sábado, 13 de novembro de 2010

PMDB TEM NOMES FAVORITOS E CONTRAS PARA MINISTROS DO NOVO GOVERNO DE DILMA


O PMDB já tem uma lista com alguns nomes que pretende emplacar no ministério da presidente eleita Dilma Rousseff e também uma relação de peemedebistas que deverão perder o apoio da legenda para permanecer na Esplanada dos Ministérios.

O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, ao menos por enquanto, não figura na lista de prioridades da cúpula peemedebista para voltar ao primeiro escalão do Planalto. Dois senadores do partido disseram, sob a condição de anonimato, que um dos nomes mais fortes para ser apresentado a Dilma é o do senador Edison Lobão (MA), para voltar a ocupar o Ministério de Minas e Energia.
O ex-governador do Amazonas e senador eleito, Eduardo Braga (PMDB-AM), também integra a lista de ministeriáveis, assim como o ex-governador do Rio, Moreira Franco, também cotado para a presidência da Caixa. Para voltar ao comando do Ministério de Minas e Energia, Lobão tem a seu favor o fato de que, na sua passagem anterior pela pasta, acabou se aproximando de Dilma. Os dois trabalharam juntos na elaboração do marco regulatório do pré-sal.
Alvos prioritários para ficar de fora
Se o PMDB tem uma lista de favoritos, também tem a dos alvos prioritários para serem derrubados do primeiro escalão. Três caciques peemedebistas - dois senadores e um deputado - disseram que o partido não deverá dar suporte à permanência de Nelson Jobim no Ministério da Defesa ou em outro cargo na Esplanada dos Ministérios. A avaliação dentro do partido é a de que Jobim não se empenhou na campanha de Dilma.

A mesma crítica, aliás, é feita ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que também não deverá ter suporte para continuar no governo. Além disso, os dois não fazem exatamente parte da cota do partido. Jobim foi uma escolha de Lula no auge do chamado caos aéreo, e Temporão é uma indicação direta do governador do Rio, Sérgio Cabral.

Jornal Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário