terça-feira, 30 de novembro de 2010

BBC diz que Teixeira e dirigentes da FIFA receberam comissões da ISL

Presidente da CBF teria recebido R$ 16 milhões da antiga agência de marketing da entidade entre 1989 e 1999

Por Agência de notícias Londres

A três dias da escolha das sedes das Copas de 2018 e 2022, a BBC – o canal público de televisão da Inglaterra - exibiu hoje um programa denunciando vários dirigentes do futebol mundial - entre eles o presidente da CBF, Ricardo Teixeira - pelo suposto recebimento de pagamentos não-declarados da antiga, hoje extinta, agência de marketing da FIFA, a ISL/ISMM. O veterano repórter Andrew Jennings, responsável por diversas investigações sobre dirigentes esportivos, apresentou no programa Panorama um documento que comprovaria que Teixeira, o presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolas Leóz e o camaronês Issa Hayatou, ex-presidente da CAF (a Confederação Africana de Futebol) receberam pagamentos da extinta agência de marketing da FIFA, a ISL/ISMM.

 A denúncia, que foi publicada ontem também pelo jornal suíço Tages-Anteiger e pelo jornal alemão Suddeustsche Zeitung, foi ao ar três dias antes da eleição na FIFA que vai escolher os países-sede para as Copas de 2018 e 2022. A Inglaterra é candidata a sediar 2018. Teixeira já anunciou que votará na candidatura Espanha-Portugal, assim como os outros sul-americanos, Julio Grondona (presidente da AFA, a 

Associação de Futebol Argentina) e Nicolas Léoz. Além dos ibéricos, Inglaterra, Rússia e outra candidatura conjunta, Holanda-Bélgica, disputam a organização da Copa de 2018. Austrália, Estados Unidos, Japão e Qatar estão na briga para organizar o Mundial de 2022.

Em  São Paulo, o Diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, disse que a denúncia é antiga:

- Não tem nada de novo e não tem fundamento algum. Há 11 anos existe isso e é uma investigação. Estou há nove anos na CBF e não vou dar mais versão oficial sobre isso pois todo ano é a mesma coisa.
Indiretamente, Rodrigo vinculou a denúncia aos interesses ingleses em 2018:

Nenhum comentário:

Postar um comentário