sábado, 24 de novembro de 2012

Dalva Maria primeira mulher brasileira promovida ao posto oficial superior nas Forças Armadas


Primeira mulher brasileira é promovida a posto de oficial superior nas Forças Armadas
A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) a promoção da primeira mulher a alcançar o posto de oficial superior nas Forças Armadas. A integrante da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, foi promovida de capitã de mar e guerra para contra-almirante, terceiro cargo mais importante da força. Formada em Medicina, a contra-almirante ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino de Oficiais. 

Durante quase toda sua carreira trabalhou no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. A contra-almirante tem ainda curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval. A promoção de Dalva foi assinada durante reunião entre a presidente e o ministro da Defesa, Celso Amorim. 

A Marinha foi a primeira força a autorizar o ingresso de mulheres, a partir de 1980, restrita ao já extinto Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha, tendo perfil de carreira próprio e acesso limitado a determinados cargos e ao serviço em terra. Entre 1995 e 1996, foi estendido o acesso das oficiais aos corpos de saúde e de engenheiros navais. Em 1997, a participação das mulheres foi novamente estendida e hoje elas podem também participar de áreas como o corpo de intendentes e auxiliar da armada.
(Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário