quarta-feira, 9 de março de 2011

Escolas campeãs de São Paulo desfilam na próxima sexta-feira

Foliões poderão conferir as cinco campeãs do grupo especial e duas do acesso

Do R7
Julia Chequer/ R7
Julia Chequer/ R7
Com 269,50 pontos, Vai-Vai foi escolhida a campeã do grupo especial
do Carnaval 2011 de São Paulo

As escolas campeãs do grupo especial e do grupo de acesso do Carnaval paulista realizam seus desfiles de comemoração na próxima sexta-feira (10). Os foliões poderão conferir mais uma vez o desfile da Vai-Vai, campeã do grupo especial, e da Dragões da Real, campeã do grupo de acesso. Além das duas vencedoras, a segunda, terceira, quarta e quinta colocadas do grupo especial - Acadêmicos do Tucuruvi, Unidos de Vila Maria, Mancha Verde e Gaviões da Fiel - e a vice-campeã do grupo de acesso, Camisa Verde e Branco, desfilarão no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista, a partir das 22h.
Veja abaixo a ordem dos desfiles da sexta-feira:
22h – Dragões da Real – campeão do grupo de acesso
23h – Camisa Verde e Branco – vice-campeã do grupo de acesso
0h – Gaviões da Fiel – 5ª colocada do grupo especial
1h – Unidos de Vila Maria – 3ª colocada do grupo especial
2h – Mancha Verde – 4ª colocada do grupo especial
3h – Acadêmicos do Tucuruvi – vice-campeã do grupo especial
4h – Vai-Vai – campeã do grupo especial

Vitória da Vai-Vai
Após uma tensa competição com a Unidos de Vila Maria e a Acadêmicos do Tucuruvi, a Vai-Vai venceu as duas escolas com 269,50 pontos. A agremiação foi a penúltima a se apresentar na madrugada da sexta-feira (4) para  o sábado (5), com o samba-enredo A música venceu, em homenagem ao maestro José Carlos Martins. Como em uma composição erudita, a escola dividiu seu desfile em seis "movimentos": abertura "presto", 1º movimento "alegro", 2º movimento "andante", 3º movimento "adágio", intermezzo e 4º movimento "largo" ou "gran finale". A música clássica, porém, foi apenas o tema para a escola ressaltar o samba, numa mistura de estilos tipicamente brasileira.
A Acadêmicos do Tucuruvi foi a terceira escola a se apresentar na primeira noite de desfiles em São Paulo. Ele levou para o Sambódromo o samba-enredo Oxente, o que seria da gente sem essa gente? São Paulo: a capital do Nordeste!, composição dos sambistas Vaguinho, Edu Leão, Doutor, Rigolon e André União. A escola reservou espaço no Carnaval 2011 para mostrar ao público a cultura nordestina, como as danças, a música, a culinária e o artesanato da região.
Já a Unidos de Vila Maria foi a quarta a se apresentar no segundo dia de desfiles na avenida. O samba-enredo Teatro Amazonas, Manaus em cena contou a história da casa de espetáculos da capital do Estado. A comissão de frente da escola fez uma homenagem ao dramaturgo francês Mollière. Os integrantes empurraram um arco pela avenida, representando as cortinas do teatro. O casal mestre-sala e a porta bandeira Wendel e Ana representou a época do ciclo da borracha no Amazonas. A riqueza vinda do ciclo possibilitou a construção do teatro.
A Tucuruvi e a Vila Maria terminaram a apuração com 269,25 pontos cada.
No grupo de acesso, a campeã Dragões da Real foi a última a encerrar a noite de desfiles, no domingo (6), com o com o samba-enredo A felicidade se conta em contos. O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dragões da Real foi fundado em 2000. Esta foi a primeira vez que a escola subiu para a elite do Carnaval paulistano. Com isso, a disputa entre times cresceu na folia já que a escola é ligada à torcida do time do São Paulo.
A Camisa Verde e Branco foi a quinta escola a se apresentar na avenida no último domingo. O carnavalesco Armando Barbosa comandou 1.760 componentes e 18 alas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário