domingo, 17 de julho de 2011

Uruguai elimina a Argentina da Copa América 2011


O goleiro uruguaio Fernando Muslera, o melhor jogador em campo
no momento da defesa que definiu o jogo - CA2011.COM
 
Em partida histórica, Celeste elimina os anfitriões nos pênaltis e garante a classificação para as semifinais

Na noite desse sábado, o Uruguai eliminou a favorita e anfitriã Argentina, em Santa Fé, e se classificou às semifinais da Copa América 2011. A partida terminou o tempo regulamentar no placar de 1x1, sendo definida na disputa de pênaltis, na qual a Celeste converteu todas as 5 cobranças, enquanto, na equipe treinada por Sergio Batista, o ex-corintiano Carlos Tévez desperdiçou a sua oportunidade e selou o destino de seu time.

O jogo foi extremamente movimentado, digno de um clássico envolvendo quatro títulos mundiais. Com ambos os times armados no esquema 4-2-3-1, a aposta era nos craques que tinham o número 10 às costas: Lionel Messi, pelo lado argentino, e Diego Forlán, pelo uruguaio.

E a estrela da equipe visitante apareceu logo no início da partida. Em cobrança de falta na intermediária, o jogador do Atlético de Madrid botou a bola na cabeça do lateral esquerdo Martín Cáceres, que finalizou com força, para defesa parcial de Sergio Romero. O volante Diego Pérez aproveitou o rebote para empurrar para as redes  e abrir o placar.

Mas a resposta veio rápida. Ainda aos 17 minutos, Messi fez grande jogada pelo lado direito e cruzou com maestria para o centroavante Gonzalo Higuaín, que mostrou oportunismo e cabeceou no canto para empatar a partida no Estádio Brigadier Estanislao López.

Aos 37, mais um acontecimento marcante em um jogo que já era emocionante: Pérez, o autor do primeiro gol, fez falta em Fernando Gago no meio e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso pelo árbitro Carlos Amarilla e deixando sua equipe com um a menos ainda no primeiro tempo.

Mas a tradicional raça uruguaia mais uma vez foi mostrada. Apenas 7 minutos após a expulsão, a Celeste quase desempatou com uma testada forte do capitão e ex-atleta do São Paulo Diego Lugano, que carimbou a trave adversária. Era praticamente o último lance da etapa inicial

O objetivo foi alcançado. Com o 1x1 no placar, o destino de dois gigantes do futebol sul-americano e mundial foi definido na disputa de pênaltis, na qual os anfitriões desperdiçaram uma cobrança justamente com Tévez. Os uruguaios, por outro lado, determinados a reerguer um país de tanta tradição no cenário futebolístico mundial, tiveram sucesso em todas as cinco tentativas, chegando à vitória e à classificação para as semifinais da Copa América 2011.

A próxima partida da Celeste será na próxima terça-feira, às 21h45, horário de Brasília, contra o Peru, que mais cedo nesse sábado eliminou a Colômbia pelo placar de 1x0. A equipe de José Paolo Guerrero que se cuide, pois, se havia alguma dúvida, hoje ficou provado de maneira definitiva: o Uruguai não veio a passeio.

Por Felipe Lyra do Sambafoot.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário