeito Eleito de Ibotirama, Terence Lessa, visitou a cidade de Licínio de Almeida, para conhecer um novo modelo e proposta de educação que vem sendo adotada pela Secretaria do Município.
Terence Lessa, prefeito eleito, junto com a diretoria da APLB-Sindicato, em busca de inovação,  sucesso e novos rumos para Educação Ibotiramense,  visitaram a cidade de LICÍNIO DE ALMEIDA para conhecer o modelo e proposta de educação que vem sendo adotada pela Secretaria de Educação,  na obtenção do êxito de ser a  1ª cidade com o maior IDEB na Educação na Bahia.
Chegando a cidade foram recebidos pela parcimoniosa Secretária de Educação, Karla Mychelle e sua equipe que de uma forma simples, espontânea e sintética apresentaram os projetos que fizeram a diferença na Educação do município. Com o auxílio do Instituto Airton Sena em 2009 adotaram vários  projetos para desenvolver a aprendizagem dos alunos como: Se Liga, Acelera, Circuito campeão, Gestão nota 10 e Fórmula da Vitória.

Além disso, contam ainda com a formação oferecida pelo Pacto pela Educação, Escola Ativa e a Educação para Jovens e Adultos que vieram somar e contribuir para essa Educação de sucesso.

O que mais chamou atenção foi como dentro da equipe há funções diferenciadas, e, são respeitadas pela hierarquia, cada um é tão importante quanto o outro, ressaltou a professora (Valdenice Barreto).

A Secretaria de Educação e as Escolas têm seus Planos de Ação e metas que são revisados e analisados no inicio, meio e fim do ano, as metas são ousadas e precisam ser coerentes com a realidade.

Todos na Escola compreendem a necessidade de ter um Projeto pedagógico, elaborado e conhecido pela equipe escolar.

 Escola Municipal Pingo de Gente tem o maior IDEB 6,7. A gestora da escola faz questão que haja o maior índice de aprovação, mas os alunos são aprovados com aprendizagem.  O interessante é que as escolas competem entre si para obtenção de maior índice de aprendizagem, não há nenhuma escola em que o IDEB seja menor  que 4,5.
O sucesso dessa Educação de qualidade é a união da equipe, compromisso de gestores e educadores.
Para o prefeito eleito Terence Lessa, A construção de uma sociedade mais justa passa pela oferta de uma educação pública de qualidade, pois a educação é a máquina que prepara as democracias. E essa máquina é a escola pública. Para tanto, é preciso conhecer alguns modelos exitosos de educação de outros municípios, a exemplo de Licínio de Almeida.

A cidade se orgulha de ser referência em educação e está sendo visitada por outras para ser tomada como parâmetro, já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Para a diretora da APLB, Fátima Chagas, ir em busca de novas idéias não significa falta de criatividade, mas, ganho real de tempo. Não há porque ficar inventando a roda, quando, podemos perfeitamente, aperfeiçoar e adequar para a nossa realidade situações já existentes em outros municípios.
Fonte: Assessoria Terence Lessa/Interativo news 

Nenhum comentário:

Postar um comentário