domingo, 30 de dezembro de 2012

SP: Corrida de São Silvestre 2012 só terá um campeão nessa corrida dia 31


São Silvestre terá campeão inédito entre os homens
São Silvestre terá campeão inédito entre os homens


São Paulo, 30 dez (EFE)
A tradicional corrida de São Silvestre, disputada sempre no último dia do ano na cidade de São Paulo, terá em 2012 um campeão inédito pelo menos na prova masculina, já que nenhum dos atletas que conquistou o título está inscrito para a competição desta segunda-feira.

O etíope Tariku Bekele, que venceu em 2011 a prova de 15 quilômetros, preferiu dar prioridade a outras competições. O brasileiro Marilson Gomes dos Santos, que venceu a São Silvestre em três oportunidades (2003, 2005 e 2010) e cujo planejamento para este ano privilegiou três maratonas, incluindo a dos Jogos Olímpicos de Londres, ficou sem condições de competir em São Paulo em alto nível, e por isso será outra ausência de destaque.

Também não está entre os 25.000 inscritos Franck Caldeira, vencedor da prova em 2006 e o outro campeão brasileiro da São Silvestre ainda em atividade.
Além de um campeão inédito, a corrida de despedida do ano no Brasil terá um horário inédito. Em sua 88ª edição, a São Silvestre será disputada pela primeira vez de manhã. A competição se caracterizou durante muitos anos por acontecer à noite, e há duas décadas era disputada à tarde.

As competição feminina está prevista para começar às 8h40 de Brasília, e a masculina 20 minutos depois, por isso os atletas cruzarão a linha de chegada na avenida Paulista muito antes do meio-dia.

Entre os inscritos se destacam 18 atletas africanos de elite, 11 homens e 7 mulheres, incluindo o queniano Mark Korir, que foi segundo colocado em 2011. Os africanos, mais uma vez, são os favoritos.

O Quênia, além disso, lidera a lista de países que mais vezes venceram a prova masculina da São Silvestre, com 12 conquistas. Em segundo lugar está o Brasil, com 11 vitórias.

O brasileiro mais bem cotado é Giovanni dos Santos, de 31 anos e que disputará sua quarta São Silvestre, embora nunca tenha subido ao pódio. Sua melhor localização foi em 2010, quando chegou em quarto lugar. O favoritismo se deve ao fato de ser campeão sul-americano e medalhista de bronze nos 10.000 metros dos Jogos Pan-americanos de 2011.

Damião Ancelmo de Souza, que foi o melhor brasileiro na prova do ano passado, com o sétimo lugar, é outro que pode ficar amanhã entre os três primeiros. Na competição feminina, após cinco anos sem uma brasileira no degrau mais alto do pódio, Marily dos Santos, de 34 anos, é uma das principais candidatas ao título. Ela é a primeira colocada no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo e foi campeã neste ano do maratona de Padova (Itália).

A campeã do ano passado, a queniana Priscah Jeptoo, que foi prata em Londres 2012, não se inscreveu para a prova deste ano.
A competição feminina será disputada por duas campeãs em São Silvestre: as brasileiras Maria Zeferina Baldaya (2001) e Lucélia Peres (2006).

Entre as africanas, as favoritas neste ano são as quenianas Rumokol Chepkanan, que venceu a maratona de São Paulo e foi quinta colocada na São Silvestre do ano passado, e Maurine Kipchumba, que conquistou o título da maratona da Pampulha, também em 2012.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário