sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bahia é líder no disque-denúncia ( ligue 180 )



A Bahia passou de terceiro para primeiro lugar no ranking do disque-denúncia da Central de Atendimento à Mulher, disponibilizada em todo o país por meio do número 180. Criada em 2006, a central já contabiliza quase dois milhões de atendimentos e, pela primeira vez, o estado atinge essa posição no número de ligações relativas à população feminina, com 214,52 ligações para cada 50 mil mulheres. Em segundo está o Sergipe, com 215,1, segudo do Pará, com 214,52.
Para a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, a liderança da Bahia é algo positivo. “Isso mostra que as mulheres estão denunciando mais. O negativo nisso tudo é o número registrado de violência”, afirmou.
Em números absolutos, a Bahia está no segundo lugar nacional, com 32.044 chamadas, atrás apenas de São Paulo, que registrou 44.499 ligações. De acordo com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 22,3% dos atendimentos nacionais foram feitos com referências a informações sobre a Lei Maria da Penha, o que corresponde à 434.734 mil registros, e 87% das denúncias foram realizadas pela própria vítima.
Os números divulgados pela secretaria mostram também que 59% das mulheres declaram não depender financeiramente do agressor e em 72% dos casos o autor é o marido da vítima.
Lais Vita | Redação CORREIOlais.vita@redebahia.com.br

Um comentário:

  1. ola tudo bem moro em itarantim e claro precisamos de um numero pra fazer denuncias, aqui varias mulheres são agredidas não temos delegacias de mulheres e não temos o numero pra denunciar na lei maria da penha.
    cidade itarantim bahia, perto de vitoria da conquista, cep 4578000

    hoje 25 de agosto uma mulher chada marta gonçalves foi agredida mais uma vez pelo seu companheiro e as policias já naum fazem mais nada, itarantim pedi socorro as mulheres merecem.

    ResponderExcluir