segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Equipamentos para construção de Parque Eólico na Bahia chegam a Salvador

  Parque Eólico na Bahia


     Foto: Rafael Martins/AGECOM
     Apresentação dos equipamentos dos Parques Eólicos

Está aportado no Terminal de Container (Tecon) de Salvador, o lote número um de equipamentos destinados à construção do primeiro Parque Eólico da Bahia, no município de Brotas de Macaúbas. A chegada destas peças marca as primeiras ações de energia eólica (a partir dos ventos) no estado, garantindo a continuidade da nova política energética do governo baiano.

“Trata-se de um marco inaugural para a energia eólica no estado, que deixa de ser uma perspectiva para se tornar uma realidade”, afirmou o representante dos assuntos de energia eólica da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Rafael Valverde, durante visita realizada ao Tecon.

O lote contém, no total, 45 pás (espécie de hélices gigantes) e 25 nacellis (motores) para a construção de aerogeradores. Os equipamentos ficam no terminal até o final de janeiro de 2011, quando serão devidamente transportados para Brotas de Macaúbas. Valverde explicou que o lote foi adquirido da fabricante internacional Alston pela empresa Desenvix – vencedora de leilão realizado em dezembro de 2009, que irá implantar e administrar o Parque Eólico, em Brotas de Macaúbas, mediante incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado.

Em investimentos privados, portanto, estima-se R$ 250 milhões iniciais. “Isso vai possibilitar a interiorização da cadeia de energia limpa, atraindo novas empresas e gerando cerca de três mil empregos diretos no estado”, destacou.

No total, serão construídos 18 parques eólicos na Bahia, dos quais três serão localizados em Brotas de Macaúbas e os demais espalhados nos municípios de Caetité, Guanambi, Casa Nova, Pindaí, Riacho de Santana, Licínio de Almeida, Morro do Chapéu e Sento Sé. A previsão é de que todos estejam em pleno funcionamento em setembro de 2012.

Fonte AGECOM-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário