sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Será que Brasil foi sondado para abrigar presos de Guantánamo

Informação consta na lista de documentos publicados pelo site WikiLeaks
Rafael Lemos, do Rio de Janeiro
“Não havia razão para importarmos um problema que não tem nada a ver conosco”, disse Amorim sobre os prisioneiros de Guantánamo
Divulgada em novos documentos vazados pelo site WikiLeaks, a informação de que os Estados Unidos tentaram convencer o Brasil a receber presos libertados com o fim da prisão de Guantánamo foi confirmada na manhã desta sexta-feira pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no Rio de Janeiro. Amorim explicou que, naquele momento, a avaliação era de que não seria prudente “importar” um problema que não tem relação com o país.
“Houve sondagens efetivas. Mas o Brasil não achou adequado recebê-los, por várias razões. Entre elas, a de que eram pessoas suspeitas de terrorismo. O mais normal seria, se elas são inocentes, que encontrassem de volta seu caminho na vida”, explicou Amorim. “Não havia razão para importarmos um problema que não tem nada a ver conosco”, disse.
O ministro, no entanto, não se recorda com precisão do momento em que o Brasil foi sondado pelos diplomatas americanos. A informação veio à tona entre os arquivos de correspondência diplomática revelados pelo WikiLeaks, site comandado pelo australiano Julian Assange, que tem causado dores de cabeça aos Estados Unidos.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário