quinta-feira, 21 de abril de 2011

Senai inscreve para 1.729 vagas em cursos na Bahia

Os cursos têm carga horária de 880 horas e as aulas terão início em julho deste ano
                                          Ferrnando Amorim/Agência A TARDE

Raíza Tourinho  A TARDE
Segue até domingo, 24, as inscrições para o processo seletivo dos cursos de aprendizagem industrial de nível básico. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece 1.729 vagas  para todo o Estado, sendo 613 em Salvador e o restante distribuído por outros 16 municípios baianos, segundo o edital.


São 47 turmas de diferentes áreas, como auxiliar de obras de edificação, metrologia, costura industrial, panificadora e suporte a hardwares e rede de computadores. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, pelos sites cursosgratuitossenai.fieb.org.br ou exatuspr.com.br, respeitando o limite máximo de dez inscrições por vaga. Não é cobrada taxa de inscrição.


Para se inscrever, os candidatos devem ter ensino fundamental II completo e idade de 14 a 21 anos e 11 meses no ato da matrícula, com exceção dos candidatos ao curso de Manutenção Eletromecânica que devem ter idade de 17 anos e 6 meses a 21 anos e 11 meses no ato da matrícula.


O exame é  constituído por 30  questões divididos em  língua portuguesa, matemática e conhecimento gerais e  será realizado no dia 15 de maio. A previsão é  a de que a lista de aprovados seja divulgada no dia 27 de maio.

Aprendiz - A matrícula será realizada entre 31 de maio e  2 de junho e os candidatos aprovados devem apresentar-se nos locais indicados no sites no qual realizaram as inscrições para o processo seletivo.


No momento da matrícula, os estudantes devem portar original e cópia do atestado de conclusão ou histórico escolar; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato, independentemente da idade e carteira de identidade. Além disso, o estudante deverá apresentar ainda duas fotos 3x4 recentes e Carteira de Trabalho (CTPS).


Os cursos têm carga horária de 880 horas. As aulas terão início em julho de 2011, de segunda à sexta-feira, podendo haver aulas também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo Senai.


Os alunos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual à fase teórica - ou seja 880 horas.


Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar  um número de aprendizes entre 5% e  15%  dos seus funcionários, cujas funções demandam formação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário