A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Irecê começa a ganhar forma. Praticamente concluídas as fundações, a obra chega a um novo estágio: a parte de alvenaria. As paredes começam a subir e a tornar realidade mais um compromisso do Governo Trabalhando ao Seu Lado.
Orçada em mais de 1 milhão de reais , a Unidade de Pronto Atendimento de Irecê está sendo construída numa área situada no Loteamento Asa Sul. A obra segue o cronograma da prefeitura Municipal e deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
Segundo as informações da assessoria técnica da Secretaria de Saúde do município, além dos investimentos para a construção da parte física, já estão assegurados mais R$ 300 mil para a aquisição dos equipamentos, que dentre em breve deverão ser licitados pela prefeitura.
A construção da UPA atende a uma antiga reivindicação dos munícipes que terá o atendimento para os procedimentos de emergência e média complexidade 24 horas por dia, que além de suprir uma carência da população “desafogará” o atendimento no Hospital Regional de Irecê, voltado para exclusivamente para os procedimentos de alta complexidade.
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Fonte: Andre Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário