domingo, 2 de janeiro de 2011

SÃO PAULO TAMBÉM TEM

Folia de Reis vive em Cidade Ademar




Grupo de Folia de Reis faz peregrinação pelas ruas do bairro (Foto: Daniel Teixeira/AE)
MARIANA LENHARO

O primeiro dia do ano começou cedo para o grupo de fiéis responsáveis pela folia de reis na Paróquia São José, em Cidade Ademar, zona sul da capital. Desde sábado, 01, até o Dia de Reis, na quinta-feira, 06, 12 foliões munidos de acordeão, reco-reco, chocalho, pandeiro e viola caipira estão incumbidos de visitar as casas da comunidade para cantar toadas religiosas.

As músicas lembram a visita dos reis magos ao menino Jesus e pedem bênçãos para os moradores. Hoje, 02, a peregrinação deve durar o dia todo e, a partir de amanhã, 03, será somente à noite. Uma festa, com direito a jantar para mais de 300 pessoas na paróquia, encerra o ritual na quinta-feira.

O responsável por essa tradição no bairro é o técnico de telecomunicações Luiz Antônio dos Reis, de 47 anos. Mineiro da cidade de Araguari, onde a folia de reis é muito popular, ele começou a participar da cerimônia quando era criança.
Há oito anos, resolveu resgatar o ritual e pediu autorização para o padre responsável pela paróquia, que consentiu.
 

Reis explica que o costume de iniciar o ano dessa maneira é uma tradição da religião católica que vem de Portugal e que o ritmo da toada de cada grupo varia. “Você pode acompanhar diversas companhias de folia de reis e não vai encontrar uma que tenha uma toada igual à outra”, diz.

Os 12 integrantes do grupo, que representam os 12 apóstolos, garantem que não se cansam durante a peregrinação e que o carinho dos moradores faz valer o esforço.
Jornal a Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário