segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EM SÃO PAULO, UM 1/3 DAS VÍTIMAS DE LATROCINIO É MORTA DENTRO DO CARRO

AE - Agência Estado

O operador de máquinas João dos Santos Braga, de 41 anos, estava em seu Astra com a mulher e o filho de 11 anos, no Itaim Paulista, zona leste da capital, às 18h30 de 15 de agosto de 2010, quando foi abordado por ladrões. Ele ficou assustado e demorou para sair do veículo. Foi baleado três vezes no peito e morreu. Outras 22 pessoas, entre as 69 vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) no Estado de São Paulo, entre julho e setembro, foram assassinadas dentro de seus carros.
Dos 46 casos restantes, 13 pessoas morreram em roubos a residências, 10 em estabelecimentos comerciais, 10 em assaltos nas ruas, uma durante roubo de carga e 12 em outros casos. A reportagem fez a separação dos tipos de latrocínio com base nas estatísticas criminais divulgadas no dia 31 de outubro pela Secretaria da Segurança Pública.
Sensação de segurança e sentimento de posse são alguns dos fatores que levam motoristas a demorar para obedecer ao sinal dos assaltantes ou a reagir impulsivamente, como acelerar. "O interior do veículo é um ambiente particular. Isso dá uma falsa sensação de privacidade e segurança ao motorista", diz o psiquiatra Daniel de Barros, do Núcleo Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. "Mas reações também podem surgir pela questão da posse e do instinto de proteção."

Nenhum comentário:

Postar um comentário