sábado, 18 de junho de 2011

BAHIA (helicóptero) cai com sete ocupantes, 4 resgatados e 3 desaparecidos

Marinha envia navios à BA para buscas a vítimas de acidente

Corpos de vítimas de acidente são liberados no Instituto Médico Legal (IML). Foto: Mário Bittencurt/Agência A Tarde  
Corpos de vítimas de acidente são liberados no Instituto Médico Legal (IML)
Foto: Mário Bittencurt/Agência A Tarde

A Marinha informou, por meio de nota divulgada neste sábado, que o Comando do 2º Distrito Naval na Bahia enviou, nesta manhã, o navio patrulha Gravataí, com sua equipe de mergulhadores, para reforçar os trabalhos de busca por três pessoas que ainda estão desaparecidas após a queda de um helicóptero no litoral sul do Estado.

O acidente, que aconteceu na noite de sexta-feira, próximo à praia de Itapororoca, em Porto Seguro, deixou pelo menos quatro pessoas mortas.
Ainda segundo o documento, o navio varredor Albardão, que é equipado com sonar de varredura lateral, também está se dirigindo à área da queda da aeronave. A embarcação será utilizada para ajudar a localizar o helicóptero no fundo do mar.

A nota ressalta que, após a Marinha ter sido notificada sobre o acidente, "duas equipes da Agência da Capitania dos Portos em Porto Seguro dirigiram-se para o local, a fim de iniciar imediatamente as buscas, empregando duas embarcações".

Namorada de filho de Cabral estava no helicóptero
A Polícia Civil divulgou na manhã deste sábado o nome dos sete ocupantes do helicóptero acidentado. Após confirmar a morte de Mariana Fernandes Noleto, namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a polícia voltou atrás e informou que, até as 13h de hoje, ela ainda não havia sido encontrada. Até o momento, quatro vítimas fatais foram confirmadas.

Os mortos são Fernanda Kfuri, 35 anos, seus sobrinhos Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos, e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção, 49 anos. Além de Mariana, estão desaparecidos Jordana Kfuri - mãe de Luca e Gabriel, irmã de Fernanda - e o empresário Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero.

Fernanda chegou a ser socorrida com vida e levada em estado grave ao hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Entretanto, ela não resistiu aos ferimentos provocados pelas fraturas múltiplas e morreu.

Família mantém esperanças
Apesar de haver indícios de que Mariana Fernandes Noleto também não teria conseguido sobreviver à queda do helicóptero na noite de sexta-feira, a família ainda tem esperanças de encontrá-la viva.
"Para nós, enquanto não acharem o corpo, ela estará desaparecida. Estamos rezando", afirmou o tio materno de Mariana, Victor Massena. Segundo Victor, antes de embarcar, Mariana teria falado ao telefone com a família e informado que o tempo em Porto Seguro estava bom.

Buscas são retomadas
buscas às vítimas foram interrompidas por volta das 4h para alimentação e breve descanso dos mergulhadores da Marinha. Enquanto isso, bombeiros e policiais militares continuaram no local. Os trabalhos foram retomados às 6h, em uma praia próxima à Ponta de Itapororoca, Itaquena, para onde, dada a quantidade de horas da queda, as vítimas já poderiam ter sido levados pela correnteza.

Segundo a Polícia Militar, a companhia de energia local instalou postes de iluminação para a realização dos trabalhos das equipes - além dos membros da Marinha, bombeiros e policiais militares estão empenhados nas buscas.

O acidente
A aeronave, modelo Eurocopter AS 350 B2 Esquilo, deixou Porto Seguro em direção ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, em Trancoso, e desapareceu às 18h40 de sexta-feira. No momento do acidente havia uma forte neblina.

Marcelo Almeida, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, teria jantado horas antes com Sérgio Cabral, que estava no condomínio com a família e integrantes do primeiro escalão do governo do Rio. Após o jantar, Marcelo saiu com o helicóptero para pegar o grupo de amigos e parentes do governador. 

Entretanto, em Porto Seguro, o filho de Cabral, Marco Antônio, e o marido de Jordana, Fernando Cavendish, não embarcaram na aeronave por falta de espaço - seriam realizadas várias viagens para levar todos os convidados.

O piloto do helicóptero não fez qualquer contato com o controle de tráfego aéreo local para informar alguma anormalidade com a aeronave, segundo nota da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a FAB, a aeronave decolou de Porto Seguro às 18h41 e tinha previsão de voar por 10 minutos até a Fazenda Jacumã, seu destino final. A investigação das causas do acidente está a cargo do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede no Recife (PE). Apenas uma parte dos destroços do helicóptero foi localizada flutuando no mar.

Tragédia em resort
Em maio de 2009, uma aeronave caiu na pista de pouso do Terravista Condomínio, Resort e Golf, localizado na praia de Trancoso, também em Porto Seguro. O avião, um bimotor modelo King Air B350 que havia decolado da cidade de São Paulo, perdeu altura no pouso e bateu em uma árvore. Quinze pessoas morreram no acidente.

Com informações de O Dia e Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário