domingo, 2 de janeiro de 2011

José Sócrates aponta o Brasil como «prioridade da política externa portuguesa»

Sócrates e Dilma no encontro emBrasília (foto AP)


Por Redacção

Depois do encontro que manteve este domingo com a empossada presidente brasileira, Dilma Rousseff, o primeiro-ministro garantiu que a relação com o Brasil é «uma das prioridades mais altas da política externa portuguesa».

«Reafirmei que uma das prioridades mais altas da política externa portuguesa é a relação com o Brasil. Disse à Dilma que pode contar com Portugal como o mais fiel e mais próximo aliado naquilo que vai ser, certamente, a caminhada do Brasil para ocupar o seu espaço no concerto das nações, tanto na questão geopolítica como na dimensão económica», declarou José Sócrates, citado pelo Diário Económico.

O chefe do governo português negou, ainda, que ambos tenham discutido a possibilidade de o Brasil vir a comprar títulos da dívida portuguesa e disse que tal dependerá apenas as autoridades brasileiras.

Antes de receber José Sócrates, Dilma recebeu no Palácio do Planalto, em Brasília, o herdeiro do trono em Espanha, o príncipe Felipe das Astúrias, bem como o presidente do Uruguai, José Mujica, e o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik. Ainda este domingo, a presidente brasileira terá encontros com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, o vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, e com o ex-primeiro-ministro japonês, Taro Aso. 

Abola.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário