sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cristãos celebram Hoje Sexta-feira Santa com ritos religiosos


Luanda

Angop
Neste dia, os cristãos lembram o julgamento e morte de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos
Neste dia, os cristãos lembram o julgamento e morte de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos

Celebra-se Hoje 22 de Abril a Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
 
A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas.
 
É calculada como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia, após o equinócio de Outono no Hemisfério Sul ou o equinócio de Primavera no Hemisfério Norte, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril.
 
Para os Católicos, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico.
 
Neste dia, a Igreja celebra e contempla a Paixão e morte de Cristo, por isso é o único dia em que não se comemora, em absoluto, a Eucaristia.
 
As regras litúrgicas prescrevem que neste dia (Sexta-feira Santa ) e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.
 
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia.
 
Tal celebração tem alguma semelhança com a da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo facto de não ter Oração Eucarística, a mais importante parte da missa católica.
 
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.
 
Toda a liturgia católica deste dia é em função de Cristo crucificado. Assim, a liturgia da Palavra pretende introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que assim aparece como uma acção livre de Cristo em ordem à salvação de toda a humanidade.
 
A comunhão eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério Pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis.   A Igreja exorta os fiéis a observarem neste dia alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. 
 
Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.
 
Agência Anglo Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário