quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cerca de 250 mil brasileiros não sabem que foram infectados por HIV

Número de testes de HIV distribuídos pelo SUS saltou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009
 
Agência Brasil
BRASÍLIA - Cerca de 630 mil brasileiros vivem com HIV em todo o país - desses, 255 mil não sabem que foram infectados. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 1º, pelo Ministério da Saúde.
Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

De acordo com a pasta, o número de testes de HIV distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 3,3 milhões, em 2005, para 8,9 milhões em 2009. O índice de testagem para HIV em todo o país, no ano passado, foi de 38,4%.
Atraso no diagnóstico é desafio
Entre os desafios do combate à aids no Brasil, está o atraso no diagnóstico da doença. Para o presidente do Fórum de Organizações Não Governamentais (ONGs) Aids do estado de São Paulo, Rodrigo de Souza Pinheiro, ainda faltam informações e campanhas nesse sentido.
Muitas pessoas ainda demoram para ser diagnosticadas, então acho que deveríamos ter mais campanhas, mais serviços que pudessem atender e conscientizar a população a fazer o teste de HIV", afirma.
"Outro grande desafio no Brasil é a inclusão de pessoas soropositivas na sociedade. O preconceito com as pessoas que convivem com HIV/aids é muito grande. Uma das questões que temos trabalhado é para que realmente venha a diminuir essa questão do preconceito e da discriminação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário