terça-feira, 15 de março de 2011

Ministro descarta risco de acidente nuclear no Brasil

Após problemas no Japão, Mercadante disse que usinas de Angra são seguras
 
Renan Ramalho, do R7, em Brasília
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, buscou demonstrar nesta terça-feira (15) que o Brasil não corre os mesmos riscos que o Japão em relação a suas usinas nucleares.

Desde a última sexta-feira (11), quando foi atingido por um forte terremoto e um tsunami, o país asiático convive com a ameaça de um desastre nuclear devido a problemas nos reatores da usina de Fukushima, que fica a 240 km de Tóquio.

Além de destacar que no Brasil não ocorrem terremotos, já que o país está no centro de uma placa tectônica, Mercadante disse que as usinas de Angra dos Reis (RJ) têm uma estrutura mais reforçada.

Na usina japonesa, quatro reatores explodiram desde a semana passada, causando o temor de que o vazamento radiativo afete a saúde da população.

- O Brasil nunca viveu terremotos na escala que no Japão é recorrente, e nunca tivemos tsunamis ou maremotos. Nós não podemos fazer associação com cenário semelhante ao que aconteceu no Japão.

O ministro lembrou que na região de Angra ocorrem inundações e desmoronamentos, mas reiterou que as usinas estão “blindadas” contra esses desastres. Segundo ele, as usinas estão 2,5 m acima da maior projeção de inundação para o local.

Junto com técnicos da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), responsável pela segurança das usinas brasileiras, Mercadante disse que novas regras devem ser adotadas após o ocorrido no Japão.

Ele afirmou que o governo seguirá todas as medidas para que o sistema continue seguro, mesmo com exigências internacionais mais rigorosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário